15 de fevereiro de 2014

Avião faz pouso de emergência no aeroporto Augusto Severo em Parnamirim/RN

Um avião da companhia Azul precisou fazer um pouso de emergência na tarde desta sexta-feira (14) no aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, na Grande Natal. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa aérea, a aeronave se preparava para pousar na cidade de Campina Grande quando precisou fazer uma manutenção não programada e seguiu para Natal.

A aeronave saiu de São Paulo às 7h com destino à cidade de Petrolina, em Pernambuco, e tinha escalas em Belo Horizonte e Campina Grande. A Azul informou que o voo aterrisou em Natal às 14h30. Ainda segundo a empresa aérea, parte dos passageiros foram levados de avião para Petrolina e outros seguiram de ônibus para Campina Grande.


Em entrevista à equipe da Inter TV Cabugi, passageiros informaram que o voo passou por uma turbulência e uma mulher chegou a passar mal. O piloto teria dito a alguns passageiros que a aeronave teve um problema nos freios e precisou ir para a capital potiguar.
Informações G1/RN

Hotel Reis Magos vai ser tombado

REIS-INT-PO cartão postal da Av presidente Café Filho na Praia do Meio em Natal, terá  o tombamento temporário pela  Fundação José Augusto . A demolição ou qualquer alteração do imóvel está proibida até que seja concluída a pesquisa sobre o valor histórico e artístico de referida construção para fins de tombamento.

O pedido foi feito à FJA pelo Instituto dos Amigos do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural e da Cidadania (IAPHACC) em regime de urgência para evitar que o hotel corresse o risco de ser demolido a qualquer momento sem que fosse avaliada em definitivo a sua importância para preservação.

A solicitação de tombamento foi feita pela organização não governamental também ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a nível local para a Fundação Capitania das Artes (Funcarte), mas somente a Fundação José Augusto se pronunciou, mesmo que provisoriamente pelo tombamento.

O deferimento da Fundação vem ao encontro do que estava buscando o Ministério Público do Rio Grande do Norte, por intermédio da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, que era a proteção do prédio enquanto não havia ainda o pronunciamento dos órgãos competentes, o que agora ocorreu com o tombamento temporário do Hotel Reis Magos pela Fundação José Augusto.
*Foto: Reprodução

Horário de verão termina à meia-noite deste sábado


 Horário de verão acaba no próximo domingo

Hoje (15) é o último dia do horário de verão. Chegou a hora dos moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal ajustarem os relógios.
À meia-noite de sábado para domingo (16) os relógios deverão ser atrasados em uma hora. Com  a volta dos ponteiros para às 23h de sábado, a noite deste final de semana terá uma hora a mais.

EBC/Blog A Tromba

FETAM/RN lançará campanha estadual de lutas dia 21 em Natal


A população está de olho!




Depois de ser notificado da decisão judicial  quanto a obrigatoriedade de ofertar água potável de qualidade à população de Pau dos Ferros/RN,Governo do RN anuncia adutora em 90 dias.

14 de fevereiro de 2014

Investigação do Vereador Cabecinha revela que Hospital novo de Martins que não funciona consta no CNES como estando em pleno funcionamento desde 2013

Confira a matéria que foi publicado hoje 14 de fevereiro pelo Vereador Cabecinha no seu Blog http://martinsempauta.blogspot.com.br/

BOMBA!!! HOSPITAL NOVO DE MARTINS, FUNCIONANDO???


Após consulta feita junto ao cnes.datasus.gov.br/‎ pode-se constatar que a Unidade Mista DR LUIZ GONZAGA GALDINO situada no município de Martins-RN, denominado pela população como Hospital novo, recebeu cerca de R$ 500.000,00 reais para sua construção no ano 2002, através do Ministério da Saúde e posteriormente através Governo do Estado na gestão de Wilma de Faria , onde firmou convênio para conclusão da obra, esta que se encontrava em pleno abandono, e para compras de equipamentos que se encontram encaixotados até hoje nas dependências da unidade.

É do conhecimento de toda a população que passa nas proximidades do hospital, o visível estado de abandono e, para nossa surpresa, fomos informados após consulta junto ao DATASUS que desde 2013 está unidade estar em pleno funcionamento, inclusive com plantões 24 horas, incluindo sábados e domingos. Na ocasião, entramos em contato com a OUVIDORIA DO SUS, que por sinal muito eficiente, me ligou e passou um email comunicando que entrou em contato com a secretária de Saúde do Município de Martins, onde foi confirmado por um funcionário de nome Ramon que a referida unidade se encontrava em pleno funcionamento desde o ano de 2013.

Uma cena lamentável ocorreu hoje, 14 de fevereiro na referida unidade, quando a equipe da INTER TV CABUGI ao chegar ao local para documentar os fatos, se encontravam funcionários executando serviços de alvenaria e ao presenciar a chegada da equipe de reportagem os mesmos deixaram o local rapidamente, a equipe entrou para fazer o seu trabalho, visto que hospital é público e estava em reparos. Logo em seguida eu, FRANCISCO AVELINO DE CARVALHO, desempenhando a minha função de VEREADOR eleito pelo povo e, em pleno exercício, fui fiscalizar a aplicação dos recursos destinados para a saúde da população, entrei então, nas dependências da unidade, onde minutos depois  também entraram os vereadores SEVERINO SOBRINHO DE PAIVA  e JUNIOR TEIXEIRA. Com pouco tempo depois, apareceu o secretario de obras do município  ANDRÉ COSTA , este visivelmente nervoso, queria  impedir o trabalho da  equipe da INTER TV CABUGI  e dos vereadores em plena função, que é fiscalizar, o mesmo exigia que todos se retirassem e que para estar naquele local, tinha que ter autorização de Olga Fernandes (Prefeita), não demorou muito, também chegaram a assessoria jurídica da prefeitura, o comandante do destacamento Sargento Azevedo e dois em soldados da PM, um inclusive armado com fuzil. Neste momento, a prefeita Olga Fernandes também compareceu ao local, se achando a "dona da cocada preta", mostrando despreparo emocional para função que ora ocupa, agredindo verbalmente os vereadores de oposição, que simplesmente acompanhavam o trabalho da equipe da INTER TV CABUGI.

Para constatação dos fatos, registramos recentemente através de fotografias, feitas pelo vereador Cabecinha, que ao tomarem conhecimento, passaram de imediato a fazer as devidas limpezas em suas dependências externas e internas. 


“Quero deixar bem claro, que cara feia pra mim é fome, e que jamais vamos calar quando o fato for real e esteja prejudicando a população do nosso município.”
 Dúvidas: 084 9604-4055

Governo do RN tem 50 dias para ofertar água potável a Pau dos Ferros

 
O Estado do Rio Grande do Norte tem menos de 50 dias para executar, concluir e pôr em funcionamento obras que garantam a continuidade, pela rede canalizada, do abastecimento doméstico de água potável à população de Pau dos Ferros, município da região Oeste potiguar.  A determinação é da 1ª Vara Cível, ao acatar ação civil pública movida pela 1ª Promotoria de Justiça contra o Estado. Segundo a sentença, a governadora Rosalba Ciarlini foi intimada pessoalmente da decisão.
A Justiça ordena que o serviço a ser colocado em prática deve respeitar os critérios adotados pelo Ministério da Saúde, não apenas no momento de entregar água nas residências, mas também durante o tempo médio estimado para o consumo. “Para isso, o Estado deve utilizar adutora expressa ou de engate rápido, perfuração de poços (com ou sem utilização de dessalinizadores) ou outra solução tecnicamente adequada”.
De acordo com o Ministério Público Estadual, p objetivo da ação é garantir o serviço e a eliminação dos problemas enfrentados pela população em relação à água - que apresenta mau cheiro e uma cor escura. “Esperamos que o Estado compreenda a gravidade e a urgência do problema e reconheça a importância de cumprir a decisão judicial no prazo. A expectativa dos cidadãos de Pau dos Ferros é grande quanto a essa possibilidade”, observou o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Pau dos Ferros, promotor Mac Lennon Lira dos Santos Leite.
 G1 RN/Blog a Tromba

Com emenda de Fátima, o RN será o primeiro Estado a equipar 100% dos Conselhos


       Deputada Federal Fátima Bezerra e a  Ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) esteve, na quarta-feira, 12, com a Ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário para tratar da continuidade da entrega de Kits para os Conselhos Tutelares do Rio Grande do Norte. Os kits são compostos por: 1 automóvel, 1 refrigerador, 1 bebedouro, 1 impressora matricial e 5 computadores.

Com essas ações da deputada, o RN será o primeiro Estado a equipar 100% dos Conselhos Tutelares. Para Fátima “essa é uma realização e um sentimento de dever cumprido enquanto parlamentar. Estou muito feliz de dar a minha contribuição para uma área de alcance social tão importante quanto é a causa da criança e do adolescente”


A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosario, disse que “Fátima tem tido um compromisso social e uma preocupação muito grande com as crianças e os adolescentes do Estado e, equipar 100% o Rio Grande do Norte é a prova deste ato”. 


Município/Conselho Tutelar Contemplado -2014

01
Acari
02Angicos
03Antonio Martins
04 Bodó
05Caiçara do Rio dos Ventos
06Fernando Pedroza 
07 Governador Dix Sept Rosado
08Grossos
09Guamaré
10Ipueira
11Jardim de Angicos
12Lagoa Nova
13Maxaranguape
14Monte das Gameleiras  
15Mossoró - 01
16Mossoró - 02
17Nisia Floresta
18Passa e Fica
19Passagem 
20Pau dos Ferros 
21Pedro Avelino
22Pedro Velho
23Rio do Fogo
24Rodolfo Fernandes
25São Bento do Norte
26São João do Sabugi
27São Miguel
28Serra de São Bento
29Severiano Melo
30Tangará
31Tibau
32Triunfo Potiguar 
33Várzea
34Viçosa


Foto: Tiago Belinski

Assessoria de Imprensa

Dep. Federal Fátima Bezerra - PT/RN

Ministro da Justiça afirma que governo vai elaborar projeto de lei para combater vandalismo

Ministro da Justiça afirma que governo vai elaborar projeto de lei para combater vandalismo
Foto: marcelo Piu/Agência O Globo
O governo federal encaminhará um projeto de lei (PL) para o Congresso Nacional para combater o vandalismo nas manifestações populares, de acordo com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Caso seja aprovada, a norma punirá participantes de confrontos com maior rigor, mas garantirá a liberdade de manifestantes que agirem de forma pacífica. Segundo a Agência Brasil, Cardozo esteve em audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa. Segundo o ministro, a proposta deve ser encaminhado logo ao Congresso. “Se por um lado nós não podemos coibir a liberdade de manifestação, temos que garantir a liberdade de manifestação, inclusive protegendo manifestantes que querem se expressar democraticamente. De outro lado, não podemos tolerar o vandalismo. Não podemos tolerar pessoas que utilizam manifestações para praticarem atos ilícitos, como homicídios, lesões corporais, crimes de dano", disse ele, que discorda da tramitação dos dois projetos que discute a tipificação do crime de Terrorismo. “Terrorismo é uma coisa, outros crimes qualificam outras tipificações. Nós temos que verificar o que há de novo nesta realidade, temos que colocar as penas certas, rigorosas para certos ilícitos”, argumentou. Os dois PL estão no Senado: um deles é relatado pelo senador Romero Jucá (PMDB), o outro, por Pedro Tasques (PDT), mas no sentido da reforma do Código Penal
 
informações: Agencia Brasil/ Bahia Noticias/ Blog A Tromba

13 de fevereiro de 2014

TRE adia para próxima semana a resolução que marcará a nova eleição de Mossoró

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte adiou para próxima semana a resolução que trará a data da nova eleição de Mossoró. O presidente do TRE, desembargador Amílcar Maia, preferiu esperar pela publicação do acórdão da decisão de hoje, que, mais uma vez cassou e afastou a prefeita Claudia Regina (DEM).

Panorama Político(tribuna do norte)/Blog A Tromba

Câmara decide pela cassação do mandato de Donadon

 
Na primeira sessão de cassação de mandato com voto aberto, a Câmara aprovou por 467 votos a favor e uma abstenção, a cassação do deputado Natan Donadon (sem partido-RO). Para que o mandato seja cassado, é necessário maioria absoluta da Câmara, o que significa um mínimo de 257 votos. Com a cassação,  Donadon deixa a vaga de deputado para o suplente, Amir Lando (PMDB-RO), que será efetivado no cargo.

Confira o resultado da Mega-sena


O concurso 1573 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 50 milhões. (Foto: Divulgação)
Mais uma vez, ninguém acertou os seis números do concurso 1573 da Mega-Sena. O sorteio aconteceu nesta quarta-feira (12) em Osasco (SP) e teve arrecadação total de R$ 90.658.778,00. 
As dezenas sorteadas foram: 07 - 16 - 21 - 35 - 36 - 38

Flamengo perde para o León por 2x1



  Samir e Wallace, Leon x Flamengo (Foto: EFE)
O Flamengo perdeu ontem para o León do México por 2x1 em partida válida pela Taça libertadores .

12 de fevereiro de 2014

8 dicas fáceis para reduzir o consumo de água em casa

 8 dicas fáceis para reduzir o consumo de água em casa


O apelo para a redução do consumo de água, que tem ganhado força nos últimos dias de muito calor e pouca chuva, é mais um claro sinal de exaustão dado pelo planeta.

Para ajudar nesse empreitada, confira oito dicas simples e fáceis de aplicar para diminuir para sempre o consumo diário de água em casa:
1. Feche a torneira enquanto escova os dentes e ensaboa a louça. Uma torneira aberta pode gastar até 2,4 litros por minuto.
2. Jogue os restos de alimentos no lixo e dê um jato rápido de água na louça ao deixá-la na pia. Isso facilita na hora que você for lavar tudo mais tarde, gastando menos água.
3. Reduza o tempo de banho para até oito minutos. A cada minuto debaixo do chuveiro, você gasta de 3 a 9 litros de água. É só multiplicar pelo seu tempo de banho para descobrir seu gasto diário. Uma boa dica é levar o celular para o banheiro, colocar o despertador e colocar uma meta de redução de um minuto por dia. Para ganhar um tempinho a mais, feche o registro enquanto se ensaboa.
4. Não lave a calçada com a mangueira. Coloque um balde na saída de água da máquina de lavar e reserve. Se você morar em casa, vale coletar a água da chuva com um balde e reservar. Reutilize para jogar na calçada ou no quintal e termine o trabalho com uma vassoura.
5. Acumule roupa e louça para lavar tudo em uma só maquinada. Falando em máquina de lavar, ela também pode ser um vilão da conta de água (da sua casa e do planeta). Só inicie um ciclo de lavagem quando ela estiver completamente cheia de roupa ou louça.
6. Feche bem as torneiras para não pingar e conserte vazamentos rapidamente. Torneiras pingando podem chegar a gastar quase 50 litros de água por dia.
7. Aperte a descarga somente pelo tempo necessário. Se a descarga da sua casa não é de duplo acionamento, preste atenção em quanto tempo você fica apertando. Os vasos sanitários antigos (produzidos antes de 2003) podem gastar até 20 litros por acionamento. Se for esse o caso, uma boa ideia é trocar a descarga para um modelo de duplo acionamento, que possui duas opções: uma que libera uma quantidade maior e outra que libera menos.
8. Lave o carro com um balde e não com a mangueira. Isso ajuda a controlar a quantidade de água gasta e evita o desperdício. Se você é adepto de lava-rápido, prefira as opções de lavagem a seco.

O Prefeito de Antonio Martins autoriza distribuição gratuita de carteiras estudantis para os alunos da rede municipal

O prefeito de Antonio Martins, Dr. Zé Júlio, autorizou a confecção e distribuição gratuita da carteirinha estudantil para alunos regularmente matriculados na rede municipal de Educação. 

“Nossos jovens são mais que merecedores deste benefício, que vem para facilitar o acesso e auxiliá-los no dia a dia, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida”, disse. 

A gratuidade trará economia ao bolso dos alunos, que não precisarão mais pagar por ela, além de identificá-los perante a instituição de ensino.

O documento garantirá meia-passagem em ônibus intermunicipal, bem como descontos de 50% em ingressos de eventos culturais e esportivos. 

A carteirinha estudantil dará direito à meia-entrada em salas de cinemas, teatro, festas, shows musicais e partidas de futebol, dentre outros. 

Segundo a secretária Municipal de Educação, Ana Maria Vieira, o documento será obrigatório para os maiores de 12 anos, porém, qualquer aluno da rede municipal abaixo dessa idade, que tiver interesse, poderá solicitar diretamente na escola em que estuda. 

Com o subsidio dado pela Prefeitura de Antonio Martins, o aluno pagará a metade do preço em diversos lugares e até para viajar. Além de se divertir, ele também economizará dinheiro, que poderá ser usado para outras finalidades. A expectativa é que as carteirinhas comecem, a ser entregues a partir de março, com o início do ano letivo, marcado para o dia 24 de fevereiro.

Assessoria

Vice presidente da FETAM/RN participa de reunião com professores de Água Nova e Rafael Fernandes


Aconteceu ontem(11) na câmara de vereadores de Rafael Fernandes uma reunião com professores da rede municipal de ensino de Água Nova e Rafael Fernandes. O objetivo,discutir a reorganização da carga horária dos profissionais. A presidente do SINDISERPRAN, Rosineide Nascimento, expôs para os presentes a situação dos municípios; Água Nova o município resiste em regularizar a situação dos professores do ensino infantil ao 5º ano, já em Rafael Fernandes, a Secretária municipal de Educação, Hélida Sueli,  que estava presente na reunião, avisou que estava indo para uma reunião  com executivo e que já tinha uma proposta para regularizar a situação de todo o quadro. Informou que sexta-feira, estará convocando direção do sindicato e categoria para expor  resultado da reunião. A vice presidente da FETAM/RN, Profª Luzia(Nina) lamentou o fato de alguns gestores não cumprirem um lei que é  de 2008 e  falou da luta da Federação  nos municípios para fazer cumprir a Lei do Piso salarial Nacional na sua integralidade. 

Wilma de Faria X Fátima Bezerra, duelo imprevisível na disputa pelo Senado


'Time que nunca perdeu' quer chegar à Série A do Brasileiro em 5 anos

O time que nunca perdeu. É assim que já está sendo chamado o Globo Futebol Clube, a nova sensação do Rio Grande do Norte. Em Ceará-Mirim, cidade a 30 quilômetros de Natal, não se fala em outra coisa. Fundado no dia 18 de outubro de 2012, a equipe está invicta como profissional. Até agora, a "Águia", como é conhecida, está observando seus adversários do "alto" e já acumula uma invencibilidade de 13 jogos oficiais, sendo quatro pela segunda divisão do estadual, no qual conquistou o título em 2013; e nove partidas na elite do Campeonato Potiguar. De quebra, foi campeão da primeira fase do estadual, chamada de Copa FNF, e já tem vaga assegurada para a Copa do Brasil de 2015. 
Globo FC comemora vitória sobre o Baraúnas na final da Copa FNF (Foto: Alcivan Costa/Gazeta do Oeste)Globo FC comemora título sobre o Baraúnas na final da Copa FNF (Foto: Alcivan Costa/Gazeta do Oeste)

O sucesso do Globo no Campeonato Potiguar se traduz na torcida, que vem lotando o estádio Barretão e colorindo as ruas da cidade de Ceará-Mirim. Os moradores desfilam com orgulho vestindo a camisa do tricolor e carregando a bandeira do clube nos carros. Alguns torcedores até admitem que “viraram a casaca” e deixaram de torcer por clubes da capital potiguar depois que a Águia surgiu.
Se depender do presidente do Globo FC, Marconi Barretto, os planos do clube não devem parar tão cedo. Para o dirigente, a meta é colocar o time na Série A do Campeonato Brasileiro em cinco anos e toda a infraestrutura está sendo montada para isso. O Globo FC possui um estádio, o Barretão, com capacidade para 10.024 torcedores, às margens da BR-406, além de  dois campos de treinamento e alojamento para os atletas. Ao lado do estádio, há um complexo habitacional que compreende mais de 200 casas.
- Meu objetivo, desde o princípio falei: quero chegar à Série A do Campeonato Brasileiro. Porém, vamos chegar à Série A com base. E essa base eu tenho ainda cinco anos para preparar - revela Marconi Barretto, presidente do Globo FC.
Apesar da conquista e do bom momento que vive o clube, para o presidente ainda não é tempo de comemorar. Segundo ele, é preciso manter a humildade e focar nos objetivos do time.
Treinador Higor César e presidente Marconi Barretto comemoram boa fase do Globo (Foto: Klênyo Galvão)Higor César e presidente Marconi Barretto comemoram boa fase (Foto: Klênyo Galvão)
- Nós ganhamos a primeira fase, e todo mundo queria tomar uma cerveja, mas não liberei. O pessoal queria fazer uma festa em Ceará-Mirim, eu disse não. Esse não é o momento de  comemorar. O momento é de continuar com o pé no chão. 'Salto alto', não - afirmou.
Sobre a invencibilidade, Barretto lembra que o "time que nunca perdeu" passou a ser o "time a ser batido".
- Isso é uma coisa que com o tempo começa a complicar, porque todo mundo quer tirar a invencibilidade da gente. É uma coisa que eu não queria que durasse muito não, porque o pessoal bate muito nos que são invencíveis. Mas a nossa torcida, realmente, quer que a gente fique invicto por muito tempo - admite o presidente.
Mesmo sendo novato nos gramados, o time reúne jogadores já conhecidos do futebol potiguar, como o zagueiro Robson e o volante Ricardo Baiano, ex-América-RN; o volante Jozicley, ex-Corintians-RN; e o lateral-esquerdo Renatinho Potiguar, que já defendeu ABC e América-RN. O clube também aposta em jovens promessas, como os atacantes Romarinho, ex-ABC, e Ricardo Lopes, contratado junto ao Gurupi e que é o atual artilheiro da competição, com seis gols.
Além dos "veteranos", um outro jogador vem se destacando na campanha do Globo. O goleiro Rafael até ganhou da torcida o apelido de "Paredão" após defender três pênaltis na decisão da primeira fase do estadual. O jogador de 23 anos foi titular nos nove jogos deste ano, contribuindo para a manutenção da invencibilidade.
Rafael, goleiro do Globo FC, quer manter invencibilidade do clube (Foto: Klênyo Galvão)Rafael, goleiro do Globo FC, quer manter invencibilidade do clube (Foto: Klênyo Galvão)
- Eu nem sabia disso. Eu vim saber agora depois de algumas partidas do estadual. Nós passamos as quatro primeiras rodadas e depois, com a possibilidade de chegar à final, vieram comentar que a gente estava invicto. Até então eu não tinha nem noção que isso estava acontecendo. O trabalho segue, mas a responsabilidade é muito grande. A gente não quer nunca perder, nunca ficar marcado como o goleiro que perdeu pela primeira vez. Então, vamos tentar manter essa invencibilidade até quando a gente conseguir - afirmou Rafael.
Os números do Globo FC já impressionam. Em 13 jogos, foram seis vitórias - três na segunda divisão e três na primeira - e sete empates - um em 2013 e seis no estadual deste ano. Um dos responsáveis por essa campanha é o jovem Higor César, de 31 anos. Auxiliar técnico de Fábio Giuntini na campanha da segunda divisão, o técnico assumiu a responsabilidade para a competição deste ano e vem dando conta do recado. Higor acredita que, apesar do título da primeira fase, os jogadores não deverão relaxar no restante do campeonato.
- É muito gratificante participar desta campanha e estou muito feliz. A conquista é fruto de um planejamento organizado. Foi o meu primeiro título como treinador profissional, já que em 2013, fui campeão da segunda divisão como auxiliar técnico. Mas não vamos parar agora, precisamos manter a mesma pegada nessa fase, porque a competição vai afunilar. Mesmo assim, com humildade e pé no chão as coisas com certeza vão acontecer - comentou Higor César.
Experiência em campo

Conhecido pela raça e forte marcação que apresenta em campo, o volante Ricardo Baiano, com passagem pelo América-RN, foi contratado pelo Globo FC e precisou apenas de uma partida para levantar mais um troféu na carreira. O jogador disputou o segundo jogo da final da Copa FNF e foi um dos responsáveis em “fechar” a defesa da Águia.
Ricardo Baiano acredita que o time vai brigar, mais uma vez, por uma vaga na final e, quem sabe, conquistar um lugar na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano.
- O mérito é dos meninos que já estavam jogando antes, mas pude dar a minha contribuição. Conseguimos o título, um fato histórico para o Globo e para Ceará-Mirim. Vamos disputar a Copa do Brasil do ano que vem. Com fé em Deus, a gente vai lutar para conseguir a vaga para a Série D deste ano. A Águia de Ceará-Mirim chegou - festejou.
retrospecto

2ª divisão do Campeonato Potiguar 2013

25.08.2013 - Globo FC 2 x 1 Currais Novos
31.08.2013 - Atlético Potengi 0 x 0 Globo FC
07.09.2013 - Globo FC 3 x 1 Atlético Potengi
14.09.2013 - Currais Novos 0 x 2 Globo FC

1ª divisão do Campeonato Potiguar 2014

12.01.2014 - Globo FC 1 x 1 Alecrim
15.01.2014 - Palmeira 1 x 1 Globo FC
19.01.2014 - ABC 1 x 1 Globo FC
22.01.2014 - Globo FC 2 x 0 ABC
25.01.2014 - Globo FC 3 x 0 Palmeira
30.01.2014 - Alecrim 1 x 1 Globo FC
02.02.2014 - Globo FC 0 x 0 Baraúnas
06.02.2014 - Baraúnas 1 x 1 Globo FC (vitória nos pênaltis por 2 a 0)
09.02.2014 - Globo FC 4 x 0 Baraúnas
história

Fundado em 18 de outubro de 2012, o Globo traz uma águia no escudo, e tem as cores vermelha, preta e amarela, uma homenagem à Alemanha. A inspiração para o nome do clube surgiu da admiração do presidente Marconi Barretto pelo jornalista Roberto Marinho, fundador da Rede Globo de Televisão.
Globo FC e Baraúnas disputam a bola em campo (Foto: Jocaff Souza)Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, é a casa do Globo Futebol Clube (Foto: Jocaff Souza)


- Eu sempre tive uma admiração muito grande por Roberto Marinho. Ele foi um homem que aos 62 anos de idade enfrentava uma situação extremamente difícil na sua vida profissional e se tornou uma das eminências desse país. Então, o Globo é o nome que sempre me empolga muito e, por trás dele, nas entranhas dele, tem a figura de Roberto Marinho. Isso para mim é o sinônimo de uma águia, ágil, esperta, que consegue ver ao longe e, por isso, quis prestar essa homenagem a esse homem. A águia também é o símbolo do meu Globo, para mirar grandes voos - lembrou o presidente.
Globoesporte

11 de fevereiro de 2014

Tadeu volta a Prefeitura de Luiz Gomes

É inacreditável, na hora em  que publiquei que o Presidente da Câmara de Vereadores de Luiz Gomes, Francisco Joseilson , tinha assumido o comando da prefeitura, o Vereador Luciano Pinheiro do PT, publica em sua página do Facebook agora a pouco  que o prefeito cassado Francisco Tadeu, volta ao cargo por decisão da justiça. Aí fica difícil...
A decisão foi publicada na página do TRE/RN.

Presidente da Câmara é empossado no cargo de Prefeito em Luis Gomes-RN

Presidente da Câmara é empossado no cargo de Prefeito em Luis Gomes-RN; Prefeito e a vice foram cassados; Veja
 
Aconteceu na manhã de ontem, segunda-feira (10), nas dependências da Câmara Municipal a posse de Francisco Joseilson da Silva no cargo de prefeito de Luís Gomes/RN.

Ele assumiu cumprindo o que foi determinado pelo juiz da 42ª zona eleitoral do RN, Dr. Osvaldo Cândido de Lima Júnior, na sentença que cassou os mandatos de Francisco Tadeu Nunes e de sua vice Antônia Gomes Abrantes Barbosa, por abuso de poder político e econômico.

A vaga deixada por Joseilson na presidência do legislativo luís-gomense agora é ocupada pela vereadora Maria Gerusa da Silva.

Um fato que deve ser observado é que com a ascensão de Francisco Joseilson para o cargo de chefe do executivo, Luís Gomes está hoje com apenas oito vereadores.

A cadeira vaga poderá ser assumida pela suplente Marta de Brito na próxima reunião ordinária da câmara, marcada para o próximo dia 17 do corrente mês, caso Tadeu não consiga reverter até lá a ordem judicial que o afastou do cargo de prefeito.

@folhadosertao/Blog a Tromba

Ministro garante aeroportos para Caicó e Mossoró


AVIAO-INT-P1O Secretário Nacional de Aeroportos, Nelson Negreiros, apresentou nesta terça-feira (11) ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), um relatório da Secretaria Nacional de Aviação Civil sobre a situação dos aeroportos de Mossoró e Caicó.
Como resposta às cobranças do deputado por obras aeroportuárias nas duas cidades, o ministro Moreira Franco anunciou a construção de dois novos aeroportos, com investimentos de R$ 218, 2 milhões. As obras fazem parte do Programa de Aviação Regional no Rio Grande do Norte, que beneficiará 64 aeroportos regionais no Nordeste, com investimentos previstos de R$ 2, 1 bilhões.

Com base na projeção de demanda para cada aeroporto, já concluída, foi contratado o consórcio Progen-Planway para desenvolver até março deste ano os projetos de viabilidade técnica, estudo preliminar, anteprojeto, ensaios e sondagens, projeto executivo de fundações e analise de projetos executivos.Outro consórcio, Cartografia Aeroportuária, contratado em novembro do ano passado, está fazendo o levantamento topográfico. A consultoria para o licenciamento ambiental está em fase de contratação, segundo o secretário de aeroportos, e será realizado pela empresa Bioma Consultoria Ambiental Ltda.

A localização dos novos aeroportos já foi discutida pelo Secretário de Aeroportos com a secretária Kátia Pinto e Yure Tasso Duarte, da Secretaria de Infraestrutura do Rio Grande do Norte. No caso de Caicó, por exemplo, a penitenciária “Pereirão” e uma torre do estádio “Marizão” inviabilizam a ampliação da pista de mil metros e elevação da categoria do atual aeroporto, recentemente reformado.  A Secretaria Nacional de Aviação Civil aguarda o estudo de viabilidade técnica e o plano básico de zoneamento. O estudo técnico para a construção de um novo aeroporto na cidade está previsto para o fim deste mês. A demanda potencial de Caicó, com 63 mil habitantes é de 18 mil passageiros por ano até 2025.

Já em Mossoró, a situação do aeroporto Dix-sept Rosado é ainda mais complicada.  De acordo com o relatório apresentado ao deputado Henrique Eduardo Alves, há tantas irregularidades que o atual aeroporto seria rebaixado e o comprimento da pista de 2.000 mil metros sofreria uma redução de 560 metros.  São 71 obstáculos constatados pelo Comando Aéreo Regional (Comaer). O aeroporto, além de não operar por instrumentos, não oferece condições de ampliação. Esta semana deverá sair o relatório técnico sobre um novo aeroporto para Mossoró. A cidade de 266 mil habitantes terá demanda potencial de 139 mil passageiros por ano em 2025.

No cronograma solicitado pelo deputado Henrique Eduardo Alves ao ministro Moreira Franco consta que, entre abril e junho deste ano, serão feitas as prospecções para a definição dos novos locais. Os estudos técnicos definitivos serão apresentados entre agosto e outubro. Em dezembro sai o estudo preliminar e as licitações, dependendo das desapropriações e licenciamento ambiental, serão realizadas entre janeiro e abril de 2015.
nominuto.com

No Plenário da Câmara a Deputada Fátima faz homenagem aos 34 anos do PT



 No plenário da Câmara dos Deputados, a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) disse, ontem, segunda (10/02), que ao longo deste mês de fevereiro, os militantes, filiados e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores se confraternizarão e celebrarão os 34 anos da trajetória e de luta da legenda.
“O PT é hoje o que é, graças exatamente a esse acúmulo de história, de luta, de compromisso e de dedicação daquilo que tem de mais valioso e sagrado, que é exatamente essa militância aguerrida, combativa, que o tamanho do amor que ela tem pelo PT é o tamanho do amor que ela tem pelo Brasil. Esse amor nós traduzimos no nosso cotidiano, na busca do avanço nas transformações, nas mudanças para melhorar exatamente, a vida do povo brasileiro”,  disse Fátima Bezerra.
"Vale a pena sim, a gente celebrar a história deste partido. Este partido que nasceu com a cara da luta, com a cara do embates muito duros, como foi na época a luta e o enfrentamento contra a ditadura. O PT, senhores deputados, nasceu com a cara da participação popular, nasceu com a cara dos movimentos sociais, nasceu com a cara das ruas e este partido nasceu, exatamente, com a cara da democracia. Viva o Partido dos Trabalhadores!”, completou. 
A parlamentar disse ainda que, esses 34 anos do PT são também um momento da militância celebrar os 11 anos à frente dos destinos deste País e  é momento também de convocar a militância de todo País para reeleição da Presidenta Dilma Rousseff.  “A reeleição da Presidenta Dilma Rousseff significa a possibilidade não só de dar continuidade ao projeto generoso em curso que mudou a vida do povo brasileiro para melhor, mas avançar ainda muito e muito mais”, finalizou a deputada, que saudou ainda os filiados do PT do RN e de todo país que ao longo desses 34 anos carregam com muito orgulho no peito a estrela do partido.


--
Assessoria de Imprensa
Dep. Federal Fátima Bezerra - PT/RN

Emparn apresenta previsão de inverno

O meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot apresentou na noite de ontem (10) na governadoria em Natal, as previsões de inverno da empresa.  Segundo Gilmar, as expectativas são de chuvas regulares em todo o Estado, dependendo ainda do aquecimento dos oceanos que ocorre até o mês de abril. Esse aumento de temperatura pode melhorar as previsões de chuvas.
Os dados foram apresentados com imagens de satélite de órgãos que fazem o monitoramento das temperaturas, bem como dados comparativos em relação aos anos anteriores. Dia 20 deste mês haverá a última reunião de avaliação na Emparn e será distribuída uma tabela com uma estimativa de chuva nas regiões do Oeste e Seridó. Essa tabela poderá orientar as ações dos Gestores Públicos e ter uma ideia da quantidade de água que chegará aos municípios. 

Segundo informações de Gilmar Bistrot, as chuvas estão caindo na Região do Alto Oeste e logo cairá no Seridó com mais frequência.

Blog Marcos Dantas/Blog A Tromba

Dívidas por precatórios colocam Natal na condição de inadimplente


A capital do Rio Grande do Norte, Natal pode ficar na condição de município "inadimplente" caso não solucione uma questão jurídica e financeira que colocam o município no cadastro do Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT).
De acordo com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargador José Rêgo Júnior a Prefeitura de Natal deixou de pagar precatórios antigos de funcionários da Urbana e hoje está na condição de "inadimplente".

A Prefeitura de Natal tem o prazo de um mês para regularizar a situação sob pena de não poder fazer novos convênios e novos empréstimos. 
 
no minuto.com/Blog A Tromba

10 de fevereiro de 2014

Dono de rede de hotéis Sabino é assaltado na serra de Martins

João Sabino, dono da rede de hotéis Sabino, e a mulher Aparecida, passaram por momentos difíceis nas mãos de assaltantes nesta última sexta-feira (dia 08).
João e a mulher estavam subindo a Serra de Martins para visitar um de seus hotéis (O Serrano) quando foi atacado por vários elementos armados que anunciaram o roubo e levaram os dois no carro até perto de Riacho da Cruz, onde foram abandonados pelos meliantes que se evadiram com destino ignorado.
Fonte: Martins em Pauta/Blog A Tromba

Culto evangélico termina em grande confusão na cidade de Sousa. Fiel é acusado de ter agredido pastor, assista o vídeo


Propaganda eleitoral será permitida a partir de 6 de julho, define TSE




Os partidos políticos e pré-candidatos às eleições deste ano só poderão iniciar a propaganda eleitoral a partir do dia 6 de julho. A data foi estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que estabeleceu multa de R$ 5 mil a R$ 25 mil ou o equivalente ao custo da propaganda, caso seja identificada propaganda eleitoral.
De acordo com o TSE, a propaganda negativa em relação a adversários também é passível de punição. Após o dia 6 de julho, candidatos, partidos e coligações podem utilizar alto-falantes ou amplificadores de som, nas sedes ou em veículos, das 8h às 22h. Já os comícios e aparelhagem de sonorização fixa serão permitidos das 8h às 24h.
Confira os casos que não se caracterizam como propaganda antecipada:
- A participação de filiados dos partidos políticos ou de pré-candidatos em entrevistas, programas, encontros ou debates no rádio, na TV e na internet. Inclusive com a exposição de plataformas e projetos políticos, desde que não haja pedido de votos, observado pelas emissoras de rádio e de televisão o dever de conferir tratamento isonômico.
- Realização de encontros, seminários ou congressos, em ambiente fechado e às expensas dos partidos políticos, para tratar da organização dos processos eleitorais, planos de governo ou alianças partidárias visando às Eleições 2014.
- Realização de prévias partidárias e sua divulgação pelos instrumentos de comunicação intra-partidárias.
- Divulgação de atos de parlamentares e debates legislativos, desde que não se mencione a possível candidatura, ou se faça pedido de votos ou de apoio eleitoral.
Panorama político

9 de fevereiro de 2014

Nota de Repúdio a prefeitura de Água Nova




O servidor publico municipal tem direito ao recebimento do terço de férias nos termos do artigo 88 do Regime Jurídico Único. Ocorre que no município de Água Nova  apenas   uma pequena parte dos  servidores efetivos recebem.

No entanto, no final do mês de janeiro do ano em curso  parte dos referidos servidores tiveram uma infeliz surpresa, quando constataram que o terço de férias que eles aguardavam, não tinha sido depositado em suas contas.

Informada da situação, a direção do Sindicato buscou informações oficiais junto a secretaria  de educação onde os servidores estavam lotados, mas não obtivemos  nenhuma resposta que explique o ocorrido.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rafael Fernandes e Água Nova- 
SINDISERPRAN REPUDIA a atitude da gestão municipal de Água Nova pelo NÃO pagamento do terço de férias a todas as categorias que tem direito. Mas, sobretudo, repudia a falta de respeito aos servidores, pois a prefeitura teve tempo suficiente para informar a estes trabalhadores as eventuais mudanças ora ocorridas na folha d e pagamento, mas mesmo assim  não o fez.

Diante do fato, a Direção do Sindiserpran acionou a assessoria jurídica para tomar as medidas cabíveis.


Direção do SINDISERPRAN
Fonte: Blog do 
SINDISERPRAN

Professores de Água Nova e Rafael Fernandes vão se reunir em Assembleia na próxima terça



Convite

O Sindeserpran convida os professores da Rede municipal de ensino para participarem de uma assembleia que acontecerá nessa terça-feira (11), às l5:30 horas na Câmara de vereadores  de Rafael Fernandes, para discutir a  reorganização da carga horária da categoria. Estarão participando do debate  a Presidente do Sindeserpran Rosineide Nascimento e a  Vice-presidente da Fetam Professora Francisca Luzia, conhecida como Nina.

Observação:
Os professores de Água Nova  interessados em participarem, o sindicato está disponibilizando o  carro de Naldinho, que  sairá ás 15h:10mn em frente a Casa  de Antonio Pereira.

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !