5 de outubro de 2013

Mais de 100 parlamentares comunicam troca de partido ao Congresso

Até o meio-dia de ontem, sexta-feira (4) mais de 100 deputados e dois senadores haviam comunicado a troca de partido à Secretaria-Geral da Mesa da Câmara e do Senado. O prazo para os que querem concorrer nas próximas eleições termina amanhã (5).
Durante a semana, a prática foi condenada em discursos de vários parlamentares e reacendeu as discussões sobre a necessidade de uma reforma política, embora muitos reconheçam que atualmente a possibilidade é remota.
“O troca-troca de partidos mostra a fragilidade do sistema político brasileiro. Mostra que há um conjunto grande de partidos sem densidade programática”, disse o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). Apesar de não ver perspectivas nessa legislatura, Rollemberg defendeu que, a partir de 2015, com Congresso renovado, a reforma política possa finalmente ser votada. “Do jeito que está não dá para continuar.”
“A culpa e a responsabilidade desse fato lamentável são do Congresso”, disse o senador Paulo Paim (PT-RS). Segundo o parlamentar, apesar de ter reconhecido a fidelidade partidária, o Legislativo não manteve uma posição firme em relação a novos partidos, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu que as regras de perda de mandato para candidatos que mudam de legenda não se aplicam nos casos em que a migração é feita para um partido novo.
“Essa situação delicada, com esse troca-troca, foi um erro do próprio Congresso. Se as regras fossem mais duras, as mudanças não ocorreriam em 90% dos casos”, avaliou Paim.
Panoramapolitico/Blog a Tromba

A ENTREVISTA MAIS ENGRAÇADA QUE JÁ ASSISTI



Retirado do Facebook

Farei o máximo para passar Vettel', promete Hamilton no GP da Coreia


Lewis Hamilton GP da Coreia 2013 (Foto: Getty Images)



Lewis Hamilton chegou a ser o mais rápido nos dois primeiros treinos livres para o GP da Coreia. No entanto, na hora da classificação foi Sebastian Vettel quem voou para cravar a pole em Yeongam, superando o britânico por apenas dois décimos de segundo. Ainda assim, o campeão de 2008 alimenta esperanças de que sua Mercedes seja capaz bater a RBR do tricampeão alemão na prova deste domingo.
- Eu farei o máximo que puder para passar Sebastian. Tomara que o ritmo de corrida seja forte, pois estou feliz com a competitividade do carro e com o trabalho realizado pela equipe para nos pôr no topo. Pela experiência que tenho, é muito difícil ultrapassar aqui, mas precisarei tentar a qualquer custo – afirma. As emoções do GP da Coreia do Sul acontecerá a partir das 3h da madrugada de sábado para domingo (horário de Brasília).
Globo Esporte/Blog a Tromba

Mais Cultura nas Escolas tem início previsto para 2014



Programa Mais Cultura nas Escolas, que deveria ter entrado em funcionamento este ano, foi adiado para 2014. Segundo o ministério, o adiamento foi causado por problemas no sistema de inscrição - Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças (Simec) - tanto pela elevada procura como por dificuldades dos participantes em preencher os dados solicitados.
O Mais Cultura nas Escolas vai financiar 5 mil projetos culturais. As escolas contempladas receberão entre R$ 20 mil e R$ 22 mil para investir em teatro, música, dança, circo, artes visuais, cultura indígena, cultura afro-brasileira, além de atividades externas, como visitas a museus. O programa está na fase de seleção dos centros de ensino participantes. O resultado da seleção, que seria divulgado em agosto, foi transferido para novembro.
De acordo com a Secretaria de Políticas Culturais do ministério, 26,9 mil escolas fizeram inscrição e, desse total, 14,3 mil preencheram os requisitos e estão aptas a participar da seleção. A maior parte delas (67%) tem estudantes do Programa Bolsa Família. Em relação à localização, a maioria (55%) está na Região Nordeste, 16% no Sudeste, 14% no Norte, 10% no Sul e 5% no Centro-Oeste.
A seleção das propostas será feita por especialistas de universidades públicas e homologada por uma comissão interministerial constituída por representantes dos ministérios da Educação, da Cultura e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Os recursos deverão ser repassados às escolas ainda este ano.
Agencia Brasil/ Blog a Tromba

Francisco José tomou posse como prefeito de Mossoró

 20131005-015307.jpg
 Foto - Carlos Costa
Prefeito em exercício de Mossoró, Alex Moacir (PMDB), que é vice-presidente da Câmara, assumiu a Prefeitura na quarta-feira, véspera de feriado, por causa do afastamento da prefeita Cláudia Regina (DEM)…
Moacir assumiu na véspera de feriado, o que o impediu de atuar como prefeito de verdade.
O Blog mostrou que Alex Moacir não decretou ponto facultativo na sexta imprensada, exatamente porque, prevendo uma possível volta judicial da prefeita Cláudia Regina na segunda-feira, ou o retorno antecipado do presidente da Câmara, Francisco José Júnior, ele não teria um dia sequer para governar.
Sobrou a sexta imprensada, dia em que Alex Moacir sentou na cadeira de prefeito e convocou secretários para uma reunião.
*
Mas aí o presidente da Câmara deu por encerrada, antes da hora, sua segunda lua de mel, em Miami.
E correu para Mossoró.
Onde acabou a festa de Alex Moacir…
*
Francisco José Júnior tomou posse e fez um discurso…quem sabe…maior do que o tempo em que vai atuar como prefeito de Mossoró.
Falou, inclusive em troca de cargos na Prefeitura.

Thaisa Galvão/Blog a Tromba

4 de outubro de 2013

Roberto Freire convida Marina para se filiar ao PPS

Em nota, Roberto Freire convida Marina para se filiar ao PPS
O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, fez um convite formal à ex-senadora Marina Silva para ingressar no partido que preside. "Solidário reafirmo convite do @pps23 para que junto com a Rede se integre conosco para ser candidata e disputar 2014!", escreveu Freire em sua conta no Twitter. Nesta quinta (3), o pedido de criação do partido de Marina, o Rede Sustentabilidade, foi negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por falta de número mínimo de assinaturas de apoio. Caso Marina queira concorrer à presidência da República em 2014, ela terá que se filiar a um partido até este sábado (5).  A ex-senadora aparece nas pesquisas eleitorais como a segunda colocada entre os presidenciáveis

Caicó será palco neste sábado da festa dos 100 anos da Valsa Royal Cinema de Tonheca Dantas

10310
Da Tribuna do Norte - Executada à exaustão sem os devidos créditos pela rádio BBC de Londres durante a Segunda Guerra Mundial, a valsa “Royal Cinema” é presença obrigatória no repertório de bandas filarmônicas do Brasil e exterior. Composta há 100 anos pelo maestro Tonheca Dantas (1871-1940), a mais internacional das músicas criadas em solo potiguar será a trilha sonora do 1º Encontro Sesc de Bandas de Música do Seridó, que acontece este próximo sábado (5) em Caicó.
Verdadeiro marco do universo sonoro norte-riograndense, a valsa de Tonheca (foto) feita em 1913 sob encomenda para o Cinema Royal que funcionava na Cidade Alta, será executada na ocasião por cerca de 500 músicos de dez bandas que atuam na região. Estão programados desfiles pela cidade, a partir da praça Mons. Walffredo Gurgel, em frente a Catedral de Sant’Ana, até a Ilha de Sant’Ana, onde acontecem os concertos. A valsa de Tonheca, feita em 1913 sob encomenda para o Cinema Royal, será executada por 500 músicos da região, entre os quais a Filarmônica de Cruzeta.
“É o hino das bandas daqui do Rio Grande do Norte e de algumas da Paraíba. Tonheca era autodidata e sua composição traz um estilo seridoense sem influências externas”, disse o Maestro Humberto Bembem Dantas, principal articulador do Encontro. Bembem informou que a comemoração foi pensada “também” para mostrar o trabalho que as bandas do Seridó vem fazendo. “Vamos aproveitar esse momento para dar visibilidade e fazer com que a atuação das bandas repercuta em todo o Estado. Nosso maior interesse é estimular a criação de novas bandas e incentivar a formação de novos músicos”.

Tonheca Dantas. Foi muito executada pela BBC de Londres durante a Segunda Guerra Mundial como sendo de "autor desconhecido".
Marcos Dantas /Blog a Tromba

Imagem do dia!


As vaias da governadora Rosalba ainda ecoam Brasil afora e a distanciam do projeto de reeleição


Vasco vence o Inter e sai da Zona de rebaixamento

 
Em partida disputada no estádio Moacyrzão (em Macáe), o Vasco conseguiu chegar à vitória após seis partidas de jejum. O time carioca venceu o Internacional por 3 a 1 e saiu da zona de rebaixamento na competição. Os gols da partida foram marcados por Edmílson, André e Willie (Vasco) e Jorge Henrique (Internacional).
EBC/Blog a Tromba

Partido de Marina não consegue aprovação do TSE e fica fora das eleições 2014

-
Está decidido. Por votos a 6 votos a 1, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou registro ao partido Rede Sustentabilidade, fundado pela ex-senadora Marina Silva. Os ministros entenderam que a legenda não conseguiu o mínimo de 492 mil assinaturas de apoiadores exigido pela Justiça Eleitoral. Com a decisão, o partido não poderá participar das eleições do ano que vem. O prazo final para registro de partidos termina amanhã (5).

3 de outubro de 2013

Cartões do Enem estarão disponíveis pela internet a partir de hoje


Em entrevista, na manhã desta quinta-feira (3), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou que os cartões de inscrição para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estarão disponíveis na internet a partir das 15h desta quinta-feira (3). Os cartões também estão sendo distribuídos pelos Correios, entre 1º e 18 de outubro. Não é obrigatório apresentação dos cartões para a realização da prova, contudo, Mercadante lembra que é importante os inscritos levarem o comprovante, pois há informações como os locais de prova. Para a realização da prova, o candidato deve levar um documento oficial de identificação e uma caneta transparente de tinta preta.
Segundo Mercadante, o governo vai preparar equipes de segurança para o monitoramento das entradas dos locais de prova e dos arredores. Também será preparada uma equipe de plantão que possa auxiliar as possíveis emergências com as 4.103 gestantes inscritas para a realização da prova. Os estudantes também devem ficar atentos com o horário de verão,  que começa no próximo dia 20 na regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste.  Mercadante lembra que a prova ocorre uma semana após o início da mudança e será seguido o horário de 13h, em Brasília.

Acidente com ônibus escolar no rio Assu


Um ônibus escolar caiu dentro de um rio no fim da tarde de ontem (2) na cidade deAssu, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Cerca de 60 alunos estavam no veículo, que estava a caminho do município de Ipanguaçu, também na região Oeste.
De acordo com a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, quatro pessoas sofreram escoriações leves. Os feridos foram uma professora e três estudantes.

O ônibus atravessava um trecho do rio Assu em uma estrada carroçável no momento em que caiu no rio. Ainda não se sabe o que provocou o acidente. 

fonte: Edielson Soares/ Blog A tromba

Marcelinho Carioca se filia ao PT

Marcelinho Carioca troca de time e vai para o PT
De olho nas eleições de 2014, o ex-jogador de futebol Marcelinho Carioca se filiou nesta quarta-feira (2) ao PT e já aproveitou para defender o programa do governo federal Mais Médicos, que deve ser a principal bandeira do ministro Alexandre Padilha (Saúde) na disputa pelo governo de São Paulo. Marcelinho afirmou que sua entrada no PT foi patrocinada pelo ex-presidente Lula, torcedor corintiano, e pelo líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Ao chamar Lula de "comandante maior" e Chinaglia de "treinador", o ex-atleta recorreu ao futebol para explicar sua decisão de trocar o PSB pelo PT. "Eu estava jogando no Madureira e vou para um time grande", disse. O acerto de Marcelinho com o PT ocorreu na última sexta-feira (27), durante encontro com o presidente Lula. Segundo Chinaglia, o ex-presidente disse a Marcelinho que "o PT é o partido mais chato que tem, mas o melhor da América Latina". O novo petista pode disputar uma vaga de deputado estadual ou federal. O partido ainda discute seu futuro político, segundo o presidente nacional do PT, Rui Falcão. Informações da Folha.

Passe Livre é aprovado em primeira discussão na Câmara em Natal

Estudantes e apoiadores do Movimento Passe Livre acompanharam a sessão da CMN na tarde desta quarta-feira.
Os vereadores de Natal aprovaram na tarde desta quarta-feira (2) o projeto Passe Livre que beneficia estudantes com gratuidade no transporte público. O projeto é de autoria da vereadora Amanda Gurgel (PSTU), com os vereadores Sandro Pimentel (PSOL) e Marcos Antônio (PSOL) e foi aprovado em primeira discussão.
A votação aconteceu em regime de urgência e teve como resultado 28 votos favoráveis. Apenas o vereador Luiz Almir (PV) não votou porque estava ausente.
O projeto será apreciado pelos vereadores novamente na próxima terça-feira (8) e depois seguirá para apreciação do executivo, pela equipe do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT).
Nominuto.com./Blog a Tromba

As Vaias que Rosalba sofreu ontem tem repercussão Nacional


Na visita da Presidenta Dilma ontem a Ceará-Mirim, Rosalba, como todos sabem, foi imensamente vaiada. Dilma se constrangeu e pediu respeito a governadora. "Isso é feio", disse a presidente. Colado nela, a deputada Sandra Rosado, do PSB, ao contrário, era só alegria ao gravar o momento constrangedor pelo qual passou a Rosa. Confiram a foto acima. 
V&C artigos/Blog a Tromba

2 de outubro de 2013

Ministro do TSE afirma que situação do partido de Marina Silva "é difícil"


 

O ministro Marco Aurélio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou hoje (2) que a situação do partido da ex-senadora Marina Silva é “muito difícil”. O Ministério Público Eleitoral enviou ao TSE parecer contra a concessão de registro ao partido Rede Sustentabilidade, organizado por Marina. O tribunal deve julgar amanhã (3) o processo de registro do partido. Se o requerimento for negado, a Rede não poderá disputar as eleições do ano vem, porque o prazo para que partidos sejam registrados na Justiça Eleitoral termina no sábado (5).
EBC/Blog a Tromba

Presidenta Dilma hoje em Ceará-Mirim

 
A colunista Thaisa Galvão conta  com detalhe a viagem da presidente Dilma Rousseff ao Rio Grande do Norte:
Convidados do voo, ministros e deputados entraram no avião presidencial em Brasília e não viram a cor da presidente.
Que só saiu da cabine com o avião já na pista da Base Aérea de Natal.
Aí foi cumprimentar os convidados….
Quem pensava em bater um papinho com a candidata à reeleição…voou.

Trabalhadores viram o jogo contra o PL 4330



Foto: Vitória da CUT! Trabalhadores viram o jogo contra o PL 4330

Liderança do governo e bancada do PT se comprometem a não votar regulamentação da terceirização, que ataca direitos trabalhistas, e direção da Central comenta trajetória de luta contra proposta 

Leia mais: http://zip.net/bpk5mh
A mobilização da militância cutista inverteu a correlação de forças, que até então era favorável à aprovação do PL 4330/04. O projeto, que poderia ser levado direto ao Plenário da Câmara, volta à sua tramitação normal na CCJ com um prazo de cinco sessões para apreciação, seguindo depois para o Plenário da Câmara. O que muda? O compromisso de um número crescente de partidos e parlamentares de não votar essa proposta.

Vitória da classe trabalhadora! Ninguém mais aprovará este projeto no escuro. Todos os holofotes estão virados para este enfrentamento fundamental para luta de classes no Brasil A atuação da Central foi decisiva, viramos um jogo que poderia ser uma grande tragédia.
fonte: site da confetam

Presidenta Dilma Rousseff em visita a Natal

Em Natal, a presidenta Dilma Rousseff participa da cerimônia de formatura de 4,5 mil alunos do Pronatec.

Uma vez tucano...


Retomada obra do último trecho da Transposição

:
O Ministério da Integração Nacional assinou o último contrato das obras complementares ao Projeto de Integração do Rio São Francisco; segundo o secretário de Infraestrutura Hídrica, Francisco Teixeira, “os dois únicos trechos que apresentavam problemas foram retomados”, disse ele referindo-se ao de Mauriti (CE) e de São José de Piranhas (PB); a proposta vencedora da licitação foi apresentada pela empresa Queiroz Galvão, a um custo de R$ 587,5 milhões
brasil247.com/Nadja Diógenes/Blog a Tromba

Indicação de Patriota foi aprovada ontem pelo Senado


  Senado aprova indicação de Patriota como representante do Brasil na ONU

O Senado aprovou ontem (1º) a indicação da presidenta Dilma Rousseff para que o ex-ministro de Relações Exteriores Antonio Patriota assuma o cargo de representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. A indicação teve 43 votos favoráveis, 14 contra e uma abstenção.
EBC/Blog aTromba

América volta a perder pontos em casa e fica em situação de risco


 

Depois do empate sem gols com o líder Palmeiras, em pleno Pacaembu, no último sábado, a expectativa era de que o América-RN deslanchasse no Campeonato Brasileiro da Série B, no Estádio Nazarenão, em Goianinha (RN). Mas o time potiguar decepcionou a sua torcida ao perder para o Bragantino, por 2 a 0, nesta terça-feira à noite, pela 26.ª rodada.
Nominuto.com./Blog a Tromba

1 de outubro de 2013

Justiça de Mossoró condena a governadora Rosalba a ficar inelegível por oito anos

10258
 Na mesma sentença em que cassou o mandato da prefeita e do vice de Mossoró, a juíza Ana Clarisse Pereira declarou a inexebilidade da governadora Rosalba Ciarlini. Com isso, ela se torna inelegível por oito anos.
 
O entendimento da magistrada é que a chefe do Executivo estadual adotou “conduta vedada” no processo eleitoral de 2012, ao usar a estrutura do Governo na campanha da então candidata a prefeita, Claudia Regina.O principal fato destacado na Ação de Investigação Eleitoral, impetrada pela coligação da então candidata Larissa Rosado (PSB), é o fato do avisão do Governo ter aterrisado em Mossoró 56 vezes no último mês de campanha.
Panoramapolitico/Marcos Dantas/Blog a Tromba

Novo procurador-chefe da PR/RN toma posse hoje

O novo procurador-chefe da Procuradoria da República no Rio Grande do Norte (PR/RN), Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, toma posse no cargo hoje, 1º de outubro, em uma solenidade marcada para 17h30, na sede da Procuradoria Geral da República, em Brasília. O mandato é de dois anos e, nesse período, ele terá como substituto o atual procurador-chefe da PR/RN, Fábio Nesi Venzon.

A solenidade em Brasília irá marcar a posse conjunta dos novos procuradores-chefe das procuradorias da República (PRs) e procuradorias regionais da República (PRRs) de todo o país. Já o chefe do Ministério Público Federal em nível nacional, o novo procurador-geral da República Rodrigo Janot, tomou posse no cargo no último dia 17 de setembro.

No Rio Grande do Norte, a chapa formada por Ronaldo Sérgio e Fábio Venzon foi eleita por unanimidade, pelos integrantes do Colégio de Procuradores. O novo procurador-chefe ingressou no Ministério Público Federal em 2002 e é lotado na PR/RN desde março de 2004. Há três anos atua também como procurador Regional dos Direitos do Cidadão.
Assessoria de Comunicação/Blog A Tromba

Presidenta Dilma estará amanhã no RN

 
Amanhã, quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff estará em solo potiguar. Virá a cidade de Ceará-Mirim participar da solenidade de inauguração dos campus do IFRN em Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi e Canguaretama.
O evento está marcado para às 11hs.

30 de setembro de 2013

TRE descarta embargos e confirma cassação da Prefeita de Mossoró

 
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) voltou a julgar na tarde de hoje (30) mais um processo referente à prefeita de Mossoró, Cláudia Regina (DEM). Desta vez, foi julgada a legalidade dos embargos que a defesa da gestora mossoroense impetrou com a intenção de pedir esclarecimentos a respeito da decisão da Corte que, basicamente, confirmou a segunda cassação assinada pelo juiz eleitoral Herval Sampaio, da 33ª zona eleitoral, a Cláudia Regina só neste ano.
Para entender melhor a decisão, é preciso voltar no tempo, para o dia 21 de junho, quando o juiz eleitoral Carlo Virgílio suspendeu uma decisão divulgada horas antes, pelo juiz Herval Sampaio, porque a defesa da prefeita havia apresentado uma alegação de suspeição para o magistrado, sustentando que ele não estava “apto” para proferir qualquer sentença por ter proximidade com o objeto julgado.
Herval, por sinal, já tinha descartado essa suspeição, mas como ela ainda não havia sido confirmada no TRE, não seria permitido dar qualquer decisão no processo.
A suspeição foi julgada no dia 24 de julho (mais de um mês) no TRE e confirmada que não tinha cabimento algum. A defesa de Cláudia Regina, como já está sendo de prache, entrou com embargos, apontando dúvidas na decisão da Corte.
O problema é que essas ferramentas jurídicas não tiveram a assinatura da autora processual e não foi julgada qualquer procuração.
“Os Juízes do Egrégio Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio Grande do Norte, à unanimidade, em reconhecer, de ofício, a ausência de pressuposto processual de validade, em ordem a determinar a anulação de todos os atos praticados no processo, extinguindo-se o feito sem resolução de mérito, nos termos do voto do relator, parte integrante da presente decisão”, afirmou o juiz Carlo Virgílio, no resumo da decisão publicada no site do TRE.
É importante lembrar que as ferramentas de embargo declaratório tem sido costumeiramente utilizadas pela defesa de Cláudia Regina para conseguir protelar o feito das decisões da Justiça Eleitoral contra a prefeita (que já foi cassada duas vezes este ano, mas segue no cargo porque nenhum dos processos foi julgado no TRE ainda).
Em julho, inclusive, o juiz eleitoral Eduardo Guimarães chegou a determinar o trânsito em julgado de uma ação, anulando de uma só uma vez todos os embargos movidos pela defesa da prefeita.
A decisão do juiz, que era o relator da anulação de uma sentença motivada, justamente, por esses embargos, porém, não foi confirmada pelo TRE. Apenas a decisão de cassação da prefeita foi mantida.
Portal no Ar /Blog a Tromba

Defensores Públicos marcam reunião para discutir impeachment de Rosalba

 francisco_paula_sobrinho_370
Em entrevista ao programa na 96 com Diógenes Dantas, o presidente da Associação dos Defensores Públicos, Francisco de Paula Leite Sobrinho, voltou hoje (30) a defender o impeachment da governadora Rosalba Ciarlini. 
Francisco de Paula Leite Sobrinho fez questão de ressaltar que falava em nome próprio e não da associação que preside. Mas afirmou que vai levar o assunto ao plenário da entidade. Independente da postura a ser adotada pelos associados, ele analisa a possibilidade de entrar com o pedido de impeachment da governadora. 
Fransciso de Paula vê elementos jurídicos para embasar o pedido, a ser votado na Assembleia Legislativa. São os seguintes:
A desobediência aos repasses do duodécimo dos poderes, que gerou a crise entre governo, tribunal de justiça, assembleia e ministério público;
O descumprimento do repasse para educação, que virou alvo de investigação do ministério público;
Irregularidade nos plantões de hospitais, problema que vem de governos anteriores, incluindo o caso de uma irmã da governadora, a ex-deputada Ruth Ciarlini;
E a situação caótica dos presídios, constatada pelo CNJ – Conselho Nacional de Justiça – em visita do ministro Joaquim Barbosa.
A Associação dos Defensores Públicos vai se reunir quarta-feira (2) para debater o impeachment da governadora Rosalba Ciarlini. Confira minha entrevista com Francisco de Paula Leite Sobrinho:
Nominuto.com/Blog a Tromba

Dois mil cubanos chegam ao Brasil para segunda etapa do Mais Médicos

 cubano_m
Até o final desta semana chegam ao Brasil mais 2 mil médicos cubanos para a segunda etapa do Programa Mais Médicos. Hoje, os primeiros 135 profissionais de Cuba desembarcam em Vitória (ES). Na próxima segunda-feira (7), os 2 mil cubanos iniciam o módulo de avaliação que tem duração de três semanas com aulas sobre língua portuguesa e o sistema brasileiro de saúde pública. As informações são do Ministério da Saúde.
EBC/Blog a Tromba

Salários dos servidores estaduais já esta creditado em suas Contas

 
O Governo do Estado, por meio da secretaria de Planejamento e Finanças, informa que o salário de todos os servidores programados para serem pagos hoje (30), já está creditado em suas contas.
Receberam nesta segunda-feira (30), os servidores da educação, saúde, segurança (Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e ITEP), efetivos da UERN e Defensoria Pública, e órgãos de arrecadação própria como Detran, IPERN e Idema. No dia 10 de outubro, terão seus salários creditados os demais servidores que recebem acima de R$ 3 mil. O RN tem atualmente 101.265 servidores e o total da folha líquida de pagamento é de R$ 297.819.006,00.

OAB conquista no INSS procuração sem reconhecimento de firmas


 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se comprometeu com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a ratificar junto a suas agências a não obrigatoriedade do reconhecimento de firma das procurações de advogados previdenciários. A decisão foi deliberada, em reunião, nesta quarta-feira (25).
O vice-presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia, destacou que é grande a demanda de reclamações sobre a exigência de reconhecimento de firma, e a ação do INSS irá beneficiar esses profissionais. “Estamos requerendo o cumprimento do Estatuto do Advogado”, explica.
A diretora de atendimento do INSS, Cinara Fredo, afirmou que a intenção do órgão é fazer com que a regra de não se exigir seja cumprida. “Quando isso não ocorrer, nos comprometemos em reunir com os responsáveis nas agências e corrigir o procedimento”, afirmou.
Caso a determinação não seja cumprida, os advogados podem fazer a devida denúncia pelo telefone 135 do INSS ou na ouvidoria da OAB.
Também participaram da reunião o secertário-geral adjunto da entidade, Cláudio Stabile,  membro da Comissão de Seguridade Social da OAB, Hélio Gustavo Alves e os procuradores federais, Alessandro Stefanutto e Tatiana Sachs.
OAB/Felipe Solano/Blog a Tromba

Aniversariante do Dia: Ilmª Dona Noêmia

Vida Longa a Noemia Leopoldina de Lima
                                                                  Minha avó e minha mãe

                                            Essa é só uma parte da  geração de Noemia Leopoldina
                                    Doris,Vovó Noemia, Bibil, Zelinda,Vaninha,Lewis,Titico

                                         tias: Zuleide e Nicinha

  Hoje (30) é o aniversário da senhora Noemia Leopoldina de Lima (minha avó), que completa 96 anos de pura lucidez, beleza,serenidade e  conhecimento.A família reuniu-se ontem em Martins para festejar seu aniversário.O Blog fez o registros e compartilha algumas imagens desta comemoração que foi mais uma verdadeira celebração A Vida.

Ao somar os três depósitos de setembro, FPM fecha com aumento de 9,2% em termos reais


  Os prefeitos não tem o que reclamar dos três repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Pelos cálculos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), ao somar os três depósitos de setembro, FPM do mês fecha com R$ 4.662.150.112,31. O que representa aumento de 9,2% – em termos reais – no valor distribuído no mesmo período do ano passado.
Com o aumento registrado, em relação a setembro de 2012, o acumulado do ano apresenta aumento real de 1,3%. Até o momento, o Fundo soma R$ 52,38 bilhões. E a previsão da STN para outubro também é de crescimento nos repasses. Espera-se um aumento de 9,6% em relação ao mês de setembro.

Claudio Cavalcanti morre aos 73 anos no Rio de Janeiro

Claudio Cavalcanti, de 73 anos, morreu às 18h deste domingo (29) no Rio de Janeiro. O ator, cujo último trabalho na TV é a segunda temporada de "Sessão de Terapia", com estreia no dia 07/10, estava internado na UTI do Hospital Pró-Cardíaco desde a última semana. 
Na última terça, 24, Claudio passou por um cirurgia por conta da falência de uma vértebra. Ele estava sedado desde então e aguardando a estabilização do quadro. Segundo seu cardiologista e genro, Carlos Eduardo Menna Barreto, o ator sofreu um choque cardiogênico, que evoluiu para uma insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos, ocasionando o falecimento. 
No hospital, a família contou com o apoio de amigos como o ator Paulo Gracindo Jr, que vinha acompanhando a evolução do quadro de Claudio ao longo da semana. Ainda não há informações sobre o funeral de Claudio.

globo.com/Blog A Tromba

PEC do voto aberto pode ser votado essa semana


 Senado

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 43/2013, que acaba com o voto secreto de parlamentares, pode entrar na pauta de votações do Senado nesta semana. A chamada PEC do Voto Aberto passou, na última quinta-feira (26), pela terceira das cinco sessões de discussão necessárias para a votação em primeiro turno na Casa.
O texto aprovado pela Câmara dos Deputados prevê o fim do voto secreto em todas as votações, de modo que os parlamentares tenham que votar abertamente nas escolhas de presidente da Mesa Diretora, nas indicações presidenciais para cargos no Executivo e no Judiciário, nas apreciações de vetos presidenciais e nos processos de cassação de mandato.
Favorável à proposta, o relator da matéria no Senado, Sérgio Souza (PMDB-PR), reconhece que não há consenso na Casa sobre todos os pontos da PEC. Ele alega que a maioria dos senadores concorda apenas com o fim do voto secreto no que se refere à cassação de mandato. Há receio, de acordo com o relator, de que o voto aberto nas outras situações se traduza em constrangimento para os parlamentares, prejudicando a independência em relação a autoridades do Executivo e do Judiciário.
“Nas indicações de autoridade, o voto secreto se imporia como medida destinada a proteger o senador da República de futuras e hipotéticas retaliações a serem praticadas pela mesma pessoa, quando empossada no cargo para o qual foi indicada. Seria destinado também, nessa circunstância, a não fragilizar o indicado no exercício de suas funções, na hipótese da aprovação de seu nome por apertada maioria”, explica Souza em seu relatório já aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
O relator propõe que a PEC 43 seja aprovada apenas tratando do fim do voto secreto para cassação de mandato. Com isso, o voto aberto em outras deliberações passa a tramitar em outra proposta, que será discutida com mais tempo.
Exemplo dos que discordam da abertura total dos votos de parlamentares, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) reclamou que a matéria esteja prestes a ser colocada em votação sem amadurecimento suficiente. “Nós estamos nos encaminhando, nós, o Congresso brasileiro, para uma espécie nova de suicídio, que é o suicídio institucional. O Congresso brasileiro está se encaminhando para se autoimolar, para perder voluntariamente prerrogativas que garantem a sua independência e que garantem a sua posição dentro de um jogo intrincado de equilíbrio entre Poderes, o Poder Legislativo e o Poder Executivo, quando se prepara para votar, sem a menor reflexão de natureza institucional, apenas julgando interpretar a voz das ruas”, argumentou o líder do PSDB na Casa.
Em posição oposta, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) avalia que há demora para votar a PEC do Voto Aberto. Pinheiro lembrou que muitos parlamentares utilizam a prerrogativa do voto secreto para esconder interesses e posições pessoais. “A única forma que o eleitor tem de acompanhar os nossos mandatos verdadeiramente é ver como é que nós materializamos nossas propostas por meio do voto”, destacou o senador petista.
Se tudo correr conforme o previsto pelos líderes partidários, a quarta sessão de discussão da PEC ocorrerá na terça-feira (1º) e a última sessão de debates e a votação da proposta serão na quarta-feira (2).
  Juliana Andrade/Blog a Tromba

29 de setembro de 2013

Jakelyne Oliveira é eleita Miss Brasil 2013

 

Jakelyne Oliveira, representante do estado de Mato Grosso foi eleita Miss Brasil 2013 na noite deste sábado (28), ela é a 59ª mulher mais bela do país. A miss Rio Grande do Norte, Cristina Alves, ficou entre as dez mais finalistas.

Resultado da Mega-Sena

As dezenas premiadas foram 01 - 12 - 28 - 29 - 34 - 48. A quina saiu para 89 jogadores, que vão receber R$ 19.892,61. Já 6.196 pessoas acertaram a quadra e serão premiadas com R$ 408,19 cada.

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !