30 de novembro de 2013

Escola Estadual Prof. Pedro Raimundo resolve o problema do esgoto com recursos próprios

 


A direção da Escola Estadual Prof. Pedro Raimundo do Nascimento resolveu reagir diante do descaso do poder público municipal. Segundo informações de um servidor que trabalha na referida instituição, há muito tempo a direção da escola solicitava dos gestores municipais providências para solucionar o problema do  esgoto a céu aberto que passa em frente a escola, mas o pedido nunca foi atendido.

Diante dos transtornos causados a comunidade escolar,   a direção  resolveu fazer o serviço com recursos próprios.

Este não é um problema isolado, o município de Água Nova não tem uma rede de esgoto planejada com destino adequado para o esgoto.A sociedade civil precisa estar alerta para os problema de saúde causados pela falta de coleta e tratamento de esgoto.

Rosineide Nascimento
repórter do Blog A Tromba

Cúpula do PT e PMDB reunidas em Brasília nesse sábado


Conforme conta o Blog do Camarotti , o  presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), classificou como um “embate entre duas seleções” a reunião neste sábado, entre PT e PMDB, para discutir os palanques estaduais de 2014. O encontro será na Granja do Torto. “Um empate já será um bom resultado”, disse  Henrique Alves.

No time do PT estarão o ex-presidente Lula, o ministro Aloizio Mercadante e o presidente do PT, deputado Rui Falcão, além da presidente Dilma Rousseff. Para defender o PMDB foram escalados o vice-presidente, Michel Temer, o presidente do Senado, Renan Calheiros, o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp, além do próprio Henrique Alves. Os dois partidos devem tentar levantar os principais problemas regionais para o palanque nacional de Dilma.

Orçamento Anual e RPPS foram pauta da FETAM nos municípios do Alto Oeste


Ontem(29)  a vice-presidente  e o secretário de comunicação da FETAM-RN,professora Nina e Marcelo Manduca estiveram na região do Alto Oeste em atividade nos municípios de Marcelino Vieira e Tenente Ananias. Atendendo a uma solicitação do presidente do sindicato dos servidores municipais dos respectivos municípios,Prof. Gustavo, Nina reuniu-se pela manhã com alguns vereadores da oposição de Marcelino Vieira para uma discussão sobre Orçamento e em Tenente Ananias,os dirigentes da FETAM participaram de uma reunião na câmara de vereadores na qual Marcelo Manduca fez uma exposição sobre o Regime de Previdência Própria Social(RPPS),cujo projeto estava posto em votação  pelos vereadores daquele município.

Prefeitos do PT/ RN vão apoiar a candidatura de Fátima Bezerra rumo ao Senado


 
Alguns prefeitos do PT estiveram reunidos ontem com a Assessoria da deputada federal Fátima Bezerra e destacaram o apoio ao pleito da parlamentar ser candidata ao Senado.
A prefeita de Pureza, Maria do Sindicato; o prefeito de Serra Negra do Norte, Urbano Faria; a prefeita de Ouro Branco, Dra. Fátima; e o prefeito de Parelhas, Francisco, trouxeram uma pauta de reivindicações especificas de cada município, aproveitaram também para avaliar o primeiro ano de suas gestões e as metas administrativas para 2014.
O prefeito Francisco ressaltou a união de todos em torno do projeto da deputada para 2014. “Que em 2014, Fátima fique certa: ela terá um verdadeiro exercito de prefeitos trabalhando em apoio ao seu nome”, disse.
Anna Ruth Dantas/Blog a Tromba

29 de novembro de 2013

Incêndio no Memorial da America Latina em São Paulo hoje a tarde

O incêndio que atinge nesta sexta-feira o Auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina, em São Paulo, danificou parte de uma obra da artista Tomie Othake no local, uma tapeçaria de cerca de 800 m², segundo a assessoria do Memorial.
A instituição ainda não sabe dizer a extensão do estrago. A obra, em quatro cores, atravessa toda a extensão do auditório.

Divulgação
Obra de Tomie Othake é danificada em incêndio no Memorial da América Latina, na zona oeste de São Paulo
Obra de Tomie Othake é danificada em incêndio no Memorial da América Latina, na zona oeste de São Paulo
Segundo o presidente da Fundação Memorial, João Batista de Andrade, o fogo teve início por volta das 15h, no forro do teto da plateia B do auditório Simón Bolívar, após um curto-circuito.
O fogo teria se alastrado no carpete que forra o auditório.
Ao menos dois bombeiros passaram mal por conta da fumaça e foram socorridos pelo resgate, de acordo com a corporação.
O local tem capacidade para cerca de 1.600 pessoas, mas estava vazio. Como a brigada de incêndio do memorial não conseguiu extinguir as chamas, foi necessário acionar o Corpo de Bombeiros.
Não havia nenhum evento programado para acontecer no auditório, segundo a assessoria de imprensa da instituição.
Um funcionário do Memorial afirmou à Folha que, por volta das 15h, a energia elétrica do local foi interrompida.
Momentos depois, quando a energia voltou, segundo o funcionário, houve um estrondo em um cabo. As chamas começaram neste momento, diz ele. Outro funcionário teria tentado combater o incêndio, mas as chamas só aumentaram. Neste horário, o restaurante já estava fechado ao público.

Leonardo Soares/Folhapress
Incêndio atinge o auditório Simon Bolivar no Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo
Incêndio atinge o auditório Simon Bolivar no Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo
MEMORIAL
O memorial foi inaugurado em 18 de março de 1989 e ocupa uma área de 84.480 m² na Barra Funda, zona oeste. O projeto foi desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997) com desenho do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012). 
Folha de S.Paulo/Alcina Simplicio/ Blog do Jornal A Tromba


Reajuste nos combustíveis será a partir da meia noite desse sábado


A Petrobras informou na tarde desta sexta-feira que decidiu reajustar o preço da gasolina nas bombas em 4% — e o do diesel, em 8%. Em fato relevante protocolado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a estatal afirmou que o objetivo do aumento é "assegurar que os indicadores de endividamento e alavancagem retornem aos limites
estabelecidos no Plano de Negócios e Gestão 2013-2017". Os novos preços passam a vigorar, segundo o comunicado, a partir de meia noite deste sábado.
Veja/ Blog a Tromba

Marina defende novo programa, enquanto Campos busca aliado

PSB Mar

Ex-senadora quer discussão de documento primeiro, mas governador avança em contatos com outras siglas
A ex-senadora Marina Silva propôs ontem que o PSB elabore um programa de governo antes de negociar acordos com outras siglas para a corrida presidencial de 2014, uma estratégia que contrasta com a movimentação intensa do governador Eduardo Campos, presidente do PSB, em busca de novos aliados.
Durante evento ontem em São Paulo, Marina disse que pretende fazer uma "inversão do processo político" ao colocar a "discussão programática" em primeiro plano.
"Geralmente, as pessoas pensam nas alianças eleitorais e depois decidem o que vão fazer se, por ventura, chegarem a ganhar [a eleição]. Nós queremos fazer exatamente o contrário", afirmou.
O discurso não combina com a movimentação de Eduardo Campos, que nos últimos dias procurou avançar em seus contatos com dirigentes do PPS e do PDT.
No início desta semana, Campos conversou com o deputado federal Roberto Freire (SP), presidente do PPS. Ontem, encerrado o encontro com Marina Silva, foi direto para uma reunião com líderes do PPS em Porto Alegre.
Campos conversou ainda por telefone com Carlos Lupi, presidente do PDT, e está perto de fechar acordo com o PSDB em São Paulo, indicando o vice na chapa do governador Geraldo Alckmin.
Nesse cenário, rechaçado pelo grupo de Marina, Alckmin dividiria o palanque entre Campos e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), outro provável candidato a presidente.
Campos tem dito que sua prioridade é o projeto nacional. "Tudo o mais estará em sintonia com o projeto nacional e com o conteúdo que estamos debatendo. O que não estiver [em sintonia] estará superado pela dinâmica".
Marina reconhece a movimentação do governador, mas diz que essas "não são conversas puramente eleitorais". Para ela, é importante que os possíveis aliados estejam de acordo com o programa de governo que deve ser finalizado em abril de 2014.
DIFERENÇAS
Marina entrou no PSB em outubro, depois que a Justiça impediu a criação da Rede Sustentabilidade, o novo partido que ela tenta organizar.
Em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, a Rede quer lançar candidato próprio e o PSB prefere composição com outras siglas.
Blog do VT/Blog a Tromba

Ministério da Saúde lança terceiro edital do Mais Médicos

 
O Ministério da Saúde lançou ontem (28) o terceiro edital do Programa Mais Médicos, pouco antes do período anunciado pelo ministro da pasta, Alexandre Padilha. O documento está publicado na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União. De acordo com o documento, as inscrições começam hoje e vão até 9 de dezembro para profissionais brasileiros e 13 de dezembro para os estrangeiros.
Os médicos poderão se candidatar a uma vaga pela internet, no site do programa. Para isso, é necessário preencher um formulário eletrônico e anexar arquivos digitalizados para cada documento exigido, tais como cópia do registro no Conselho Regional de Medicina, do diploma ou certificado de conclusão de curso e do passaporte, no caso de médicos intercambistas. A inscrição só será aceita e considerada válida quando todas as informações obrigatórias forem preenchidas e os documentos anexados.
Thais Araujo/Blog a Tromba

Ponte Preta enfrentará o Lanús na Final da Sul Americana

Alô,
Ponte (AP)


O Lanús, da Argentina, confirmou o seu favoritismo, e será o adversário da Ponte Preta na decisão da Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira, os argentinos venceram mais uma vez o Libertad, do Paraguai, por 2 a 1, agora em Buenos Aires, e garantiram classificação para a final da competição. No jogo de ida, eles já haviam triunfado pelo mesmo placar, em Assunção.
A primeira final da Sul-Americana será disputada na próxima quarta-feira, dia 4 de dezembro, no Brasil. Como a Ponte Preta não poderá utilizar o estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, o clube paulista aguarda confirmação da Conmebol para mandar o jogo no Pacaembu. A partida de volta está marcada para o dia 11, na Argentina.
Globo esporte/Blog a Tromba

Roberto Carlos fará show amanhã em Natal

 
Com chegada prevista para  hoje à cidade do Natal  ,o "Rei" Roberto Carlos fará show amanhã no Teatro Riachuelo. O cantor ficará hospedado numa  suíte presidencial do Ocean Palace, Claro, em Natal.

28 de novembro de 2013

Ministério Público pede cassação de 13 deputados que trocaram de partido

 Foto: |INFIDELIDADE PARTIDÁRIA| Ministério Público Eleitoral pede a cassação de mandato de 13 deputados federais que trocaram de partido sem justa causa: http://ebcnare.de/1eE62gy

Foto: Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados
A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) entrou hoje (28) com ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para cassar o mandato de 13 deputados federais que trocaram de partido sem justa causa. Em todos os casos, os deputados não cumpriram as regras definidas pelo tribunal para as situações de fidelidade partidária.
De acordo com resolução do TSE, aprovada em 2007, um político precisa comprovar justa causa para sair do partido pelo qual foi eleito para não perder o mandato por infidelidade partidária. No texto, o tribunal decidiu que o parlamentar pode trocar de legenda somente nos casos de incorporação ou fusão de partido, criação de legenda, mudança substancial do programa partidário e grave discriminação pessoal.

O Ministério Público Eleitoral entrou com ações contra os seguintes parlamentares: José Humberto e Stefano Aguiar, de Minas Gerais; Dr. Paulo César, Deley e Alfredo Sirkis, do Rio de Janeiro; Walter Feldman e Beto Mansur, de São Paulo; Luiz Nishimori, do Paraná; Silvio Costa, de Pernambuco; Wilson Filho, da Paraíba; Paulo Henrique Lustosa, do Ceará; Francisco Evangelista, de Roraima; e Cesar Halum, do Tocantins.
EBC/Blog a Tromba

Pagamento dos servidores estaduais será efetuado amanhã

A Assessoria do Governo do Estado divulgou nota confirmando que os salários de 97% do funcionalismo serão pagos amanhã sexta-feira.
Nesta data, receberão todos os funcionários da Saúde, Educação, Segurança, UERN, Detran e órgãos com receita própria, independente do valor do contra cheque, e todos os outros funcionários de outras secretarias que recebem até R$ 4.000,00 líquidos. Isso corresponde a 97% do total do funcionalismo estadual.
Os 3% restantes receberão seus salários no dia 10 de dezembro
Panoramapolitico/Blog a Tromba

Confira o resultado da Mega-Sena

Nesta quarta-feira (27), a Mega-Sena sorteou um total de prêmios de 26.151.116,00 no concurso nº 1.551.  O sorteio aconteceu às 20h25 (horário de Brasília), na cidade de Osasco (SP).
As dezenas sorteadas foram:
02 - 15 - 19 - 21 - 23 - 38

27 de novembro de 2013

Flamengo é Campeão da Copa do Brasil

 Elias gol Flamengo contra Atlético-PR final Copa do Brasil (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

A vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR nesta quarta-feira, no Maracanã, é o último capítulo de uma história que não parecia nada boa para o time carioca em setembro, quando perdeu para este mesmo time, neste mesmo estádio, e ficou também sem o técnico Mano Menezes. Em uma virada completa, a torcida que lotou o estádio (57.991 pagantes e 68.857 presentes, com renda de R$ 9.733.785,00) e comandou a festa para comemorar a terceira conquista do clube na competição (1990 e 2006), que vale vaga na Taça Libertadores do próximo ano, e a primeira do novo Maracanã.

Intensificada ação de combate a poluição sonora em Pau dos Ferros e região


O Dr. Rivaldo Pereira Neto, Juiz de Direito do Juizado Especial Criminal da Comarca de Pau dos Ferros/RN, que abrange os municípios de Pau dos Ferros, Água Nova, Encanto, Francisco Dantas, Rafael Fernandes, Riacho de Santana e São Francisco do Oeste, emitiu a Portaria nº 002/2013, datada de 21 de outubro de 2013, determinando às autoridades policiais dos respectivos municípios, no sentido de efetuar diligências para investigar a prática dos delitos tipificados no artigo 54, caput, da Lei nº 9.608/98 (Poluição Sonora) e artigo 42 da Lei das Contravenções Penais (perturbação do sossego alheio), e se for o caso, prender e autuar em flagrante de delito quem quer que seja que estiver realizando uma das condutas acima descritas.

Determina também que os proprietários de bares, casas de shows, e quaisquer diversões sonoras, bem como aos proprietários de carros de som ou automóveis convencionais com equipamentos sonoros, dos referidos municípios, que se abstenham de realizar atividades sonoras e/ou emitir sons acima de 65 decibéis no período diurno e 55 decibéis no período noturno, sob pena de poderem incidir na prática dos delitos acima mencionados.

E finalmente, orienta toda e qualquer pessoa que tiver notícia da realização dos delitos acima especificados, que informem o fato ao Juiz de Direito, ao Ministério Publico, ou à Autoridade Policial, para que sejam adotadas às providências legais.
 
Blog Água Nova-rumo ao futuro/ Blog a Tromba

PEC do voto aberto é aprovado pelo Senado

 
O Senado concluiu na noite de hoje (26) a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 43/2013, PEC do Voto Aberto. Aprovado em segundo turno, o texto estabelece que as votações de vetos presidenciais e processos de cassação de mandatos de parlamentares não serão mais secretas, tornando públicos os votos dos deputados e senadores.

Segundo assassinato é registrado em 48 horas em Antônio Martins/RN.


 
Mais uma pessoa foi assassinada na cidade de Antônio Martins/RN, nesta terça-feira(26), esse é o segundo  assassinato em 48 horas na cidade. O agricultor Francisco Alves de Oliveira, 56 anos, conhecido como Cacheado,  natural de João Dias/RN e residente em Antônio Martins, foi morto com vários tiros de pistola, provavelmente 380 que lhe atingiram a região lombar e da cabeça por volta das 19h55min, quando se encontrava em sua residencia na Rua José Inácio de Carvalho, Bairro Muquém, nas proximidades do ginásio de esporte ‘O Vigorão”.

De acordo com informações uma dupla em motocicleta Honda Bros, cor vermelha, chegou na referida rua e perguntaram onde ficava a casa de Cacheado, e ao se dirigirem encontraram a vítima na área de sua residência conversando com familiares, o garupa desceu da moto e passou a disparar contra Cacheado que ainda correu para o interior de sua casa sendo perseguido pelo desconhecido que estava de cara limpa, que apos a vitima cair embaixo da mesa da cozinha, ainda sofreu tiros na cabeça, em seguida fugiram com destino ignorado.

No local foram encontradas várias capsulas deflagradas de pistola calibre 380.

A PM ao ser  informada,  de imediato foi ao local e isolou a casa, até a chegada de uma equipe do ITEP-RN e solicitou apoio das cidades de Almino Afonso, Pilões, GTO de Alexandria e demais cidades circunvizinhas, que realizam diligencias na região.
Blog Nossoparana/Blog a Tromba

CCJ da Câmara aprova criação do Vale-Esporte

CCJ da Câmara aprova criação do Vale-Esporte
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal aprovou, nesta terça-feira (26), um projeto de lei que cria o Vale-Esporte, benefício mensal de R$ 50 para incentivar o acesso dos trabalhadores brasileiros a eventos esportivos. A proposta, de autoria do deputado Deley (PTB-RJ), foi apresentada em 2009 e tramitou de forma conclusiva nas comissões da Casa. Por conta disso, a princípio, ela não precisa passar pelo Plenário - salvo se houver apresentação de recurso - e deve seguir direto para o Senado. A matéria prevê que o Vale-Esporte seja destinado aos profissionais com renda de até cinco salários mínimos. A adesão de empresas e mesmo dos funcionários é facultativa. Com informações da Agência Estado.

26 de novembro de 2013

Comunicado aos alunos da rede Estadual de ensino de Água Nova


 
O estudante que deseja ingressar na rede estadual tem até o dia 22 de dezembro para acessar o site www.sigeduc.rn.gov.br e solicitar sua vaga. Os alunos que já estão na rede e desejam mudar para outra escola estadual também devem solicitar a sua transferência pelo sistema. Já os estudantes que irão permanecer nas escolas estaduais em que estudam atualmente precisam solicitar a renovação de matrícula nas secretarias das unidades.

A Direção da Escola Estadual Prof.Pedro Raimundo do Nascimento,no município de Água Nova lembra aos pais,alunos e responsáveis da importância de cumprir os prazos estabelecidos pela Secretária Estadual de Educação que determina  22 de dezembro como último dia para realizar cadastro e solicitar vaga na escola estadual. O aluno deve  apresentar o número do CPF na hora de solicitar a matrícula.

Agricultor que ganha 600 reais por mês banca dois filhos na faculdade

Agricultor “José Orlando Balbino” e família
A belíssima história do agricultor “José Orlando Balbino” enche os olhos de lágrimas de quem sabe o que é ter filhos em uma universidade, e principalmente quando o estudante está longe da família, aumentando os custos com transporte, alimentação e moradia, sendo a única fonte de renda… nada mais que 600 reais/mês, pouco menos que o salário mínimo dos brasileiros.
Seu Balbino é agricultor, mas nesse momento difícil que passa o semi-árido seridoense com a seca, seu sustento ficou mais limitado ainda, já que o trabalho se limita à luta de gado, na fazenda Umari, a 25 km de Caicó. E para tentar conseguir um extra, sua esposa, Maria das Graças Dantas, cria galinhas e alguns caprinos. E foi da venda de dois desses animais que a família conseguiu comprar o anel de formatura para um dos filhos, que já se formou.
Cleidson Dantas Balbino, é um exemplo a ser seguido por um filho, tem apenas 24 anos e se formou pela UERN, em Física, e todas as suas despesas foram custeadas pelos pais, já que o jovem não conseguia trabalhar em face dos dois períodos de aulas (manhã / tarde), detalhe… foram mais de quatro anos indo e voltando a Pau dos Ferros. E para a história ficar mais bonita ainda, o garoto não abandonou sua raiz, fez questão de mostrar o pai aos amigos, e com muito orgulho o convidou para ser o padrinho de diplomação.
“Sinto muito orgulho do meu pai, ele é honesto, trabalhador e tudo que ganha é para o sustento da família, vou devolver a ele tudo que fez por mim, tenho certeza! Nunca vou esquecer que ele e minha mãe venderam dois animais e juntaram mais um pouquinho para completar o dinheiro de comprar o meu anel de formatura, que custou 900 reais”, completou o rapaz.
A história não acabou, com um dos filhos já formado recentemente, chegou a vez da filha, Cleide Alane Dantas Balbino, 22 anos, que iniciou o curso de letras pela UERN, também na cidade de Pau dos Ferros, e como tudo recomeçou, o casal pega os 150 semanais que recebe, faz a feira com 90 reais e guarda o restante, 60 reais. No fim do mês envia para a filha os 240 rais que juntou nas quatro semanas do mês, e para o dinheiro ser suficiente, a jovem pratica a rotina do irmão, almoça no restaurante popular em Pau dos Ferros.
A história do casal José Orlando e Maria das Graças leva qualquer um a raciocinar que a felicidade não está em volta da materialidade, mas sim das conquistas intelectuais e da decência do ser humano, com isso o comportamento exemplar praticado pelo casal devia ser seguido por pessoas que passam por cima de conceitos básicos da família, que é o amor, e isso não se tem com dinheiro, mas com doutrina e respeito.
  Compartilhado do Facebook/Karina Souza/Blog a Tromba

Igreja Católica não mudará posição contra o aborto "diz Papa Francisco"


Para o pontífice, a rejeição ao aborto supõe a convicção de que um ser humano é sempre sagrado e inviolável, em qualquer situação e em cada etapa do seu desenvolvimento. 
(JMJ 2013/Creative Commons)

Pauta da Câmara continua trancada até votação do Marco Civil da Internet


 

Até a votação da proposta do Marco Civil da Internet, a pauta da Câmara dos Deputados continuará trancada. O projeto, que tramita em urgência constitucional, ainda não foi votado por falta de acordo sobre pontos polêmicos do texto. O Marco Civil da Internet passou a trancar a votação de outras propostas desde o dia 28 de outubro porque o prazo de apreciação em regime de urgência constitucional se esgotou.
De acordo com a Constituição, esse tipo de pedido de urgência é uma prerrogativa da Presidência da República para projetos de sua autoria. Com a urgência, Câmara e Senado têm, cada um, prazo máximo de 45 dias para se manifestarem sobre a matéria. Se o prazo for desrespeitado, a matéria entra automaticamente no topo da ordem do dia da respectiva Casa.

Agencia Brasil/Blog A Tromba

25 de novembro de 2013

Começa próxima semana a 2ª Feira Literária de Água Nova

A Feira Literária é um evento que tem  tudo para se consolidar dentro do universo cultural do município e região, considerando que o objetivo   do evento  está focado no aprimoramento da leitura, na interação da comunidade com os escritores e suas obras.O Blog A Tromba recebeu convite e fará registros durante a realização da 2ª Feira Literária.

Catorze municípios potiguares terão mais recursos em 2014

Catorze municípios do Rio Grande do Norte ultrapassaram a faixa populacional usada pelo Tribunal de Contas da União para rateio do FPM e vão receber mais recursos no próximo ano, segundo estudo realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com base na estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dos 14, pelo menos dez têm atividades econômicas voltadas para o agronegócio, prestação de serviços, comércio ou exploração de petróleo que resultam em arrecadação de impostos acima dos repasses do FPM. É o caso de Guamaré, cujo coeficiente de distribuição passará de 0.8 para 1.0; de São Gonçalo do Amarante, onde está sendo construído o novo aeroporto do Rio Grande do Norte; de Arês e Goianinha (agronegócio).
Com a economia voltada para a exploração do petróleo, Carnaubais, no Vale do Açu, terá coeficiente 0.8 em 2014. Levando-se em conta os repasses feitos pelo Tesouro Nacional no ano passado, a mudança de faixa no FPM – do coeficiente 0.6, o menor na escala, para o 0.8 – representa um acréscimo de recursos de R$ 1,6 milhão, já descontados os 20% da Educação. Com 95.218 habitantes, São Gonçalo sobe para o coeficiente 3.0. De acordo com o estudo da CNM, apenas um município potiguar perdeu população este ano em relação ao ano anterior. Foi Severiano Melo, no Alto Oeste, mas a situação dele não muda em relação ao FPM. Recebia pelo coeficiente 0.6 e vai continuar assim em 2014.
Guamaré está entre os 10 municípios do Nordeste com maior PIB per capita, segundo números de 2010 do IBGE
No Brasil, 140 municípios (ou 2,51%) perderam população este ano em relação a 2012. De acordo com o IBGE, a população total do Brasil aumentou em 7.086.259 habitantes – passou de 193.976.530 para 201.062. 789 pessoas. Esse acréscimo reflete diretamente nas finanças municipais, pois é com base na quantidade de habitantes que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é calculado e distribuído. Os valores são predeterminados em uma tabela do Tribunal de Contas da União (TCU).
Anna Ruth Dantas

24 de novembro de 2013

Homicídio em Caraúbas:jovem foi morto na frente da esposa na zona rural do município



Vítima

Mais um homicídio é registrado na terra das caraubeiras! Um jovem foi assassinado por volta das 19 horas deste sábado (23), na zona rural de Caraúbas, desta vez foi na comunidade de Mirandas.

A vítima foi o agricultor Raony Linhares de Oliveira, 21 anos de idade, estava em sua residência, quando dois elementos não identificadoS, chegaram encapuzados e executaram a vítima com vários disparos de arma de fogo, (rifle calibre 44), sendo que três perfurações foram encontrada na região da face. Tudo aconteceu na frente de sua esposa, que está grávida

A polícia militar, no comando do Cap. Carvalho esteve no local do crime, mas ninguém soube informar quem eram os criminosos, muito menos o destino tomado pelos elementos

Icem Caraúbas/V&C artigos/Blog a Tromba

Eleitores de Honduras vão as urnas nesse domingo

 
As eleições gerais, que definirão neste domingo (24) o novo presidente, prefeitos e parlamentares em Honduras, vão levar mais de 5,3 milhões de eleitores terão de comparecer às urnas, pois o voto é obrigatório. A Presidência da República é disputada por oito candidatos. Os hondurenhos escolhes ainda 298 prefeitos, 128 representantes para o Congresso Nacional e 20 para o Parlamento Centro-Americano. A previsão é que os dados preliminares sejam divulgados no começo da noite, mas o resultado oficial só será informado na manhã desta segunda-feira (25), após realizado o procedimento de recontagem dos votos. A imprensa no país se comprometeu a não divulgar pesquisas de boca-de-urna antes do processo eleitoral ser finalizado. Mas pesquisas realizadas previamente mostram uma disputa acirrada entre o candidato Juan Orlando Hernández, que representa a direita no país, apoiado pelo atual presidente Porfírio Lobo, e a candidata oposicionista Xiomara Castro, esposa do ex-presidente Manuel Zelaya, deposto em um golpe militar em 2009. Informações da Agência Brasil.

Tudo pronto para o GP de Fórmula 1 no Brasil

TORCIDA CHEGA A INTERLAGOS EM CLIMA TRANQUILO; ACOMPANHE TUDO (Marcos Ribolli) TEMPO REAL - GP DO BRASIL 
O tempo em São Paulo promete melhorar um pouco, mas ainda existem boas chances de o GP do Brasil, às 14h (de Brasília) deste domingo, ser disputado sob chuva. De acordo com o serviço de meteorologia .
G1 /Blog a Tromba 

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !