17 de julho de 2010

Iberê e Vagner chegaram no 9º Mossoró Moto Show ao lado de aliados como Sandra, Larissa, Genivan e Milton Marques



Caravana da coligação “Vitória do Povo” conferiu um dos maiores eventos do Nordeste

Também sem perder tempo, o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), o vice-candidato Vagner Araújo (PSB), as deputadas Sandra e Larissa Rosado, ambas do PSB saíram do debate promovido pelo DCE da UERN e foram direto para a 9ª edição do Mossoró Moto Show, um dos maiores eventos destinados aos apreciadores do motociclismo do Nordeste, que acontece na Estação das Artes, em Mossoró.
O evento reuniu centenas de motociclistas e cerca de 200 motoclubes de todo país. Iberê, Vagner e os aliados locais, entre eles o vereador Genivan Vale (PR), candidato a deputado estadual e o Reitor da UERN, Milton Marques acompanharam a comitiva da "Vitória do Povo" nos estandes armados. No palco, bandas de rock e também de forró animaram à noite.

Primeiro comício de Dilma no Rio reune mais de 15 mil pessoas


Dilma abre campanha no Rio ao lado de Lula


Mais de 15 mil pessoas se reuniram ontem num dos melhores palcos históricos da democracia brasileira, a Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro. Foi o primeiro ato público da campanha da candidata Dilma Rousseff na cidade. Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sob muita chuva, ela disse que estava com a alma cheia de alegria por estar junto a tantos militantes.



Nem mesmo a chuva forte afastou as pessoas que percorreram o trecho da Candelária à Cinelândia, na mesma região da cidade onde ocorreu uma das grandes passeatas pelas Diretas Já, em 1984. Dilma lembrou daquele dia e de que ali começou o processo de redemocratização do Brasil.



“Nós todos aqui estamos muito molhados, mas estamos com a alma lavada”, disse, na abertura do discurso. "A nossa alma está cheia de alegria, porque estamos aqui nessa praça e estamos aqui iniciando a nossa caminhada.”



Dilma citou uma frase de Lula para mostrar o desafio que tem pela frente: ele disse que não poderia errar porque era o primeiro trabalhador a presidir o país. Segundo Dilma, ela também, como mulher, não poderá errar sob pena de não honrar as milhões de brasileiras.



“Vocês vejam que eu também não posso errar, porque a primeira mulher presidente da República tem de honrar a todas as mulheres, honrar a cada uma das mulheres que trabalham, que criam seus filhos e que muitas vezes têm duas ou três jornadas de trabalho”, explicou, acrescentando que carrega um legado importante a ser deixado por Lula: o da esperança que brotou no coração dos brasileiros com as novas conquistas do país.



“Carrego um legado que é um legado sagrado, é da transformação e o da esperança desse país, que levantou a cabeça e hoje pode se olhar nos olhos de cada uma das mulheres e dos homens desse país, olhar para as nossas crianças e perceber que o nosso povo sabe, tem certeza que nós governaremos para ele”, afirmou. “Porque nós não somos aqueles que acreditam que vão governar sozinhos. Nós vamos governar com o povo, escutando povo, percebendo as suas necessidades e fazendo o possível e impossível.”

Candidatos e partidos podem baixar no site do TRE/RN programa para elaboração de prestações de contas



Imagem da Notícia
Já encontra-se disponível para download, no sítio deste Tribunal Regional Eleitoral (endereço: http://www.tre-rn.jus.br/portal/eleicoes/eleicoes_gerais_2010/contas_eleitorais/), o Sistema de Prestação de Contas Eleitorais – SPCE, programa desenvolvido pela Justiça Eleitoral para elaboração das prestações de contas de candidatos, comitês financeiros e de partidos.
O referido sistema é de uso obrigatório pelos postulantes ao pleito, bem como pelos partidos que optarem por arrecadar e aplicar recursos de campanha, nas Eleições 2010.
Naquele mesmo endereço pode-se obter, também, o Manual de Arrecadação, Aplicação de Recursos e Prestação de Contas das Campanhas Eleitorais, bem como o Guia Prático do SPCE 2010.

UFERSA inicia implantação de novo curso de medicina em Mossoró


 
 

O reitor da Universidade Federal Rural do Semiarido, Ufersa, Josivan Barbosa, anunciou que já trabalha internamente a possível implantação o curso de medicina na instituição.


Segundo ele, a maioria das universidades federais do país já oferece cursos tradicionais como direitos, engenharias e medicina.


Josivan Barbosa explica que os argumentos para que o curso seja viabilizado junto ao Ministério da Educação são muitos, e vão do ponto de vista científico como econômico. "Se sairmos de Mossoró até Petrolina, onde é oferecido outro curso de medicina, são mais de oitocentos quilômetros percorridos. Como um estudante carente da nossa região vai sair daqui para essa cidade estudar medicina? Sabemos que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Uern, oferece esse curso, mas o número de vagas ainda é muito insuficiente. São apenas vinte e seis vagas por ano. Ou seja, quando conseguiremos suprir a necessidade de médicos no estado, que hoje é de quase dois mil? Daí a necessidade da Ufersa passar a oferecer mais esse curso", afirma Josivan Barbosa que vai além "O interior do Rio Grande do Norte não pode esperar mais do que já esperou por cursos de medicina. Essa é uma luta de cada norteriograndense", completa.


De acordo com o planejamento da instituição, os trabalhos e estudos para a implantação do curso de Nutrição já estão bem adiantados, e em seguida o de Medicina.


O curso de medicina da Universidade Federal Rural do Semiárido ainda não tem data definida para ser implantando, mas a previsão é que a parte burocrática seja resolvida até o final de 2011.
 

Andreia Ramos deixa a InterTv

Caros colegas,
informo que não faço mais parte dos quadros da Intertv Cabugi, onde até então exercia a função de editora-chefe do Bom Dia RN. Por questão de ordem pessoal, solicitei o meu desligamento da emissora na qual trabalhei durante 15 anos seguidos, sai e retornei dois anos atrás.

Aproveito para agradecer à direção da empresa por ter me concedido licença durante os últimos três meses, período mais crítico da doença do meu marido, falecido em 30 de junho. Deixo na Intertv estimados colegas de trabalho e amigos pessoais a quem desejo todo o sucesso.

Permaneço à disposição de todos na chefia da assessoria de imprensa do Ministério Público.

Atenciosamente,
Andreia Ramos

Clodoaldo será garoto propaganda do TSE













O recordista de medalhas de ouro na história dos Jogos Paraolímpicos, o potiguar Clodoaldo Silva, foi convidado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para representar os brasileiros portadores de necessidades especiais no comercial sobre acessibilidade nas eleições 2010. O atleta viajou nesta quinta-feira (15) para Brasília para fazer as gravações, que acontecerão neste sábado (17) .No VT, o Clodoaldo aparece enfrentando situações do dia a dia que muitas vezes são difíceis para o deficiente, como pegar um ônibus, subir calçadas e atravessar a rua. Quando o atleta chega na piscina, ele fala: “Eu sou Clodoaldo Silva, atleta paraolímpico. Encaro desafios todos os dias para vencer. Por mim, e pelo meu país”. Imagens do campeão nadando e votando numa zona eleitoral especial finalizam o comercial com o locutor falando: “Ajude você também a construir o futuro do Brasil. Se você é portador de necessidades especiais, não deixe de votar nessas eleições. Comunique suas restrições à Justiça Eleitoral até o dia 3 de setembro e vote em uma seção com instalações adequadas, como teclado em braile, com emissão de som, e outros”. O VT será veiculado nas principais emissoras brasileiras e deve entrar no ar nos próximos dias. Clodoaldo retorna a Natal neste domingo (18) à noite. O atleta permanece apenas mais uma semana na capital potiguar, e depois viaja para o exterior para se dedicar aos treinamentos para o Mundial de Natação na Holanda, nos dias 15 e 21 de agosto.

Lideranças de Rio do Fogo anunciam apoio a Iberê e Vilma


Liderando todo o seu grupo político, formado por representantes de cinco partidos (PMDB, PSB, PTB, PMN e PP), o prefeito de Rio do Fogo, Egídio Dantas (PMDB) anunciou hoje o apoio às candidaturas à reeleição do governador Iberê Ferreira (PSB) e da senadora Vilma de Faria (PSB).

16 de julho de 2010

Dr. Zé Júlio tem candidatura homologada pela Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) deferiu agora a pouco parecer favorável a homologação da candidatura de Dr. Zé Júlio a deputado estadual pelo PT nas eleições desse ano, reconhecendo que todas as pendências estão sanadas.
Com isso, deixa de haver questionamentos de ordem legal que impeçam o candidato de concorrer a uma cadeira de deputado estadual para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte no dia 3 de outubro próximo.
Dr. Zé Júlio recebeu a notícia no momento em que se deslocava de Natal para o município de Pilões, no Alto Oeste potiguar, onde participaria a partir das 19h00 de um culto evangélico da Igreja de Cristo, a convite do pastor Moacir.
Para o candidato, a decisão tomada pela Justiça Eleitoral reforça ainda mais seu compromisso com o povo do Rio Grande do Norte, que tem depositado nele a confiança para representá-lo na Assembleia Legislativa.

 

Veja as últimas pesquisas realizadas e publicadas pela Folha de São Paulo

http://www.robsonpiresxerife.com/blog/wp-content/uploads/2010/07/folha-mapa.gif

Eleitor deve portar título e documento de identificação no dia da votação


 
Até o dia 23 de setembro, o eleitor que não tiver seu título, por extravio, furto, perda, deve procurar sua zona eleitoral para pedir a segunda via do documento. Na Eleição do dia 3 de outubro é obrigatório portar o título e um documento oficial de identificação com foto (identidade, carteira de motorista, certificado de reservista, carteira de classe, carteira de trabalho) na seção de votação. Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral já reiteraram o entendimento de que o eleitor deve comparecer à cabine de votação com os dois documentos. A obrigação está prevista no art. 47, parágrafos 1o e 2o, da Resolução 22.218/2010 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O ditame legal também está contido no art. 91-A da Lei das Eleições (9.504/97), segundo o qual, para votar, o eleitor deverá exibir o seu título e apresentar documento oficial que comprove sua identidade.

Não serão admitidas certidão de nascimento ou casamento como prova de identidade do eleitor no momento da votação.
 

Encontro da SBPC reunirá 15 mil pessoas de todo o mundo na UFRN


 
Considerado um dos principais eventos científicos do país e da América Latina, atuando como fórum de debate das políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação, e como meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento, a 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizado no Campus da UFRN, em Natal no período de 25 e 30 deste mês, já conta com mais de 10 mil inscritos, devendo atrair para os eventos pelo menos 15 mil pessoas. A previsão é do presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp que, ao lado do reitor Ivonildo Rego, deu entrevista coletiva na manhã de ontem, na Sala dos Colegiados do prédio da Reitoria da UFRN.

Para ele, o evento vai superar a última edição realizada em Manaus, reunindo cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, além de profissionais de diversas áreas. Realizada desde 1948, com a participação ainda de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas, a SBPC é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debate de políticas públicas em C&T. Esta é a segunda vez que a cidade de Natal recebe a reunião da SBPC, a primeira foi em 1998. Segundo Raupp, o evento é um investimento da ordem de R$ 2 milhões, mas conta com parcerias importantes junto ao Ministério da Educação e da Ciência e Tecnologia, além de instituições e empresas patrocinadoras como a Petrobras, CNPq e Banco do Brasil.

O tema central desta edição será "Ciências do mar: herança para o futuro", contará com centenas de atividades, entre conferências, simpósios, mesas-redondas, grupos de trabalho, encontros, apresentação de trabalhos científicos e minicursos. O evento contará com 71 conferências, 53 mesas-redondas e 29 simpósios. Destes, 41 versarão sobre temas relacionados ao mar. "Esse é um momento importante para o Rio Grande do Norte pois poderemos analisar sobre o sistemade pesquisa e tecnologia que vem sendo aplicado no estado, bem como o trabalho de captação de recursos", destacou o reitor.
 

15 de julho de 2010

MPRN recomenda suspensão de cobrança da taxa de registro para financiamento de veículos


O Ministério Público do Rio Grande do Norte, através da 24º Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, expediu recomendação ao Detran/RN (Departamento Estadual de Trânsito), no sentido de cessar imediatamente a obrigatoriedade de exigir o registro dos contratos de financiamento e arrendamento mercantil (leasing) junto aos cartórios de registro de títulos e documentos, como condição para a emissão do CRV (Certificado de Registro de Veículo).

Esta determinação do Ministério Público atende a uma reivindicação do Sincodern (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Rio Grande do Norte) que apresentou reclamação contra o DETRAN, por considerar a ilegalidade de tal procedimento.

Segundo Marcelo Macedo, assessor jurídico do Sincodern, essa medida vem de forma direta beneficiar aos consumidores compradores de veículos que se utilizam das diversas formas de financiamento e arrendamento mercantil disponíveis no mercado.

CGU encontra irregularidades em 95% das prefeituras



A Controladoria Geral da União (CGU) divulgou na última sexta-feira sexta-feira (09/07) o balanço da 30ª edição do seu Programa de Fiscalização por Sorteio, onde encontrou irregularidades em 57 dos 60 municípios fiscalizados, ou seja, 95% do total.
As irregularidades em processos licitatórios foram novamente os problemas mais encontrados, com casos que envolvem, entre outros, dispensa indevida da licitação, uso de uma mesma licitação para contratar diversas obras, montagem irregular dos processos licitatórios e vínculos familiares entre licitantes e o prefeito municipal.

A fiscalização em campo, realizada entre outubro e dezembro de 2009, fiscalizou a aplicação de R$ 860 milhões nos 60 municípios e constatou, além das fraudes em licitações, desvio de recursos e de equipamentos, prática de sobrepreço e pagamentos por serviços não-realizados, entre muitos outros problemas.
Orçamento com preço acima do previsto
Em Mossoró, Rio Grande do Norte, a fiscalização da CGU identificou um sobrepreço total de R$ 2,3 milhões em oito contratos analisados.
No processo para a construção de sistema de esgotamento sanitário, os custos maiores implicaram na majoração do total do contrato em 26,56%, o equivalente a quase R$ 1,8 milhão. Nas justificativas, os gestores municipais alegaram que os valores seriam compatíveis com os do mercado local e recorreram à composição de preços para fundamentar as diferenças. Apesar dos argumentos, os fiscais da Controladoria mantiveram as constatações.
Em Sítio Novo, Rio Grande do Norte, os fiscais da CGU encontraram indícios de montagem em 18 licitações, na modalidade Convite, supostamente realizadas pela prefeitura, em 2007 e 2008, para a aplicação de recursos federais da ordem de R$ 2,5 milhões. Os processos não tinham suas páginas numeradas, o que permite a inclusão ou retirada de documentos; algumas empresas que teriam sido convidadas para várias licitações não foram localizadas; outras, que chegaram a vencer alguns certames, não tinham empregados registrados nem mesmo durante a vigência do contrato com a prefeitura.

Notícias do esporte

No Brinco de ouro
Colorado volta a vencer o Bugre e quebra tabu
Inter não ganhava em Campinas desde 89

No Serra Dourada
Vasco empata com Goiás em noite de Prass
Goleiro garante 0 a 0 na estreia de PC

TRE já protocolou 61 pedidos de impugnações

Já estão processados na Secretaria Judiciária do TRE 61 pedidos de impugnações feitos pelo Ministério Público Eleitoral. Seis deles contra partidos, seis contra coligações e o restante contra candidatos. Esse número pode aumentar nas próximas horas.

14 de julho de 2010

Assessoria Jurídica de Zé Júlio esclarece inclusão do nome do candidato na lista divulgada pela PRE/RN


Com relação à matéria veiculada na última terça-feira, dia 13 de julho de 2010, no site da Procuradoria Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte com o título “PRE/RN ajuíza 33 novas ações de impugnação de registro de candidatura”, a Assessoria Jurídica do candidato a deputado estadual pelo PT, Zé Júlio(foto), esclarece que as supostas irregularidades apontadas estão sendo todas sanadas.

Conforme colhido junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), um dos motivos da petição feita pela PRE/RN diz respeito a não entrega dos documentos que comprovassem o afastamento das funções que o postulante ocupava, antes do prazo de desincompatibilização estipulado pela Justiça Eleitoral aos candidatos que concorrem a cargos eletivos no pleito de 2010.

Segundo o advogado Lincol Alves, da Assessoria Jurídica de Zé Júlio, os documentos foram despachados dentro do prazo previsto.

“A verdade é que os pedidos de afastamento das funções que exercia como médico, no Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros, e na prefeitura do município de Antonio Martins, onde atuava como plantonista, não foram publicados dentro do prazo hábil para serem anexados aos autos”, diz o advogado.

O outro suposto motivo de impugnação diz respeito a declaração de bens do candidato, que, segundo a Assessoria Jurídica, não foi entregue digitalizado pelo Diretório do Partidos dos Trabalhadores ao sistema Camdex do TRE/RN.

Feitos os devidos esclarecimentos e dissolvidas as possíveis especulações, a Assessoria Jurídica acrescenta ainda que o candidato Zé Júlio continua firme em seu propósito de conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nas eleições do próximo dia 3 de outubro.

Fonte: Assessoria de Zé Júlio.

Já está no ar o site da campanha de Dilma Roussef














Candidata Wilma de Faria apresenta certidão negativa de débito junto a Justiça Eleitoral














Ao apresentar a certidão, emitida pela própria Justiça Eleitoral, o advogado Érick Pereira(advogado da candidata) criticou a posição da Procuradoria Eleitoral em não abrir prazo para defesa de 72h, o que na opinião dele, evitaria os transtornos vividos pela candidata. Segundo Erick esse prazo para diligências é previsto na Lei.

UFPB: Concurso com 92 vagas para professor



A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou nesta segunda-feira (12/7) edital de concurso público para preencher 92 vagas nos cargos de professor adjunto, assistente e auxiliar da carreira de magistério superior. As inscrições podem ser feitas entre 13 de julho e 4 de agosto, de 8h às 12h e de 14h às 17h, na instituição – Cidade Universitária, João Pessoa (PB), CEP 58059-900.
No ato de inscrição, o candidato deve apresentar o requerimento, disponível nosite da UFPB. As informações foram publicadas na página 82, seção 3 do Diário Oficial da União. A taxa de inscrição varia de R$ 25 a R$ 100, de acordo com o cargo e o período de trabalho. Já a remuneração inicial vai de R$ 1.518,63 a R$ 6.722,85.
Cargos
A UFPB oferece oportunidades nos departamentos de Tecnologia, Ciências Humanas, Letras e Artes, Ciências Jurídicas, Ciências Sociais Aplicadas, Tecnologia e Desenvolvimento, Ciências Exatas e da Natureza, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias.
Provas
Todos os inscritos serão submetidos a uma única etapa, composta de prova escrita com caráter eliminatório, prova didática, prova de plano de trabalho e exame de títulos. De acordo com o edital do concurso, o conteúdo programático, o calendário oficial das provas e o nome dos membros que compõem a banca examinadora serão entregues aos candidatos no ato de inscrição.

Apesar das desigualdades, Brasil pode acabar com a miséria em 2016


 
Até 2016, o Brasil pode superar a miséria e diminuir a taxa nacional de pobreza absoluta (rendimento médio domiciliar per capita de até meio salário mínimo por mês), segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre pobreza e miséria. O levantamento apresentado hoje (13) no Rio de Janeiro alerta que, para atingir esse ideal, o país precisa equilibrar a desigualdade que existe entre os estados em relação às taxas de redução da pobreza.

O desafio, segundo o Ipea, é fazer com que os estados apresentem ritmos diferenciados de redução da miséria, justamente por apresentarem níveis diferentes de distribuição de renda e de riqueza. Entre 1995 e 2008, as taxas de pobreza extrema entre as unidades da federação foram bem desiguais. Em 1995, Maranhão (53,1%), Piauí (46,8%) e Ceará (43,7%) eram os estados com maior proporção de miseráveis em relação à população. Treze anos depois, Alagoas assumiu o topo do ranking, com a taxa de pobreza extrema de 32,3%. Na outra ponta da lista, Santa Catariana (2,8%), São Paulo (4,6%) e Paraná (5,7%) apresentaram os melhores resultados.

Em relação à pobreza absoluta, entre os estados que tiveram os melhores resultado nesse período estão Santa Catarina, que reduziu a taxa em 61% no período de 13 anos, Paraná (52,2%) e Goiás (47,3%). Já o Amapá (12%), o Distrito Federal (18,2%) e Alagoas (18,3%) tiveram as menores taxas de redução do universo de pessoas nessas condições.
 

Notícias do esporte

copa do mundo
Peru, Colômbia e Equador querem sediar juntos o Mundial de 2026
Presidente colombiano, Álvaro Uribe, considera magnífica a proposta feita pelos peruanos

tênis
Federer curte férias com a família
em uma ilha no Mar Meditarrâneo

Antes de voltar às quadras, no Masters
de Toronto, suíço viaja de iate a Córsega


nos aflitos
Náutico vence
e é o novo líder da Segundona

Gol no fim garante o 2 a 1 contra ASA-AL

na boca do jacaré
Brasiliense usa rock no empate com o Coelho
Time estreia novo uniforme no 1 a 1

13 de julho de 2010

CNJ deixa vagos 5561 cargos em cartórios



O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) declarou nesta segunda-feira (12) que estão vagos 5.561 cargos de chefia em cartórios de todo o país.
As funções eram exercidas por pessoas que não foram aprovadas em concurso público, como manda a Constituição.
Os advogados José Delgado, Fabiano Falcão e Miguel Josino Neto obtiveram o acolhimento de várias impugnações que formularam perante o CNJ, em favor de Registradores e Notários do Estado.
As decisões dão cumprimento à Resolução 80 do CNJ, que prevê a vacância dos serviços notariais e de registro ocupados em desacordo com a Constituição Federal de 1988, determina que para ser titular de cartório é preciso passar por concurso público. As regras para o ingresso, no entanto, só entraram em vigor em novembro de 1994.
Para cumprir a Constituição, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou, no dia 9 de junho, que todos os responsáveis por cartórios do país que assumiram o cargo depois da Constituição de 1988 sem fazer concurso público deixem a função

Textos Maias não profetizam fim do mundo em 2012, diz especialista





Em nenhum dos 15 mil textos existentes dos antigos maias está escrito que em 2012 haverá grandes cataclismos, crença originada em escritos esotéricos da década de 1970, asseguraram nesta terça-feira (13) fontes oficiais.
O diretor do Acervo Hieróglifo e Iconográfico Maya (Ajimaya) do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), Carlos Pallán, disse que só em dois deles há "duas inscrições" que falam em 2012, mas "só como o final do período".
Perante este fechamento do ciclo, os profetas modernos afirmam que um buraco negro no centro da galáxia, quando se alinhar com o sol, romperá o equilíbrio. Com isso, será modificado o eixo magnético da Terra e as consequências serão nefastas.
O cientista destacou em comunicado que estas versões apocalípticas foram geradas em publicações esotéricas nos anos 1970, as quais assinalavam o fim da civilização humana para 2012, data que coincide com o décimo terceiro ciclo no calendário maia, no dia 21 de dezembro.
Pallán explicou que "para os antigos maias, o tempo não era algo abstrato, era formado por ciclos e estes às vezes eram tão concretos que tinham nome e podiam ser personificados mediante retratos de seres corajosos. Por exemplo, o ciclo de 400 anos estava representado como uma ave mitológica".
Os maias "jamais mencionam que o mundo vai acabar, jamais pensaram que o tempo terminaria em nossa época, o que nos reflete à consciência que alcançaram sobre o tempo, a partir do desenvolvimento matemático e da escritura", destacou.
Acrescentou ainda que os maias se preocupavam em efetuar rituais que de algum modo garantissem que o ciclo por vir seria propício, e no caso particular de 2012 é notada uma insistência em "que ainda em data tão distante vai ser comemorado um determinado ciclo. Este foi o miolo da confusão".
O arqueólogo disse que, no entanto, de acordo com os cálculos científicos atuais, a data astronômica precisa do fim de seu ciclo seria 23, e não 21 de dezembro.
Também esclareceu que os maias legitimavam seu poder mediante os calendários e vinculavam os governantes com esses ciclos e com deuses citados em relatos ancestrais ou em mitos.

Charge

image

Tribunal Regional Eleitoral recebeu 322 pedidos de registro de candidaturas



O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) recebeu 322 pedidos de registro de candidatura entre os dias 5 e 10 de julho.

São 8 para Governador, 8 para Vice-Governador, 13 para Senador, 13 para 1º Suplente de Senador, 13 para 2º Suplente de Senador, 89 para Deputado Federal e 178 para Deputado Estadual.

A lista começa com os candidatos por partido (sem coligação) e continua com os nomes dos postulantes a cargo eletivo, integrantes de coligações.

Cada pedido de candidatura equivale a um processo, que será julgado pelo Pleno do TRE, até o prazo final de 5 de agosto. Cada processo terá um juiz da Corte como relator.

Há nomes que constam duas vezes, pois o candidato ou o partido deu entrada em duplicidade.

Além dos 322 processos referentes a candidaturas, existem 14 Demonstrativos de Regularidade dos Atos Partidários (DRAPs), processos que tratam dos partidos e das coligações.

O prazo para impugnação de partidos, coligações e candidatos que solicitaram registro até o dia 5 de julho, com edital publicado no Diário da Justiça Eletrônico do TRE no dia 8 de julho, termina nesta terça-feira(13).

Para os candidatos individuais, que solicitaram registros depois do dia 5, com editais publicados nos dias 9, 10 e 12 de julho, os prazos para impugnação encerram-se respectivamente, nos dias 14, 15 e 17 de julho.

12 de julho de 2010

Iniciativa de Fátima Bezerra garante recursos do proinfância e do programa Caminho da Escola para Água Nova

A deputada federal Fátima Bezerra(PT) é autora do pedido de inclusão de vários desses municipios (lista na revista), inclusive Água Nova, no Proinfãncia.Segundo ela, ao inserir  as creches na lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Eduacação Básica (Fundeb), o estado assume o compromisso de ter uma politica voltada para primeira infãncia.
Outra ação da deputada Federal Fátima Bezerra(PT) é com o Programa Caminho da Escola. A ação da deputada garantiu ônibus escolares para vários  municipios do RN. (Água Nova o 3º da lista) foto.Segundo a deputada Fátima Bezerra, o investimento do governo federal no transporte escolar tem sido fundamental para levar os estudantes até a escola." Esses investimentos são essenciais para reduzir a evasão escolar e garantir aos estudantes da zona rural,matriculados na rede pública, o acesso à escola", constata Fátima.

11 de julho de 2010

A Espanha vence a Holanda e conquista a copa do mundo 2010



Com gol na prorrogação, espanhóis batem holandeses por 1 a 0 na final da Copa.

Waka waka! Vettel é pole em Silverstone

Alemão lidera dobradinha da RBR e comemora com música da Copa do Mundo. Ferrari ameaça com Fernando Alonso, mas espanhol fica só em terceiro. Felipe Massa é sétimo

Apostador do Ceará acerta sozinho a Mega-Sena e leva R$ 21 milhões


http://grupoaudienciadatv.files.wordpress.com/2009/05/mega_sena.jpg


Um apostador de Mombaça, no Ceará, acertou sozinho as dezenas da Mega-Sena sorteadas neste sábado (10), pelo concurso 1.195.
Os números sorteados foram: 17 – 20 – 26 – 27 – 55 – 57.
Segundo a Caixa, 63 apostas acertaram a Quina e cada uma vai receber R$ 30.696,54. Outras 4.448 apostas acertaram a Quadra e cada uma receberá R$ 621,10. O prêmio para o próximo sorteio da Mega-Sena será de R$ 2 milhões

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !