“Se há alguém responsável pela crise política brasileira, chama-se Sarney”, diz ex-ministro da Justiça


1379733953490
Um dos mais renomados juristas brasileiros, Miguel Reale Júnior concedeu longa entrevista ao Zero Hora e, num dos trechos, deu uma declaração contundente. Professor titular e chefe do Departamento de Direito Penal da instituição, com 18 livros publicados, Reale disse ao maior jornal do Rio Grande do Sul que o senador José Sarney é o grande responsável pela crise na política brasileira.
“A origem está nos cinco anos do Sarney”, afirmou, referindo-se à época em que o político maranhense foi presidente do Brasil. Veja o trecho da entrevista onde o ex-ministro da Justiça do governo Fernando Henrique tece críticas a Sarney.
ZH — Ficou uma espécie de presidencialismo às avessas?
Reale Júnior — Ficou um presidencialismo que não criou mecanismos de responsabilização dos partidos políticos, dos deputados. A Câmara faz o que bem entende. E qual é a consequência para ela? Nenhuma. Ela não responde pelos seus atos. Se ela quiser chantagear o presidente da República, ela chantageia. E aí surgem o mensalão, as emendas parlamentares, o orçamento impositivo. A única saída era a revisão constitucional, que não saiu em função de um acordo por omissão. Aí está a origem da crise política brasileira. É por isso que se fala tanto de reforma política. A origem está nos cinco anos do Sarney. Se há alguém responsável pela crise política brasileira, essa pessoa chama-se José Sarney.
Confira AQUI a íntegra da entrevista ao ZH.
 informações do Blog  johncutrim 

Postar um comentário

0 Comentários