12 de setembro de 2015

Atividades da Assembleia serão transferidas para Areia Branca na próxima semana

 

O município de Areia Branca, no Oeste potiguar, receberá nos próximos dias 16 e 17 de setembro ações da Assembleia Cidadã, Cultural e Itinerante. O município será sede provisória do Legislativo estadual, aproximando o parlamento ainda mais da população, mostrando os projetos e o trabalho do Poder Legislativo. Na ocasião, os parlamentares vão discutir as reivindicações e também apresentarão leis e projetos para resolver prioritariamente os problemas apontados na região.
 
Anna Ruth Dantas

Devemos repudiar os que querem sempre o desastre e a catástrofe, diz Dilma

Dilma reforçou também bandeiras do seu governo, como o combate à intolerância e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência.

Ao participar de evento de divulgação do site Dialoga Brasil ontem (11), em Teresina, a presidente Dilma Rousseff voltou a criticar os pessimistas que apostam no "quanto pior, melhor". "Nós devemos repudiar esses que querem sempre o desastre, sempre a catástrofe", afirmou.

Ela disse ainda que o país passa por um momento de dificuldade, mas que será superado. "Claro que o país passa por dificuldades, mas são dificuldades que nós superamos porque somos capazes de superar".
Dilma reforçou também bandeiras do seu governo, como o combate à intolerância, o respeito aos direitos das pessoas com deficiência e os programas sociais que possibilitem "oportunidades iguais" a todos os brasileiros.
O governo federal está fazendo uma rodada de viagens ao Nordeste, com a participação da presidente, para divulgar o Dialoga Brasil, site criado com o objetivo de receber sugestões da sociedade sobre programas federais e criar um canal de comunicação com ministros de Estado. Nas últimas semanas, Dilma esteve nas capitais São Luís, Salvador, Recife, Fortaleza e João Pessoa divulgando o portal.
Transnordestina
Pela manhã, Dilma Rousseff visitou um trecho das obras da ferrovia Transnordestina. O empreendimento faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e vai entregar 1.753 quilômetros de ferrovias, que farão conexão entre os portos de Pecém, no Ceará, de Suape, em Pernambuco, e com a cidade piauiense de Eliseu Martins. O trecho da Ferrovia que passa pelo Piauí deverá ficar pronto até o final de 2016 e o restante até 2018.
 
 

11 de setembro de 2015

Crise de água no RN já atinge maioria das cidades

Diante do quadro, 34 cidades enfrentam o sistema de rodízio de abastecimento e 12 estão em colapso de água. A maioria dos municípios atingidos estão na região do Alto Oeste, embora o Seridó também sofra com o desabastecimento.
Entre os 47 reservatórios de água do Rio Grande do Norte, a situação é crítica em 33 deles.
.

10 de setembro de 2015

Nova espécie do gênero humano é descoberta na África do Sul


Reconstrução mostra como seria o rosto do 'Homo Naledi', como foi batizada a nova espécie identificada a partir de ossos encontrados na África do Sul (Foto: Mark Thiessen/National Geographic via AP)Reconstrução mostra como seria o rosto do 'Homo naledi', como foi batizada a nova espécie identificada a partir de ossos encontrados na África do Sul (Foto: Mark Thiessen/National Geographic via AP)
 
 
Uma nova espécie do gênero humano foi descoberta em uma caverna da África do Sul, onde foram exumados os ossos de 15 hominídeos, anunciou nesta quinta-feira (10) uma equipe internacional cientistas.
A nova espécie foi batizada de "Homo naledi" e classificada dentro do gênero Homo, ao qual pertence o homem moderno.
Os fósseis foram encontrados em uma caverna profunda de difícil acesso, perto de Johannesburgo, na área arqueológica conhecida como "Berço da Humanidade", que é considerada patrimônio mundial pela Unesco.
"Estou feliz de apresentar uma nova espécie do ancestral humano", declarou Lee Berger, pesquisador da Universidade Witwatersrand de Johannesburgo, durante uma entrevista coletiva em Moropeng, onde fica o "Berço da Humanidade".
Em 2013 e 2014, os cientistas encontraram mais de 1.550 ossos que pertenceram a, pelo menos, 15 indivíduos, incluindo bebês, adultos jovens e pessoas mais velhas. Todos apresentavam uma morfologia homogênea e pertenciam a uma "nova espécie do gênero humano que era desconhecida até então".
 
O Museu de História Natural de Londres classificou a descoberta de "extraordinária".
"Alguns aspectos do Homo Naledi, como suas mãos, seus punhos e seus pés, estão muito próximos aos do homem moderno. Ao mesmo tempo, seu pequeno cérebro e a forma da parte superior de seu corpo são mais próximos aos de um grupo pré-humano chamado australopithecus", explicou o professor Chris Stringer, do Museu de História Natural de Londres, autor de um artigo sobre o tema publicado na revista científica eLife.
A descoberta pode permitir uma compreensão melhor sobre a transição, há dois milhões de anos, entre o australopithecus primitivo e o primata do gênero homo, nossa ancestral direto.

Da France Presse

Câmara derruba veto ao financiamento de empresas

 
A Câmara dos Deputados rejeitou, nesta quarta-feira (9), a decisão do Senado que vetava o financiamento privado de empresas para campanhas políticas. 
O projeto de lei da minirreforma eleitoral (PL 5735/13) foi vencido por 285 votos a 180. 
Assim, permanece o texto da Câmara, que permite a doação de empresas a partidos políticos, responsáveis por repassar os valores aos seus candidatos. Vale lembrar que foram justamente doações de dinheiro desviado da Petrobras que levaram empresários e políticos à Justiça pela Operação Lava Jato. 
Com a conclusão, o projeto segue para sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff. 

nominuto.com

9 de setembro de 2015

Vasco quebra jejum e vence a Ponte Preta

 Ainda lanterna, Vasco bate a Ponte 
e reencontra vitória após 52 dias (Reprodução)
O Vasco, depois de 52 dias, volta a vencer no Campeonato Brasileiro. Gol de Leandrão decide a partida contra a Ponte Preta, 1X0 em Campinas.

Mega-Sena: confira as dezenas

  Mega-Sena (Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas)
Os seis números do concurso 1.740 da Mega-Sena foram sorteados na noite desta quarta-feira (9) na cidade de Osasco (SP). Este sorteio pode pagar R$ 24.812.110,45 para a aposta que acertar as seis dezenas.
Veja as dezenas sorteadas: 10 - 15 - 25 - 38 - 47 - 53.

G1

Câmara aprova texto que restabelece doação de empresas a partidos

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9) texto do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), relator do projeto de reforma política, que restabelece a doação de empresas a partidos e exclui restrições à contratação de pesquisas de intenção de voto por veículos de comunicação. Os parlamentares ainda precisam votar destaques que podem alterar o teor da proposta.
Um deles, de autoria do PT, visa proibir o financiamento empresarial. O projeto da reforma política foi aprovado em 14 de julho pelos deputados e prevê, entre outros pontos, teto para doações empresariais e limite de gastos em campanhas. O texto seguiu para o Senado e foi aprovado nesta terça (8), mas, como sofreu várias alterações, retornou para a Câmara.

STF acusa Paulinho da Força de desviu de dinheiro do BNDS

O Supremo Tribunal Federal aceitou nesta terça-feira, 8, denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal contra o deputado federal Paulo Pereira da Silva (SD-SP), o Paulinho da Força. O deputado é acusado de ser beneficiário de um esquema que desviou recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, por isso, o MP pede sua condenação por ter supostamente cometido crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Paulinho é presidente nacional do partido Solidariedade e presidente licenciado da Força Sindical.

8 de setembro de 2015

RN ganha novo parque eólico e centro de serviços

A estatal paranaense Copel iniciou sexta-feira (4), a operação comercial do parque eólico Asa Branca 3, no município de Parazinho. O complexo tem 27 MW de potência instalada e é o nono projeto eólico da Copel a entrar em operação. Os nove parques têm capacidade instalada de 223,6 MW.
A empresa planeja iniciar as operações de um novo parque, o Asa Branca 2, até o final deste mês. O empreendimento, que será o décimo parque eólico da estatal, também será instalado em Parazinho e terá potência instalada dos mesmos 27 MW. 
O Rio Grande do Norte receberá cinco complexos da Copel, com um total de 28 parques eólicos em operação até 2019. A capacidade instalada consolidada será de 663,6 MW, volume suficiente para abastecer dois milhões de residências. Até o final deste ano a Companhia deve concluir 15 parques, com um total de 331,6 MW de potência. 


nominuto.com

COSERN corta energia das escolas da rede municipal de Água Nova

A rotina dos alunos e professores da rede municipal de ensino de Água Nova foi alterada no dia de hoje (8). A  COSERN  cortou o fornecimento de energia de todas as unidades de ensino, deixando sem aula cerca de 500 alunos. Segundo informações, o motivo foi a falta de pagamento das contas de energia. Os alunos e professores  foram dispensados  das atividades sem nenhuma explicação por parte da secretaria de educação  quanto ao dia de volta às aulas. 

Frase do dia

"EU NÃO QUERO QUE O BRASIL RETROCEDA POR CAUSA DA FÚRIA DE MEIA DÚZIA DE ACÉFALOS DOMINADOS PELA MÍDIA FACISTA DESSE PAÍS."
William Lima

Ex vereador reclama das obras inacabadas no município de Água Nova

O Ex vereador Francisco Ronaldo Souza  publicou na manhã dessa terça-feira(08), em sua página do Facebook, uma explicação dos Poderes Público de Água Nova uma explicação para tanta obras inacabadas.
Confira a matéria na íntegra:
 
Como cidadão de Água Nova quero aqui pedir ao PODER EXECUTIVO MUNICIPAL que explique. E ao PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL que fiscalize. Qual o motivo de tantas obras inacabadas, deixadas pelo meio sem conclusão em nosso município, algumas obras públicas já estão abandonadas a mais de 02 anos.
• O centro cultura na Rua Francisco Barbosa, vizinho a quadra, a mais de 03 anos esta abandonado e sem conclusão.
• O pórtico da entrada da cidade só iniciaram o alicerce e já faz mais de
02 anos, e segundo o portal da transparência já foi liberado 85.121.40 dos 136.500 orçado para obra e nada foi feito.
• São (10) dez praças inacabadas na cidade a mais de dois anos. (01) uma praça na Rua Ângelo Martins do Monte, (04) quatro canteiro de praça na Rua José Bezerra a mesma Rua da Prefeitura. (04) quatro canteiros de Praça na Rua 13 de Maio. (01) uma Praça na Rua Mariana Guilhermina.
• A Câmara Municipal também esta com a obra Inacabada e já faz bastante tempo.
• O campo de Futebol é uma obra mais nova, mas mesmo assim já parou, será que vai fica também inacabado.
• A pavimentação do conjunto novo que esta inacabada, há muito tempo os moradores sofre com a falta desta pavimentação, enfrentando lama e poeira.
“ Isso que esta acontecendo não é correto, não é prudente, é uma falta de respeito com a população, pois o que esta sendo usado é dinheiro público e estas obras inacabadas reflete diretamente na nosso população que é de 3 mil habitantes, por isso quero pedir alguma providencia aos poderes LESGISLATIVO MUNICIPAL E EXECUTIVO MUNICIPAL OU AO MINISTÉRIO PÚBLICO, para que estas sejam concluídas o mais rápido possível”.
Vejam na sequência algumas fotos do que estou relatando.
 
 
Centro Cultural
 
 
Pórtico da Entrada da cidade sem conclusão
 
Praça na Rua Ângelo Martins do Monte
 
 
Praça na Rua 13 de Maio
 
Praça na Rua José Bezerra
 

Obra Inacabada na Câmara Municipal
 
 
Pavimentação não foi feita nas três ruas do novo Conjunto em Água Nova
 
Obra Inacabada no Campo de Futebol

A FAO diz que desmatamento mundial caiu 50% no mundo



Imagem aérea de área desmatadaa

A taxa de desmatamentos no mundo caiu mais de 50% nos últimos 25 anos, diz o estudo Global Forest Resources Assessment 2015 (Avaliação de Recursos Florestais Globais 2015, em tradução livre), da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Segundo o relatório, a taxa anual de perda florestal era de 0,18% no início dos anos 90 e nos últimos cinco anos essa taxa diminuiu para 0,08%.
“Ao longo dos últimos 25 anos as florestas do mundo têm mudado das mais diversas e dinâmicas formas. Países têm um maior conhecimento dos seus recursos florestais e, como resultado, temos um quadro melhor da mudança das florestas globais”, diz um trecho do estudo.
Contudo, ainda são observadas perdas florestais em níveis altos. De acordo com o relatório cerca de 129 milhões de hectares de floresta – uma área quase equivalente em tamanho à África do Sul – se perdeu desde 1990, apesar da desaceleração no desmatamento.
O documento foi apresentado na abertura 14ª edição do Congresso Florestal Mundial, que ocorreu em Durban, na África do Sul.
 
EBC

É liberado nessa terça mais um lote de restituição do Imposto de Renda

receitafederal

A Receita Federal libera hoje (8) a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 (IRPF 2015). Desde junho, quando foi liberado o primeiro lote, o número de contribuintes com direito a restituição chegou a 6.816.763, quase 60% do estimado neste ano.

7 de setembro de 2015

Presidenta Dilma Abre desfile em Brasília

A presidenta Dilma abriu o desfile desse 7 de setembro em Brasília e foi muito cortejada por autoridades e  em um dado momento aplaudida pelo público presente.
Foto de Dilma Rousseff.

7 de setembro: descubra curiosidades sobre o Grito do Ipiranga

Nem sempre a verdade é como se pinta. Literalmente, em alguns casos. Pelo menos foi o que se descobriu acerca do quadro "O Grito do Ipiranga" de Pedro Américo. 
A obra de arte foi considerada, por muitos anos, o retrato fiel da bravura de D. Pedro, ao proclamar a emancipação do Brasil com um "brado retumbante" de "Independência ou morte"! 
No entanto, ao longo dos anos, e por conta das pesquisas profundas dos historiadores, muitas daquelas aparências foram desmistificadas. Na verdade, a cena era bem menos pomposa do que a que foi retratada. 
De acordo com os historiadores, a famosa pintura “O Grito do Ipiranga”, de Pedro Américo, retrata a Independência de um jeito muito mais bonito do que foi na realidade.
Os lindos cavalos da obra, na verdade eram jumentos. É que Dom Pedro I e os seus companheiros faziam uma viagem bem longa. Eles subiram a Serra do Mar, vindo de Santos.  E os cavalos não são tão resistentes quanto os burros. Eles é que, na verdade, carregaram a tropa.
Outra diferença é em relação aos uniformes. No quadro, todos aparecem bonitos, com roupas de soldado. D. Pedro, todo elegante, naquele casaco cheio de enfeites... Mas a realidade é que o calor naquela região e naquela época era muito forte. É muito improvável que eles estivessem vestidinhos assim.
Dizem os especialistas, também, que Dom Pedro não parou às margens do rio Ipiranga porque aquele era um lugar especial e bonito o suficiente para ser o marco da Independência. Na verdade, ele estava com uma forte diarreia e parou para se aliviar um pouquinho. Já que tinha parado, gritou a frase histórica ali mesmo


De acordo com os historiadores, a famosa pintura “O Grito do Ipiranga”, de Pedro Américo, retrata a Independência de um jeito muito mais bonito do que foi na realidade.





no minuto.com

6 de setembro de 2015

Senadores e deputados pedem a Janot que afaste Cunha da presidência da Câmara

PGR Reuniao com Parlamentares Leonardo Prado-11
 
Um pedido cautelar de afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara dos Deputados foi entregue nesta quinta-feira (3), às 10h, ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por um grupo de sete congressistas – dois senadores e cinco deputados federais. O pedido está condicionado ao recebimento da denúncia contra Cunha no STF (Supremo Tribunal Federal).      ​
A representação de 15 páginas alega que, por três vezes, Cunha cobrou diretamente de Luiz Inácio Adams, chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), que o órgão interferisse para invalidar provas coletadas pela Polícia Federal no âmbito das investigações da Operação Lava Jato. O documento entregue a Janot alega que o uso de quadros da AGU por Cunha se deu “em prejuízo do interesse público e tão somente em favor do desejo pessoal [do deputado] de se esquivar de responsabilização criminal”.    ​
Segundo o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), a representação se baseia no Artigo 86 da Constituição, que diz que o presidente da República não pode ser réu em ação no STF e, sendo réu, é necessário seu afastamento por até 180 dias para que ele seja julgado. “Como o presidente da Câmara é o terceiro na linha sucessória, obviamente esse dispositivo constitucional se aplica a ele também”, explicou. “Além disso, é de notório conhecimento o comportamento do presidente da Câmara criando obstáculos às investigações da Operação Lava Jato.”
Assinam o documento os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Lasier Costa Martins (PDT-RS) e os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ), Edmilson Brito Rodrigues (PSOL-PA) Jean Wyllys (PSOL-RJ), Alessandro Molon (PT-RJ) e Glauber Braga (PSB-RJ).
Para o senador Lasier Martins,  “A representação entregue ao procurador faz parte de uma mobilização pela depuração dos quadros políticos envolvidos em corrupção”. Para Chico Alencar, o parlamento deve reagir: “Não podemos aceitar que se naturalizem investigações e denúncias contra representantes da população. Há um corporativismo que faz com que esse assunto seja esquecido lá. Mas o cinismo parlamentar não vai preponderar”, disse.  ​
O deputado Alessandro Molon disse que a vinda à PGR acontece depois que os parlamentares esgotaram suas ações na Câmara: “Chegamos ao limite do que podíamos fazer neste momento”. Segundo ele, caso Janot peça ao Supremo o afastamento de Cunha e o Supremo determine que ele deixe o cargo, o processo não voltará para a Câmara: “Afastado Cunha, a Câmara terá que realizar novas eleições no prazo de cinco sessões, que é o que está no regimento, porque a Câmara não pode ficar sem presidente”, explicou.
No fim de agosto, um grupo de 35 deputados opositores a Cunha divulgou um manifesto em que pede a saída do peemedebista do cargo. Não há na lista nenhum parlamentar do PSDB, do Solidariedade e do DEM. Do PMDB, só há o apoio do deputado Jarbas Vasconcelos (PE).
Dentre os signatários que pedem o afastamento de Cunha, o maior número vem do PT (18, ou 30% da bancada). Firmam o documento, ainda, deputados do PSB, PPS, PROS, PSC, PR e os quatro da bancada do PSOL — Chico Alencar, Ivan Valente, Jean Wyllys e Edmilson Rodrigues.
Simetria constitucional
​ Na representação entregue nesta quinta-feira a Janot, senadores e deputados afirmam que “a confusão entre público e privado, além do ato de improbidade que importa enriquecimento ilícito, consubstancia-se como crime de concussão, na medida em que [Cunha] exigiu para si vantagem indevida em razão da função”, nos termos do Art. 316 do Código Penal.
​Com base nos requerimentos apreendidos pela PF e subscritos pela então deputada federal Solange Almeida (PMDB-RJ), supostamente a pedido de Cunha, o presidente da Câmara dos Deputado é acusado também pelo crime de falsidade ideológica, com fundamento base no Art. 299 do Código Penal, pela “elaboração de requerimento legislativa para que um terceiro apresentasse, de modo a ocultar sua autoria, para esconder a identificação do autor do crime de corrupção passiva possivelmente cometido”.
​A representação dos senadores e deputados federais estabelece uma simetria entre os crimes eventualmente praticados pelos presidente da República e da Câmara dos Deputados. “O Chefe do Executivo”, segundo a Constituição, “não pode permanecer no cargo em caso de recebimento de denúncia por crime comum, perante o Supremo Tribunal Federal, ou por crime de responsabilidade, perante o Senado Federal, durante prazo razoável para que se conclua o desfecho do processo”.
Diz a representação: “Quem tem a possibilidade de assumir a presidência da República (a qualquer momento) deve ter sempre condições constitucionais de assumi-la, sob pena de instabilidade institucional. O recebimento da denúncia acarreta, pois, o afastamento de qualquer um que integre a ordem sucessória da presidência da República. Isso evita que se agregue mais uma crise a tantas outras que já se encontram em andamento. Constitui ônus mínimo de quem ocupa os mais altos cargos do País e que estão na linha sucessória presidencial não ter processo criminal em andamento. Nunca se sabe com precisão matemática o momento em que um deles é chamado para o exercício da presidência da República. Daí a imperiosa necessidade de não serem réus em processos criminais”.
 
Cláudio Cunha

Hamilton vence e Massa chega em 3º

 O piloto Lewis Hamilton foi o melhor  com sua Mercedes no GP da Itália deste domingo. Líder do campeonato, o britânico largou na pole position, não foi incomodado em nenhum momento e cruzou a linha de chegada com 25 segundos de vantagem para Sebastian Vettel, da Ferrari. Ele ainda contou com a quebra do companheiro de equipe, Nico Rosberg, a duas voltas do fim, para abrir ainda mais no campeonato: 252 a 199 pontos. Quem também se beneficiou com o problema no motor do alemão foi Felipe Massa. O brasileiro, que estava em quarto, herdou o terceiro lugar, mas precisou conter a forte pressão do parceiro de Williams, Sebastian Vettel, para assegurar o lugar no pódio.
 
g1
 
    

Você jogou na Mega-Sena? Acomulou! Confira as dezenas




Confira as dezenas sorteadas: 09 - 10 - 17 - 32 - 34 - 46
O próximo prêmio deve pagar R$ 27 milhões.
Acertaram a quina 51 apostas. Cada uma vai levar R$ 35.501,76. 
Já a quadra teve 4.020 apostas ganhadoras. Cada uma vai receber R$ 643,42.

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !