7 de janeiro de 2022

'Traíra', 'juiz ladrão': Sérgio Moro é hostilizado ao desembarcar em João Pessoa



 O ex-juiz suspeito Sérgio Moro, que destruiu 4,4 milhões de empregos, segundo o Dieese, quebrou construtoras brasileiras e depois foi pago por uma consultoria estadunidense que lucrou com tal destruição, foi hostilizado nesta quinta-feira (6) ao desembarcar no aeroporto em João Pessoa. 

Em vídeo que circula nas redes sociais, Moro é chamado de "traíra", em crítica ao fato dele ter deixado o governo de Jair Bolsonaro, que ajudou a eleger ainda quando era juiz da Lava Jato, e do qual foi ministro da Justiça. O presidenciável do Podemos também foi chamado de "juiz ladrão" e "vagabundo". Um homem chegou a reagir aos insultos e partiu contra outro durante as manifestações. 

Segundo o site T5, o ex-juiz parcial permanece na Paraíba até sábado (8), onde tem agenda na capital e em Campina Grande. Moro está acompanhado da presidente nacional do partido, a deputada Renata Abreu. 

247

6 de janeiro de 2022

Casos de Covid cresceu em todo país

 

Os prontos-socorros estão lotados e há cada vez mais pacientes com síndromes respiratórias agudas graves, causadas sobretudo pela expansão da variante ômicron. Essa explosão de casos foi causada pelas festas de fim de ano, aglomerações e pelo relaxamento das medidas sanitárias. "O hospital HCor, de SP, registrou na terça-feira (4) o maior volume de atendimentos no pronto-socorro de sua história. De 388 pacientes que buscaram ajuda, 252 tinham quadro de síndrome gripal. O hospital diz que os atendimentos não param de crescer, dia após dia. Na quarta-feira anterior (29), o número de pacientes foi de 153", informa a jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna. "O perfil epidemiológico dos casos se inverteu: se em 22 de dezembro o vírus influenza H3N2 era responsável por cerca de 40% do atendimento, enquanto a Covid-19 se mantinha abaixo dos 10%, nos últimos dois dias o índice de infectados pelo coronavírus chegou a 43%".

247

5 de janeiro de 2022

Governadora Fátima Bezerra institui auxílio aos orfãos de pais da Covid 19

 ...




É com muita satisfação que sancionamos hoje a lei que institui o “Programa Estadual de Proteção às Crianças e aos Adolescentes Órfãos de Vítimas da Covid-19" (RN ACOLHE), a ser executado pela @SethasRN.
Em meio ao caos gerado por uma pandemia desta magnitude, é dever do Estado olhar pelos mais desamparados.
Este é um programa importantíssimo que garante às crianças e adolescentes órfãs dos dois pais (ou da única pessoa responsável) devido à Covid-19, um benefício de R$ 500,00 mensais até atingirem a maioridade.
Esta é uma forma que o nosso governo encontrou de garantir o direito a uma vida digna para estas crianças e adolescentes. O benefício será atrelado ao acompanhamento socioassistencial das famílias afetadas.
Precisamos acolher essas crianças, dando a elas proteção social, acolhimento, amor e esperança de dias melhores.
Isso é mais dignidade para as nossas crianças!

4 de janeiro de 2022

Pandemia vai continuar desafiando o Brasil e o mundo em 2022

 

Embora tenhamos começado 2022 em situação diferente se comparado a nações em que o coronavírus mais se propaga no mundo atualmente, o Brasil ainda está sob risco e deveria manter medidas de proteção e se preparar para evitar novas crises. O alerta sobre a possibilidade de novos surtos vem de fora. Nos Estados Unidos e em diversos países da Europa a covid voltou a avançar e bate recordes diários.

O crescimento é impulsionado pela variante ômicrom, mais infecciosa que as anteriores. É um sinal de que a emergência sanitária continuará exigindo atenção este ano. Desde o início da pandemia o cenário externo funcionou como uma espécie de espelho do futuro para nós. As ondas de contaminações que aconteciam internacionalmente chegaram a território nacional alguns meses depois com força total. 

Ômicron pode sobrecarregar sistemas de saúde, alerta OMS

O poder público, no entanto, nunca usou a estratégia da observação para elaborar uma resposta. Essa ausência de ações se repete agora. Até mesmo a exigência de passaporte vacinal para estrangeiros só veio depois de decisão do Supremo Tribunal Federal.

Hoje, ao se observar a situação dos últimos 28 dias, é possível dizer que a propagação avança pouco no Brasil. Na lista de países em que o coronavírus mais infecta, estamos em 26º lugar, atrás até mesmo de regiões com estratégia forte de controle como Portugal e Coreia do Sul.

Mas isso pode mudar. Um dos principais motivos do controle atual é a vacinação, todavia, a imunização com as duas doses ainda não chegou a 70% da população. O índice é considerado o mínimo necessário para se pensar na possibilidade de controle da pandemia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e autoridades sanitárias do mundo todo. 

Municípios mais pobres têm apenas 50% da população imunizada contra a covid-19

Em participação no podcast A covid-19 na semana, a médica Tainá Vaz - da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares afirma que o Brasil até pode respirar aliviado, desde "com a máscara e com consciência."

Segundo Tainá, o país está em uma fase boa, principalmente em comparação ao primeiro semestre deste ano, quando o sistema de saúde colapsou e centenas de milhares de vidas foram perdidas. Mas o duro aprendizado de 2021 não pode ser deixado de lado.

"Realmente, o legado da pandemia vai ser muito relacionado à nossa conduta diária, à forma como a gente se comporta. A gente não pode baixar a guarda". A médica cita, além da necessidade de manter a máscara, a importância de evitar aglomerações em ambientes fechados e aumentar a testagem.

"É um movimento do mundo, estamos brigando pelos auto testes. Isso deve ser uma realidade. O vírus da covid vai ser endêmico e a gente vai ter que conviver com ele e com as variantes por muito tempo. A gente tem que se reeducar e se readaptar a essa nova realidade".

BDF Explica a geopolítica da vacina e como a desigualdade global pode atrasar o fim da pandemia

Um dos sinais de que o cenário não permite que se abra mão dos cuidados vem de São Paulo. Nas duas últimas semanas de dezembro o número de internações por covid voltou a crescer, segundo o governo do estado. O Instituto Butantan informou que a presença da variante ômicron aumentou 12 vezes em sete dias.

O desafio para este ano é ampliar a vacinação e garantir as doses necessárias para todas e todos, "o número de internações e óbitos é tão pequeno hoje em dia devido à vacinação, não há  nenhuma dúvida nisso. A vacina é eficaz e tem o poder de controle da pandemia", finaliza Tainá Váz.

 Brasil de  Fato

3 de janeiro de 2022

Prefeitura de Água Nova, através da Secretaria municipal de Agricultura iniciará amanhã(4) o cadastro do programa Corte de Terra

 

ATENÇÃO AGRICULTORES/AS!

A Prefeitura  de Água Nova, através da Secretaria Municipal de agricultura, inicia o cadastramento do programa Corte de Terra para todos os agricultores do Município.

O cadastramento acontecerá na sede da EMATER local, das 8:00h as 11:00h e das 13: 00h as 17:00 horas.

Os documentos necessários são:

RG, CPF, Comprovante de Residência.

As inscrições contemplará 2 horas de corte de terra para cada família de Agricultores.

Governo divulga calendário de pagamento de IPVA e inscritos no Programa Nota Potiguar podem ter desconto de até 10%

 

O Governo do RN publicou no Diário Oficial do Estado portaria que define a tabela anual e o prazo de pagamento do IPVA de 2022.

O pagamento pode ser feito em 7 parcelas, desde que cada parcela não seja inferior a R$ 100,00, começando em março e terminando em dezembro, prazo final determinado pela Resolução do Contran à qual o Estado deve se adequar.

A parcela única pode ser paga com desconto de 5% no mês de vencimento de acordo com o calendário de pagamento e para os contribuintes cadastrados no Programa Nota Potiguar, o desconto pode subir para 10% tanto na cota única quanto no parcelamento.

“Esta medida mantém o prazo para pagamento do IPVA no RN a partir do terceiro mês do ano, evitando o ônus deste imposto para os contribuintes nos dois primeiros meses do ano, que já são comprometidos com demais despesas”, destacou o secretário de Estado da Tributação, Carlos Eduardo Xavier.

Confira a tabela de pagamento:

PORTARIA DE 30 DE DEZEMBRO

DECRETO DE 31 DE DEZEMBRO

FONTE: thaisagalvao.com.br

2 de janeiro de 2022

Barragem de Terra boa municipio do Encanto RN amanhece Sangramdo


Terra Boa, localizada no município de Encanto, na região alto oeste potiguar, que amanheceu sangrando neste domingo (2) devido às boas chuvas que caem na região.
Blog do BG

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !