21 de abril de 2023

Entenda por que Tiradentes é um herói nacional e a Inconfidência Mineira um marco na história do Brasil

 

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Foto: Reprodução)

A Inconfidência Mineira foi um movimento de natureza política e social que ocorreu na segunda metade do século XVIII, mais precisamente entre os anos de 1788 e 1789, em Minas Gerais, região então produtora de ouro e pedras preciosas e de grande importância econômica para o Brasil Colônia. Esse movimento ficou conhecido como uma das primeiras manifestações de caráter separatista e libertário do país, e é considerado um marco na história do Brasil por diversas razões:

Luta contra a opressão: A Inconfidência Mineira foi uma tentativa de luta contra a opressão colonial portuguesa, que exercia grande controle sobre a economia e a política da região. Os conspiradores buscavam estabelecer um governo próprio e libertar-se do domínio português.

Ideais iluministas: Os líderes da Inconfidência Mineira eram influenciados pelos ideais iluministas europeus, que pregavam a liberdade, igualdade e fraternidade. Eles buscavam estabelecer uma sociedade mais justa e igualitária, com maior participação popular na política e maior proteção aos direitos individuais.

Consciência nacional: A Inconfidência Mineira representou um marco importante na formação da consciência nacional brasileira. Foi a primeira vez que um grupo significativo de pessoas, de diferentes classes sociais e profissões, se uniu em prol de um ideal comum, que ia além das diferenças regionais e econômicas.

Perseguição e julgamento: A Inconfidência Mineira teve uma forte repressão por parte das autoridades portuguesas, que prenderam e julgaram os conspiradores. Embora o movimento tenha fracassado em seu objetivo imediato, ele serviu como um exemplo para outras revoltas e movimentos de independência que ocorreram posteriormente no Brasil e em outros países da América Latina.

Símbolo nacional: A Inconfidência Mineira é hoje considerada um símbolo nacional do Brasil, representando a luta pela liberdade, justiça e igualdade. Vários eventos e monumentos foram criados em sua homenagem, e os seus ideais continuam a inspirar muitas pessoas no país.

Tiradentes, herói nacional – A execução de Tiradentes ocorreu em 21 de abril de 1792. Tiradentes foi enforcado e teve seu corpo esquartejado, sendo suas partes expostas como forma de demonstrar a punição severa para quem se rebelasse contra a Coroa portuguesa.

Tiradentes foi um dos líderes da Inconfidência Mineira, um movimento que buscava a independência do Brasil e a instauração de uma República. Após ser denunciado, Tiradentes foi preso e julgado juntamente com os demais líderes da conspiração.

fonte: 247

20 de abril de 2023


 

Gleisi diz que agentes do GSI filmados no 8 de janeiro eram do governo Bolsonaro


  A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, escreveu no Twitter nesta quarta-feira (19), que agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) filmados durante os atos criminosos de 8 de janeiro eram do governo Bolsonaro.

“Agentes filmados colaborando com invasores do Planalto eram do governo Bolsonaro, do GSI do general Heleno, que ainda não haviam sido substituídos. O general Gonçalves Dias sai, mas as investigações continuam. Não adianta vir com armação: Invasores, terroristas e golpistas eram todos da turma de Bolsonaro. Vão pagar por seus crimes”.

“A violência terrorista que se instalou no dia 8 de janeiro contra os Três Poderes da República alcançou um governo recém-empossado, portanto, com muitas equipes ainda remanescentes da gestão anterior, inclusive no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que foram afastados nos dias subsequentes ao episódio. As imagens do dia 8 de janeiro estão em poder da Polícia Federal, que tem desde então investigado e realizado prisões de acordo com ordens judiciais”, diz um trecho do comunicado.

247


 

19 de abril de 2023

Lula assina projeto de lei que cria o Piso Nacional da Enfermagem

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta terça-feira (18) Projeto de Lei (PLN) para garantir o custeio do piso nacional da enfermagem, colocando o pagamento da categoria na previsão orçamentária anual da União.

O PLN deve ser analisado na próxima semana pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) e, posteriormente, será apreciado em Plenário durante sessão conjunta de deputados federais e senadores.

"Estamos encaminhando o projeto de remanejamento de crédito. O presidente Lula assina hoje, chega no Congresso amanhã. Na semana que vem, o Congresso Nacional vai analisar esse crédito. São 7,3 bilhões para apoiar estados e municípios, cumprindo o papel do Governo Federal", afirmou o ministro da Secretaria da Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

247


 

18 de abril de 2023

Mandato da Deputada Isolda Dantas (PT) realizou Audiencia Pública Sobre Transposição das águas do rio são francisco e gestão da bacia Apodi/Mossoró

 


Um click ao lado da Deputada Isolda Dantas antes do inicio da Audiencia
.
Foto( Lee Dantas) A cachorrinha que roubou a  a "CENA" na formação da Mesa

Muito representativa e produtiva a  audiência sobre a Transposição do Rio São Francisco e a gestão da bacia Apodi/Mossoró onde houve  debates  sobre  o projeto  para garantia de segurança hídrica de forma a contemplar o abastecimento para consumo e produção de quem mais precisa na nossa região.


O deputado @franciscodopt , que presidiu  a Frente Parlamentar das Águas, aproveitou o momento para divulgar a proposição da Caravana das Águas nos dias 19 e 20 de maio. Com as Caravanas vamos visitar pessoalmente o andamento das obras hídricas do RN.onde será encaminhado um seminário e audiências públicas sobre a temática em outras regiões.

A Deputada Isolda Dantas (PT) foi autora da propositura do evento  onde  agradeceu a @aldaceiapt que somou  nesta iniciativa; @brunocravo1 do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; Paulo Varella da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos; @aldemirfreire da secretaria de planejamento; @jorge.pinto.filho presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi/Mossoró; professor @rodrigo_uern da UERN; à prefeita de Pau dos Ferros @mariannalmeida representando os demais prefeitos da região; deputado @mineiroptrn e @neiltondiogenes , bem como todos e todas que se somaram na  tarde  de ontem ,tão importante para a retomada de mobilização para gestão das águas pro povo potiguar!
Fonte: Assessoria da Deputada Isolda

17 de abril de 2023

Prefeitura de Água Nova fixará na Praça da Devoção estátua de São Francisco em homenagem ao có-Padroeiro do município

  

A Prefeitura Municipal de Água Nova, valorizando sempre o crescimento e desenvolvimento da cidade, fixará Imagem de São Francisco de Assis có  Padroeira do Município de Água Nova, na praça da devoção construída recentemente junto a igreja de São Francisco.

 Água Nova será agraciada com mais um monumento que enriquecerá à cultura religiosa .

A imagem está  prevista para ser colocada agora no mês de  Abril.

16 de abril de 2023

Lula volta a defender "clube da paz" e diz que sair da guerra deve ser decisão de todos os países envolvidos

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender, numa coletiva de imprensa nos Emirados Árabes, a criação de um clube da paz. "Todos sabem que fiz a proposta de um G20 da paz. Quando houve a crise econômica, rapidamente criamos um grupo para discutir a questão econômica. Conversei com o Xi Jinping sobre esse assunto, e agora falei com o Emir. Estamos criando um grupo de países interessados na paz", disse ele.

"Começar uma guerra é uma decisão de um país. Sair é uma decisão de dois. Por isso queremos criar um grupo de países para conversar sobre a paz. A paz é a melhor forma de estabelecer qualquer negociação", acrescentou.

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !