5 de setembro de 2015

Sindicato reune Servidores da educação de Água Nova para decidir os rumos do movimento paredista

Os servidores da educação da rede municipal de Água Nova reuniram-se ontem ( 4) na sede do SINDISERPRAN  para discutir a respeito do atraso no pagamento dos servidores e da situação da educação do município. A reunião contou com a presença da vice-presidente da FETAM-RN, profa. Nina e a coordenadora do Polo Alto oeste I ,  Wésia que expôs a respeito do FUNDEB esclarecendo várias questões a respeito do funcionamento do conselho e da importância de sua atuação na fiscalização e controle social. No final da Assembleia os servidores decidiram que, caso a secretaria de educação NÃO repasse os salários até o dia onze (11),conforme sinalizou o secretário de educação do município, que no dia quatorze (14)  as categorias paralisarão as atividades por tempo indeterminado.

1ª parcela do 13º de aposentado do INSS será paga na folha de setembro

                        

A primeira parcela do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS, que corresponde a até 50% do valor do benefício, será paga na folha de setembro. O pagamento está garantido em decreto da presidente Dilma Rousseff publicado no “Diário Oficial da União” de ontem (04). Já a segunda parcela, correspondente à diferença entre o valor total do abono e o valor da parcela antecipada, será liberada na folha de novembro
 

4 de setembro de 2015

Chega a 900 milhões de usuários mensais ativos no WhatsApp

 Resultado de imagem para o que significa whatsapp
Após sua aquisição pelo Facebook em 2014, o WhatsApp não parou de crescer. Hoje, o criador do aplicativo de mensagens, Jan Koum, anunciou em seu Facebook que o serviço atingiu 900 milhões de usuários ativos mensais.

Whatsapp é um software para smartphones utilizado para troca de mensagens de texto instantaneamente, além de vídeos, fotos e áudios através de uma conexão a internet.

Aprovado no Senado o fim das doações empresariais de Campanha

 
PSDB e DEM são derrotados e senado aprova o fim das doações empresariais de campanha . Quem não gostou  foi o Senador Agripino Maia (DEM)RN, segundo  twitteres publicados  na Rede,
O Senador não teria mais a ajuda do Banco Itaú.

Governo garante ações emergenciais para abastecimento de água



Diante do colapso de falta de água no açude Gargalheiras, em Acari, um dos mais importantes do Estado, o governador Robinson Faria recebeu em audiência o prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, para apresentar ações emergenciais em relação ao abastecimento de água na região Seridó. A reunião teve participação também do diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Marcelo Toscano.
Para Currais Novos, a solução, após estudo dos técnicos e engenheiros da Caern, foi captar água da adutora de São Vicente, que será levada até o açude Dourado e distribuída para a cidade, com complemento de carros-pipa com capacidade de 50m³. 
Acari terá equipagem de cinco poços, além com carros-pipa com capacidade de 8 m³ para regularizar o abastecimento, enquanto Carnaúba dos Dantas será contemplada na próxima terça-feira com a retomada da adutora.
Segundo o governador Robinson Faria, as ações imediatas correspondem ao momento crítico de abastecimento no Estado. “Nós estamos passando por uma das piores secas das últimas décadas no Rio Grande do Norte, mas por meio dos nossos técnicos e de uma articulação integrada entre as secretarias é que podemos dar respostas ágeis em relação às questões hídricas, sobretudo na região Seridó. Esta é uma luta permanente, difícil, mas que estamos enfrentando para que nossos cidadãos possam continuar tendo acesso à água de qualidade enquanto a solução definitiva, que são as adutoras de engate rápido e de Carnaúba dos Dantas, não são concluídas”, garantiu.
Ezequiel Ferreira tratou como “urgente” as medidas e enfatizou o papel do Governo do RN nesse momento. “Desde o primeiro momento, o governador Robinson Faria, por meio da Caern e Semarh, se mostrou sensível a atual situação do Seridó e mostrou que têm boa vontade para garantir o abastecimento de água nas cidades”, declarou.
O prefeito Vilton Cunha também enfatizou a agilidade do Governo. “Tão logo tivemos a notícia do colapso do Gargalheiras já recebemos a visita da Caern para discutir as soluções possíveis e emergenciais. O governador entendeu o momento de gravidade da falta de água e de chuva, e apresentou soluções importantes”, disse. 
 
 
no minuto.com

3 de setembro de 2015

Alunos da Escola Manoel Raimundo manifestam apoio a luta dos servidores da educação


 
Os alunos do 8º ano "A" além de demonstrarem suas habilidades artísticas na   confecção de cartazes, também prestaram  apoio aos professores na luta pela valorização da categoria.

Quase 50 cidades sofrem com o desabastecimento de água

     
A seca que vem castigando o estado obrigou a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) a tomar uma série de medidas para minimizar os efeitos da crise hídrica para a população.

Segundo a Caern, 46 cidades já sofrem com o desabastecimento. Desse total, nove  estão em colapso no fornecimento de água. A região do Seridó possui 13 municípios afetados por rodízios na distribuição. O Açude Gargalheiras, que abastece a região, atingiu na última terça (1º) um volume tão baixo que impossibilitou a companhia de realizar a captação de água.
A cidade de Acari, por exemplo, foi dividida em dois setores. Cada área é abastecida por 24 horas e permanece dois dias sem receber água. Já em Carnaúba dos Dantas a situação é ainda mais grave, permanecendo em colapso hídrico por tempo indeterminado.
Na região do Alto Oeste, o quadro é ainda mais penoso. Oito localidades enfrentam o total desabastecimento e 25 passam por sérias restrições. É o caso de São Francisco do Oeste, que chega a ficar mais de três dias sem fornecimento.
 
nominuto.com

Funcionários da Educação de Água Nova fazem Parada de Advertência amanhã.


COMUNICADO

 



A DIREÇÃO DO SINDISERPRAN COMUNICA AOS PAIS E ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, QUE OS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO ESTARÃO PARALIZANDO AS ATIVIDADES DE SALA DE AULA NESTA SEXTA-FEIRA (4). O MOTIVO É O ATRASO CONSECUTIVO DO PAGAMENTO DOS SALARIOS DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO.



A DIREÇÃO DO SINDICATO CONVOCA OS PROFESSORES, ASG, TECNICOS DA EDUCAÇÃO PARA UMA ASSEMBLEIA QUE SE REALIZARÁ NESTA SEXTA-FEIRA, ÁS 9:00 H DA MANHÃ NA SEDE DO SINDICATO EM ÁGUA NOVA. LÁ SERA DECIDIDO PELA CONTINUAÇÃO OU NÃO DA PARALIZAÇÃO DAS AULAS.

 

AGRADECE A DIREÇÃO

Senado muda regras para eleição proporcional

Uma das mudanças propiciadas por emendas, no plenário, foi a que trata de eleições proporcionais e coligações partidárias. Pelo texto aprovado, ficou estabelecido que, mesmo estando em uma coligação, um candidato só será eleito se atingir pelo menos 10% dos votos do quociente eleitoral. O quociente é dado segundo a divisão do total de votos de um colégio eleitoral pelo número de vagas disponível para o cargo. Atualmente, um candidato que recebe muitos votos além do quociente, que é o necessário para se eleger, pode ajudar a eleger um colega de coligação que não atingiu o número.
Outro tema tratado pelas emendas, foi o da extinção do domicílio eleitoral. Atualmente, o candidato tem que morar na cidade ou estado ao qual se candidatar, mas o projeto extinguiu essa obrigatoriedade.
O texto-base do projeto também tratou da regulamentação do tempo de TV e rádio para os programas político-partidários e de propaganda eleitoral obrigatória. Pelo texto aprovado, ficou estabelecido uma redução de 50 minutos para 25 minutos no tempo de televisão destinado à propaganda eleitoral de presidente da República e deputados federais.
A campanha de governadores, deputados estaduais e senadores também será reduzida para 25 minutos. Já a de prefeitos e vereadores será de dez minutos corridos, com inserções que somarão 70 minutos ao longo da programação, sendo 60% desse tempo para os prefeitos e 40% para os vereadores. “Ou seja, os comerciais serão os carros-chefes da campanha, o que diminui muito os custos.
Uma emenda da senadora Marta Suplicy (sem partido – SP) também estabeleceu que as propagandas institucionais do Tribunal Superior Eleitoral deverão incentivar a participação feminina na política. Serão inserções de cinco minutos por 120 dias.
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) teve também uma emenda aprovada. Ela impõe a obrigatoriedade, após o voto do eleitor, de impressão de um recibo para que o eleitor confira o seu  voto. Esse recibo será colocado em urna lacrada pelo chefe da sessão eleitoral para que possa servir a uma eventual checagem de votos posterior.
O projeto retornará agora para a Câmara, onde os deputados poderão aprová-lo integral ou parcialmente. Eles podem ainda retomar o texto original da Câmara apenas em alguns trechos, mas não poderão fazer novas inserções para modificar o projeto. A expectativa é que ele seja aprovado definitivamente, ainda este mês, para que as regras possam valer para as eleições do ano que vem.

 

2 de setembro de 2015

Servidores da Educação de Água Nova vão parar as atividades em protesto ao atraso do pagamento


 


Os Servidores da Educação (Professores, ASGs e Técnicos), lotados na Prefeitura de  Água Nova estarão realizando na próxima sexta-feira(04), uma parada de advertência em protesto pelo atraso do pagamento. A movimentação da categoria será  no Prédio  do Sindicato (SINDISERPRAN) , na rua José Bezerra 368, ás 9 horas.
 
 A Diretoria

Frase do dia

"Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão."
                               

Eça de Queiroz

A CPMF ou a fila do SUS?


         

Tuitaço do dia

"Kelps diz bobagens todos os dias. E há quem repercuta como se elas fossem pérolas da literatura política. "
 
Ailton Medeiros

1 de setembro de 2015

RN tem vantagens para sediar HUB da Latam disse a Senadora Fátima

fatima_jovens

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) destacou, em Plenário, nesta terça-feira (01), as vantagens técnicas que seu estado, o Rio Grande Norte, tem em relação a Pernambuco e ao Ceará para sediar o Centro de Conexões de Voos do Nordeste, o chamado HUB da Latam. “Não se trata de menosprezar a competitividade dos outros estados, mas quero lembrar que quem vai escolher a localidade do HUB é a Latam, uma empresa privada que nasceu da junção da Tam com a empresa chilena Lan, e que, com certeza decidirá movida estritamente pelos critérios técnicos e comerciais. Nesse sentido, temos certeza que o Rio Grande do Norte é a melhor opção”, enfatizou.
No último final de semana, foram veiculadas algumas notícias de que Pernambuco estaria na frente da disputa porque a presidenta Dilma Rousseff teria garantido a concessão de um terreno de 500 mil metros quadrados da FAB para a ampliação do Aeroporto de Pernambuco. A senadora informou que o Aeroporto Internacional Governador Aluizio Alves, localizado em São Gonçalo do Amarante, tem uma área de 13 milhões de metros quadrados, enquanto o de Recife tem pouco mais de três milhões e meio e o de Fortaleza cerca de 1 milhão e 200 mil.

Além disso, a capacidade de fluxo de passageiros do Aeroporto de São Gonçalo é estimada em mais de 6 milhões de passageiros, uma das maiores do país, e o terminal tem condições de receber aviões de grande porte, como o maior avião comercial do mundo, o A-380. “E, mais importante: nosso terminal aeroviário também é o que o apresenta a maior área para expansão de terminal de cargas, estocagem e de passageiros”, enfatizou a parlamentar.

Primeiro de setembro - Sol de Primavera

Sol de Primavera
Beto Guedes

Quando entrar setembro
E a boa nova andar nos campos
Quero ver brotar o perdão
Onde a gente plantou
Juntos outra vez
Já sonhamos juntos
Semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz
No que falta sonhar
Já choramos muito
Muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar
Uma nova canção
Que venha nos trazer
Sol de primavera
Abre as janelas do meu peito
A lição sabemos de cor
Só nos resta aprender
Já choramos muito
Muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar
Uma nova canção
Que venha nos trazer
Sol de primavera
Abre as janelas do meu peito
A lição sabemos de cor
Só nos resta aprender

Aumenta o valor do botijão de gás de cozinha a partir de hoje

Preço do gás de cozinha terá aumento de 15% a partir desta terça-feira

Os preços dos botijões de gás de cozinha, para uso residencial, terá aumento médio de 15% a partir desta terça-feira (1º). A medida vale para recipientes de gás liquefeito de até 13 kg, anunciou a Petrobras nesta segunda (31). Segundo a empresa, este é o primeiro aumento do valor do produto desde 2002. Em nota divulgada na sexta (28), Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) já havia informado que haveria o aumento, mas não seu valor. De acordo com o Correio, o presidente da categoria explicou que os custos dos empresários subiu e teve que ser repassado aos consumidores

Abastecimento de água em Pau dos Ferros já tem calendário para setembro



Definido o calendário das quartas de final da Copa do Brasil

Copa do Brasil: jogos definidos
A CBF realizou, ontem segunda-feira, sorteio para definir os confrontos da quartas de final da Copa do Brasil. Ao contrário das oitavas de final, não haverá nenhum clássico regional. Os confrontos são os seguintes:
- São Paulo x Vasco
- Santos x Figueirense
- Palmeiras x Internacional
- Grêmio x Fluminense
São Paulo, Figueirense, Internacional e Fluminense jogam a primeira partida em casa. Os confrontos de ida acontecem nos dias 23 e 24 de setembro. Os jogos de volta vão ser nos dias 30 de setembro e 1º de outubro.

31 de agosto de 2015

O Procurador Rodrigo Janot arquiva ação do TSE contra Dilma por indícios não terem 'consistência suficiente'

Janot arquiva ação do TSE contra Dilma por indícios não terem 'consistência suficiente'
 
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, concluiu que não há indícios de irregularidade na contratação da gráfica VTPB Serviços Gráficos e Mídia Exterior Ltda. pela campanha da presidente Dilma Rousseff (PT), no ano passado. O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, pediu que o procurador investigasse as contas da campanha da presidente, ao que ele respondeu como "inconveniência" da Justiça Eleitoral e do Ministério Público Eleitoral. Segundo Janot, os órgãos querem se tornar "protagonistas exagerados" da democracia - esta deve ter como atores principais candidatos e eleitores. Informações do Congresso em Foco apontam que, na análise do pedido, Janot citou ainda a possibilidade de uma "judicialização extremada" do processo político eleitoral.   

Termina hoje Campanha de Vacinação contra a Poliomielite

Fiocruz promove hoje (08), campanha de vacinação contra sarampo e paralisia infantil. Além da vacinação há diversas atividades educativas promovidas pela instituição (Tomaz Silva/Agência Brasil)
Meta da campanha é imunizar 12 milhões de crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. (Tomaz Silva/Agência Brasil) 2.2 W
Termina hoje  segunda-feira (31) a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. De acordo com o Ministério da Saúde, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos devem ser imunizadas, mesmo que já tenham completado o esquema vacinal contra a pólio, a paralisia infantil.


O Ministério da Saúde alerta que a vacina é a única forma de prevenção. Embora o Brasil não tenha casos da doença há 26 anos, a Organização Mundial da Saúde recomenda a imunização, já que nove países registraram casos nos últimos dois anos.

América vence o Vila Nova no finalzinho

Após iniciar o jogo perdendo, alvirrubro potiguar virou a partida no apagar das luzes, e segue com chances de classificação.

O América venceu o Vila Nova por 2 a 1 na noite de ontem (30), em jogo válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. 
Em uma partida repleta de emoções, o alvirrubro potiguar saiu atrás no marcador, mas, aos 49 minutos do segundo tempo, Matheus balançou as redes do adversário e deu a vitória ao time potiguar.
Com o resultado, o América chega aos 24 pontos e alcança a 3ª colocação do grupo A. Já o Vila Nova estaciona nos 27 e cai para a 2ª posição.
 
nominuto.com

30 de agosto de 2015

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 39 milhões no próximo sorteio

Ninguém acertou as cinco dezenas sorteadas neste domingo do jogo da Mega-Sena, realizado pela Caixa Econômica Federal, no concurso 1.737, realizado em Alto Rio Novo, no Espírito Santo. 
Os números sorteados foram: 05 - 08 - 42 - 50 - 51- 59.
Sem ganhadores, o prêmio de R$ 31 milhões acumulou. 
O próximo sorteio, marcado para a próxima quarta-feira, pode contemplar o bilhete vencedor com R$ 39 milhões.

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !