9 de julho de 2022

Governo do RN instala Gabinete de Gestão Integrada para enfrentar efeitos das chuvas

 





fotos : Raiane Miranda


Primeira reunião aconteceu na noite desta sexta (8); em edição extra do Diário Oficial, foi decretada estado de emergência em 16 municípios.


Preservar a vida das pessoas e oferecer assistência aos desabrigados pelas chuvas. É com esse objetivo que o Governo do Estado do Rio Grande do Norte instalou na noite desta sexta-feira (8) o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), envolvendo as forças de segurança pública do estado (Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, e Polícia, e todos os demais órgãos do estado. A instalação aconteceu no auditório da Escola de Governo, na Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), com a pre…om a presença das forças armadas, através dos representantes dos comandantes militares de área.


“A instalação desse comitê foi determinada na manhã desta sexta e prontamente instalada para trabalharmos de forma integrada na preservação de vidas e no apoio aos atingidos”, afirmou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Araújo.

Na primeira reunião, foi discutida a intensificação das ações para retirada das pessoas em áreas alagadas e de risco, a fiscalização e manutenção em áreas de risco nas estradas, apoio técnico e operacional da Defesa Civil Estadual à Defesa Civil dos municípios, monitoramento das bacias hidrográficas e do clima.


Diante da ocorrência de chuvas intensas no estado, já são 1.314 o número de desabrigados no Rio Grande do Norte. Até o final da tarde desta sexta-feira (08), dos municípios atingidos, nove tinham encaminhado decretos de situação de emergência e dois, estado de calamidade pública - Ielmo Marinho e Pedro Velho, conforme números preliminares da Defesa Civil do RN. O sistema de monitoramento registrava também 1.354 desalojados e mais de 73 mil afetados.


Em edição extra do Diário Oficial, o Governo do Estado decretou estado de emergência em 16 municípios: Natal, Ceará Mirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Parnamirim, Nísia Floresta, Extremoz, Touros, Nova Cruz, Canguaretama, Montanhas, Várzea, Espirito Santo, Pedro Velho, Tibau do Sul, Ielmo Marinho.

Neste sábado, equipe do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil chega aos municípios de Nova Cruz, Pedro Velho e Canguaretama com ações humanitárias de atendimento e distribuição de alimentos aos desabrigados.


Acesso o decreto através do link: https://cutt.ly/iLd7eyK  

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – ASSECOM

8 de julho de 2022

Lula reúne 50 mil em ato no Rio de Janeiro: 'Vou quebrar esses sigilos de 100 anos'

 


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou nesta quinta-feira (7) um ato no Rio de Janeiro com Marcelo Freixo (PSB), André Ceciliano (PT) e outras lideranças do campo progressista.O ex-presidente Lula reuniu, pelas estimativas do PT, cerca de 50 mil pessoas em ato na Cinelândia, no Rio de Janeiro. Logo no início de sua fala, o petista criticou a falta de transparência do governo Bolsonaro.

"Tudo é sigilo de 100 anos. Vou quebrar sigilos de 100 anos no primeiro decreto que fizer", declarou.O evento contou com a presença de seu pré-candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB), de Marcelo Freixo (PSB), pré-candidato ao governo do Rio apoiado por Lula, de André Ceciliano (PT), pré-candidato ao Senado, além de outras lideranças.Ao longo de seu discurso, Lula reforçou a posição do PT em exigir que Ceciliano integre a chapa majoritária como candidato ao Senado. O deputado federal Alessandro Molon, presidente dos socialistas no Rio, tem defendido sua candidatura, o que causou um imbróglio entre as siglas.

Molon não ficou na linha de frente do palanque, mas discursou enquanto presidente do PSB no estado. Ele deu indiretas a Ceciliano, criticando o parlamentar por manter relações com o governador Cláudio Castro (PL), governador alinhado ao presidente Jair Bolsonaro.

247

7 de julho de 2022

PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUA NOVA/RN ATRAVÉS DA SECRETARIA DE AGRICULTURA E PARCEIROS REALIZAM O SEMINÁRIO DE BOVINOCULTURA.

 

 Neste dia 06 de julho de 2022 em Água Nova/RN, foi realizado o Seminário de Bovinocultura, uma ação conjunta com a Prefeitura Municipal, através da secretaria de agricultura e os parceiros: BNB, EMATER-RN, SEAPAC, IDIARN, SEBRAE, e a UERN. O principal objetivo desse seminário foi refletir e debater estratégias para conviver e produzir no semiárido. As palestras abordadas foram: melhoramento genético, produção e conservação de forragem, sanidade e prevenção, bem como o crédito rural. A mediação ficou por conta dos Técnicos das referidas instituições parceiras. Ainda Contamos com a presença do Prefeito Ronaldo Souza e a primeira dama Vancilda Souza,  Vice- prefeito Nenén de Duba, vereadores, secretários, Gestor Regional  da EMATER de Pau dos Ferros Expedito Salviano, João Edimar -EMATER local, Vamberto Torres- representante da UERN , Rodolfo Barbosa ( gestor do SEBRAE Pau dos Ferros), assim como os criadores  e agricultores. 

Estas ações vêm sendo desenvolvidas no território do alto oeste através do Comitê de bovinocultura do leite e em especial das cidades que fazem parte do PRODETER- Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste. Desse modo, buscamos inovar e conseguir avanços para o homem do campo.

Confira algumas imagens do evento:










Pacheco lê requerimentos e CPI do MEC é criada

 

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MEC foi oficialmente criada, nesta quarta-feira (6), após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ler os requerimentos de criação de três novas CPIs, uma das quais para investigar denúncias de corrupção e tráfico de influência no Ministério da Educação (MEC). 

om a leitura dos requerimentos, as comissões ficam oficialmente criadas, mas líderes partidários precisam indicar integrantes, para iniciar o funcionamento de CPIs.

Uma das comissões tem como objetivo a investigação do crime organizado e do narcotráfico. Outra pretende apurar possíveis irregularidades em obras inacabadas.

6 de julho de 2022

Congresso derrota Bolsonaro e garante R$ 7 bilhões para a Cultura, comemora Gleisi

  

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), comemorou ontem, terça-feira (5) a decisão do Congresso Nacional sobre a cultura após deputados federais e senadores não aprovarem duas proibições feitas por Jair Bolsonaro (PL) e, em consequência, garantirem que, por meio das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, o governo ajude o setor cultural no País, com investimentos de quase R$ 7 bilhões. 

Leia matéria completa em 247.

4 de julho de 2022

Governo do Estado do RN através da Defesa Cívil mantém alerta após gravidades causadas pela chuvas

 

                                            Foto de Elisa Elsie - Fotógrafa da Governadora Fátima

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte - através da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBM-RN) -, mantém equipes em estado de alerta e prontidão em decorrência das chuvas intensas e recorrentes, principalmente na Região Metropolitana de Natal..

Algumas ocorrências, em Natal, estão sendo atendidas pela Defesa Civil do Município, sem que haja necessidade de acionamento das forças estaduais, conforme regem os protocolos de contingência. O estado de alerta emitido pelos institutos de meteorologia está mantido até esta segunda-feira, 4.

3 de julho de 2022

Multidão nas ruas de Salvador com Lula e Alckmin

 


Uma multidão nas ruas em Salvador ontem sábado (2/7), participando do Grande Ato pela Independência, que conta com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de Geraldo Alckmin e de lideranças locais e nacionais dos sete partidos que compõem a Frente Vamos Juntos pelo Brasil (PCdoB, PV, PT, PSB, PSol, Rede e Solidariedade).

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-4.png
Ao lado da esposa, Janja, Lula caminhou com Alckmin e lideranças locais e nacionais dos partidos da Frente Vamos Juntos pelo Brasil

Antes do evento, que ocorreu no estacionamento da Arena Fonte Nova, Lula participou do tradicional cortejo pelo bairro da Lapinha, juntamente com sua esposa, Janja, o governador Rui Costa, o pré-candidato ao governo pelo PT, Jerônimo Rodrigues, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e as lideranças partidária que compõem a frente.

Lula ao lado da deputada federal pelo PCdoB-BA, Alice Portugal.

“Eu acho que seria importante que o povo brasileiro conhecesse o que é o 2 de Julho na Bahia. Aqui, a Independência foi feita com sangue, com morte de negros, indígenas, padres, freiras e o povo trabalhador que lutou para expulsar os portugueses. Então é isso que você vê, não é um desfile militar, é um desfile do povo, isso que significa independência”, disse Lula durante a caminhada na Lapinha.

A presidenta do PCdoB, Luciana Santos, participou com Lula e Alckmin do tradicional cortejo pelo bairro da Lapinha

Na Fonte Nova, o ex-presidente falou da luta do povo baiano contra tropas portuguesas que insistiam em manter o Brasil como uma colônia. O ato foi transmitido pelas redes sociais de Lula. A luta de independência na Bahia foi iniciada em 19 de fevereiro de 1822 e terminada em 2 de julho de 1823, portanto, cerca de 10 meses depois da Declaração de Independência, em 7 de setembro de 1822.

Em entrevista à Rádio Metrópole de Salvador, Lula falou das razões de ter ido à Bahia neste ano, quando o Brasil celebra 200 anos de Independência. “Eu estou com saudade e, como estamos fazendo 200 anos da Independência, eu acho que a Bahia tem muita, muita responsabilidade de consagrar e definir a Independência brasileira. Se não fossem os baianos, com aquela coragem, com a participação de três mulheres extraordinárias, a Joana Angélica, a Maria Felipa e a Maria Quitéria, que tiveram coragem de enfrentar os portugueses e enxotá-los do Brasil, quem sabe a gente não tivesse a nossa Independência consagrada”, disse Lula.

Com informações do portal lula.com.br

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !