BID abre programa para jovens profissionais


 
 
Interessados em fazer carreira internacional têm uma ótima oportunidade pela frente: o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está com inscrições abertas para a edição 2011 do Programa Jovens Profissionais (YPP). A iniciativa é vista como um ponto de partida para uma carreira no banco, que busca candidatos com experiência de no mínimo dois anos em uma ou mais das seguintes áreas: meio ambiente e recursos naturais; desenvolvimento econômico; desenvolvimento social, infraestrutura; finanças e setor privado.
 
Para participar, o candidato deve ser cidadão de um dos países membros do BID; ter 32 anos de idade ou menos em 1º de janeiro do ano da candidatura; ser fluente em inglês e espanhol, com conhecimento de trabalho de uma terceira língua oficial do banco (francês ou português); ter mestrado, licenciatura ou equivalente em uma universidade reconhecida no momento de apresentar a candidatura (o título já deve ter sido obtido); e estar dispensado de obrigações militares por toda a duração do programa.
 
O BID busca também promover a diversidade, incluindo profissionais afrodescendentes e indígenas, como parte integrante de suas atividades com os governos e a sociedade civil. Candidatos com esse perfil também são encorajados a participar deste programa. Neste caso, o limite de idade para estes candidatos será de 35 anos.
 
O prazo de inscrições termina no dia 1° de março. As regras do programa e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do BID.
Os participantes selecionados para o programa assinarão um contrato de 24 meses e serão tratados como funcionários plenos que, a qualquer momento, poderão ser convidados a ocupar um cargo permanente.
 
Processo de seleção
 
Serão selecionados os candidatos com experiência nas áreas de especialização do banco e convocados para entrevistas em Washington, onde funciona a sede do BID. O objetivo da entrevista é identificar características como flexibilidade e capacidade de trabalho; habilidades analíticas evidenciado pelo sucesso acadêmico; habilidade de trabalhar em equipe e boa comunicação; desejo e disponibilidade para servir em missões de campo na América Latina e Caribe. Os pré-selecionados para viajarem a Washington podem ainda ter que resolver um estudo de caso e apresentar referências.
 
Antes da entrevista na sede, há um processo de seleção interno. Este processo de seleção inclui a avaliação dos currículos pelo departamento de recursos humanos, uma avaliação técnica a cargo de uma equipe de especialistas sênior do banco e depois uma seleção a cargo do painel que realizará as entrevistas. O BID arcará com os gastos de viagem para Washington.
 
Da Agência O Globo

Postar um comentário

0 Comentários