27 de maio de 2023

Mossoró Junino terá o novo polo de Festa

 

Das novidades do Mossoró Cidade Junina: o polo Poeta Antônio Francisco.

O novo polo terá programação de 7 a 23 de junho, levando arte e cultura popular ao Memorial da Resistência de Mossoró (MRM). Com grandes exposições, festivais e muito pé de serra, o polo contará ainda com show de humor, com Zé Lezin e Mução.

As atividades no polo Poeta Antônio Francisco iniciam às 17h, sempre com abertura das quadrilhas juninas. A programação segue com festival de teatro de bonecos, festival de sanfoneiros e trio pé de serra, presença de repentistas, personalidades da terra, além de convidados especiais.

“Será uma programação para todas as idades. Desde a criança até a melhor idade, são festivais, shows de humor, teatro e apresentações dos nossos grupos de quadrilhas juninas. Um momento para aproveitar o São João de Mossoró em grande estilo. Vale salientar que o polo Poeta Antônio Francisco terá programação de segunda a segunda, do dia 7 até 23 de junho”, evidenciou Igor Ferradaes, secretário municipal de Cultura.

O polo Poeta Antônio Francisco será instalado no Memorial da Resistência, na avenida Rio Branco, no Corredor Cultural. Ao todo serão mais 40 apresentações em 17 dias de atividades, realçando a cultura e a arte do Nordeste.

Além de valorizar o “Mossoró Cidade Junina” 2023 com os festivais culturais, o polo apresenta novo conceito para a festa, trazendopersonalidades do Nordeste, como os humoristas Zé Lezin e Mução. 
 

FONTE: thaisagalvao.com.br

26 de maio de 2023

Collor é condenado a 33 anos de prisão

 

O ex-presidente da República e ex-senador Fernando Collor foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um processo da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). Ainda cabe recurso, e o tempo de pena não foi definido.

Na última semana, o Supremo já tinha formado maioria pela condenação de Collor, mas ainda faltavam votos a serem computados. O fim do julgamento aconteceu nesta quinta-feira (25), após seis sesões.

Segundo a acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR), enquanto dirigente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o ex-presidente teria recebido R$ 20 milhões em vantagens indevidas após fazer indicações políticas para a BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, entre 2010 e 2014.

A condenação aconteceu por oito votos favoráveis contra apenas dois contrários. Os ministros ainda não definiram a pena, o que só deve acontecer após se esgotarem todas as fases de recursos. O relator, ministro Edson Fachin, propôs 33 anos e 10 meses de prisão.

A defesa de Collor, um dos apoiadores mais entusiasmados de Jair Bolsonaro (PL) em seus últimos meses de governo, alega que as acusações da PGR não se sustentam pois foram feitas com base em depoimentos de delação premiada. Os advogados alegam, ainda, que faltam provas.

Edição: Rodrigo Durão Coelho

25 de maio de 2023

PF prende golpista que invadiu e depredou gabinete de Janja durante atos terroristas de 8 de janeiro

 

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quarta-feira (24) um dos responsáveis por invadir e depredar o gabinete da primeira-dama Janja Lula da Silva, no Palácio do Planalto, durante os atos golpistas de 8 de janeiro. A informação é da colunista Bela Megale, do O GLOBO.

O dentista Vitório Campos da Silva foi preso no âmbito da Operação Lesa Pátria, que apura as invasões antidemocráticas. O apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi encontrado em uma clínica em Brasília.

A prisão foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

No documento enviado pela PF ao STF, os investigadores afirmam ter identificado o responsável pelo quebra-quebra ao cruzar imagens obtidas pelas câmeras de segurança do gabinete com fotos do bolsonarista encontradas na internet.

“Por meio de dados disponíveis em fontes abertas na internet foi possível identificar importantes similaridades entre um participante do ato antidemocrático que ocorreu em Brasília/DF no dia 08 de janeiro de 2023 e que culminou com a invasão e depredação dos edifícios que sediam os três Poderes da República com VITÓRIO CAMPOS DA SILVA. Em especial, o indivíduo identificado foi flagrado depredando gabinetes do Palácio do Planalto. Ele pôde ser identificado pois foi flagrado por profissionais de imprensa no interior de gabinetes do Palácio do Planalto a depredar o patrimônio público”, diz o documento. A PF ainda citou um vídeo no qual o golpista aparece com uma faixa com os dizeres: “Contra os vírus do STF e do Congresso álcool e fogo”.

“Nós, o povo, estamos cansados. Da próxima vez, ou haverá uma intervenção militar, que não é o ideal, mas nesse momento é única forma de prender estes bandidos (…) ele [o ato] é totalmente a favor do Bolsonaro, por conseguinte ele contra estes bandidos do Supremo e do Congresso”, disse Vitório na gravação, segundo transcrição policial.

24 de maio de 2023

Arcabolso Fiscal é aprovado com maioria pró governo Lula

 

 A Câmara dos Deputados aprovou, por 372 votos a 108, o texto-base do projeto de lei complementar que fixa novas regras fiscais para as despesas da União, o chamado arcabouço fiscal. A medida substituirá o atual teto de gastos, criado ainda no governo de Michel Temer. Ainda faltam destaques a serem votados, o que deve ocorrer nesta quarta-feira (24). Após essa etapa, o texto seguirá para o Senado.

23 de maio de 2023

Juiz Eduardo Appio é afastado dos processos da Lava Jato pelo TRF4

 

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) atendeu a uma representação do desembargador Marcelo Malucelli e afastou de sua jurisdição o juiz Eduardo Appio, novo juiz da Lava Jato, da 13ª Vara de Curitiba. A informação é do jornalista Luis Nassif, do GGN.

Malucelli é da 8ª Turma e, como apontou Nassif, o desembargador é “pai de um sócio do escritório do ex-juiz Sérgio Moro. Tentou impedir o depoimento de Tacla Duran, ordenando a sua prisão com base em processos antigos”. “Depois de reveladas as ligações familiares, ele se afastou das decisões envolvendo a Lava Jato. Mas continuou atuando em defesa da operação”, destacou.

Nassif apontou a medida como “um ato claramente político”. “A alegação é bisonha. O motivo alegado é que Appio teria ligado para o filho de Malucelli, fora do horário de expediente — meio-dia — para saber se era mesmo filho do desembargador”, informou.

“O episódio compromete mais ainda a atuação do TRF4 perante a opinião pública e suscita indagações maiores: o que se pretende esconder”, concluiu o jornalista.

247

22 de maio de 2023

Lula condena novo ataque racista sofrido por Vini Jr. no campeonato espanhol e cobra medidas

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou solidariedade com o jogador brasileiro Vinicius Junior, do Real Madrid, que foi vítima de mais uma ação racista em um estádio espanhol na tarde deste domingo (21).

Para o presidente, a Federação Internacional de Futebol (Fifa), a liga espanhola e as ligas de futebol de todos os países devem tomar providências para que o “racismo e o fascismo” não tomem conta do futebol.

“Não é possível que quase no meio do Século 21 a gente tenha o preconceito racial ganhando força em vários estádios de futebol na Europa”, disse.

“Não é justo que o menino pobre que venceu na vida, que está se transformando possivelmente em um dos melhores [jogadores] do mundo – certamente do Real Madrid é o melhor – seja ofendido em cada estádio que ele comparece”, acrescentou Lula.

Durante a derrota do Real Madrid para o Valencia por 1 a 0, no Estádio Mestalla, casa dos adversários, Vini escutou insultos racistas e gritos de “macaco” vindos das arquibancadas.

Esta não é a primeira que o jogador é atacado. Pelas redes sociais, ele manifestou sua revolta com a La Liga, a liga espanhola de futebol.

“Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”, desabafou Vini Jr.

Agenda política

Lula está em Hiroshima, no Japão, onde participou do segmento de engajamento externo da Cúpula do G7, reunião de líderes de sete das maiores economias do mundo: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.

Neste domingo, manhã de segunda-feira (21) no Japão, o presidente conversou com a imprensa, antes de embarcar para o Brasil.

Desde a última sexta-feira (19) no país asiático, o presidente teve uma extensa agenda de encontros bilaterais, com reuniões com 11 chefes de governo e de entidades.

21 de maio de 2023

Prefeitura Municipal de Água Nova leva iluminação pública ao sítio Carnaubal

 




A Prefeitura Municipal de Água Nova, através das Secretarias Municipal de Obra, Infraestrutura e Meio Ambiente, realiza o projeto de iluminação pública da Comunidade Rural do Sítio Carnaubal.

O projeto visa a readequação  de postes as localidades, proporcionando mais segurança,  para os moradores. 

Em um curto espaço de tempo, a Prefeitura Municipal já fez com quer a iluminação pública chegasse em várias ruas e comunidades rurais do município.  A gestão pública afirma que logo em breve, demais localidades serão contempladas com esse importante trabalho.

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !