Pablo Neruda: morte do poeta chileno completa 40 anos

 

O mundo lembra, nesta segunda-feira (23/9), a perda de Pablo Neruda. Ocorrida há 40 anos, em 23 de setembro de 1973 -  12 dias após o golpe de Estado no Chile - a causa da morte do poeta ainda é motivo de dúvidas.
A versão oficial  de que o poeta teria morrido em consequência de um câncer de próstata sempre foi alvo de dúvidas, mas um novo elemento sobre o caso surgiu a partir da denúncia feita pelo antigo chofer do poeta, Manuel Araya, em maio de 2011: segundo ele, Neruda teria recebido uma injeção letal na clínica Santa Maria em Santiago, onde foi internado no dia 19 de setembro de 1973 por conta do um câncer que o afastou da vida pública -  oito dias após o golpe que derrubou o governo do presidente socialista Salvador Allende.
O motorista foi enviado por um médico para buscar outro medicamento, mas no caminho foi sequestrado e torturado por agentes da ditadura. Araya acabou sendo preso no Estádio Nacional do Chile depois de passar por um interrogatório sobre suas ligações com o Partido Comunista.
EBC/Blog a Tromba

Postar um comentário

0 Comentários