23 de julho de 2022

Convenção do PT vai homologar hoje sábado (23) a candidatura à reeleição da governadora Fátima Bezerra

Será  hoje  ,  23 de julho a partir  das 09 às 17h, na Escola Floriano Cavalcanti que a Federação Brasil da Esperança composta pelos Partidos dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV) realizará  sua Convenção Partidária das Eleições de 2022.

Na ocasião serão homologadas as alianças com outros partidos e a chapa majoritária que tem como candidatos: Fátima Bezerra (PT) concorrendo à reeleição como governadora, Walter Alves (MDB) como vice-governador e Carlos Eduardo (PDT) concorrendo a uma vaga no senado. Também serão homologadas as chapas proporcionais com os candidatos e candidatas que compõem os partidos da Federação Brasil da Esperança.

22 de julho de 2022

Derrota nas eleições vai obrigar Bolsonaro a responder a processos em série na Justiça comum

 

Se for derrotado nas eleições presidenciais deste ano, a partir de janeiro de 2023 Bolsonaro poderá ser julgado pela Justiça comum, o que eleva o risco de ele ser preso.

Enquanto está ocupando a Presidência da República, Bolsonaro só pode responder a processos penais que tenham relação com o mandato. Para isso, ele deve ser denunciado pelo PGR (procurador-geral da República), Augusto Aras. É necessário ainda o aval da Câmara dos Deputados para que ocorra o julgamento pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Se perder o foro privilegiado, Bolsonaro poderá ser alvo de ações movidas por procuradores ou promotores pelo país, a depender da natureza do crime, destaca reportagem

21 de julho de 2022

Novo pedido de impeachmant de Bolsonaro foi protocolado ontem



 O líder da Minoria, senador Jean Paul Prates (PT-RN), entrou, nesta quarta-feira (20), com um novo pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro (PL). Atualmente, existem mais de 144 solicitações de afastamento do presidente pendentes de análise na Câmara dos Deputados.

Na peça, Prates afirma que o chefe do Executivo cometeu crimes de responsabilidade, ao transmitir pelo canal público de televisão (TV Brasil), duros ataques ao sistema eleitoral brasileiro e às instâncias do Poder Judiciário, na segunda-feira (18), em reunião com embaixadores.

20 de julho de 2022

Senador Jean Paul é eleito um dos parlamentares mais influentes do Brasil e único do RN que está na lista

 








O Senador Jean (PT-RN) está na lista dos 100 parlamentares mais influentes do país. A eleição dos “Cabeças do Congresso Nacional” é feita anualmente pelo Departamento Intersetorial de Assessoria Parlamentar (Diap) e tem 69 deputados e 31 senadores. Jean é o único do Rio Grande do Norte citado.


Em 2021 o Senador Jean também esteve na lista dos “Cabeças do Congresso” e em 2020 foi mencionado pelo Diap como “parlamentar em ascensão”. 


De acordo com o Diap, a lista dos “cabeças” é composta por aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais no processo legislativo, na capacidade …de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.


Esse destaque pode ocorrer pelo domínio do conhecimento sobre as pautas, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando essa repercussão e tomada de decisão.


“Ficamos muito honrados com esse reconhecimento da nossa atuação no Congresso. Trabalhamos muito e diariamente para entregar o melhor para o Brasil e para o Rio Grande do Norte, e essa homenagem é fruto desse trabalho”, declarou o Senador Jean.

Candidatura de Bolsonaro deve ser barrada pelo TSE, aponta advogado

 

A candidatura de Jair Bolsonaro, que cometeu diversos crimes na reunião em que atacou sem provas o sistema eleitoral brasileiro, deve ser barrada, segundo aponta o advogado Nicolau da Rocha Cavalcanti, em artigo publicado no Estado de S. Paulo. "Nos últimos meses, o presidente Jair Bolsonaro tem usado reiteradamente o cargo para atacar a normalidade e a legitimidade das eleições. Já reconheceu que não tem provas, mas, mesmo assim, segue difundindo mentiras e desconfiança sobre o sistema eleitoral. E tudo isso em escancarado benefício próprio. Jair Bolsonaro afirma que, em 2018, teve mais votos do que aqueles que foram computados pela Justiça Eleitoral. Na segunda-feira, dia 18 de julho, em apresentação a embaixadores no Palácio do Planalto, o presidente da República reiterou as afirmações falsas, num inequívoco 'abuso do exercício de função'”.

"Há hipóteses de inelegibilidade. Para garantir o funcionamento do regime democrático, a Constituição manda que a candidatura seja barrada antes", prossegue o articulista. "O TSE e a população têm experiência com medidas drásticas. Em segundo lugar, o que pode ser classificado como drástico ou desproporcional depois do que ocorreu no dia 18 de julho no Palácio do Planalto? Por último, o que pode ser mais drástico para o País do que limitar a força normativa de dispositivos constitucionais que protegem os direitos políticos?", questiona.

19 de julho de 2022

SINDSERVIS - Sindicato dos Servidores Publicos Municipais de São Miguel convoca eleições para nova diretoria

 



Edital de convocação



A Associação Comunitária Voluntários da Leitura, do Município de Água Nova - RN, é contemplada no Projeto Criança Esperança 2022.

 





O Criança Esperança 2022, Contemplou 71 projetos que foram selecionados pela Unesco.

É a 37ª edição da campanha, que já beneficiou mais de quatro milhões de crianças e adolescentes. 

O Projeto Contágio Pela Leitura do Município de Água Nova RN, é um dos selecionados pelo o Projeto Criança Esperança e conquistou 110 mil reais.

Segundo a coordenadora Sédima, no próximo ano (2023), o projeto irá trabalhar diretamente com as crianças com  deficiencia e que apresentam dificuldades de aprendizagem.

Prefeito Ronaldo Sousa parabenizou o feito em suas redes sociais:

Parabéns a Cordenadora Sédima França e a todos os Voluntários do Projeto O contagio pela Leitura pela grande Conquista.

Parabéns a todos  os Cidadãos Aguanovenses que acreditaram e continuam acreditando nesse Projeto Super Valioso 👏👏👏 

18 de julho de 2022

Lula chega à convenção com a maior aliança de todas as suas campanhas presidenciais



 Ao disputar sua sexta eleição presidencial, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá, desta vez, sua maior aliança. "Com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) no posto de candidato a vice-presidente, a chapa 'Vamos junto(a)s pelo Brasil' deverá se apresentar na disputa com sete legendas coligadas: PT, PSB, PCdoB, PV, Psol, Rede e Solidariedade. Juntos, esses partidos elegeram 123 deputados federais na última eleição, o que equivale a quase um quarto da Câmara (24%)", informa o jornalista Ricardo Mendonça, no Valor Econômico.

"Nas cinco ocasiões anteriores em que disputou a Presidência da República (1989, 1994, 1998, 2002 e 2006), Lula nunca dispôs de uma coligação tão ampla. O mais próximo disso ocorreu em 1994, quando também obteve o apoio formal de sete agremiações. Na ocasião, porém, os partidos coligados tinham menos da metade da força parlamentar da coligação de agora. Eram 54 deputados", acrescenta.

A chapa Lula-Alckmin será oficializada nesta quinta-feira 21, em São Paulo, data em que Lula estará em Pernambuco, participando de atos de pré-campanha. 

17 de julho de 2022

Brasil passa de 156 milhões de eleitores; mulheres são 52,65%

 

Na eleição que pode encerrar de vez o governo de destruição de Jair Bolsonaro (PL), o número de brasileiros aptos a votar voltou a bater recorde. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o Brasil passou a marca de 156 milhões de eleitores. Em números precisos, são 156.454.011.

Segundo o TSE, “o eleitorado brasileiro está distribuído em 5.570 cidades – com a inclusão de Brasília e Fernando de Noronha –, além de 181 cidades no exterior. A votação ocorrerá em 496.512 seções eleitorais distribuídas em 2.637 zonas eleitorais”. Em relação a 2018 – último ano de eleição presidencial no País –, o total de eleitores cresceu 6,21%.

Para o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, os números “efetivamente impressionantes” demonstram “a pujança cívica da cidadania” no Brasil. “Ao divulgar os dados e o perfil que compõe o eleitorado, o TSE cumpre uma de suas missões fundamentais que é organizar, preparar e realizar as eleições fundamentais para o Estado Democrático de Direito e para a própria democracia”, afirmou Fachin. “É mais um serviço que a Justiça Eleitoral presta, como tem feito em 90 anos de existência, e em mais de 25 anos do sistema eletrônico de votação em prol da democracia, em prol de um sistema seguro, transparente e auditável.”

As mulheres – que já eram a maioria do eleitorado desde a década de 1980 – terão o maior percentual de participação na história. Conforme o TSE, “são 82.373.164 de eleitoras, o que equivale a 52,65% do total. Já os homens são 74.044.065, sendo 47,33%. Há ainda outros 36.782 votantes sem informação, num total de 0,02%”.

O grande destaque de 2022, porém, é o eleitorado jovem. Embora brasileiros com 16 e 17 anos não sejam obrigados a votar, 2.116.781 de jovens estão aptos a participar das eleições 2022. “Em relação a 2018 houve um crescimento de 51,13% nessa faixa etária do eleitorado”, informou o TSE.

O maior colégio eleitoral do Brasil é o estado de São Paulo, que responde por 22,16% dos eleitores. Na sequência vêm Minas Gerais (10,41%) e Rio de Janeiro (8,2%). Com relação aos municípios, São Paulo lidera com 9.314.259 eleitores, seguido de Rio de Janeiro (5.002.621), Brasília (2.203.045), Belo Horizonte (2.006.854) e Salvador (1.983.198).

Além disso, 118.151.926 de eleitores fizeram o cadastro na biometria – o equivalente a 75,51% do total. “Em 2018 eram 59,31% do eleitorado com a biometria completa, ante apenas 16,7% em 2014”, relatou o TSE.

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !