28 de março de 2009

Button e Rubinho fazem dobradinha

Inglês faz a pole, e brasileiro larga logo atrás. Massa é o sexto, e Hamilton tem problemas
Imbatível há 62 dias, Vasco vence o Volta Redonda e está na semifinal da Taça Rio
Apenas Cruzeiro e Corinthians não perdem há mais tempo do que o time de Dorival Júnior, que bateu o adversário por 5 a 3 no estádio da Cidadania

Deu no Jornal de Portalegre

RN de luto pela morte de um de seus filhos mais ilustres
O Rio Grande do Norte perdeu um dos seus mais ilustres filhos: o educador, escritor e coordenador do Programa “De pé no chão também se aprende a ler”, Moacyr de Góes. Ele faleceu hoje à tarde de câncer no Rio de Janeiro, aos 79 anos, deixando a esposa Conceição Góes, escritora e professora da UFRJ e cinco filhos, entre eles o cineasta Moacyr Góes e o ator Leon Góes, além de uma importante história na educação do povo potiguar e do Brasil. Moacyr de Góes era primo do ex-deputado federal e ex-secretário de Educação, Grimaldi Ribeiro e do artista plástico Newton Navarro.

Patú

Nova chefe do Executivo diz que vai priorizar as ações...

Posição Firmada

Ex-deputado diz que não vai "assumir em final de mandato" e que será candidato ao parlamento em 2010.

27 de março de 2009

Da folha de S. Paulo ao Jornal de Fato O Senador José Agripino foi denunciado

Formula 1

Piloto da Williams é o mais veloz nos treinos em Melbourne. Rubinho supera Massa e Hamilton
Sindeserpran se reune com Prefeito em Rafael Fernandes e com a categoria em Água Nova
Será hoje a tarde que os Dirigentes Sidical de Rafael Fernandes e Água Nova, as professoras Rosineide Nascimento e a Lívia Sonalle -PT, estarão reunidas com o Prefeito Nicodemos Junior, para reinvidicar reajustes em vários itens do salário da categoria. Já em Água Nova, a discussão é com os servidores municipais, que tem como pauta, a implantação com reajuste do piso salarial nacional para os profissionais da educação.

Castelo de Areia

E AGORA JOSÉ?

Por ailton Medeiros
Acabei de assistir o discurso de José Agripino Maia no Senado. O que diz José? Que o dinheiro da Camargo Corrêa foi repassado ao partido, o que é verdade. O que José esqueceu de dizer que o intermediário entre o diretor da construtora e o DEM foi o próprio José. Ah, sim, antes que esqueça, vários senadores se solidarizaram com José. Quem? José Sarney, Heráclito Fortes, Efraim Moraes, Flexa Ribeiro, etc e tal. Sabe aquele ditado, diga-me com quem andas e eu te direi quem és…? Poderia servir de epígrafe. Garçon, por favor, chá verde, pão assado e queijo derretido.

charge

Orçamento

Ministério Público e Tribunal de Justiça estiveram reunidos com a governadora e seus secretários; Governo propôs redução entre 20% e 25% nos gastos.

26 de março de 2009

Acidente na BR de Água Nova deixa um morto e outro em estado grave
corpo de Genivan , proprietário do bar 96 em Rafael Ferandes
Local do acidente
Segundo testemunha que se encontravam no local do acidente , disseram que os dois estavam bebendo em Água Nova e por volta 14:50 horas, resolveram seguir para Rafael Feranndes e que no caminho uma fatalidade ocorreu. Ninguem sabe de certo o que aconteceu Quando cheguei ao local do acidente ,várias pessoas se encontravam na pista para tomarem conhecimento das vítimas. Uma viatura da polícia militar e uma ambulância que já havia socorrido o que sobriviveu, porém em estado grave. O outro estava abaixo da barreira da pista, já falecido, aguardando a perícia. Informaram ainda que um era proprietário do Bar 96 e chamava-se genivan, o outro foi encaminhado para natal, e era conhecido por Rafinha.
O Senador José Agripino, terá que esclarecer doação para campanhas municipais do ano passado
E nesta quinta, o senador José Agripino tratará de apresentar recibo de doação de campanha feita pela construtora Camargo Correia. O assunto veio à tona com a prisão de diretores do grupo, numa operação denominada Castelo de Areia, que apura evasão de divisas. Agripino apresentou recibo de doação, e informou que o dinheiro não foi para campanha dele. A doação foi feita para o partido, o DEM, para campanhas municipais do ano passado

25 de março de 2009

Acidente na BR de Água Nova deixa um morto e outro em estado grave
Segundo testemunha que se encontravam no local do acidente , disseram que os dois estavam bebendo em Água Nova e por volta 14:50 horas, resolveram seguir para Rafael Feranndes e que no caminho uma fatalidade ocorreu. Ninguem sabe de certo o que aconteceu Quando cheguei ao local do acidente ,várias pessoas se encontravam na pista para tomarem conhecimento das vítimas. Uma viatura da polícia militar e uma ambulância que já havia socorrido o que sobriviveu, porém em estado grave. O outro estava abaixo da barreira da pista, já falecido, aguardando a perícia. Informaram ainda que um era proprietário do Bar 96 e chamava-se genivan, o outro foi encaminhado para natal, e era conhecido por Rafinha.
Sindicato dos Trabalhadores em Educação anuncia que não vai obedecer à decisão de juiz natalense.
Após a declaração judicial de que a greve dos professores da capital do estado era ilegal e abusiva, na segunda-feira (23), os servidores se reuniram na manhã de hoje (24) em assembleia para discutir os novos rumos da paralisação e decidiram não acatar a ordem judicial que previa o fim da greve.
Ortigoza ofusca K9 e coloca o Palmeiras na semifinal do Campeonato Paulista
Paraguaio deu nova vida ao ataque palmeirense e marcou os dois gols da vitória de 2 a 1 sobre o Bragantino, no Palestra Itália
Midway abre 450 novas vagas de emprego
Cerca de 450 novos funcionários serão contratados até o dia 15 de abril pelas lojas que serão abertas no terceiro piso do Midway Mall no próximo mês. O período de contratações já está aberto e os interessados podem levar seus currículos até a Associação de Lojistas do Midway (Alomid), que fica no piso G6. O maior empreendimento comercial do estado deve contratar, no total, 1.500 novos funcionários para o terceiro pavimento, considerado por muitos especialistas de mercado ‘‘um novo shopping’’.
Sindicato dos Jornalistas diz que não se calará diante das demissões no Diário
Nota da jornalista Nelly Carlos, presidente do Sindicato dos Jornalistas profissionais do Rio Grande do Norte, sobre a demissão no Diário de Natal:
Lamento e repudio a forma arbitrária como o Diário de Natal vem agindo nos últimos meses com relação aos funcionários, culminando hoje com a demissão em massa. Os jornalistas/repórteres fotográficos não podem ser penalizados com a demissão. Não se resolve crise demitindo jornalistas. Isso é falta de respeito com os profissionais e o Sindicato não vai se calar diante da postura autoritária do veículo. Nelly Carlos Maia
Getúlio Rego vai apresentar condições para aceitar cargo na Secretaria de Saúde
O deputado Getúlio Rêgo (DEM) vai dizer que sim à prefeita Micarla de Souza com relação ao convite para assumir a secretaria de Saúde do Município. Mas só assumirá o cargo caso a prefeita aceite algumas condições que serão detalhadas em encontro que os dois devem ter semana que vem. A avaliação feita é que tais condições devem girar em torno da autonomia da Secretaria que o deputado vai assumir. Ontem, na posse do novo secretário do Gabinete Civil, a prefeita confirmou que Getúlio Rêgo ficou de dar a resposta semana que vem.

24 de março de 2009

A temida ameaça de "invasão chinesa" na indústria automobilística começa a se concretizar. Depois do início das vendas dos carros comerciais da Chanano mês que vem chega ao nosso mercado o Effa M100, cujo preço será R$ 22.980. Com isso, ele só não ganhará o título de veículo mais barato do país porque o Mille duas-portas parte de R$ 22.440.
Bancada adere à luta de municípios
A bancada do Rio Grande do Norte no Congresso Nacional vai se integrar à luta dos prefeitos para evitar o caos nas finanças municipais. Esse compromisso foi assumido pelos três senadores e sete deputados federais presente à reunião convocada pela Federação dos Municípios (FEMURN), para discutir medidas de enfrentamento da crise econômica.Na abertura, o presidente da entidade, Benes Leocádio, apresentou números comprovando que o primeiro trimestre do ano apresentou queda nos repasses do Fundo de participação de 7,9%, se comparado com igual período do ano passado. "Isso sem levar em conta a inflação média de 6,21%, o aumento do salário mínimo de 12% e a implantação do piso nacional dos professores", reforçou Benes.A Femurn mostrou que 38 municípios potiguares tiveram saldo zero na primeira quota do FPM de junho e 25 na segunda quota, depositada no dia 20. Segundo Benes, dos 37,5 milhões liberados pelo Tesouro Nacional no dia 10 de março, os municípios ficaram com pouco mais de 4,5 milhões em caixa, ou seja, apenas 12% do total.O restante ficou retido para pagamento de contribuições previdenciárias, Fundeb, Fundo Municipal de Saúde e Pasep e dívidas atrasadas. "Foi a primeira vez que uma prefeitura do Rio Grande do Norte ficou com saldo zero", reforçou o presidente da Femurn. No documento entregue aos senadores, deputados federais e estaduais presentes ao encontro, o movimento municipalista apresentou sete reivindicações que considera viáveis, entre elas a "suspensão de todos os descontos automáticos inseridos pelo Tesouro no FPM, sobretudo o parcelamento das dívidas previdenciárias, tributárias ou sociais até o equilíbrio, em definitivo, do fluxo de caixa municipal; a aprovação da PEC 12/2006 que trata de limite de pagamento de precatórios pelos municípios; e liberação imediata, através da Caixa Econômica Federal, de todas as emendas parlamentares contratadas até de 2008 que estão no aguardo da liberação de recursos federais."Ao saber que a principal reivindicação era a suspensão da cobrança de dívidas previdenciárias por um período de seis meses, o deputado federal Henrique Alves (PMDB) ligou para o ministro da Previdência Social, José Pimentel. O ministro disse que a suspensão da cobrança de dívidas era assunto exclusivo para decisão do Ministério do Planejamento.Henrique então propôs uma reunião da bancada federal com o ministro Guido Mantega, com a presença do ministro Pimentel. Mas por sugestão de outros parlamentares, ficou decidido convocar a bancada nordestina para a reunião, tendo em vista que a queda na arrecadação do FPM atinge, com efeitos potencializados, as prefeituras de todos os Estados do Nordeste.Pelas contas da Femurn, no primeiro trimestre deste ano os municípios de coeficiente 0.6, os de menor porte, receberam R$ 51 mil a menos do que receberam no primeiro trimestre do ano passado. O único ausente da bancada federal foi o deputado João Maia, que tinha outro compromisso agendado, mas enviou um representante para participar da reunião com os prefeitos.
Juiz Cícero Martins considerou que categoria abusou do direito garantido pela Constituição.
Eleições da UERN acontece hoje
Professores, alunos e técnicos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) escolhem hoje a próxima administração da instituição.Concorrem à vaga de reitor o professor Gilton Sampaio (diretor do campus de Pau dos Ferros), que tem como candidato a vice o professor José Ronaldo (da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais), e o professor Milton Marques (atual reitor), que tem como nome a vice o professor Aécio Cândido (atual vice-reitor). As candidaturas para reitor e vice-reitor são independentes. A votação começa às 8h e prosseguem até as 22h. No total, serão 40 urnas espalhadas pelo campus central em Mossoró, além de pontos nos cinco campi (Pau dos Ferros, Natal, Caicó, Assú e Patu) e nos 11 núcleos avançados (Alexandria, Apodi, Areia Branca, Caraúbas, João Câmara, Macau, Nova Cruz, Santa Cruz, São Miguel, Touros e Umarizal).Segundo a comissão eleitoral, o resultado deve ser oficializado apenas amanhã. O voto dos três segmentos da instituição tem peso diferenciado. Os alunos representam apenas 15% na totalidade, valor igual ao dos técnicos. Já, o voto dos professores tem peso de 70%.O voto não é obrigatório. No entanto, estão aptos a participar do pleito cerca de 12.890 uernianos. Desses, os alunos são a maior fatia, com 11.263 representantes; os professores somam 884 e os funcionários chegam a 764.O candidato vencedor vai comandar a Uern pelos próximos quatro anos e tomará posse no próximo dia 28 setembro, por ocasião do aniversário da instituição.A demora na divulgação do resultado se deve a um erro quanto à escolha dos números da chapa de um dos candidatos. A urna eletrônica só aceita números até 90 (para dois dígitos) e até 900 (para três dígitos).
Acidente de moto mata vereadora e um senhor de idade no Alto Oeste do Rio Grande do Norte
A vereadora Cosma Editônia Rufino Batista de 24 anos, morreu no início da noite de ontem, 22, quando se dirigia da cidade de Ererê-CE, onde tem parentes para a cidade do Encanto - RN. A vereadora saiu as pressas de Ererê ao receber uma informação de que um amigo seu, o aposentado João Sampaio Sobrinho, 60 anos teria sofrido um grave acidente na RN 177 nas proximidades do posto de gasolina da cidade do Encanto. Na divisa das duas cidade, a vereadora perdeu o controle de sua moto e caiu, segundo informações, a parlamentar, morreu na hora. Cosma Editônia foi a sexta vereadora mais votada da cidade na eleição de municipal de 2008, ela obteve cerca de 250 sufrágios. O corpo da parlamentar está sendo velado em sua residência, a tarde será levado a Câmara Municipal para uma sessão solene depois segue para a igreja matriz para missa de corpo presente. O sepultamento será logo mais a tarde do cemitério da cidade do Encanto-RN Já o aposentado João Sampaio, foi socorrido para o hospital Regional de Pau do Ferros, após ser diagnosticado os médicos determinaram sua remoção para um dos hospitais de Natal, porém, o senhor não resistiu ao ferimentos e veio a óbito na altura da cidade de Caraúbas-RN. O motociclista atropelador também foi levado ao Hospital de Pau do Ferros, mas fugiu após receber os primeiros socorros.

23 de março de 2009

Zé Júlio a nova liderança do PT no Alto Oeste
O ex Prefeito de Antonio Martins Zé Júlio, Tornou-se de fato a mais nova liderança politica do Partido dos Trabalhadores no Alto Oeste Potiguar. Ele vem articulando contatos com as lideranças do PT da regiao no sentido de solidificar apoios em torno de sua candidatura a Deputado Estadual em 2010. Nas Eleiçoes passada viajou a todos os muncipios daquela região apoiando as candidaturas a prefeito e vereadores do PT. Com isso, galgou de forma natural a simpatia da militancia, onde se sustenta uma expressiva base eleitoral, garantindo uma boa largada para disputa de uma cadeira na Assembleia Legislativa.
Receita começa a intimar 1.470 contribuintes por sonegação
Cruzamento de dados mostra gastos incompatíveis com renda declarada.Órgão diz que focou fiscalização nas maiores disparidades encontradas.
Tribunal Eleitoral negou recurso que pedia a cassação do prefeito eleito em Janduís
JANDUíS - Em sessão presidida pelo desembargador Expedito Ferreira, a Corte Eleitoral negou, por maioria de votos e em dissonância com o Ministério Público, provimento ao recurso nº 8901 que pedia a cassação do prefeito de Janduís no Médio Oeste, Salomão Gurgel e do seu vice, Antônio José Bezerra.Para o Ministério Público, recorrente no processo, o objeto do presente recurso consiste na apuração de possível prática de abuso de poder econômico, conduta vedada e hipótese de gastos ilícitos de campanha, em face da prestação de atendimento médico gratuito realizado no Hospital Maternidade Maria Cristina Maia pelo candidato Salomão Gurgel.

Vasco 2x0 no Flamengo

Vasco supera o Flamengo e quebra jejum de dois anos sem vencer o seu arquirrival
O Vasco comprovou a sua boa fase no Campeonato Carioca na noite deste domingo e derrotou o Flamengo, no Maracanã, por 2 a 0, quebrando um jejum de dois anos sem vencer o arquirrival. A partida foi marcada pela polêmica arbitragem de Luís Antônio Silva dos Santos, que vem ganhando "fama" pela quantidade de cartões que distribui. No "Clássico dos Milhões" foram cinco expulsões (Carlos Alberto, Titi e Ramon no lado vascaíno, e Léo Moura e Willians pelo Rubro-Negro). Elton e Jéferson marcaram os gols do triunfo vascaíno (assista aos lances no vídeo acima), e o time comandado por Dorival Júnior chegou à liderança do Grupo A da Taça Rio, segundo turno do Estadual, com 12 pontos - a equipe leva vantagem sobre o Fluminense no saldo de gols (nove contra seis). Já a equipe da Gávea, que começou a rodada como líder do Grupo B, com sete pontos, caiu para a terceira colocação, ficando fora da zona de classificação para as semifinais.
Proposta visa a minimizar evasão
O Governo Federal criou um mecanismo de ingresso para que a população socioeconomicamente carente pudesse chegar às universidades. Para isso, foi criado em 2004 o Programa Universidade para Todos (PROUNI).Com ele, os alunos das escolas públicas podem fazer uso da nota atingida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), objetivas e redação, para concorrer a uma bolsa de estudo em universidades particulares cadastradas. Existem as bolsas parciais, de 50%, ou integrais.Agora, o Ministério da Educação (MEC) tenta driblar um outro problema: diminuir os índices de evasão. Um levantamento do MEC aponta que ingressaram em 2005 no programa 430 mil estudantes. Já, em 2006, o montante de desistentes chegou a 15%.

22 de março de 2009

Vereadores continuam em pé de guerraPatu
- Novamente outro desentendimento entre os vereadores da situação e oposição no município de Patu. O período legislativo deveria ter iniciado na segunda quinzena de fevereiro, mas, devido ao impasse entre os legisladores, somente nesta quarta-feira,18, foi que aconteceu a primeira sessão, e assim mesmo com apenas quatro vereadores. Os demais se retiraram do plenário.O impasse na Câmara Municipal de Patu começou no dia 1.º de janeiro, quando da eleição da mesa diretora. Os vereadores da oposição relatam que foram vítimas de um golpe, arquitetado pelos vereadores da situação, para ficar no controle da Câmara e da Prefeitura, durante a campanha para eleição de prefeito (aconteceu no dia 1.º de março) determinada pela Justiça Eleitoral.Já, os vereadores da situação dizem que, na verdade, os seus colegas da oposição não prestaram atenção na normatização do processo para inscrever a chapa e terminaram perdendo prazo legal. O caso terminou na Justiça, com a juíza Gisela Besch, em 1.ª instância, dando ganho de causa para a oposição. O processo está no Tribunal de Justiça do Estado aguardando julgamento. Os vereadores Machado da Silva (PSB), Margarida Maria de Aquino (DEM), Maria Helena Gentil Batista (PPS) e Ana Cristina Lucélia Ribeiro Dantas (PT) são maioria. Eles denunciam que os colegas da situação, Alexandrino Suassuna Barreto Filho (PMDB), Francisco Figueiredo da Silva (DEM), Maria de Lourdes de Medeiros Costa (PC do B) e Manoel Lindomar de Almeida Filho (PPS) estariam escondendo o documento para a Justiça não anular, em definitivo, a sessão que elegeu a mesa diretora no dia 1.º de janeiro.A vereadora Lucélia Ribeiro disse que é tão evidente que os vereadores da situação estão escondendo a ata que sequer estão realizando as sessões na Câmara. Lembra que em fevereiro, quando deveria ter iniciado os trabalhos do Legislativo, a presidenta interina Maria de Lourdes alegou que havia caído um raio e danificado os aparelhos de som e vídeo da casa.Em seguida, quando o prefeito interino Alexandrino Suassuna Barreto Filho deveria fazer a leitura do Executivo, este alegou que estava viajando e que os equipamentos ainda estavam danificados. O "comunicado da suspensão dos trabalhos foi feito, nas duas ocasiões, em cima da hora para que a gente não procurasse a Justiça", reclama a vereadora.Quarta-feira desta semana, Lucélia Ribeiro e os quatro colegas da oposição disseram que Maria de Lourdes teria desrespeitado o Regimento Interno da Casa, no artigo 47, quando não fez a leitura da ata da sessão do 1.º de janeiro, conforme previsto. "Ela não fez porque sabe que, ao tornar público, automaticamente a sessão será destituída", diz a vereadora.Diante do quadro, os cinco vereadores se retiraram do plenário. Os quatro que ficaram deram continuidade aos trabalhos. O vereador Carlos Godeiro, a pedido do colega e prefeito interino Alexandrino Suassuna, fez a leitura anual do Executivo para dar como aberto os trabalhos legislativos do município neste ano. Lucélia Ribeiro diz que de novo a sessão não tem validade e que vai acionar a Justiça para ver o regimento interno da Casa cumprido.

Cassação

Os Gambias estão em povorosa. É que o Tribunal Regional Eleitoral cassou a prefeita da cidade de Espírito Santo. Daize Florêncio perdeu o mandato acusada de usar para propaganda eleitoral um caminhão pago pela Prefeitura Municipal. Como há um processo semelhante contra o prefeito eleito de Parnamirim Maurício por usar um gerador da Prefeitura, os movimentos se intensificaram com o novo precedente.

LAURITA DESTACA A RODA VIVA

Da coluna Roda Viva

Se a Justiça é cega, não se pode imaginar um Ministério Público que não tenha os olhos bem abertos. Assim mesmo não podemos acreditar que a exceção aberta pelo Executivo e pelo Legislativo para atender as reivindicações apresentadas em nome do Ministério Público (materializadas em emendas que somam R$ 6 milhões e criação de 112 cargos), possam servir para que a Instituição venha a negligenciar nas suas altas responsabilidades beneficiando algum infrator. Esteja ele no Executivo ou Legislativo.
Rosalba: "Não posso mais fugir da responsabilidade de disputar o governo"
E a confirmação de candidatura do deputado João Maia parece que deu gás à senadora Rosalba. Entrevistada na mesma rádio que João, em Parelhas, ela declarou-se candidatíssima. “Não posso mais fugir da responsabilidade de disputar o governo do Estado em 2010”, declarou Rosalba.
Prefeitos discutem prejuízos causados pela crise financeira
CedidaPresidente Benes Leocádio
O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio, convocou para a próxima segunda-feira, 23, às 10 horas da manhã, uma reunião de urgência com a diretoria da entidade, além de prefeitos e presidentes das associações regionais.A divulgação dos valores de repasses do Fundo de Participação dos Municípios pelo Tesouro Nacional, feita nesta semana, deixou diversos municípios em situação financeira delicada.Uma das implicações, especialmente para os municípios de coeficiente 0.6, é a impossibilidade de efetuar os repasses às Câmaras de Vereadores, tema que será tratado na reunião prevista para ocorrer no Hotel Maine, localizado na avenida senador Salgado Filho, em Natal.A divulgação dos valores da segunda parcela de março, na última quinta-feira (19), significa um repasse de apenas R$ 19 mil para um município com população de 10.188 habitantes, por exemplo.A redução significativa dessas parcelas é, segundo Benes Leocádio, um dos reflexos da crise e da política do governo federal que reduziu os percentuais de cobrança do Imposto Sobre Produção Industrial (IPI), que somado ao Imposto de Renda (IR), compõem o FPM repassado aos municípios.

ABC x Potiguar de Currais Novos

ABC entra em campo para a "primeira decisão" do segundo t...A partida é contra o Potyguar de Currais Novos.

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !