24 de abril de 2021

Morre, de covid, Levy Fidelix, do Aerotrem e dono do partido de Mourão

 



247 – "José Levy Fidelix da Cruz, mais conhecido apenas como Levy Fidelix, morreu na noite desta sexta (23). Aos 69 anos, o político estava internado desde março em um hospital particular de São Paulo. Com complicações de uma infecção respiratória, o quadro de saúde do fundador do PRTB piorou nos últimos dias e a sua morte foi constatada por volta das 20h. Ele deixa mulher, a também política Aldinea Rodrigues Cruz, e filha, Lívia Fidelix, que tentou se eleger deputada nas eleições de 2018. A informação foi confirmada por Rodrigo Manga, aliado do político e prefeito de Sorocaba", informa o jornalista Gabriel de Oliveira.

23 de abril de 2021

Os números da Pesquisa TCM/TS2 apontam a gestão de Fátima Bezerra liderando com larga vantagem na preferência na cidade de Mossoró!

 


Já a gestão de Bolsonaro...





Existe corrupção maior do que a do juiz ladrão?

 


Coube ao deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) traduzir para o povo brasileiro a real condição do ex-juiz Sergio Moro, declarado suspeito e parcial pelo Supremo Tribunal Federal há algumas semanas, numa decisão que foi confirmada ontem pelo plenário da corte. "Juiz ladrão", resumiu o parlamentar.

Ladrão? Não seria a palavra forte demais? Pretendo demonstrar neste artigo que não. Na mídia amiga, o ex-juiz de Curitiba ainda será tratado por muitas de suas viúvas como herói ou, no máximo, como "suspeito" e "parcial". Mas tais palavras são leves demais para qualificar a relação de compra e venda que o magistrado manteve com seus principais aliados políticos e econômicos.

Voltemos, pois, à analogia do futebol. O que leva um juiz a marcar, de forma dolosa, um pênalti inexistente? Se fosse apenas a sua torcida pessoal pelo time beneficiado, o que seria análogo à ideologia no mundo da política, isso já seria grave e provaria a desqualificação do árbitro para o ofício do apito. Mas e se ele estivesse vendido para a diretoria do clube que levou o campeonato com um gol roubado? Neste caso, a "ideologia" deveria ser chamada de corrupção, pura e simplesmente. (...)

247


22 de abril de 2021

Brasil desmoralizado: Biden e Kamalla Harris não estavam presentes durante discurso de Bolsonaro



Jair Bolsonaro (sem partido) discursou nesta quinta-feira (22) na Cúpula do Clima sem a presença do presidente dos EUA, Joe Biden, e de sua vice, Kamalla Harris. Biden teria deixado a sala após a fala do presidente argentino, Alberto Fernández.Bolsonaro fez um breve pronunciamento na Cúpula na manhã desta quinta-feira (22). Sua fala foi marcada por mentiras sobre dados referentes à preservação do meio ambiente. Além disso, ele tratou o Brasil como o principal colaborador no combate às mudanças climáticas.Avesso aos padrões diplomáticos, Bolsonaro também fez questão de não cumprimentar o presidente estadunidense. 

247 

Salve 22 de Abril! Dia da Terra

 


Dia da Terra é comemorado, todos os anos, em 22 de abril. Essa data é importante para refletirmos a respeito de como nossas ações impactam negativamente a vida no nosso planeta, e é um momento para cobrarmos medidas mais eficientes de preservação da natureza. É um momento também de mudança de comportamento para que consigamos deixar um planeta saudável para as próximas gerações.

21 de abril de 2021

Tiradentes o Mártir do Brasil ! Salve 21 de Abril

 


Desde 1965, no dia 21 do mês de abril, celebra-se o Dia de Tiradentes, no Brasil. Além da homenagem a esse personagem histórico, também se relembram que configuraram a Inconfidência Mineira.

Sabe-se que “Tiradentes” era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, um alferes (cargo militar da época colonial) que também exerceu a profissão de dentista. Tiradentes participou ativamente de um dos principais movimentos de contestação do poder que a Coroa Portuguesa exercia sobre o Brasil Colônia: a Inconfidência Mineira. Sabemos que esse movimento articulou-se entre os anos de 1788 e 1789 e foi permeado por ideias provindas do Iluminismo, que se alastrou pela Europa na segunda metade do século XVIII.

Os inconfidentes de Minas Gerais geralmente integravam, com exceção de poucos, a elite cultural e social daquela região (como era o caso do poeta Tomás Antônio Gonzaga), ou ocupavam postos militares ou exerciam profissões liberais, como era o caso do referido Tiradentes. O que dava unidade ao grupo eram ideias como a de liberdade e igualdade (ideias essas que também fomentaram a Revolução Francesa, em 1789), além do anseio pela emancipação e independência com relação à Coroa Portuguesa, à época governada pela rainha D. Maria, “a louca”.

Os planos de insurgência contra o governo local em Minas, representado pelo Visconde de Barbacena, foram articulados em 1788 e tiveram como estopim a política de cobrança de impostos sobre a produção aurífera e sobre os rendimentos que ganhava cada pessoa que compunha a população de Minas Gerais. Esse último imposto era conhecido sob o nome de “derrama”. Apesar de terem uma organização bem elaborada, os inconfidentes acabaram delatados por Silvério dos Reis, um devedor de tributos que, com a denúncia, acreditava poder sanar suas dívidas com a coroa.

Todos os inconfidentes foram presos. Tiradentes foi apanhado no Rio de Janeiro. O processo estabelecido contra eles e os subsequentes julgamentos e sentenças só terminaram em 1792, no dia 18 de abril. Os principais líderes receberam a pena do banimento, isto é, foram expulsos do país. Tiradentes, ao contrário, foi enforcado no dia 21 de abril ao som de discursos que louvavam a rainha de Portugal. Seu corpo foi esquartejado e sua cabeça exibida na praça principal da cidade de Ouro Preto.


Renan Calheiros já tem em mãos prova contra Bolsonaro e integrantes do governo



 "O senador Renan Calheiros (MDB-AL), futuro relator da CPI da Covid, já tem em mãos um ofício no qual o governo federal orienta a Fiocruz a divulgar e indicar a prescrição de cloroquina ou hidroxicloroquina no tratamento contra a Covid-19. Para membros da comissão, o documento poderá ser usado eventualmente como prova para imputar crimes a integrantes do governo Jair Bolsonaro na gestão da pandemia", apontam os jornalistas.Como se sabe, Bolsonaro fez charlatanismo com um remédio sabidamente ineficaz e, com isso, acabou estimulando o contágio da doença, que já matou mais de 370 mil brasileiros. "A CPI tem sua instalação marcada para a próxima terça-feira (27). Além da confirmação de Renan na relatoria, o senador Omar Aziz (PSD-AM) deve ser eleito presidente na primeira sessão de trabalhos. A base do governo é minoria entre os 11 integrantes", apontam os jornalistas.

"O ofício de 29 de junho do ano passado enviado pelo Ministério da Saúde à Fiocruz é um dos textos que estão na relação de evidências que comprovariam a orientação explícita de Jair Bolsonaro para uso da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19 —algo rechaçado por especialistas", informam ainda os repórteres.

247

20 de abril de 2021

STF desmente fake news de Leda Nagle e alerta para checagem de informações



O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nesta segunda-feira (19) uma nota em que desmente a informação falsa reproduzida pela jornalista Leda Nagle de que a Corte planejaria, em conjunto com o ex-presidente Lula, o assassinato de Jair Bolsonaro.

"O STF reitera o alerta para a importância da checagem de informações suspeitas, como forma de evitar a propagação de fake news com o nome de autoridades e membros da Suprema Corte", diz a Suprema Corte na nota. 

No vídeo que viralizou nas redes sociais, Leda Nagle leu um tweet supostamente atribuído ao diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, no qual o ele divulga a ‘informação’ de que integrantes do STF e o ex-presidente Lula armariam um plano para matar Bolsonaro. A conta atribuída a Maiurino, no entanto, é falsa. Após a repercussão, Leda Nagle pediu desculpas e disse que não houve tempo para conferir se a postagem era verdadeira.

247

19 de abril de 2021

Menor taxa de mortalidade da COVID 19 é no Nordeste

 


Em 2020, quando a pandemia começou a se alastrar no país, o Nordeste lançou um comitê científico para ajudar os governos a tomarem medidas de prevenção contra a covid-19. Lançaram campanhas em massa alertando sobre a necessidade de distanciamento, uso de máscara e álcool em gel. A região também foi a primeira a ter uma metrópole a realizar um lockdown no caso, São Luís. Com medidas mais rígidas e uma comunicação mais forte do que em outras regiões, o Nordeste registra hoje a menor taxa de mortalidade pela covid-19. Em 2021, por exemplo, essa taxa está em 49 por 100 mil habitantes, 37% menor do que a média nacional no mesmo período, que chega a 78 por 100 mil habitantes. 

"O Nordeste hoje é quem puxa hoje a mortalidade do Brasil para baixo", diz André Longo, secretário de Saúde de Pernambuco e vice-presidente do Nordeste do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).

UOL

18 de abril de 2021

30Minutos: Senador Jean vai falar de CPI e impeachment no programa deste domingo

 


Líder das Minorias no Senado, o senador do Rio Grande do Norte, Jean Paul Prates (PT), assinou, junto a lideranças de oposição na Câmara e Senado, um aditamento ao pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro, por uso das Forças Armadas.

Eles acrescentaram ao documento protocolado, o ‘combinado’ do presidente com o senador Jorge Kajuru contra ministros do STF.

Para falar desse tema e da CPI da Covid, Jean Paul será o entrevistado deste domingo do ‘30 Minutos com Thaisa Galvão’.

A live terá início às 11 horas e poderá ser acompanhada pelo instagram do Blog, o @blogthaisagalvao

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !