16 de janeiro de 2021

RN Mais Vacina inicia autocadastramento na segunda-feira (18)



O Governo do Estado lançou oficialmente nesta sexta-feira (15) o sistema RN Mais Vacina para monitorar o processo de vacinação contra a Covid-19. O sistema vai registrar a chegada da vacina enviada pelo Governo Federal, a transferência aos 167 municípios e a aplicação que será feita pelas secretarias municipais de saúde.

Na próxima segunda-feira (18) o RN Mais Vacina estará disponível para o cidadão iniciar o autocadastramento, que não é obrigatório, mas importante para agilizar o processo. Dentro da estruturação do estado para a vacinação, a governadora Fátima Bezerra anunciou também a compra de mil tablets que serão utilizados nas 711 salas de vacinação ativas nos municípios. O equipamento vai agilizar o cadastramento e o controle da aplicação.

O RN Mais Vacina é resultado de uma parceria firmada pela administração estadual com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS). "O sistema cumpre papel fundamental para a transparência de todo o processo e assegurar o uso da vacina de forma justa e eficaz. Faremos o rastreamento da vacina em todo o RN", afirmou a governadora Fátima Bezerra. O transporte e guarda da vacina será acompanhado pelas polícias militar e civil do Estado, com apoio das polícias Federal e Rodoviária Federal.

A chefe do Executivo estadual confirmou ainda a parceria com a Cosern para instalação da rede de frio necessária para a conservação da vacina. São 95 geladeiras especiais e dois refrigeradores científicos para os municípios e para a Unicat, órgão que vai armazenar as vacinas em Natal antes da distribuição às centrais de distribuição aos municípios localizados em Mossoró, Caicó, Santa Cruz, São José do Mipibu, Pau dos Ferros e João Câmara. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) já dispõe de 900 mil seringas e agulhas, quantidade suficiente para a primeira fase, e está adquirindo mais 2 milhões de unidades.

Para iniciar a vacinação o RN agora aguarda apenas a decisão do Governo Federal sobre a compra e envio das vacinas e o calendário para aplicação. "Estamos confiantes e esperançosos que a vacinação começará na próxima quarta-feira como declarou o ministro da saúde, Eduardo Pazzuelo. Na próxima terça-feira estarei em Brasília para a reunião dos governadores com o Ministério da Saúde. Espero que não haja mais adiamentos e que o Governo Federal confirme o calendário de vacinação", declarou a gestora estadual durante a entrevista coletiva no auditório da Governadoria.

SPUTNIK E ENEM

O Governo do RN e o Consórcio Nordeste iniciaram contatos com o laboratório União Química para aquisição da vacina Sputnik V, de origem russa, como forma de ampliar a disponibilidade do imunizante à população.

Sobre a transferência de dez pacientes com Covid-19 de Manaus para Natal com a finalidade de desafogar o sistema de saúde da capital amazonense, a governadora disse que eles serão atendidos no Hospital Onofre Lopes, da UFRN.

"É um ato de solidariedade. Neste momento precisamos todos colaborar e ajudar. Só assim vamos vencer a pandemia", afirmou Fátima Bezerra que ainda se posicionou a favor do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "É lamentável o não adiamento do Enem.  O momento é de crescimento da pandemia. Considero extremamente adequado e necessário o adiantamento e o pedido dos governadores neste sentido.  Infelizmente o governo federal não foi sensível a este pleito justo e sensato. O mais adequado e recomendado é o adiamento", declarou.

15 de janeiro de 2021

Prefeito Ronaldo Sousa( DEM)participa da Eleição para Nova diretoria da FEMURN.






A eleição para Nova Diretoria da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte - FEMURN aconteceu nesta sexta-feira dia 15.  A homologação da nova diretoria e do Conselho Fiscal, referente ao biênio 2021-2022, foi realizada na sede da FEMURN, no bairro Tirol em Natal.

O prefeito Ronaldo Souza, como sempre participativo e ativo em todos os eventos que possam contribuir para o desenvolvimento do seu município,  foi  dá sua contribuição, representado muito bem o município de Água Nova na Eleição.

Governo apresenta programa RN+Vacina

 

Após discutir e aperfeiçoar estratégias com os órgãos fiscalizadores, o Governo do Rio Grande do Norte apresenta oficialmente o RN+Vacina, sistema elaborado em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN. A apresentação terá a participação da governadora Fátima Bezerra e será realizada hoje sexta-feira (15), durante coletiva de imprensa para atualização dos dados da Covid-19 no estado, no auditório da Governadoria. 

Pioneiro no país, o novo sistema permitirá o acompanhamento em tempo real do progresso da vacinação em todo o estado, desde a distribuição até o indivíduo que receberá a imunização. A parceria com o LAIS também oportunizou o curso de capacitação de vacinadores, tema que também será tratado na entrevista. 

ASSECOM/RN

Maduro confirma decisão de enviar oxigênio a Manaus, mas Bolsonaro ainda não aceitou

 


247 - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou que está decidido a ajudar o Brasil a superar o problema do colapso na saúde em Manaus, no Amazonas. Por meio do ministro das Relações Exteriores, Jorge Arreaza, o país ofereceu oxigênio necessário para minimizar a dificuldade dos hospitais.

Pela logística mais fácil, a Venezuela é o país com opção mais viável para enviar o oxigênio ao Brasil. 

As empresas que produzem os cilindros aumentaram a capacidade de fabricação ao limite, mas a demanda seria três vezes maior ao que Manaus conta atualmente. Uma das soluções seria apelar à fornecedora White Martins, que já tem parceria com o governo do Amazonas e está trabalhando em ritmo acelerado para atender à demanda. 

14 de janeiro de 2021

Água Nova: Prefeito Ronaldo Sousa se reúne com a Governadora Fátima Bezerra

 

Prefeito Ronaldo e a Governadora Fátima Bezerra




Prefeito Ronaldo e a senadora Zenaide

Há uma semana na capital do Estado, cumprindo agenda administrativa,  Ronaldo Sousa esteve na governadoria, onde se reuniu com a  governadora Fátima Bezerra, solicitou do governo do RN  melhoria para o município de Água Nova e enfatizou  três prioridades: a questão hídrica ,  transportes e habitacional. Depois em visita  a senadora Zenaide , requisitou  emendas parlamentares para a saúde,  educação e infraestrutura do município. Segundo  Ronaldo, as reuniões foram muito proveitosas, saiu  de lá bastante otimista.


Senador Jean Paul (PT) participa de reunião remota com Prefeito, Secretários , Presidente do PT e Vereadores de Água Nova

 



O Projeto do Senador Jean Paul (PT), "Giro pelo RN",  realizou na tarde de hoje (14), uma  reunião virtual   com a participação do prefeito Ronaldo Sousa, Secretários/as, a presidente do Diretório do PT (Rosineide Nascimento) ,Vereadores e representante dos professores. A reunião, coordenada pela assessoria do senador ( Lucas, Rildo e Juliana), teve como pauta central ouvir as demandas do município de Água Nova apresentadas pelo prefeito e secretários. Em seguida,   o   senador falou de como  pode ajudar nas referidas demandas e apresentou as ações realizadas pelo  mandato .  O prefeito Ronaldo Sousa agradeceu mais uma vez as emendas do senador para Água Nova; a primeira de custeio para a saúde que veio  no ano passado e agora outra emenda para compra de um ônibus escolar.

Bolsonaro demitiu presidente do BB, mas Guedes tenta reverter

  

O Valor Econômico informou em reportagem publicada na capa do jornal que Jair Bolsonaro teria demitido o presidente do Banco do Brasil, André Brandão. Segundo reportagem dos jornalistas Fabio Murakawa, Fabio Graner, Claudia Safatle e Talita Moreira, “o presidente Jair Bolsonaro decidiu demitir o presidente do Banco do Brasil, André Brandão, confirmou ao Valor fonte do Planalto. A demissão não havia sido oficializada até o fechamento desta edição. Bolsonaro teria ficado irritado com a repercussão do fechamento de agências do banco e do plano de demissões voluntárias anunciados na segunda-feira. Fontes do BB afirmam que as medidas foram aprovadas pelo ministro Paulo Guedes e apresentadas ao Planalto. Outros interlocutores dizem que Bolsonaro não foi informado diretamente e que considerou o anúncio inoportuno”..Brandão saiu do HSBC, onde estava desde 2003, para substituir Rubem Novaes, que deixou a presidência da instituição em setembro. Quando Novaes pediu demissão, em julho, o Banco do Brasil afirmou em nota que a causa seria o entendimento de que o banco “precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário”.

247

13 de janeiro de 2021

Prefeitos do Alto Oeste representantes da COPIRN e Brisanet discutiram projetos de videomonitoramento das cidades

 

Aconteceu  ontem, (12/01), em Natal mais uma reunião com representantes dos 9 municípios do Alto Oeste, o COPIRN e a Brisanet.Para formatar o projeto de videomonitoramento inteligente nos 9 municípios (Água Nova, Encanto, Dr Severiano, José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Francisco Dantas, Riacho de Santana e Rafael Fernandes) do Alto Oeste Potiguar. Estiveram presentes, o prefeito Ronaldo Souza (Água Nova), Luzimar Porfirio (São Francisco do Oeste), Adriano Morais (José da Penha), Francisco (COPIRN) e Antonio Costa (Brisanet). Até o final do mês será apresentado o projeto elaborado a todos os municípios.

 

Governadora anunciou o pagamento da folha do 13º de 2018

 A Governadora Fátima Bezerra  anunciou agora a pouco nas suas redes sociais  que o pagamento da folha atrasada do 13º de 2018 começa  nessa sexta-feira.




CHUVAS NO SERTÃO - Seguem as previsões da EMPARN para a distribuição de chuvas nas várias regiões do RN

 


De acordo com as análises da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte-EMPARN, a previsão para estação é dentro da normalidade, devido a influência do fenômeno ‘La Niña’.

“O fenômeno La Niña que acontece com a diminuição na temperatura das águas superficiais do Oceano Pacífico provoca uma maior circulação dos ventos na região Nordeste do Brasil mantendo a regularidade das chuvas para o período”, disse o chefe da unidade, Gilmar Bristot.

Sobre as chuvas, Bristot explica que nos meses de janeiro e fevereiro, quando acontecem as chuvas da pré-estação chuvosa no Rio Grande do Norte, “as chuvas serão ocasionadas pelos sistemas que transitam sobre o Nordeste e são de baixa previsibilidade e podem ou não acontecer. Para o período chuvoso de fevereiro a maio as condições analisadas são propícias para a ocorrência de chuvas acima do normal para o Nordeste como um todo”, comentou.

Para o período de janeiro a março a previsão, por região é:  Oeste do RN com o maior volume com a estimativa de 315 mililitros (mm); as regiões Leste e Central do RN, deverão receber, cada uma, 250 mm; E a região Agreste tem previsão de 188 mm de volume.

Previsão de chuvas- janeiro a março 2021:

Oeste - 390 mm

Central - 300 mm

Agreste - 230 mm

Leste -  409 mm

Previsão para o primeiro  trimestre de 2021 para as regiões do RN. Pelas previsões na Região do Alto e Medio Oeste ficará na média (600 mm) ou um pouco abaixo da média!!!

informações: Blog lages do cabugi

Governadora Fátima Bezerra e Banco do Brasil discutem manutenção de serviços no RN

 



A governadora Fátima Bezerra externou sua preocupação com o fechamento de agências e a possibilidade de demissão de funcionários do Banco do Brasil no Rio Grande do Norte. Ao receber a visita da nova superintendente da instituição no Estado, Priscila Requejo Simões de Araújo, nesta terça-feira (12), Fátima obteve a resposta de que três agências serão fechadas - em Natal, Parnamirim e Mossoró - e um posto de serviço em Tangará, com a absorção dos serviços em outras agências e correspondentes bancários.


Na reunião, na sede da Governadoria, Fátima Bezerra destacou a parceria do estado com o banco que opera a folha de pagamento dos servidores nos 167 municípios. De acordo com a direção do BB, os servidores estaduais não serão prejudicados por que o banco investirá em correspondentes bancários, com previsão de três unidades em cada município. “Na condição de Governo, temos a obrigação de acompanhar essa situação, pois são serviços muito importantes para os servidores públicos, a população em geral e a economia do nosso estado”, afirmou a governadora.


Sobre as demissões, a nova superintendente do banco no RN explicou que apenas os servidores que aderirem ao Plano de Demissão Voluntária serão afastados, pois os que trabalham nas agências a serem fechadas serão realocados para as 15 novas carteiras que a instituição passará a operar.


Além da folha de pessoal, a gestão estadual opera com o banco na cobrança da dívida ativa por meio de um acordo inédito para a gestão estadual.  Desde 2019, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) enviou dois lotes de cobranças da dívida ativa e recuperou R$ 7,6 milhões de créditos “podres”, considerados de difícil recuperação em condições normais. 

Morre vítima da Covid-19 Maguito Vilela, prefeito de Goiânia, ex-governador e ex-senador

 


247 - Morreu na madrugada desta quarta-feira (13), no hospital Albert Einstein em São Paulo (SP), Maguito Vilela (MDB), por complicações pulmonares decorrentes da Covid-19. Ele ficou 80 dias na UTI do hospital. Prefeito de Goiânia, eleito em 2020, tomou posse na unidade hospitalar e não chegou a assumir o cargo, tendo pedido licença imediatamente. Vilela é o primeiro político de projeção nacional a morrer da doença. Antes de ter sido eleito prefeito, foi  vereador, deputado estadual e federal e vice-governador. Também foi governador de Goiás entre 1995 a 1998, quando disputou e ganhou a eleição para senador.

12 de janeiro de 2021

Prefeitura de Água Nova realizou melhorias sanitárias domiciliares na Zona Rural


                      Antônia, uma das contempladas  do Projeto


A Prefeitura de Água Nova, por meio das Secretarias de Saúde e Obras, concluiu com êxito a construção das 18 unidades de melhorias Sanitárias de um total de 35 unidades, fruto de um convênio junto a FUNASA. 

 As famílias beneficiadas são das comunidades de: Água Nova I, Saquinho, São Luís, Areias, Carnaubal e Sanharão. 

 Um investimento total de R$ 254.817,73. 

É mais dignidade para nosso povo que vive na zona rural do Município.

Fechamento da Ford deixará trabalhadores desempregados

 

A Ford, que está fechando suas fábricas no Brasil depois de mais de 100 anos de atividade, havia anunciado seu maior investimento em 2009. Nada menos do que R$ 4 bilhões, quando o Brasil era um país que tinha governo e tinha futuro. Naquele momento, o mercado nacional de automóveis era duas vezes maior do que o atual e a maior parte do investimento seria direcionada aos estados da Bahia e do Ceará.A empresa afirma que vai trabalhar junto aos sindicatos para "minimizar os impactos do encerramento da produção".

Segundo a montadora, os veículos comercializados no Brasil vão passar a ser importados, principalmente das unidades de Argentina e Uruguai, além de outras regiões fora da América do Sul.

"Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global.

11 de janeiro de 2021

Alerta! E Fake o aplicativo que circula no RN sobre inscrição de CNH popular

 De acordo com informações do Deputado Estadual, Francisco do PT, circula nas redes sociais um suposto aplicativo que disponibiliza inscrições gratuitas para CNH popular, mas o deputado alerta : isso é fake news( noticia falsa);



Impeachment de Trump será aberto por tentativa de insurreição

 

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos anunciou o artigo de impeachment contra Donald Trump, atual presidente e líder das manifestações que contestam a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais. rump é acusado de violar seu “juramento constitucional de cumprir fielmente o cargo de Presidente dos Estados Unidos” ao  “incitar à violência contra o Governo” nos eventos da última quarta-feira (9). As ações violam a 25ª Emenda constitucional.

O tuíte abaixo, do deputado Ted Lieu (Califórnia), anuncia o processo: "O Artigo de Impeachment: Incitamento à Insurreição, elaborado pelo Representante @davidcicilline, @RepRaski, mim & staff de @HouseJudiciary, foi agora formalmente apresentado na sessão pro forma da Câmara de hoje".

Rodrigo Maia vira alvo da Polícia Federal

 

Segundo o jornalista Lauro Jardim em O Globo, a Polícia Federal colheu depoimentos em dezembro, no âmbito de uma investigação, que  atingiriam Rodrigo Maia frontalmente.

"Quem acompanha os bastidores desse inquérito nota o interesse especial da PF pelo que é contado sobre o (ainda e apenas pelos próximos 22 dias) presidente da Câmara", escreveu Lauro Jardim.

A relação entre Maia e Bolsonaro tem se deteriorado fortemente nas últimas semanas, a ponto de Jair Bolsonado ter afirmado na última sexta-feira  (8) que Maia e o PT "são duas coisas muito parecidas”.

247

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !