26 de setembro de 2020

OMS: mortes por Covid-19 podem dobrar para 2 milhões antes de vacina


 Agência Brasil - O número de mortes causadas pelo novo coronavírus pode dobrar para 2 milhões antes que uma vacina bem-sucedida seja amplamente distribuída, e pode ser ainda maior sem uma ação conjunta para conter a pandemia. A afirmação foi feita pelo chefe do Programa de Emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan, nesta sexta-feira (25)

Geólogo acusa o governo Bolsonaro de dar carta branca para o desmatamento

 ..


Sputnik – Segundo geólogo e professor de Gestão Ambiental Pedro Luiz Côrtes, além de perpetuar práticas culturais nocivas, o governo brasileiros incentiva o desmatamento ao desmontar as estruturas de fiscalização.

25 de setembro de 2020

O Advogado João Venancio candidato a Prefeito pelo PT em Antonio Martins está desaparecido

 

O candidato a prefeito de Antônio Marins/RN, o advogado João Venâncio, está desaparecido, Familiares compareceram nessa sexta-feira(24) a Delegacia de Polícia Civil em Alexandria/RN para fazer registro do Boletim de Ocorrência (BO), antes de fazer a comunicação fizeram procura em hospitais, delegacias e outros locais.

De acordo com informações o Sr. João Venâncio saiu de Antônio Martins na tarde de ontem com destino a Pau dos Ferros/RN e sumiu, sendo encontrado seu veículo abandonado as margens da BR 405 próximo a Pau dos Ferros, apenas com documentos do registro de sua candidatura.

http://uiraunanet.com.br/

24 de setembro de 2020

Em seminário da ONU sobre educação, Lula cita Paulo Freire e critica 'dogma do estado mínimo



Em discurso no Webinário "Educação e as Sociedades Que Queremos", evento com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou o filósofo Paulo Freire (1921-1997), declarado Patrono da Educação brasileira, em 2012. O ex-presidente também criticou a agenda ultraneoliberal, que se implantou no Brasil após o golpe contra Dilma Rousseff, em 2016, e está baseada no corte de direitos e investimentos, com o objetivo de abrir espaço para o setor privado atuar na execução de políticas socioeconômicas. 

"Neste mês de setembro, iniciamos as comemorações do centenário de nascimento do educador Paulo Freire. Foi meu amigo, nasceu na mesma região que eu, no estado de Pernambuco, e foi companheiro na criação do Partido dos Trabalhadores", disse Lula. 

"Das muitas lições que Paulo Freire nos deixou, duas são frequentemente destacadas. A primeira é a noção de que aquele que educa também está sendo educado. É um conceito que só poderia ser formulado por quem tinha a grandeza de respeitar a sabedoria dos humildes e reconhecer a existência do outro, acima das barreiras sociais e preconceitos. A segunda lição é a de que a Educação é libertadora no mais amplo sentido que pode ter a palavra liberdade", acrescentou. 

Em um contexto de congelamento de investimentos públicos, o ex-presidente afirmou que, mesmo quem defendia "rigidamente a austeridade fiscal", entendeu que "o momento é de gastar porque a vida não tem preço e que a economia deve existir, afinal, em função das pessoas, não apenas dos números". 

"E é o estado, em última análise, que pode proporcionar recursos e organizar a sociedade para atravessar este momento tão difícil. Esta é, a meu ver, uma grande lição que a pandemia está nos ensinando. O dogma do estado mínimo é apenas isso, um dogma, algo que não encontra explicação nem se justifica na vida real. O mito do deus mercado é apenas um mito, pois uma vez mais ele se revela incapaz de oferecer respostas para os problemas do mundo em que vivemos", continuou Lula. 

Ministério Público quer afastamento imediato de Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente

 

247 - A Procuradoria está exigindo o afastamento imediato do ministro do meio ambiente Ricardo Salles, por "desestruturação dolosa" das políticas ambientais. 

O pedido foi anexado nos autos da ação civil apresentada em julho que pede a saída do ministro do governo, informa o jornalista Fausto Macedo no Estado de S.Paulo. 

Segundo a procuradora Marcia Brandão Zollinger, o perigo da demora em julgar o pedido de afastamento é fundamentado no fato de que a permanência do ministro ‘tem trazido, a cada dia, consequências trágicas à proteção ambiental, especialmente pelo alarmante aumento do desmatamento, sobretudo na Floresta Amazônica’.

“Caso não haja o cautelar afastamento do requerido do cargo de Ministro do Meio Ambiente, o aumento exponencial e alarmante do desmatamento da Amazônia, consequência direta do desmonte deliberado de políticas públicas voltadas à proteção do meio ambiente, pode levar a Floresta Amazônica a um ‘ponto de não retorno’, situação na qual a floresta não consegue mais se regenerar”, apontou a procuradora.

O MPF apresentou dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que apontam a derrubada de 1.658 km² de Floresta Amazônica em julho de 2020. No mês passado, foram 1.359 km².

23 de setembro de 2020

Poeta Francisco de Assis(Água Nova) terá participação em programa na rede Globo

 



O Poeta Francisco de Assis, assim como, a  Associação dos Voluntários da leitura, divulgaram hoje em suas redes sociais, o anúncio da participação de Francisco no programa de Fátima Bernardes ( O Encontro), que será exibido próxima segunda-feira(28), às 10.

Empresária que combate o racismo é a mulher mais rica do Brasil



 Dona da rede de lojas Magazine Luiza, Magalu, a empresária Luiza Trajano tem patrimônio avaliado em R$ 24 bilhões. Ela ocupa a 8ª posição na lista da revista Forbes, sendo a única mulher entre os top 10 da lista de bilionários no Brasil. A companhia tem sido alvo de elogios e críticas depois de anunciar um processo de seleção trainees exclusivamente para negros.

247

Candidatos/as Isolda Dantas ( Mossoró) e Salismar Correia ( Pau dos Ferros) se comprometem a não soltar fogos de artifícios em suas campanhas

 

Idolda Dantas(centro)

Dr. Salismar Correia


Dr. Salismar , pré candidato  (Solidariedade) destacou que faz tempo que defende essa bandeira e até acha que a justiça eleitoral deveria proibir essa prática, haja vista que o estampido causa diversos males à saúde das pessoas e dos animais.  

Nós da coligação Mossoró que o povo quer (PT, PCdoB, PROS, PV e Avante) nos comprometemos em não soltar fogos de artifícios sonoros no decorrer das nossas atividades. Bem como afirmamos nosso apoio às pessoas idosas, com deficiência e aos animais. A defesa de uma Mossoró de todos não deve se limitar a palavras, mas ser mostrada como ações”, garantiu Isolda.
 

Segundo especialistas, “o barulho dos fogos de artifício deixa os animais desesperados. Eles fogem, machucam-se, têm ataques de pânicos, desmaios, apresentam problemas neurológicos ou cardíacos, e alguns chegam até a falecer, tamanho é o estresse causado pelos ruídos dos fogos”.

Além dos animais, existem as crianças recém-nascidas, pessoas autistas e idosos, que são atingidos pelo barulho ensurdecedor das explosões e, ainda, um gasto desnecessário de dinheiro.


Fontes: Blog do Capote

Mossoró Hoje

22 de setembro de 2020

Bolsonaro choca o mundo com discurso na ONU e é chamado de mentiroso

 

Internautas, políticos e personalidades públicas criticaram o discurso mentiroso de Jair Bolsonaro na ONU, que culpa indígenas por incêndios e Venezuela por óleo no Nordeste. “Mentira deslavada”, disseram as postagens:

Veja a repercussão: 

 

 

 

 

 

 

Bolsonaro mente sem pudor na ONU: culpa indígenas por incêndios e Venezuela por óleo no Nordeste

 

Jair Bolsonaro usou sua tribuna na 75ª Assembleia Geral das Nações Unidas para mentir descaradamente e voltou a culpar indígenas pelas queimadas. "Índios queimam em busca de sobrevivência", disse. Ao rebater críticas à sua política ambiental, ele afirmou que o Brasil "foi vítima de um criminoso derramamento de óleo venezuelano". Também fez ataques à imprensa.

247

Sesap divulga dados da Covid-19

 


A taxa de ocupação dos leitos Covid no Rio Grande do Norte, até    ontem,  (21), era de 42%. São 249 pacientes internadas em leitos críticos e clínicos, confirmados ou suspeitos com a doença respiratória, em instalações públicas e privadas no estado. 


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) soma um total de 67.217 casos confirmados da doença, 31.719 suspeitos e 132.816 descartados. Em relação aos óbitos decorrentes da Covid-19, até o momento, foram registrados 2.352 e há 312 óbitos em investigação. Nenhum óbito nas últimas 24 horas.


Nas Regiões de Saúde, a ocupação está distribuída da seguinte maneira: a Metropolitana está com 38%, Oeste com 50%, Alto Oeste com 90%, Seridó possui 44%, Trairi/Potengi tem 18% de ocupação e as regiões do Mato Grande e do Agreste potiguar não possuem pacientes internados em leitos de UTI. 


Conforme apontava o Regula RN - Sistema de Regulação do Acesso à Assistência em Saúde do estado -, até o meio-dia, oito pacientes (seis críticos e dois clínicos) aguardam por leitos; outras 10 pessoas esperam transporte para serem removidos.


TRANSMISSIBILDADE 


Segundo os dados do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o índice R(t) - que determina o potencial de propagação do vírus – está em 1,09 para o RN como um todo. Porém, essa taxa de transmissibilidade está acima de 1 nas regiões do Alto Oeste (1,06), Vale do Açu (1,07) e Agreste (1,15). No Seridó e Oeste, regiões nas quais era possível observar a taxa acima de 1 ao longo das últimas semanas, é registrada uma transmissibilidade de 0,94 e 0,95, respectivamente; no Mato Grande, o índice é de 0,83, na Região Metropolitana de 0,86, e no Trairi/Potengi de 0,83.


Natal (RN), 21 de setembro de 2020.


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA

21 de setembro de 2020

Flávio Bolsonaro foge de acareação com Paulo Marinho e aparece dançando em programa de Sikêra Jr

 

Flávio Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro estavam no programa do apresentador bolsonarista Sikêra Júnior em Manaus, onde cantaram uma música homofóbica contra os “maconheiros”. Flávio se ausentou da acareação marcada pelo MP do Rio no âmbito do processo de interferência do governo na PF

Segundo o empresário Paulo Marinho, Flávio Bolsonaro contou que Victor Granado, advogado do senador filho de Jair Bolsonaro, soube da operação com antecedência por um delegado da Polícia Federal e o avisou.

Flávio estava no Amazonas. Ele e o deputado federal Eduardo Bolsonaro estavam no programa do apresentador bolsonarista Sikêra Júnior. Eles apareceram dançando e cantando uma música contra os “maconheiros”.

247


Hoje (21) é dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

 



 De acordo com informações  do senador Paulo Paim( PT_RS), mais de 45 milhões de brasileiros tem algum tipo de deficiência.

Para Paim, o Estatuto da Pessoa com Deficiência foi criado para mostrar que essa parcela da população tem a mesma dignidade e direito que outro cidadão qualquer.

O senador também falou sobre a lei de cotas e "ameaças de retrocesso” que vêm acontecendo.

— Em quase 30 anos de existência, a chamada lei de cotas para pessoas com deficiências nunca sofreu tantos ataques como agora. Alegam que as empresas não encontram pessoas com deficiência com qualificação profissional. Isso não é verdade. E se for o caso, é só contratar e qualificar, como muitos setores estão fazendo.

Segundo Paim, 98% das pessoas com deficiência estão no mercado de trabalho por conta das cotas.


Centrais do Cidadão ampliam atendimentos presenciais em nove cidade do RN

 


Serviços do DETRAN serão  retomados em Assú, Currais Novos, Nova Cruz, Parelhas e São Paulo do Potengi. Do Itep, em Canguaretama,Mossoró, Nova Cruz e Pau dos Ferros.

UERN acaba com lista tríplice para escolha de dirigentes acadêmicos

 O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) aprovou  o fim da necessidade de composição de lista tríplice para os cargos de diretor de Unidade Acadêmica e chefes de Departamento Acadêmico.

Com a decisão do colegiado, a lista tríplice para estes cargos deixa de existir. Como havia previsão no Estatuto da UERN, os conselheiros aprovaram uma emenda acabando com a obrigatoriedade.

A proposta de alteração do estatuto ao Consuni foi feita pelo gabinete da reitoria, contando com apoio dos segmentos acadêmicos da universidade e dos conselheiros do Consuni. Sem a lista, quem ficar em primeiro na escolha dos segmentos acadêmicos será nomeado dirigente.

Com o fim da lista tríplice na escolha interna de dirigentes, a comunidade universitária aguarda agora aprovação de lei estadual garantindo o fim da lista tríplice também para os cargos de reitor e vice-reitor da universidade, compromisso já assumido pela governadora Fátima Bezerra (PT).

20 de setembro de 2020

Destruição ambiental no Pantanal e na Amazônia já atinge Sul e Sudeste

 



Após relatos de chuvas escuras no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o céu de São Paulo foi encoberto, neste sábado (19), por uma grande nuvem de fumaça proveniente do Pantanal e de incêndios que atingem também o interior do estado e outros países sul-americanos. 

​A névoa derrubou os índices de qualidade do ar na capital paulista, aumentando as chances do fenômeno da chuva escura na maior cidade do país, tal qual ocorreu no ano passado, devido às queimadas na Amazônia.

Os problemas verificados em São Paulo devem se estender para Minas Gerais e Rio de Janeiro, segundo meteorologistas.

Os focos de incêndio no Pantanal bateram recorde para um mês apenas nos primeiros 16 dias de setembro. O fogo avança sobre parques nacionais, terras indígenas e plantações. As chamas se espalham por vários estados no Centro-Oeste e no Norte do país, no Pantanal e na Amazônia, além de devastarem também territórios da Bolívia e do Paraguai. 

​Acusado de não dar a devida atenção ao problema, o governo federal afirma que, desde o final de julho, as Forças Armadas vêm atuando para combater as chamas na região do Pantanal e, neste sábado (19), o vice-presidente, Hamilton Mourão, minimizou o alcance das queimadas na Amazônia, afirmando que elas não são do nível das verificadas na Austrália e nos Estados Unidos e que há desinformação e interesses econômicos e políticos por trás das notícias sobre os incêndios.

247

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !