9 de janeiro de 2016

Álvaro Dias deixa o PSDB e vai par o PV

senador_alvaro
O senador Álvaro Dias (PR) registrou sua desfiliação do PSDB, partido pelo qual foi eleito. A desfiliação foi encaminhada ao juiz eleitoral de Londrina, segundo informação da assessoria de imprensa do senador. O futuro partido de Álvaro Dias será o Partido Verde (PV), agremiação para a qual o senador, inclusive, já gravou participação no próximo programa, que irá ao ar na terça-feira (12). No entanto, a filiação ainda não foi oficializada, o que deverá ser feito em breve.
O senador paranaense foi filiado ao PSDB por duas vezes, totalizando 18 anos. No Senado, foi líder do partido em mais de uma oportunidade, mas divergências internas em questões relacionadas à política regional no Paraná motivaram sua saída dos quadros do partido.

robsonpires

8 de janeiro de 2016

Inep disponibiliza notas da redação do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, há pouco, pelo Twitter, que as notas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão no sistema. A nota da prova era a única que faltava no resultado divulgado há pouco.
"A nota da redação está no sistema. Caso necessário, atualize o navegador e limpe o cache. #ResultadoEnem2015", publicou o Inep, por volta das 19h20.
As notas do Enem do ano passado foram divulgadas por volta das 18h na Página do Participante. Logo após a divulgação, candidatos reclamaram nas redes sociais da falta da nota da redação. 
O dia foi de espera para os estudantes – muitos deles já estavam online, atualizando a página do Inep desde as primeiras horas desta sexta-feira. Isso porque a autarquia não especificou a hora da divulgação da nota da redação.
Para acessar o resultado, é necessário informar o CPF e a senha escolhida na hora da inscrição. Os estudantes têm acesso a uma tabela com a nota obtida em cada uma das provas: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação. Eles ainda não têm, no entanto, acesso ao espelho da redação, com a correção mais detalhada do texto, que será divulgado posteriormente.
A partir de segunda-feira (11), as notas no Enem poderão ser usadas para concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições do Sisu ficarão abertas de segunda a quinta-feira próximas (11 a 14).

Prefeito de Alexandria tem mandato cassado

O prefeito eleito de Alexandria, Nei Moacir Rossatto de Medeiros, foi cassado no início da tarde de hoje, em sessão extremamente concorrida e repleta de discussões entre as partes. Por 8 votos contra 1, a cassação foi consumada e o então presidente da câmara, Raimundo Ferreira de Andrade assumiu os rumos do município.

Segundo informações, Nei Rossatto haverá de recorrer e assim terá uma longa "novela" a esfera judicial, durante todo este ano de 2016, pelo menos até um posicionamento final. O vereador Francisco Marcos de Almeida, "Suê", foi o único parlamentar que entendeu que não havia elementos comprobatórios para que o gestor fosse cassado.Comentava-se no município que dois vereadores ligados ao ex-prefeito Alberto Patrício, poderiam votar contra. Como também no dia de hoje, conversas davam conta que outros dois edis estariam inclinados para mudar de opinião e até mesmo faltar a sessão. Porém, todos os 9 vereadores se fizeram presentes e explanaram seus votos.

Aguardemos os diversos outros capítulos da batalha jurídica que será travada.

*RN Política em dia/ nossoparanarna

7 de janeiro de 2016

Choveu 33 mm em Água Nova/RN

De acordo com informações extra oficiais choveu na madrugada desta quinta-feira (7) 33 milímetros  em Água Nova. Neste momento a chuva continua , mas bem mais leve.

foto: aguanovanews

6 de janeiro de 2016

A mais sensata análise sobre a Lava Jato

: Ela foi produzida pelo economista Gesner Oliveira e seus sócios na GO Associados; embora apontem que a operação reduziu o PIB em dois pontos e a massa salarial em R$ 42 bilhões, os autores afirmam que a Lava Jato foi crucial para enfrentar a corrupção e deve deixar um legado de melhores práticas nas empresas e nos governos; Gesner faz uma defesa enfática dos acordos de leniência e diz que as empresas devem ser preservadas, como ocorreu com a Siemens, pivô do maior escândalo corporativo da história; "Não basta trocar o governo. O país precisa de um salto de governança que exige uma mudança cultural na sociedade e os acordos de leniência certamente são um poderoso instrumento para isso"; leia a íntegra
 
BRASIL247.COM

5 de janeiro de 2016

Alexandria: Comissão da CPI aprova leitura do relatório

A Comissão da CPI constituída na Câmara de vereadores de Alexandria/RN fez a leitura do relatório ontem em sessão.A leitura foi feita pelo redator, o  vereador Gil Fábio, que pode determinar a cassação ou não do prefeito. O plenário da câmara recebeu um bom público que ouviu em silêncio. No final a comissão  votou a favorável ao relatório, que especifica algumas irregularidades cometidas pelo prefeito municipal. Dr. Nei Rossatto. Segundo o relatório, as infrações administrativas foram o contrato e pagamento da empresa Cied e Coed, negligência com os recursos públicos e o descumprimento do repasse do duodécimo da câmara.  A comissão votou favorável ao relatório que pede a cassação do prefeito. 

A Câmara Municipal de Alexandria é composta de 9 vereadores,a maioria hoje de oposição. A decisão está com eles, guardada a sete chaves. As próximas horas serão decisivas para o município.
                                           
                                      

        


Alenoticias.com

Produtores rurais do Nordeste terão mais tempo para quitar débitos

Ao longo deste ano, o produtor rural do Nordeste endividado poderá trabalhar e se recuperar financeiramente sem ser inscrito na dívida ativa. A pedido do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a inscrição dos devedores ficará suspensa até 31 de dezembro de 2016.
Segundo o ministério, o alongamento do prazo “foi necessário por causa das sucessivas quedas de produção provocadas pela estiagem [falta de chuvas] na região”. A pasta destacou ainda que a suspensão da cobrança das dívidas em 2016 não representa um perdão.
A suspensão dos débitos foi oficializada por meio da Medida Provisória 707, editada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União em 31 de dezembro de 2015.
Segundo estudos do Ministério da Agricultura, a produção agrícola no Nordeste caiu 32% e a área plantada, 50% em relação ao período anterior à seca, nos anos de 2009 e 2010. O setor leiteiro teve queda de 13% e cerca de 1,5 milhão de cabeças de gado bovino morreram.
Os dados não consideram a região do Matopiba, formada por partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Ainda segundo o ministério, o fenômeno meteorológico El Niño fez com que a seca persistisse no Nordeste em 2015, com grandes chances de ocorrer novamente em 2016


no minuto.com

4 de janeiro de 2016

Restaurantes Popular continuam fechados


A secretaria-adjunta da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Maria Almeida, disse que ainda não há um prazo para a normalização do serviço. "Os contratos das empresas que estavam fornecendo os serviços encerraram em 31 de dezembro. Cerca de 90% deles não poderiam mais ser prorrogados. Por hora, estamos trabalhando para finalizar o edital de licitação. Existem prazos legais e estamos trabalhando para fazer isso o mais rápido possível, porque sabemoz que muitas pessoas estão sendo prejudicadas", explicou.

A secretária explicou que houve uma mudança na forma como será feita à contratação. "Desta vez faremos um pregão eletrônico. Assim, empresas de qualquer lugar do país poderão concorrer", disse. "Temos a preocupação também de evitar novos casos como o do esquema que culminou na prisão de 14 pessoas", lembrou ela.

Secretaria-adjunta da Sethas, Maria Almeida, disse que não tem data para retomada de funcionamentoAlém do reestabelecer o serviço, a Sethas espera ainda ampliar o programa em 2016. "Hoje temos 24 restaurantes populares em todo o RN, que servem 19 mil refeições. A nova licitação vai contemplar 29 restaurantes, com outras duas unidades sendo construídas no interior do estado", disse Maira, confirmando novos restaurantes no bairro do Planalto, na zona Oeste, é na avenida Pompéia, na zona Norte de Natal; em Mossoró e São Miguel, na região Oeste do RN, e em São José de Mipibu, na região metropolitana.

Tribuna do Norte

denuncia-tecnologia Rede de cidadãos desenvolve ferramenta digital contra crimes de agentes públicos

denuncia-tecnologia
Os crimes cometidos pelos agentes públicos, por exemplo, flagrantes forjados, torturas, prisões arbitrárias e agressões de policias contra cidadãos, que já são mostrados nas redes sociais, poderão também, agora, ser denunciados por meio de uma nova ferramenta. Para facilitar a autodefesa do cidadão fluminense contra a violência policial, a rede Meu Rio, em parceria com movimentos sociais e moradores de favelas, vai lançar no fim do mês a ferramenta #SemEsculacho.
“Será uma ferramenta voltada para o usuário do celular, mas que também estará disponível na web”, disse Guilherme Pimentel, coordenador do projeto. “Será basicamente o que a população já coloca nas redes sociais, mas vamos qualificar essa participação. Queremos servir de ponte para oficializar essa denúncia”, disse o integrante da rede de mobilização. “A ferramenta também vai valorizar o policial, o guarda municipal, enfim, o agente público, que preserva os direitos do cidadão”, acrescentou.
Só em 2015, dezenas de denúncias de assassinatos e fraude processual foram feitas contra policiais. Em novembro passado, cinco rapazes foram mortos a tiros por policiais policiais militares. Eles estavam em um carro quando foram metralhados. Os policiais ainda foram acusados de forjar a cena do crime. http://agenciabrasil.ebc.com.br/node/987141
Na semana passada, oito policiais militares foram presos suspeitos de torturar com faca e isqueiro, roubar, ameaçar e humilhar quatro jovens entre 13 e 23 anos, em Santa Teresa, bairro da região central da capital fluminense.
Em setembro, o adolescente Eduardo Felipe Santos Victor, de 17 anos, seria apenas mais um bandido morto no Morro da Providência, centro do Rio, após trocar tiros com policiais, não fosse a câmera de celular de um morador ter flagrado um dos agentes colocando a arma na mão do jovem e dando dois tiros.
“O Sem Esculacho é um grupo de ação que conta com o apoio de um grupo de voluntários para trabalhar essa questão. A ideia é divulgar a ferramenta e, depois, pressionar e reivindicar, tomar medidas para ajudar a resolver esse problema”, explicou Pimentel. Queremos influenciar positivamente na construção de uma segurança publica que valorize a vida. Precisamos sair dessa falsa ideia de que são casos isolados”.
Criado em 2011, Meu Rio reúne cerca de 200 mil pessoas, na luta por uma cidade inclusiva e sustentável, por meio da comunicação digital. Futuramente a rede pretende organizar oficinas sobre o uso desse tipo de ferramenta. “Estamos articulando saberes e autores que já trabalham com isso, e estamos em um esforço para organizar esse conhecimento para quem quiser se apropriar dele e melhorar sua atuação cidadã”.
É garantido o anonimato do autor das denúncias e vídeos. Todo o material passará por uma triagem e será encaminhado ao Ministério Público e autoridades competentes. Quem quiser se voluntariar na construção da ferramenta pode se inscrever pelosite http://www.semesculacho.meurio.org.br/.

3 de janeiro de 2016

Wagner: 'vamos enterrar na Câmara o impeachment'

Antonio Cruz/ Agência Brasil: <p>Brasília – O ministro da Casa Civil da Presidência da Republica, Jaques Wagner, em entrevista coletiva no Palácio do Planalto. (Antônio Cruz/Agência Brasil)</p>
Ministro da Casa Civil, o ex-governador Jaques Wagner garante que o governo federal conseguirá vencer a ameaça de impeachment da presidente Dilma Rousseff na própria Câmara dos Deputados; "Não tenho dúvida de que a gente vai a 250, 255 votos", disse ele [Dilma precisa do apoio de 171 parlamentares]; ele também criticou o PT por não ter feito a reforma política e ter se lambuzado no modelo de financiamento privado de campanhas; "Errou ao não ter feito a reforma política no primeiro ano do governo Lula. E aí não mudou os métodos do exercício da política. Ficou usando ferramentas que já eram usadas. Talvez, porque nunca foi treinado para isto, deve ter feito como naquela velha história: 'Quem nunca comeu melado, quando come, se lambuza'", afirmou

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !