20 de junho de 2009

Murici deixa o São Paulo e assume Ricardo Costa

Secretaria Estadual de Educação Promoveu Encontro com Prefeitos e Dirigentes Municipais de Educação

A secretaria estadual de educação do Rio Grande do Norte realizou nesta quinta feira (18/06) em Natal um encontro com prefeitos e dirigentes municipais de educação com om objetivo de sensibilizar os gestores públicos sobre a funcionalidade dos programas: Escola Ativa, LSE (Levantamento Situacional da Escola) e PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola), com vistas a internalização e sustentabilidade de ações do PAR (Plano de Ações Articuladas), gestadas no Rio Grande do Norte através do PLano de Metas: Compromisso Todos pela Educação. O encontro foi coordenado por Flávio José de Oliveira Silva - Coordenador Executivo de Projetos - COEP/RN.

RN confirma primeiro caso da Influenza A

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirmou ontem o primeiro caso da Influenza A no Rio Grande do Norte. Trata-se de um paciente brasileiro, mas residente no México. Uma adolescente de 15 anos, que mora na Cidade del Carmo, e estava em Natal de férias desde o dia 13 de junho. A paciente vem sendo medicada desde o dia 15 de junho e já apresenta sintomas leves, mas ficará em isolamento domiciliar até o dia 24 próximo, quando completam os 10 dias necessários. A paciente chegou do México no dia 14 já apresentando febre alta e tosse, além de dor de cabeça forte. No dia 15 procurou o hospital de referência, o Gizelda Trigueiro, neste mesmo dia começou a ser medicada com o anti-viral e foi coletado material para exame. Os familiares e passageiros do mesmo voo em que viajou esta paciente estão sendo monitorados e até o momento nenhum apresentou sintomas da doença. Segundo o infectologista Luis Alberto, a garota potiguar teve a forma clássica da gripe e seu estado de saúde é bom. O resultado do exame Reação em Cadeia de Polimerase, que identifica a presença do vírus no sangue, foi liberado ontem pelo Laboratório Central. Com a confirmação do caso, o RN conta atualmente com 11 casos descartados e dois suspeitos. Na região Nordeste apenas dois Estados contam com casos confirmados da doença. Além do Rio Grande do Norte, a Bahia foi afetada pela presença de casos com confirmação laboratorial. Em todo o Brasil já foram confirmados 131 casos da doença. Diante da confirmação do primeiro caso da doença em solo norte-rio-grandense, a Secretaria de Saúde deverá ampliar os níveis de controle sobre os casos suspeitos. Com ampliação do número de casos confirmados em todo o país, cresce a preocupação quanto ao alastramento da doença em solo potiguar.

Vasco empata mais uma e Juve e Figueira vencem na Série B

O Vasco empatou com o Duque de Caxias em 0 a 0, na noite desta sexta-feira, em São Januário, pela sétima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com isso, o Cruzmaltino, que completou seu quarto jogo sem vitória na competição, pode deixar o chamado G-4 dependendo dos resultados deste sábado. Irritada, a torcida vaiou a equipe e gritou "time sem vergonha".

Hoje é dia de vacinação infantil

Neste sábado, o Ministério da Saúde disponibiliza para crianças de até cinco anos a vacina contra a paralisia infantil, que será aplicada das 8h às 17h, nos postos de saúde. A técnica em enfermagem Maria Eduarda de França lembra a importância da campanha. "Apesar da poliomielite estar extinta no Brasil, as crianças estão expostas aos turistas, que vêm em grande número trazendo essas doenças de volta". Vale lembrar que sarampo, rubéola, caxumba, difteria, tétano, coqueluche, poliomielite, meningite e tuberculose também podem ser prevenidas na infância por meio de vacinação gratuita fornecida pelo Ministério da Saúde. As vacinas contra catapora, gripe e meningite pneumocócica, por exemplo, estão fora dessa lista e só podem ser obtidas na rede particular, mediante pagamento.

Pai de caçador morto no interior acusa fiscais do Ibama de forjarem cena do crime

O agricultor Esaú Barbosa, 50 anos, pai do caçador Emanoel Gesian Barbosa, 20, que foi morto a tiros em confronto com fiscais do Ibama no município de Jandaíra no dia 22 do mês passado, veio a Natal cobrar da Polícia Federal o andamento das investigações. "O prazo que eles nos deram para concluir o inquérito era de 15 dias, mas prorrogaram para mais 15. Esse tempo está acabando e vejo ainda os culpados soltos". O agricultor também exigiu prestar depoimento sobre o caso. "Eu ainda não fui ouvido, pois acharam que não era necessário". Segundo Esaú Barbosa, além de os fiscais terem atirado contra seu filho, eles teriam tentado incriminar um adolescente de 16 anos, que acompanhava o caçador. Ele também afirma que não houve confronto com os fiscais. "Meu filho não foi caçar com arma de fogo. Eles chegaram já atirando, sem perguntar nada. Depois ainda jogaram o outro garoto em cima do corpo e colocaram balas no corpo dele para dizer que foi ele quem o matou".O pai do jovem morto diz ainda que os fiscais do Ibama teriam bebido antes de irem trabalhar. "Eles sempre bebiam antes de entrar na mata". Antes de ir à Polícia Federal, acompanhado do filho mais velho, o técnico em agropecuária Francisco Geovane Barbosa, 26, o agricultor foi à Coordenaria de Direitos Humanos do Estado para receber auxílio psicológico e social. A psicóloga do Centro de Atendimento à Vítimas de Violência (Ceavv) da coordenadoria, Cândida Souza, garante que além da assistência socio-pisoclógica, "estaremos acompanhando juridicamente o caso, para que não fique no esquecimento". A reportagem tentou entrevistar representantes da PF sobre o assunto, mas não houve retorno.

Pânico na TV comanda transmissão do MCJ

Mossoró Cidade Junina (MCJ) ganhou dimensões ainda maiores em sua 13ª edição. A equipe do programa Pânico na TV, da RedeTV, comandou a transmissão do evento pela afiliada da emissora no Rio Grande do Norte, SimTV. A afiliada, desde ontem, iniciou sua transmissão para a cidade de Mossoró, pelo canal 16.

19 de junho de 2009

Governadora com Ibope Alto

A pesquisa do Ibope mostrou que a governadora Wilma de Faria está melhor na foto do que imaginam os adversários. Com base nos resultados verificados, o Ibope chegou à média obtida por Wilma de Faria: 6,6. Em comparação com levantamento recentemente divulgado pelo instituto Datafolha, do Grupo Folha, a governadora do Rio Grande do Norte só seria superada pelos governadores Aécio Neves(MG), que obteve a média 7,4 e Eduardo Campos(PE), que chegou a 7,0. Com a mesma média de Wilma, ficaram Roberto Requião(PE) e Cid Gomes(CE). O Datafolha avaliou os governadores dos 10 Estados com maior população e eleitorado. Foram feitas 812 entrevistas entre os dias 6 e 9 deste mês.
Prefeito e vice de Angicos perdem mandato no TRE
Os juízes da Corte Eleitoral em sessão realizada ontem decidiram por maioria de votos (4 a 3) pela cassação dos mandatos do prefeito e vice de Angicos, Jaime Batista dos Santos (DEM), e Clemenceau Alves (PMDB), respectivamente. Além da perda dos cargos eletivos, a Corte também determinou a anulação dos votos obtidos por Jaime e Clemenceau, multa de R$ 5 mil e a determinação para que tomem posse nos cargos os segundos colocados no pleito de 2008: Ronaldo de Oliveira Teixeira (prefeito) e Deusdete Gomes de Barros (vice).

18 de junho de 2009

Brasil 3x0 Estados Unidos

Sem o sufoco da estreia e dominando a partida desde o início, a seleção brasileira venceu os Estados Unidos por 3 a 0, nesta quinta-feira, no estádio Lofus Versfeld, em Pretória, na África do Sul, e praticamente garantiu a classificação para a semifinal da Copa das Confederações. Maicon, Ramires, Miranda e André Santos entraram bem na equipe, deixando Dunga com aquele tipo de dúvida que é boa para qualquer técnico. O lateral chegou a balançar as redes, e o meia teve atuação de destaque, participando decisivamente de dois dos três gols. Robinho e Felipe Melo completaram o placar.

Charge

Política

Para analistas, Sarney dificilmente deixará cargo Cientistas políticos descartam afastamento de presidente do Senado, mesmo após denúncias.

TRÊS CHAPAS DISPUTAM A DIREÇÃO DO SINTE-RN.

Aconteceu ontem(17/06) a escolha da nova diretoria do Sindicato dos trabalhadores em educação do Rio Grande do Norte. Filiados e filiadas de todo estado foram ontem aos locais de votação optarem por uma das tres chapas. O resultado da apuração dos votos está previsto para sair amanhã,sexta-feira onde será divulgado a nova diretoria executiva da entidade.

Nota

É inacreditável que 11 ministros tenham tido a coragem de jogar na lata do lixo o diploma de 80 mil jornalistas brasileiros graduados, que fizeram o curso numa das 400 faculdades de comunicação social existentes no país, e foram alunos de pelo menos 2.500 professores de jornalismo”. Nelly Carlos.

Índice de cheques sem fundo é o maior desde 1991, mostra pesquisa

No mês passado, foram devolvidos 25,2 cheques a cada mil compensados.Ao todo, 2,49 milhões de cheques foram devolvidos por falta de fundos.

Copa do Brasil

Waldonys um Piloto acrobata e Safoneiro

Waldonys e sua sanfona O seu avião - PUASP
Ontem à tarde, o sanfoneiro Waldonys, do Ceará, se tornou a principal atração em Francisco Dantas,. Atraiu moradores das cidades vizinhas, e principalmente Pau dos Ferros , não pelo dom de sanfoneiro que encanta na safona, mas pelos seus voos rasantes sobre a cidade e por realizar várias piruetas no ar e pegar moradores levando-os para dá um passeio no céu da cidade.Waldonys começou a tocar aos 11 anos. Aos 14 já tocava ao lado de artistas consagrados. O seu talento atraiu o rei do baião, Luiz Gonzaga. Depois rodou o mundo fazendo shows. A sua segunda paixão é voar. E, uma vez e outra, o cantor aparece nas páginas de jornais e até na televisão por algum motivo relacionado à aviação. Há vários anos pousou na área da praia de Fortaleza, depois de uma pane no motor da aeronave que pilotava.Ano passado, Waldonys pousou na reta Tabajara (BR-304), em Natal, depois de que teve problemas no motor da aeronave. No final de semana passado, ele pousou na BR-226, ao lado de Patu. Ontem, antes de fazer show em Francisco Dantas, o cantor pousou na RN que corta a cidade e depois deu uma volta com o prefeito e outras populares da cidade.

16 de junho de 2009

Charge

TV Cultura exibe especial sobre mudanças na lei Rouanet

As mudanças no texto da lei Rouanet propostas pelo Ministério da Cultura serão tema de um especial que a TV Cultura exibe nesta quinta-feira (18), a partir das 23h10. O programa "Cultura do Incentivo: Lei Rouanet" terá participação do ministro Juca Ferreira; do crítico José Roberto Teixeira Coelho, curador do MASP; do consultor e pesquisador de políticas culturais Leonardo Brand e do ator Ney Piacentini, integrante da Cia. do Latão e presidente da Cooperativa Paulista de Teatro, entre outros. Durante o programa, serão levantadas questões como a importância da lei, criada há 18 anos, para a indústria cultural brasileira, a centralização da verba e as principais mudanças propostas pela reforma --criação do vale cultura e novas faixas de isenção fiscal, entre outros temas. Leia mais

Acordão nunca mais

É zero a chance de acordão na política do Rio Grande do Norte para 2010. Porém, não há como evitar esse tipo de insinuação. Vez por outra, o tema vem à tona, geralmente em forma de balões, como parte de uma estratégia de interesses individuais. Quando o “acordão” volta à pauta, nos bastidores, geralmente surge alguém para lembrar a chamada “paz pública” de 1978. Como se fosse possível reeditá-la, mudando apenas os personagens. Não é. Já se passaram três décadas da “paz pública”, que envolveu os caciques Alves e Maia, à época representados por Aluízio e Tarcísio. Eles se uniram para eleger Jessé Pinto Freire (senador), levando a reboque Lavoisier Maia (governador) e Geraldo Melo (vice-governador). A estratégia surtiu e não houve adversário para ameaçar a hegemonia oligárquica. Naquela época, a ditadura militar garantiu o êxito da “engenhoca” política. Agora, é tudo diferente. A própria política e o povo não permitem esse tipo de golpe. No último final de semana, a partir de um escritório de Natal, com via direta a setores da imprensa, foi relançado o acórdão, com Garibaldi Alves Filho (PMDB)–José Agripino Maia (DEM)–Wilma de Faria (PSB), que formariam o “chapão” em 2010. A estratégia, do autor da ideia, é uma tentativa de fragilizar o nome da senadora democrata Rosalba Ciarlini na corrida ao Governo do Estado. Ou seja, uma peça de ficção com alvo definido. Só isso. E que não deve prosperar, a partir da posição dos líderes citados. Ontem, no Congresso Estadual do PMDB, Garibaldi reafirmou a candidatura à reeleição e o partido definiu a sua postulação como prioridade número 1 para 2010. José Agripino, antes – e por várias vezes –, reafirmou que o seu partido terá candidatura própria à sucessão estadual, sugerindo o nome de Rosalba como provável. Wilma, também em várias oportunidades, descredenciou qualquer pessoa a falar em seu nome quando o assunto for acordão, descartando essa possibilidade esdrúxula. Os três sabem que o eleitor está cada vez mais consciente do seu papel de exercitar a democracia e que jamais aceitaria participar de um acordão nos moldes da era da ditadura. A história já foi contada. Está nos livros. E daí não sairá. Pode apostar. Cesar Santas- Jornal de Fato

Mossoró Cidade Junina 2009

Um bom público compareceu a estação da artes nesse final de semana

15 de junho de 2009

Hoje completa 19 anos da morte de Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza.

Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, [Rio de Janeiro, 4 de abril de 1958 — Rio de Janeiro, 7 de julho de 1990] foi um cantor, compositor e poeta brasileiro que ganhou fama como o vocalista e principal letrista da banda Barão Vermelho. Cazuza é considerado um dos melhores e mais importantes compositores da música brasileira. A parceria com Roberto Frejat é criticamente aclamada como uma das melhores do rock brasileiro. Dentre as composições famosas junto ao Barão Vermelho estão "Todo Amor Que Houver Nessa Vida", "Pro Dia Nascer Feliz", "Maior Abandonado", "Bete Balanço" e "Eu Queria Ter Uma Bomba". Cazuza tornou-se um dos ícones da música brasileira do final do século XX. Dentre sucessos musicais destacam-se "Exagerado", "Codinome Beija-Flor", "Ideologia", "Brasil", "Faz Parte Do Meu Show", "O Tempo Não Pára" e "O Nosso Amor A Gente Inventa". Cazuza também ficou conhecido por ser rebelde, boêmio e polêmico, tendo declarado em entrevistas que era bissexual. Ele foi o primeiro artista brasileiro a declarar publicamente ser soropositivo e sucumbiu à doença em 1990, no Rio de Janeiro.

CPI da Petrobras depois do recesso é desejo dos aliados

Mesmo com recuo da oposição, investigação sobre estatal começaria só em agosto Festas juninas e férias dos congressistas impediriam início imediato da CPI; base acredita que assunto deve perder destaque até agosto Apesar da disposição do PSDB de abrir mão da relatoria da CPI das ONGs, o que deve possibilitar a instalação da comissão que investigará a Petrobras, líderes da base aliada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Senado trabalham para adiar o início dos trabalhos para depois do recesso. A aposta é que as comemorações de São João no Nordeste esvaziem o Congresso pelo menos até o início de julho. As férias de meio de ano dos congressistas começam no dia 18 de julho e seguem até agosto. Se a CPI só começar depois disso, os governistas apostam que o assunto terá perdido destaque.

Programa vai garantir aterros para municípios do RN

Uma ferida exposta nos números: em 92% dos municípios do Rio Grande do Norte o destino final dos resíduos sólidos urbanos são os lixões a céu aberto - segundo dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos recursos Hídricos (Semarh). Como uma forma de solucionar o problema foi lançado na última semana o Programa Estadual de Resíduos Sólidos, que surge com o objetivo de contemplar os 167 municípios do RN com a construção de aterros sanitários, e assim dar o destino correto às cerca de 2.800 toneladas de lixo produzidas diariamente no Estado. O projeto foi apresentado em uma coletiva de imprensa na Secretaria de Administração.A proposta, que beneficiará inicialmente 65 municípios (40 do Oeste e 25 do Seridó), é de que além da construção dos aterros, também sejam assinados convênios intermunicipais com as cidades atendidas, que ficarão responsáveis pela parte operacional do programa, enquanto o Estado cuidará das obras. Os investimentos serão na ordem de R$ 14 milhões.

14 de junho de 2009

Coritiba mete cinco gols no Fla, que entra em crise, mas mantém Cuca

Festa coxa-branca e tragédia rubro-negra no Couto Pereira. Diante de um Flamengo apático e abalado pelas crises internas que detonam o ambiente no clube, o Coritiba não teve pena e aplicou um sonoro 5 a 0 pela sexta rodada do Brasileirão, neste domingo. Em tarde infeliz do Bruno, que falhou em três gols, o time de René Simões conquistou a primeira vitória na competição e divertiu os torcedores, que passaram toda a segunda etapa aos gritos de “Olé” e “Frangueiro”. Welinton, contra, Marcos Aurélio, Bruno Batata, duas vezes, e Leozinho marcaram os gols do jogo.

DVD ‘Legião Urbana e Paralamas Juntos’ é artigo para fãs

Especial exibido pela Globo apenas uma vez em 1988 sai agora pela EMI. Extras incluem shows no ‘Globo de Ouro’ e clipe do ‘Fantástico’.

charge

Mega Sena acumula e vai pagar R$ 23 milhões na quarta-feira

Foram sorteadas neste sábado em Quissamã, no Rio de Janeiro, as dezenas do concurso 1.082 da Mega-Sena. O prêmio acumulou e vai pagar R$ 23 milhões na próxima quarta-feira. Confira as dezenas: 04, 17, 38, 40, 50 e 55. Ninguém faturou a Mega-Sena, mas outros 63 apostadores fizeram a quina, e vão levar, cada um, R$ 28.937,66. Outros 5.460 fizeram a quadra e ganharam, cada um, R$ 476,99.

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !