6 de março de 2021

Veto do governo federal a patrocínios culturais é uma convocação do Planalto aos artistas para atuarem contra medidas restritivas nos estados



 De um governo sem cultura, o toque de recolher para uma possível ajuda ao setor que tem sofrido desde o início da pandemia.

Por não reconhecer o trabalho de artistas, produtores de eventos e criadores, o governo Bolsonaro, através da Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, suspendeu patrocínio oficial a projetos culturais com público em estados com medidas de restrição.

Quando o governo federal define que não apoiará a cultura em estados que cuidam de suas populações, que decretam medidas de isolamento diante do alto índice de mortes, deixa bem claro que está convocando o setor artístico, cultural e de eventos, para uma briga contra os estados…

O governo federal, com isso, busca aliados em prol da aglomeração, da falta de cuidados, do aumento de casos de covid e consequentemente, de mortes.

Os eventos culturais provaram que deram certo de forma online e o patrocínio seria mais do que justo.

A portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira diz que propostas culturais que envolvam interação presencial com o público só serão analisadas se estiver em um estado ou município sem restrição de circulação, toque de recolher, lockdown ou outras ações que impeçam a execução do projeto.

A portaria pode até parecer que é cuidadosa em relação à transmissibilidade do coronavírus, mas deixa claro que se trata de busca de aliados contra medidas restritivas, quendo diz que “pode ser revista dependendo da manutenção ou não das medidas restritivas nos entes da federação”.

Tipo assim…se o governo do estado relaxar, tem patrocínio.

Parte dos estados, o Distrito Federal e as maiores capitais estão com medidas restritivas para tentar barrar o avanço da pandemia.

Na Câmara Federal, 5 projetos de decretos legislativos foram protocolados só nesta sexta-feira, para cancelar a portaria.

Os deputados argumentam nos projetos que a medida do Palácio do Planalto visa acabar com o fomento e o estímulo às atividades culturais no país.

Thaisa Galvão

5 de março de 2021

Caos bolsonarista faz brasileiros terem saudades da bonança econômica da era Lula

 

foto arquivo



O caos bolsonarista na economia e diante da crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus está fazendo os brasileiros terem saudades da bonança econômica da era petista. Lembremos alguns dados dessa época.

Lula cresceu em número de seguidores, cresceu em engajamento e cresceram as procuras por ele no Google, enquanto Bolsonaro, presidente do País que usou as redes sociais (com robôs) para se eleger em 2018, está parado.

Brasil pode passar marca das 3 mil mortes diárias nas próximas semanas e "isso é um genocídio"

 

Para o médico e neurocientista, o número de óbitos deve ser dobrado nas próximas semanas, o que significa que o Brasil teria de 180 a 270 mil mortes pela Covid-19 em apenas 3 meses. "Isso já é um genocídio, só que ninguém ainda usou a palavra. O que são 250 mil mortes sendo que a vasta maioria poderia ter sido evitada?", disse

247 - O médico e neurocientista Miguel Nicolelis estima que, dado o avanço desenfreado da pandemia da Covid-19 no Brasil, o país terá em torno de 3 mil óbitos diários nas próximas semanas. 

A conta é assustadora. Caso a previsão seja cumprida, seriam de 180 a 270 mil mortes em apenas 3 meses. 

"Nós podemos ter a maior catástrofe humanitária do século XXI em nossas mãos. A possibilidade de cruzar 2 mil óbitos diários nos próximos dias é absolutamente real. A possibilidade de cruzarmos 3 mil mortes diárias nas próximas semanas passou a ser real. Se você tiver 2 mil óbitos por dia em 90 dias, ou 3 mil óbitos por 90 dias, estamos falando de 180 mil a 270 mil pessoas mortas em três meses. Nós dobraríamos o número de óbitos. Isso já é um genocídio, só que ninguém ainda usou a palavra. O que são 250 mil mortes sendo que a vasta maioria poderia ter sido evitada?", disse ao Uol.

Ele ainda prevê que o sistema de saúde em São Paulo colapsará completamente nas próximas semanas: "Acho que São Paulo vai colapsar. Campinas já colapsou. Rio Preto colapsou. Ribeirão Preto está no mesmo caminho. A cidade de São Paulo não vai aguentar. O Hospital Emilio Ribas já está 100% e com fila de espera. O Hospital das Clínicas, que tem um dos maiores números de leitos de UTI do Brasil, está com 80% de ocupação e vai colapsar".

Para o médico, é necessário que governantes tratem a população, e não interesses alheios a ela, com prioridade: "As pessoas estão falando de sucessão presidencial em 2022 quando o país está morrendo na pandemia. Faltou decisão política e visão estratégica. Faltou as pessoas eleitas pensarem não nos lobbys econômicos e políticos que as sustentam, mas nos cidadãos como prioridade. É preciso bancar uma decisão"

Fonte: Com informações do 247

3 de março de 2021

MPF arquiva investigação sobre perda de vacinas

 

ELISA ELSIE - ASSECOM/RN

O Ministério Público Federal (MPF) arquivou, nesta segunda-feira (1º), investigação sobre supostas irregularidades no plano estadual de vacinação contra a covid-19 no Rio Grande do Norte, o que constata que o Governo do Estado é mais uma vez alvo de fake news.

Uma notícia falsa havia se espalhado pelos blogs do estado dizendo que o Governo do Rio Grande do Norte havia perdido 4 mil doses da CoronaVac. Esse número diz respeito apenas à estimativa de perda operacional. O plano prevê a possibilidade de perder até 5% das doses enviadas pelo Ministério da Saúde ao estado.

O plano estadual de vacinação contra a covid-19 tem se desenvolvido de acordo com as melhores técnicas e seguindo as instruções do Ministério da Saúde, no que diz respeito à previsão de perda operacional de doses. 

O cumprimento às normas nacionais para imunização foi constatado pelo Ministério Público Federal (MPF), que solicitou à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) todas as informações referentes aos critérios utilizados para previsão da perda operacional de 5% das doses enviadas pelo Ministério da Saúde, percentual previsto no Plano Nacional de Imunização.

Diante dos esclarecimentos prestados pela Secretaria, o MPF arquivou, na última segunda-feira, dia 1º, a investigação sobre supostas irregularidades no plano estadual de vacinação contra a covid-19 do Rio Grande do Norte. 

Ficou comprovado que, apesar de garantida a reserva técnica de 5%, durante o primeiro mês de vacinação foi registrada a perda de apenas 10 doses, que somadas às 61 doses em investigação por oscilações de temperatura no armazenamento, não representam nem 1% do total recebido.

Iniciada em 19 de janeiro, a campanha de vacinação contra a covid 19 no RN segue as orientações do Ministério da Saúde, as quais embasaram o Plano Estadual de Vacinação e as notas técnicas e informativas elaboradas para dar apoio técnico aos municípios na aplicação do plano em seus territórios.

2 de março de 2021

Procuradora não tinha provas contra Lula mas dizia ser divertido "detonar a imagem do 9"



  O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que perdeu um dedo num acidente de trabalho, superou dificuldades, chegou à presidência da República e deixou o cargo com  87% de aprovação popular, a maior já registrada em toda a história do Brasil, em razão do desenvolvimento econômico e social, foi também alvo de preconceito e do elitismo de procuradores federais.Numa das mensagens da Operação Spoofing, a procuradora Laura Tessler fala em "detonar a imagem do 9", mesmo sabendo que não tinha provas contra o ex-presidente. Confira,



1 de março de 2021

Doutor Drauzio Varella diz que próximas semanas da pandemia serão muito duras no Brasil

 

Drauzio Varela (Foto: REPRODUÇÃO/YOUTUBE)


"Olha o que deu fazer aglomerações nos bares, nas festas clandestinas do fim de ano e no carnaval. Em várias cidades, morreu mais gente em dois meses, janeiro e fevereiro, do que no ano passado inteiro", destaca Drauzio. "Está certo levar o vírus para casa: infectar seus pais, seus avós e as pessoas mais frágeis da família, só porque você se recusa a usar máscara e a guardar distância dos outros?", diz.

O médico também faz alerta sobre a situação das próximas semanas, informa o G1. "As próximas semanas serão muito duras. Não se iluda: se sua mãe ficar doente, não encontrará vaga nas UTIs dos hospitais, públicos ou particulares. Como você vai se sentir se ela morrer de falta de ar numa cadeira da sala de espera?", desabafa o médico.



NOTA DETRAN/RN - Suspensão de serviços

 



O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) vem a público informar que atendendo as determinações legais contidas na Portaria Conjunta 01/2021 – Sesap/Sead do Governo do Estado, publicada no último dia 25 de fevereiro de 2021, fica estabelecido a suspensão de alguns serviços de atendimento ao público externo de forma presencial no período de 01 a 12 de março de 2021 na Sede, Ciretrans e Grupos Executivos. 


A medida tem o objetivo de zelar pela preservação da vida dos cidadãos norte-riograndenses, atendendo a recomendação do Comitê Científico Estadual, que estabeleceu diretrizes de prevenção ao contágio pelo Coronavírus diante da atual situação de emergência que passa o Brasil e o estado do Rio Grande do Norte.


O Detran com a intenção de minimizar a suspensão dos serviços pensando no seu público-alvo, após reunião técnica com sua equipe de gestão, de forma controlada em relação ao fluxo de pessoas e seguindo rigorosamente os critérios sanitários estabelecidos pelas autoridades sanitárias estaduais, resolve manter os seguintes serviços:


1- Coordenadoria de Habilitação de Condutores:


Renovação de CNH (Serviço on-line – Site Detran/RN);

Segunda via de CNH (Serviço on-line – Site Detran/RN);

Emissão de Permissão Internacional para Dirigir (PID) - (Serviço on-line – Site Detran/RN);

Emissão de CNH Definitiva (Serviço on-line – Site Detran/RN);

Prova Teórica de Habilitação (Presencial Unidades - Sede Natal e Mossoró);

Prova Prática de Habilitação (Presencial Unidades - Sede Natal e Mossoró);

Prova Prática Itinerante.


2- Coordenadoria Médica e Psicológica


Exames Médicos (Presencial em Natal e Mossoró - Clínicas Credenciadas pelo Detran);

Exames Psicológicos (Presencial em Natal, Mossoró e Parnamirim - Clínicas Credenciadas pelo Detran).


3- Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito


Liberação de Veículos Apreendidos (Presencial - Unidades - Sede Natal e Mossoró).


4- Coordenadoria de Operações


Manutenção Semafórica (Equipe Presencial);

Serviço de avaliação técnica e sinalização das rodovias estaduais (Equipe Presencial).


5- Outros Serviços disponíveis no site do Detran/RN (on-line)


Emissão de Boletos;

Consulta de Veículos;

Emissão de CRLV digital;

Consulta de Condutor;

Todos os serviços on-line permanecem funcionando normalmente.


Em todas as unidade do Detran: Serviços suspensos até o dia 12 de março ou redução dos índices conforme previsto no art. 2° da portaria conjunta Nº 01/2021 – Sesap/Sead, de 25 de fevereiro de 2021:


1- Coordenadoria de Registro de Veículos:


Vistoria de veículos;

Abertura de processos de transferência de veículos;

Registro de veículos novos;


2- Coordenadoria de Habilitação:


Prova Teórica Itinerante.


3- Coordenadoria Médica e Psicológica


Exames Médicos e Psicológicos nas Centrais do Cidadão e nos Grupos Executivos

 

Obs 1: Os agendamentos dos serviços suspensos no período de 01 a 12 de março de 2021 serão cancelados, devendo o usuário realizar um novo agendamento;


Obs 2: Todos os usuários com agendamento para esse período estão recebendo e-mails informativos emitidos pelas coordenadorias do Detran responsáveis.


Atendimento Online  através das nossas plataformas:


Central de Atendimento telefônico : 3232.8030 e 3232.8039 (segunda à sexta – 8 às 14h)


Whatsapp  - dúvidas gerais (segunda a  sexta- 8 às  14h)

Detran Jucurutu: 996490894 

Detran Apodi: 99150.1101

Detran Caicó: 999525389

Detran Mossoró: 3315.5568

 

- Site: www.detran.rn.gov.br  

 

OUVIDORIA


Denúncias/Elogios/Reclamações/Sugestões e Solicitações|  Portal Fala.BR (Ouvidoria) 

falabr.cgu.gov.br


E-MAILS

 faleconoscodetranrn@gmail.com  (dúvidas, orientações e informações)

 

Natal-RN, 28 de Fevereiro de 2021.


Governo do Estado do Rio Grande do Norte

Departamento Estadual de Trânsito do RN

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !