17 de novembro de 2012

Os Maia




Dois séculos de chuvas abundantes, entre os séculos V e VII depois de Cristo, favoreceram as colheitas e o crescimento da família Maia.
Eles prosperaram, criaram grandes fortunas e se espalharam pelas terras tropicais (Rio e Natal) de onde comandam o DEM em vias de extinção. Que destino!

STF nega liminar a governadores na ADI 4.848

 
O ministro Joaquim Barbosa, relator do processo, acaba de indeferir o pedido de liminar feito pelos governadores dos estados do Rio Grande do Sul, Piauí, Roraima, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul, na ADI 4848, que pretendia colocar o INPC como único fator para o reajuste do Piso, algo que a CNTE jamais aceitou.
Esta é uma vitória dos trabalhadores em educação de todo o país, que, aos milhares, foram às ruas reivindicar os seus direitos e realizaram manifestações nos estados dos governadores signatários da ADI.
Com a decisão, os Estados devem continuar atualizando o valor do piso seguindo os exatos termos da Lei Nacional do Piso do Magistério. Joaquim Barbosa lembrou que a União está obrigada a complementar os recursos locais para atender ao novo padrão remuneratório do Piso, de modo que não há risco para os orçamentos locais e também consignou que os gastos com o piso são obrigatórios e que a concessão da liminar poderia representar um risco inverso, artificialmente comprometendo a função do piso nacional.
Lembramos que a decisão da liminar não é definitiva, cabendo ao STF julgar o mérito da ADI 4.848 em data ainda não prevista. Mas a vitória parcial é importante, sobretudo neste momento em que se aproxima mais uma atualização do valor do piso.
Agora, a CNTE trabalha para a aprovação de projeto de lei (ou medida provisória), ainda este ano, que contemple a proposta de reajuste que engloba o INPC + 50% das receitas do FUNDEB, conforme apresentado ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e definido em acordo com outras entidades como a Undime, a Campanha Nacional Pelo Direito à Educação e a Comissão de Educação e Cultura da Câmara.
A proposta simboliza a melhor possibilidade de ganho real diante das variações dos índices de acordo com momentos de instabilidade, como a crise financeira atual.
Parabéns aos trabalhadores da educação pela importante vitória com a derrubada, em caráter de liminar, da ADI 4848!
fonte: site da CNTE

Aposentados do RN podem ter pagamento bloqueado

Ipern
Apenas 6 mil dos 27 mil aposentados do Estado atenderam à convocação do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern) para cadastramento. Quem não se recadastrar, corre risco de bloqueio do pagamento das aposentadorias.
Para evitar essa medida, o Ipern anuncia mais uma oportunidade para quem não se recadastrou. A partir de segunda-feira (19), os servidores aposentados (administração direta e indireta do Poder Executivo) ainda podem fazer o recadastramento, nas unidades da Central do Cidadão.
Os documentos necessários são: Carteira de Identidade, CPF e um comprovante de residência. Os que não puderem comparecer aos locais de recadastramento, podem fazê-lo através de uma procuração pública. O documento precisa ter validade de um ano.
Fonte: O Mossoroense via João Moacir e Blog Atualidades

Pau dos Ferros, RN, ficará sem água por 24 horas

O fornecimento de água será suspenso por 24 horas em Pau dos Ferros, a 400 Km de Natal. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), será necessário executar interligações no sistema adutor que atende ao município, com o objetivo de melhorar a distribuição de água.
A Interrupção no abastecimento será a partir das das 13h deste sábado (17). O gerente regional da Caern, Djalma Neres, informou que caso os trabalhos sejam concluídos antes do prazo previsto, a distribuição da água será reiniciada de imediato.
Depois do restabelecimento do bombeamento na tarde do domingo (18), a previsão da Gerência Regional é que o sistema esteja normalizado, incluindo as partes mais altas, na noite da segunda-feira (19). O gerente alerta sobre a necessidade da redução no consumo durante o período de desabastecimento, visando minimizar os efeitos da paralisação.
Fonte: G1 / RN e Blog Atualidades

16 de novembro de 2012

Rosa de Hiroshima: inválida, estúpida, sem perfume, sem nada

Essa vem do Blog de Ailton Medeiros.


Soube que a governadora Rosalba Ciarlini está pedindo a prisão do chargista Tulio Ratto. Não, não pode ser. O Rio Grande do Norte passando por uma estiagem braba, crise na saúde, violência e insegurança pública e a chefe do Estado pedindo a cabeça de um desenhista?
Essa loucura tem método?
Quando pede a prisão do chargista num processo criminal, a governadora se compara a Hitler que perseguiu o cartunista brasileiro Belmont porque não gostava de seus desenhos.
Ou a rosa de Hiroshima, radioativa, inválida, estúpida, sem cor, sem perfume, sem nada.
Todo governo que começa pedindo a prisão de seus opositores acaba sempre no banco dos réus. O nazismo é um exemplo: Hitler, o líder, se suicidou e seus oficiais acabaram em Nuremberg.
Não, não desejo esse desfecho para Rosa e sua turma.

Os médicos do RN protestam contra o governo de Rosalba

       passeata do médicos em Natal(foto:facebbok)

Os médicos que trabalham na rede estadual de saúde completam sete meses em greve no próximo dia 27. Ontem (15), eles fizeram um manifesto, denominado “Fora Rosalba”, contra o governo de Rosalba Ciarlini (DEM).

Categoria realizou uma caminhada que iniciou em frente à Associação Médica e terminou no Hospital Walfredo Gurgel em Natal.


De acordo com Geraldo Ferreira, presidente do Sindicato dos Médicos (Sinmed), a manifestação contou com a participação dos sindicatos dos funcionários da saúde, de odontologistas e membros do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação de Ensino Superior (Sintest).


“Todos nós estamos impacientes com o governo”, afirma Ferreira. Ao mesmo tempo em que ocorreu o protesto físico, houve um tuitaço, no qual usuários usaram as suas contas no Twitter para reclamar da gestão de Rosalba e colocaram a hashtag #ForaRosalba no final de suas postagens.

A Tromba no Ar - Apresenta: - Nordeste independente


RN possui cerca de 121 mil servidores municipais, diz pesquisa


 
O Rio Grande do Norte possui 121.264 servidores municipais diretos. O número foi divulgado na última  terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através do Pesquisa de Informações Básicas Municipais – 2011. O levantamento mostra um aumento de 64,1% de funcionários entre o ano de 2001 e 2011. O estudo analisa a gestão municipal, no que se refere à organização da prefeitura, quadro funcional, direitos humanos, investimentos no município em educação, saúde, habitação e aspectos múltiplos das cidades. De acordo com o plano, as vagas estão distribuídas por vínculo empregatício da seguinte forma: estatutários (80.589 ou 66,45% do total de servidores); CLT (2.277 ou 1,87% dos servidores); somente comissionados (15.643 servidores ou 12,89%); estagiários (1.458 ou 1,2% dos servidores) e; sem vínculo permanente (18.006 ou 14,8% dos servidores).

 Fonte: DN Online

Anatel suspende promoção Infinity Day da TIM



A promoção “Infinity Day” da telefônica TIM foi suspensa pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A decisão vai ser publicada no Diário Oficial da União hoje ou segunda-feira. Segundo o presidente da agência, João Rezende, a telefônica não informou sobre a promoção quando apresentou seu plano trimestral à agência. — A TIM apresentou o plano e não nos informou sobre a promoção. Na campanha, por R$ 0,50 por dia, o cliente pode falar por tempo ilimitado com qualquer número da mesma operadora. A promoção se estende ao DDI. Por R$ 1, é possível falar o dia inteiro com números da operadora.

Segundo Rezende, a empresa não demonstrou de que maneira a promoção vai afetar a qualidade do serviço. O temor da agência é que outras empresas sigam a mesma promoção e haja sobrecarga no serviço. No fim do ano, é esperado uso grande do serviço de telefonia, o que associado à promoção poderia levar à sobrecarga no serviço. A promoção da TIM começou no dia 11 no interior de São Paulo, em Goiás, em Amazonas e em Mato Grosso. Procurada, a TIM disse que comunicou toda a sua estratégia mercadológica à Anatel. E, assim que receber a notificação da agência reguladora, a TIM vai se pronunciar sobre a questão.

Vendas suspensas em julho 
A Anatel suspendeu a venda de chips da TIM (19 estados), Oi (cinco estados) e Claro (três estados) entre 23 de julho e 3 de agosto. Segundo a Anatel, a decisão teve como base uma análise nacional de indicadores sobre problemas com rede, interrupção de chamadas e má qualidade no atendimento. A TIM, a mais atingida, chegou a recorrer à Justiça. Depois, em agosto, a agência acusou a TIM de derrubar ligações intencionalmente, afetando 8,1 milhões. A TIM - que tem cerca de 70 milhões de clientes no país - chegou a contratar duas auditorias para contrabalançar a investigação da agência sobre interrupção proposital de ligações no plano pré-pago Infinity. O resultado das auditorias, PricewaterhouseCoopers e Ericsson Brasil, segundo a TIM, confirmariam que não houve derrubada intencional de chamadas

O Globo

15 de novembro de 2012

Campanha de Natal da UNICEF

“O Unicef no Brasil está lançando a edição 2012 de sua campanha Natal dos Amigos. A ação é totalmente online e disponibilizará cartões de natal que poderão ser personalizados pelos internautas com fotos e mensagens, e compartilhado nas redes sociais e via e-mail. A campanha é uma criação em conjunto com a agência Pepper – especializada em marketing interativo.
Além de ser uma maneira divertida de desejar boas festas, a ação é ainda uma forma de contribuir para a realização dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil. Os participantes da campanha Natal dos Amigos poderão contribuir com as ações e projetos do Unicef no Brasil e no mundo fazendo doações. Todo o recurso arrecadado ajudará nas atividades do Fundo em 2013.
SERVIÇO
Para participar, basta acessar o site www.nataldosamigos.com e escolher o modelo do cartão e o personagem de sua preferência: boneco de gengibre, boneco de neve, anjinho, duende, rena, Papai e Mamãe Noel. São sete modelos de cartões exclusivos, sendo cinco deles vinculados a uma doação de qualquer valor para o Unicef.

Agências

Vem aí o primeiro concurso publico do Legislativo Potiguar

É sobre esse tema que  o Blogueiro Jean Carlos trouxe como matéria de capa no seu site nesse dia 15 de novembro. Confira:
Os dois projetos de resolução, encaminhados pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PMN), que reestruturam o quadro de pessoal da Casa, foram lidos na sessão plenária desta quarta feira (14) e passam a tramitar a partir da próxima segunda feira, para posterior discussão e votação pelos deputados.
Depois que forem aprovadas em plenário, as matérias vão definir os cargos para o primeiro concurso público da história do Legislativo em 167 anos. O salário inicial para nível médio é de R$ 2.175,00 e para o nível superior é de R$ 5.478,00. A maior remuneração chega a R$ 13.794,00.
A Assembleia Legislativa, por determinação do presidente Ricardo Motta vai contratar uma banca de credibilidade e experiência nesse tipo de concurso, estando entre as opções a Fundação Getúlio Vargas e Cesp/UNB.
O concurso vai oferecer vagas para médico, dentista, jornalista engenheiro, arquiteto, contabilista, psicólogo e para profissionais de informática.

Eleitor tem até o dia 6 de dezembro para justificar ausencia

A justificativa deve ser apresentada em qualquer cartório eleitoral do país. Para tanto, o eleitor deve preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral, que é obtido, gratuitamente, nos cartórios eleitorais.

A frase do dia


Vem aí a 1ª Feira Literária de Água Nova

O Projeto "O Contagio pela leitura" realizará nos dias 03 e 04 de dezembro a primeira feira literária do município de Água Nova. Na  programação: sarau, exposições,música,palestras,cinema e lançamento de livros.O evento contará com a participação de poetas e escritores(as), como: Damião Metamoforse,Antônio Francisco, Maria Caros,Fernando Júnior, Eridan e Antônio Pereira.



15 de Novembro A proclamação da República

Conheça melhor um pouco da história da Proclamação da República contada pelo historiador Bruno Ferreira.



A proclamação da República
A proclamação da republica acontece no dia 15 de novembro de 1889 esse evento ocorre por vias pacificas e ocorreu no Rio de Janeiro num quartel o império já vinha decaindo e com ele a família real já estava com pressões internas e externas da sociedade.
A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.
A situação política do Brasil não estava boa por motivos diversos  a instituição império já não condizia no cenário mundial, outra motivo foi  o ministro empossado pelo imperador Dom Pedro II, visconde de ouro preto não agradou o exercito, muitos dos soldados quando proclamaram a republica pensaram que era um ato para a retirada do ministro.
Quando o antigo regime caiu Visconde de ouro preto foi preso e família real exilada, o ato da proclamação da republica pela população não foi espantosa, mas não sabia o que estava ocorrendo de fato, “Bem o povo assistiu a tudo Bestializado, atônito surpreso sem conhecer o que significava”.
Muitos foram os fatores que levaram o Império a perder o apoio de suas bases econômicas, militares e sociais. Da parte dos grupos conservadores pelos sérios atritos com a Igreja Católica (na "Questão Religiosa"); pela perda do apoio político dos grandes fazendeiros em virtude da abolição da escravatura, ocorrida em 1888, sem a indenização dos proprietários de escravos.
A crise econômica agravou-se em função das elevadas despesas financeiras geradas pela Guerra da Tríplice Aliança, cobertas por capitais externos.
A questão abolicionista impunha-se desde a abolição do tráfico negreiro em 1850, encontrando viva resistência entre as elites agrárias tradicionais do país. Diante das medidas adotadas pelo Império para a gradual extinção do regime escravista, devido a repercussão da experiência mal sucedida nos Estados Unidos de libertação geral dos escravos ter levado aquele país à guerra civil, essas elites reivindicavam do Estado indenizações proporcionais ao preço total que haviam pagado pelos escravos a serem libertados por lei. Estas indenizações seriam pagas com empréstimo externo.
Com a decretação da Lei Áurea (1888), e ao deixar de indenizar esses grandes proprietários rurais, o império perdeu o seu último pilar de sustentação. Chamados de "republicanos de última hora", os ex-proprietários de escravos aderiram à causa republicana.
A questão religiosa Desde o período colonial, a Igreja Católica, enquanto instituição, encontrava-se submetida ao estado. Isso se manteve após a independência e significava, entre outras coisas, que nenhuma ordem do Papa poderia vigorar no Brasil sem que fosse previamente aprovada pelo imperador (Beneplácito Régio). Ocorre que, em 1872, Vital Maria Gonçalves de Oliveira e Antônio de Macedo Costa, bispos de Olinda e Belém do Pará respectivamente, resolveram seguir, por conta própria, as ordens do Papa Pio IX, não ratificadas pelo imperador e pelos presidentes do Conselho de Ministros, punindo religiosos ligados à maçonaria.
Podemos concluir que vários motivos e outros fizeram a maçonaria, e liberais do governo a se organizar e proclamar a republica, o descontentamento de setores da sociedade foi também um dos motivos sabendo que esses setores tinham forte poder e influencia no império, a chegada de Deodoro a presidência inicia um período da republica conhecido como “Republica da Espada” muitos pensavam que com o fim do império o Brasil iria se desfragmentar, mas isso não ocorreu para alguns historiadores o que ocorreu não foi uma proclamação mas sim um golpe da elite sobre o imperador.

Video abaixo sobre a proclamação da Republica do Brasil

//historiabruno.blogspot.com/

Mega-Sena acomula

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.442 da Mega-Sena, cujo sorteio foi realizado na noite desta quarta-feira (14) em Cascavel (PR).
Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), a estimativa de prêmio para o próximo sorteio, a ser realizado no sábado (17), é de R$ 11 milhões.
As dezenas sorteadas foram: 
               12 - 13 - 20 - 30 - 34 - 49.
A Quina premiou 80 apostas e cada uma vai receber R$ 25.198,19. A Quadra teve 6.274 apostas certas e cada uma levará o prêmio de R$ 459.

Xi Jinping é eleito novo líder do Partido Comunista da China

Xi Jinping acena ao ser escolhido presidente do Partido Comunista da China, nesta quinta-feira (15), em Pequim (Foto: AP)O Comitê Central do Partido Comunista da China designou nesta quinta-feira (15), como era esperado, Xi Jinping como o secretário-geral da formação e o "número um" da nova lista de sete membros do Comitê Permanente, principal órgão da agremiação, anunciou a agência Xinhua.
Desta forma, Xi, de 59 anos, assumirá a Presidência da China em março de 2013, sucedendo a Hu Jintao, que deixa nesta quinta seu posto no Comitê Permanente e também a Secretaria Geral do Partido, dando o primeiro passo na transição da quarta para a quinta geração de líderes comunistas.

G1

14 de novembro de 2012

Sindicato dos médicos no RN promovem amanhã dia 15 o movimento Fora Rosalba


O sindicato dos médicos do RN promove amanhã o primeiro movimento #ForaRosalba.
Repete com a governadora do Estado, o que PT e PSTU fizeram com a prefeita Micarla de Sousa.
A cena se repete…
E deverá se repetir nas gestões que se seguirão…
As categorias médicas se reunirão às 8 da manhã na Associação Méedica e de lá seguirão para o Hospital Walfredo Gurgel.

Com informações do blog de Thaisa Galvão-

Senado aprova inclusão das disciplinas ‘Cidadania Moral e Ética’ e ‘Ética Social e Política’ na educação básica


O projeto já havia sido aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte.

Um projeto de lei do Senado que inclui duas novas disciplinas na educação básica foi aprovado nesta quarta-feira (14). Segundo a proposta que ainda passará pela Câmara dos Deputados, as novas disciplinas que integrarão os currículos dos ensinos fundamental e médio serão “Cidadania Moral e Ética” e “Ética Social e Política”. De acordo com o senador Sergio Souza (PMDB-PR), as novas disciplinas serão importantes para "resgatar valores éticos e morais" na formação dos cidadãos. O relator Cristovam Buarque (PDT-DF) apontou o "esvaziamento ético" do país. O Ministério da Educação manifestara descontentamento com o projeto, sob o argumento de evitar "inchaço" da grade curricular. Na avaliação de Cristovam Buarque, no entanto, dada a desagregação social, representada pela atual crise de valores humanos, faz-se necessário que a escola oriente a formação do caráter dos jovens e fortaleça a formação dada no núcleo familiar. É imprescindível, segundo o relator, que todos possuam uma visão crítica dos principais fatos sociais e políticos, que conheçam os ditames básicos da democracia, "sem filtros ideologizantes", como apenas a escola pode apresentar.
Agências.

Prefeitura tem prazo de seis dias para assegurar obras da Copa 2014 em Natal

5287  As obras esbarram na liberação de licenças ambientais e nas desapropriações de imóveis
A notícia também está na Tribuna do Norte desta manhã e traz informações referentes as obras da Copa 2012 na capital potiguar. Segundo o jornal, a Prefeitura do Natal tem um prazo de seis duas para tentar assegurar as obras de mobilidade urbana previstas para serem executadas antes da Copa do Mundo 2014.
Ontem à tarde, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, garantiu ao prefeito Paulinho Freire total apoio para a viabilização das intervenções. Na próxima terça-feira, o Município precisa apresentar todos os projetos ao Ministério das Cidades. Mas nada está assegurado. Além de alguns projetos que sequer foram apresentados à Caixa Econômica, as obras esbarram  na liberação de licenças ambientais e nas desapropriações de imóveis.

Marcos Dantas
 

Inativos e pensionistas da Polícia Militar tem direito a subsídio, revela advogado


A Governadora Rosalba Ciarlini sancionou lei que atualiza os vencimentos mensais dos servidores públicos militares ativos, inativos e pensionistas da Polícia Militar do Estado Rio Grande do Norte, passando a ser remunerado por subsídio, fixados em parcela única.

Sendo assim, de acordo com a nova lei, todos os militares ativos, inativos e pensionistas oriundos da Polícia Militar do Estado Rio Grande do Norte (PMRN) deveriam receber os valores, já atualizados na forma de subsídio, desde o mês de julho.

Acontece que a Governadora Rosalba Ciarlini, apesar de ter sancionado a lei, não está cumprindo-a no que diz respeito aos inativos e pensionistas, efetuando o pagamento apenas dos ativos da PM.

Diante disso, muitos inativos e pensionistas da Polícia Militar estão ajuizando ações na Justiça em busca da implantação desses valores de imediato, bem como o ressarcimento dos valores que deixaram de serem pagos.

O advogado Vinícius Rego explica que os inativos e pensionistas estão deixando de receber o subsídio e com isso suportando um prejuízo a cada mês.

Os inativos e pensionistas da Polícia Militar têm direito líquido e certo à implantação do subsídio imediatamente, inclusive esse entendimento já está pacificado pelo Tribunal de Justiça do nosso Estado. Esses cidadãos não podem ser penalizados pela falta de compromisso do governo que não vem cumprindo a lei”, disse o advogado.

Doutor Marcus Vinícius Rego afirmou ainda que “os prejudicados devem bater as portas do judiciário em busca dos seus direitos, vez que não se tem a mínima expectativa de implantação do subsídio por parte do Governo do Estado, muito menos o ressarcimento dos valores que deveriam estar sendo recebido pelos inativos e pensionistas desde o mês de julho”, concluiu.

O nosso blog(Politica Pauferrense) manteve o contato com o advogado Vinícius Rego que se colocou a disposição do leitor para dirimir mais dúvidas. Portanto, para mais informações sobre o assunto, você deve ligar: 8836-7823 ou 9647-1830.
* Políticapauferrense.
por nossoparanarn e PolíticaPauferrense

Centrais do Cidadão, no RN, terão novo horário de funcionamento


População deverá ficar atenta às mudanças determinadas pelo Governo.Novo sistema de horário entrará em vigor a partir do dia 3 de dezembro.

As Centrais do Cidadão de Alexandria, Apodi, Assú, Caraúbas, Ceará-Mirim, Currais Novos, João Câmara, Macaíba, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, São José de Mipibu, Santa Cruz e Pau dos Ferros, irão funcionar de segunda à sexta, das 7h às 13h.

Ministro da educação envia carta aberta aos deputados


Em reunião nesta terça-feira, 13, na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, voltou a defender a destinação integral dos royalties do petróleo à educação pública. “Petróleo é uma riqueza não renovável, a que as futuras gerações não terão acesso”, observou ele. “Petróleo não é para financiar a máquina do governo, não é para custeio. É para preparar o Brasil pós-petróleo, preparar o Brasil do conhecimento, a sociedade da informação. Só seremos um país desenvolvido se tivermos educação universal e de qualidade para todos”, salientou. O ministro insistiu que o Congresso precisa definir uma fonte nova de financiamento para garantir a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação, conforme aprovado no Plano Nacional de Educação (PNE). “Não há como alcançar as metas do PNE se não houver uma receita nova.
Não há espaço para aumentar os impostos”, reforçou Mercadante. “Vamos lutar no Senado por 100% dos royalties”, completou. O mesmo assunto foi pauta de uma reunião na parte da manhã com representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG). No encontro, o ministro sinalizou para a necessidade de uma campanha massiva com todos os movimentos sociais e entidades ligadas à educação para defender a destinação de 100% dos royalties do petróleo para o setor. Segundo ele, a definição precisa ser feita paralelamente à tramitação do PNE no Senado.
Balanço – Durante audiência pública na Câmara dos Deputados, o ministro Mercadante também apresentou aos parlamentares as principais ações do MEC no último ano. Lançado recentemente, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa foi um dos principais temas debatidos. Um dos eixos centrais do programa é a formação continuada de professores alfabetizadores. Para que possam participar do curso presencial com duração de dois anos que o MEC vai oferecer a partir de 2013, eles receberão uma bolsa. O valor inicial era de R$ 150. No entanto, foi reajustado para R$ 200, levando a ampliação do orçamento de R$ 2,7 bilhões para R$ 3,3 bilhões.

13 de novembro de 2012

MPF quer tirar expressão "Deus seja louvado" das cédulas


A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, órgão do Ministério Público Federal, pediu à Justiça Federal que determine a retirada da expressão "Deus seja louvado" das cédulas de reais. A medida não gerará gastos aos cofres públicos já que, em caráter liminar, a ação pede que seja concedido à União o prazo de 120 dias para que as cédulas comecem a ser impressas sem a frase.
Um dos principais argumentos utilizados pela ação é o de que o Estado brasileiro é laico e, portanto, deve estar completamente desvinculado de qualquer manifestação religiosa. Além disso, são lembrados princípios como o da igualdade e o da não exclusão das minorias para reforçar a tese de que a frase "Deus seja louvado" privilegia uma religião em detrimento das outras.
No ano passado, a PRDC recebeu uma representação questionando a permanência da frase nas cédulas de reais. Durante a fase de inquérito, a Casa da Moeda informou à PRDC que cabe privativamente ao Banco Central (Bacen) "não apenas a emissão propriamente dita, como também a definição das características técnicas e artísticas" das cédulas.
Para o Bacen, o fundamento legal para a existência da expressão "Deus seja louvado" nas cédulas é o preâmbulo da Constituição, que afirma que ela foi promulgada "sob a proteção de Deus".

Qualquer semelhança, NÃO será mera conscidência



Comissão da Verdade apura mortes de índios que podem quintuplicar vítimas da ditadura

A Comissão Nacional da Verdade começou a investigar, em outubro deste ano, o desaparecimento de aproximadamente 2.000 índios da etnia Waimiri-Atroari durante a ditadura militar. O sumiço dos indígenas, cujo território se estendia de Manaus até o sul de Roraima, ocorreu entre 1968 e 1983, época em que o governo federal construiu a rodovia BR-174 --ligando a capital amazonense a Boa Vista-- para atrair à região projetos de mineração de multinacionais.


  • Reprodução/Relatório Comitê Estadual da Verdade do Amazonas
    Desenho feito por um waimiri-atroari entre 1985 e 1986 mostra homens, munidos de bombas, dinamites e fuzis, cercando uma aldeia; segundo a tradução do indigenista Egydio Schwade, as anotações citam índios mortos e questionam o porquê do "homem civilizado ter matado os waimiris-atroaris"
    fonte:UOL

Começa mais uma temporada de voos livres na Serra do Lima, no RN


Voo livre, em Patu (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi) 

Amantes do voo livre de todo o mundo estão aproveitando mais uma boa temporada de

ventos no interior do Rio Grande do Norte. Em Patu, na região Oeste do estado, a Serra do Lima é um dos melhores locais do país para a prática do esporte. E lá, a quase 700 metros de altura, as aventuras pelo céu já começaram.
G1 RN

12 de novembro de 2012

PREFEITOS PARTICIPARÃO DE MAIS UMA MOBILIZAÇÃO EM BRASÍLIA/DF



Nesta terça-feira (13) será realizada em Brasília/DF mais uma Mobilização Permanente dos Prefeitos promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

O encontro tem como objetivo a busca por respostas por parte do Governo Federal em relação à crise vivenciada pelas prefeituras e bem como outras solicitações dos gestores municipais.
Caraubas News.

Pedreiro é encontrado morto dentro de casa em Nosso Paraná/RN, com a garganta cortada


O pedreiro José Francisco Clementino,  46 anos, conhecido por Neném de Terto ,  foi encontrado morto na noite deste domingo(11), no interior de sua residência, que fica   localizada  na Travessa Vereador José Miguel de Sousa, com cerca de  quatro cutiladas de faca peixeira.  

De acordo com as  informações  Neném de Terto  estava com a garganta cortada, com dois  golpes no abdômen, e um no braço.

A PM após as primeiras investigações chegou a um suspeito que reside próximo a vitima e que é irmão de um  Vereador da cidade que foi assassinado por um irmão da vitima há alguns anos atrás.
Nossoparaná

Mossoró: MP Eleitoral pede cassação de registro de Cláudia Regina.

Democratas em apuros?

Os mais de R$ 3 milhões arrecadados durante a campanha eleitoral de Cláudia Regina pode não ter sido suficiente para fazer a vereadora ser diplomada em Mossoró, mesmo ela tendo vencido a adversária, Larissa Rosado, do PSB, no pleito do dia 7 de outubro.

Isso, porque o Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com um pedido na Justiça Eleitoral de cassação do registro (ou do diploma, caso seja julgado após a diplomação) da Democrata por compra de voto e uso indevido da máquina administrativa.

O Ministério Público também cita nos processos a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o vereador Chico da Prefeitura (DEM), o chefe de gabinete do Palácio da Resistência, Gustavo Rosado, o empresário Edvaldo Fagundes e funcionários públicos do município.

Além dos pedidos de cassação dos registros de candidaturas, também consta o pedido de novas eleições sob o argumento de que a soma dos votos de Cláudia mais brancos, nulos e abstenções somam mais da metade do eleitorado. 
 
Do Blog Políticapauferrense

Alfabetizadores com melhores resultados serão premiados disse a Presidenta Dilma nessa segunda

Governo premiará alfabetizadores com melhores resultados, anuncia Dilma
 
A presidente Dilma Rousseff anunciou na manhã desta segunda-feira (12), durante o programa de rádio Café com a presidenta, que o governo premiará financeiramente os professores e escolas que tiverem os melhores resultados no processo de alfabetização de crianças. De acordo com Dilma, os 360 mil alfabetizadores do país receberão uma bolsa de R$ 200 para fazer um curso de formação. No total, serão investidos até 2014 R$ 2,7 bilhões na formação dos professores, compra de livros e avaliação do aprendizado das crianças. Com o lançamento na última semana do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o objetivo do governo é garantir a alfabetização dos alunos até os oito anos. “Nós temos um imenso desafio pela frente, porque, hoje, 15% das nossas crianças com 8 anos não conseguem interpretar um texto ou fazer as contas básicas. Por causa dessa dificuldade, elas não conseguem aprender as outras matérias”, afirmou a presidente.

Marcos Paulo morre aos 61 anos


Ator e diretor Marcos Paulo morre aos 61 anos
O ator e diretor Marcos Paulo morreu aos 61 anos na noite deste domingo (11). A causa da morte foi uma embolia pulmonar. Em agosto do ano passado ele passou por cirurgia para remover um tumor no esôfago. Marcos Paulo foi diagnosticado com câncer em maio de 2011. Ele nasceu em São Paulo, em 1º de março de 1951, foi criado no bairro do Bixiga, e era filho adotivo do ator, diretor, produtor e autor de TV Vicente Sesso.

11 de novembro de 2012

Fluminense vence o Palmeiras e solta o grito de Campeão Brasileiro 2012

Fred - Fluminense Campeão (Foto: Tom Dib)
O Fluminense é o campeão brasileiro de 2012! E a partida do título foi bem ao estilo do Fluzão. Com emoção e para "matar" os tricolores do coração. E, claro, com gols de Fred, artilheiro do Campeonato Brasileiro. Pode gritar "É campeão!" torcida do Tricolor das Laranjeiras. O camisa 9 marcou o primeiro e o terceiro gols da partida, que terminou 3 a 2 para o Flu. No segundo gol, ele cruzou e Maurício Ramos desviou para o gol. Barcos e Patrick Vieira marcaram para o Verdão, que se vê cada vez mais próximo da Série B.

Aniversariante do Dia

                                              Lirian Dantas(foto Lee Dantas)

O Blog parabeniza a aniversariante de hoje,a professora e escritora Lirian Dantas,irmã do jornalista Lee Dantas.Lirian reside e trabalha no município de Lavras da Mangabeira/CE e é autora do livro "Um herói da Educação".Vida Longa a esta grande mulher!

América perde para o Criciuma por 4x0


Time catarinense precisa apenas de uma vitória para garantir o retorno à Série A. Foto: Frankie Marcone/Futura Press
 



O Criciúma deu um passo importante para retornar à elite do futebol nacional, ao derrotar o o América-RN por 4 a 1 no Estádio Nazarenão, em jogo válido pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. De quebra, o time catarinense reassumiu a vice-liderança da competição. A vitória do Criciúma começou a ser construída logo no primeiro tempo.

Com o resultado, o Criciúma é o segundo colocado da Série B com 71 pontos, precisando apenas de uma vitória no próximo jogo para garantir o acesso à Série A. Do outro lado, o América-RN está no oitavo lugar, com 52 pontos. Na próxima rodada, o Criciúma terá o confronto direto contra o Atlético-PR no dia 17, às 16h20, no Estádio Heriberto Hulse. No mesmo horário, o América-RN recebe o América-MG no Estádio Nazarenão

Terra

Mega-Sena acumula e vai a R$ 6,7 milhões



Do G1, em São Paulo
Mega-Sena acumula e vai a R$ 22 milhões (Foto: Raul Zito/G1)
(Foto: Raul Zito/G1)
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.441 da Mega-Sena, cujo sorteio foi realizado na noite deste sábado (10) em Realeza (PR). Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), a estimativa de prêmio para o próximo sorteio, a ser realizado na quarta-feira (14), é de R$ 6,7 milhões.

As dezenas: 17 - 29 - 36 - 38 - 53 - 56.

A Quina vai premiar 66 apostas com R$ 26.165,75. A Quadra registrou 5.471 apostas certas e cada uma levará o prêmio de R$ 450,93.

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !