Como Xi Jinping e Lula destruíram o sonho de Elon Musk de dominar o mercado brasileiro de carros elétricos



Durante um evento oficial com o Governo da Bahia, a BYD divulgou em março o lançamento das construções para sua primeira unidade de produção de veículos elétricos no Brasil. A nova instalação industrial será erguida desde o início em um espaço que anteriormente fazia parte das dependências da Ford. O anúncio contou com a presença de Tyler Li, presidente da BYD Brasil, Alexandre Baldy, conselheiro especial da empresa, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, além de outras figuras importantes do governo estadual e local. “Ao olharmos para o futuro, estamos entusiasmados com as oportunidades que esta nova fábrica irá gerar. Não apenas em termos de emprego, mas também no que diz respeito ao desenvolvimento de novas tecnologias e à contribuição para uma economia mais sustentável. Estamos comprometidos em operar de maneira responsável, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o bem-estar da nossa comunidade. Que este seja o começo de um capítulo próspero e cheio de sucessos. Juntos, vamos construir um futuro brilhante para nossa empresa, nossos colaboradores e para toda a comunidade”, afirma Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

A fase inicial das obras marca o avanço na criação do maior centro industrial da BYD fora da China, com um aporte financeiro de R$ 3 bilhões. O projeto visa dar início à fabricação de veículos entre o final de 2024 e o começo de 2025, esperando atingir uma capacidade de produção de aproximadamente 150 mil veículos anualmente na sua primeira etapa.

Pelo terreno onde será erguido o complexo, que abrange 4,6 milhões de metros quadrados, a BYD desembolsou R$ 287.816.458,00 ao Governo da Bahia. A etapa inicial do projeto contempla a construção de 26 novas estruturas, incluindo galpões de fabricação e uma pista de testes, totalizando cerca de 1 milhão de metros quadrados. As instalações pré-existentes no local serão adaptadas para acolher fornecedores, facilitando a montagem de componentes e peças para os novos modelos de veículos.

Elon Musk está de olho no lítio do Brasil

Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

No fim de maio de 2022, esteve no Brasil o empresário Elon Musk. Ao que tudo indica, ele veio em virtude do lançamento de um projeto de conectividade na Amazônia à rede de satélites da SpaceX – empresa de tecnologia espacial do bilionário. Entretanto, devido ao fato de ser o presidente da Tesla, empresa que comanda todas as fases de criação, engenharia e produção global dos veículos elétricos, produtos de baterias e energia solar, e estar envolvido em declarações polêmicas acerca da extração de lítio na Bolívia, muito se alardeou sobre os reais interesses aos recursos minerais brasileiros, especialmente, o lítio.

Fonte: o Cafezinho

Postar um comentário

0 Comentários