6 de março de 2015

Prefeitos da região Alto Oeste (RN) se organizam em consórcio para realizar concurso públicos em seus municípios


Prefeitos(as) e representantes de prefeituras do Alto Oeste se reúnem para definir detalhes finais e avaliações quanto ao impacto financeiro, demandas e viabilidade de preenchimento de vagas nos concursos públicos em seus municipios. Sobre a coordenação do prefeito Brenno Queiroga (PMDB), juntamente com seus colegas gestores, Bernadete Rêgo (DEM), Neto da Emater (PMDB), Olga Fernandes (PMDB) e representantes da prefeita Klébia Bessa de Taboleiro Grande  estiveram  reunidos com a direção da Comperve, em natal, para tratar da contratação para realização de concursos.

O objetivo dos prefeitos é promover concursos públicos organizados pela mais séria e de credibilidade, ante à sociedade potiguar, instituição do RN, a Comperve, como explica Brenno: “concurso público é algo que requer muita seriedade, lisura e experiência por parte de quem organiza ele. Por isso, com o desejo de promovermos um certame ético e eficiente, procuramos a Comperve, que é especialista na área”, finalizou Brenno.

 

 
informações do Blog Raniele Gomes

Exame que diagnostica dengue em 20 minutos pode chegar ao SUS

                  

           
A nova tecnologia de Diagnóstico Rápido da Dengue poderá reduzir o tempo de análise de amostras para 20 minutos. Ela é desenvolvida pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas).
 
O protótipo está em fase de testes e, inicialmente, deve ser utilizado na Funed, que recebe anualmente cinco mil amostras de pacientes mineiros para exames laboratoriais. Se validado, o Diagnóstico Rápido da Dengue deverá ser disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), em lâminas descartáveis ainda no primeiro semestre deste ano

Fernando Mineiro destaca convocação de 418 professores para a rede estadual.




O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) destacou a convocação dos aprovados em concurso público de 2011 para os cargos de provimento efetivo de professor e especialista da educação, do quadro geral de pessoal do Estado. A convocação foi publicada na edição do Diário Oficial desta quinta-feira (05).

"O governo do estado fez um esforço para contratar esses 418 profissionais, isso vai dar para suprir a necessidade de diversas escolas em Natal e interior do estado", destacou.

Foram 418 convocações e 10 reclassificados. Os aprovados deverão observar os locais de inspeção médica e entrega dos documentos nos anexos da publicação.

Segundo o parlamentar, os profissionais vão atuar em Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. Os cargos são de supervisor pedagógico, professor de biologia e ciências, educação física, filosofia, geografia, história, língua espanhola, língua inglesa, língua portuguesa, química, sociologia e matemática.
 
 
Está no Política pauferrense

5 de março de 2015

Acusado de embolsar R$ 1 milhão depois de chantagem, Agripino vai às ruas pedir impeachment de Dilma, diz site potiguar

agripino-e-aecio

 
Agripino Maia, presidente do Democratas, será investigado em inquérito pedido pela Procuradoria Geral da República sob suspeita de ter embolsado R$ 1 milhão de reais de propina para facilitar um esquema corrupto no Rio Grande do Norte.
Saiu até no Fantástico. Mas, diga-se, sem que fosse frisado que Agripino é mais que um simples senador e presidente do DEM. Ele foi coordenador da campanha do tucano Aécio Neves e era figura frequente no Jornal Nacional… denunciando corrupção.
Agripino é um daqueles paladinos da moral que ombreiam com Demóstenes Torres, o “mosqueteiro da Veja“.
As circunstâncias em que ele pediu propina foram bizarras, a acreditar no relato do delator:
O caso é investigado desde 2011 pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, quando foi deflagrada a Operação Sinal Fechado. Há três anos, CartaCapital revelou em primeira mão o depoimento de uma testemunha-chave na investigação, o lobista Alcides Fernandes Barbosa, que já apontava a participação do senador no esquema.
À época, Barbosa revelou que foi levado ao “sótão” do apartamento de Agripino Maia, em Natal, onde garante ter presenciado [o empresário George] Olímpio negociar com o senador apoio financeiro à campanha de 2010. Segundo Barbosa, o empresário prometeu 1 milhão de reais para o presidente do DEM. O pagamento, segundo o combinado, seria feito em quatro cheques do Banco do Brasil, cada qual no valor de 250 mil reais, a ficarem sob a guarda de um homem de confiança de Agripino Maia, o ex-senador José Bezerra Júnior, conhecido por “Ximbica”. Ainda segundo a testemunha, o senador queria o dinheiro na hora, mas Olímpio afirmou que só poderia iniciar o pagamento depois.
O depoimento de Barbosa converge com as recentes revelações feitas por [o empresário George] Olímpio [em delação premiada]. “Subimos para parte de cima da cobertura de José Agripino, começamos a conversar e ele disse: ‘É George, a informação que nós temos é que você deu 5 milhões de reais para campanha de Iberê’”, afirma o delator. Iberê Ferreira era o governador na época. Faleceu em 2014, aos 70 anos. “Eu dei 1 milhão para campanha de Iberê. Ele (Agripino Maia) disse: ‘pois é, como é que você pode participar da nossa campanha?’ Eu falei ‘200 mil’.
Disse: ‘tenho condições de lhe conseguir esse dinheiro já. Estou lhe dando esses 200 mil, na semana que vem lhe dou 100 mil’. Ele disse: ‘pronto, aí vai faltar 700 mil para dar a mesma coisa que você deu para Iberê’. Para mim, aquilo foi um aviso bastante claro de que ou você participa ou você perde a inspeção. Uma forma muito sutil, mas uma forma de chantagem”.
O esquema, segundo as duas testemunhas, era para facilitar uma negociata envolvendo inspeções veiculares. Importante destacar que, depois de implantadas em São Paulo pelo prefeito Gilberto Kassab, então no DEM, elas “migraram” para o Rio Grande do Norte. Curioso, né?
Segundo o delator, o esquema envolvia a ex-governadora e atual prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), o atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Ezequiel Ferreira (PMDB), e o senador Agripino Maia. O esquema criminoso teria ocorrido entre 2008 e 2011, quando Olímpio montou um instituto para prestar serviços de cartório ao Detran estadual. Ele afirma ter pago propinas a políticos para agilizar a tramitação do projeto de lei que criava a inspeção veicular da qual se beneficiaria. Agripino Maia teria exigido 1 milhão de reais para reforçar o caixa de sua campanha política.
Apesar da denúncia contra ele, pelo jeito Agripino Maia vai fazer que não tem nada a ver com isso. Quem sabe o Jornal Nacional ressuscite um “especialista” que ouviu recentemente, quando dedicou reportagem especial às delações premiadas. O JN nunca teve este cuidado quando se tratava, por exemplo, das denúncias contra petistas no mensalão. Desta feita, ouviu uma cabeça falante que frisou que delações não significam culpa!
Voltando a Agripino, segundo colunista de O Potiguar, de Natal, citando um certo Blog do Primo, o senador confirmou presença na manifestação que pedirá o impeachment de Dilma, no próximo dia 15:
O senador José Agripino confirmou presença na manifestação em favor do impeachment da presidenta, Dilma Rousseff, marcada para o dia 15 próximo. Além do presidente do Diretório Nacional do Democratas, senador José Agripino, o protesto será prestigiado pelo deputado federal, Felipe Maia, prefeitos e lideranças do DEM no RN.
O Viomundo desde já espera contar com nossos colaboradores em Natal para que enviem fotos e vídeos de presença tão simbólica no ato. Esperamos, obviamente, que também saia no Jornal Nacional.
    

Criminosos planejavam tomar a maior penitenciária do Rio Grande do Norte.






Durante patrulhamento no bairro Liberdade, em Parnamirim, a Polícia Militar desconfiou de jovens que estavam em um terreno com uma casa e, ao entrarem no local, encontraram um plano para invadir o pavilhão cinco do presídio de Alcaçuz.FUGA-H
 
Está no Minuto.com

Uern divulga lista de aprovados em 3ª chamada no Sisu e anuncia matrículas



A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) divulgou, ontem (4), relação de candidatos convocados na terceira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A instituição também convida os aprovados para realização de matrículas.

A matrícula institucional será realizada sexta-feira (6), na secretaria da unidade universitária/faculdade do curso para o qual o candidato é convocado
.

Janot pede arquivamento de investigações contra Dilma na Lava Jato


(Foto: Estadão Conteúdo)


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal o arquivamento de investigação sobre a presidente Dilma Rousseff, por conta de citação feita sobre ela no curso das apurações da Operação Lava Jato. No documento enviado ao ministro Teori Zavascki, Janot, entretanto, não faz nenhum juízo de valor sobre essa citação.

4 de março de 2015

O ex-deputado José Genoino foi absolvido


Genoino1
 
Condenado a quatro anos e oito meses de prisão no regime semiaberto na Ação Penal 470, o chamado mensalão, o ex-deputado José Genoino teve hoje (4) a pena extinta em decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros do STF acataram pedido feito pela defesa do ex-presidente do PT para que ele fosse enquadrado nos requisitos do indulto natalino, editado anualmente pela Presidência da República, que prevê perdão de pena a condenados com penas leves, réus primários e que tenham cumprido parte da sentença.
Como isso, Genoino, que já estava no regime aberto desde agosto do ano passado, passa a ser o primeiro condenado no mensalão a ter a condenação extinta. Apesar de não ter mais pendências com a Justiça, Genoino segue impedido de disputar cargos públicos por causa da Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura, por oito anos, de políticos condenados criminalmente por órgão colegiado.
 
Do blog de Robson Pires

Google terá sistema para descobrir o que é mentira na web



google


O Google quer classificar os resultados do seu mecanismo de busca pela confiabilidade dos conteúdos presentes em cada site. Ou seja, quanto mais fatos verdadeiros uma página mostrar, maior visibilidade ela terá nos resultados de busca. A última edição da revista New Scientist publicou os resultados preliminares do estudo feito por engenheiros da empresa, na universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Atualmente, o Google classifica os resultados de busca com base em critérios como o número de links que direcionam até um determinado site, além do tempo que os usuários passam nele e sua presença nas redes sociais.

Uma equipe de engenheiros e pesquisadores do Google percebeu que o algoritmo atual (chamado de PageRank) reflete apenas a popularidade do site, e não a veracidade do conteúdo da página. Um exemplo são os sites de celebridades e fofocas: embora sejam extremamente populares, eles não podem ser considerados absolutamente confiáveis. O novo algoritmo iria buscar informações no Knowledge Vault do Google, uma imensa base de dados com 2,8 bilhões de verbetes extraídos da internet.

Fátima Bezerra critica o que chama de “mídia oposicionista”

Fátima - tribuna do Senado (1)

A senadora Fátima Bezerra (PT/RN) fez, nesta terça-feira (03), no plenário do Senado, um discurso reflexivo sobre o papel da mídia e do Congresso Nacional na democracia brasileira.
Segundo a Fátima, o Brasil está passando pelo ápice de um processo de desvirtuamento da política promovido pela mídia desde o primeiro mandato do ex-presidente Lula.
“A mídia oposicionista e os políticos que a representam, uma vez que são por ela orientados, estão mais interessados em seguir pura e simplesmente a lógica e o interesse do mercado do que em defender o interesse nacional, que é o interesse do povo brasileiro”, disse. Foto: Divulgação

Mega-Sena pode pagar R$ 7 milhões nesta quarta-feira

O sorteio do concurso 1.683 da Mega-Sena, que será realizado nesta quarta-feira (4), poderá pagar o prêmio de R$ 7 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), na cidade de Osasco (SP).
mega-
De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), com o valor do prêmio, o ganhador poderá adquirir mais de 17 imóveis no valor de R$ 400 mil cada, ou ainda uma frota de 46 carros de luxo.
 

3 de março de 2015

Janot entrega ao STF lista com políticos envolvidos na Lava Jato

<span style=color: #000000; font-family: Georgia, Times, 'Times New Roman', serif; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; letter-spacing: normal; line-height: 22.4640007019043px; orphans: auto; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: auto; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; display: inline !important; float: none; background-color: #ffffff;><span class=Apple-converted-space>O procurador-geral da República Rodrigo Janot declarou que </span>a utilização da delação premiada permitiu conferir agilidade à coleta de provas, do que está elucidando todo o esquema criminoso na Petrobras.</span>



Como senadores, deputados e ministros de Estado têm foro privilegiado no STF, Janot precisa pedir à Corte autorização para abertura do inquérito. A presença de políticos e autoridades foi revelada nas delações premiadas do doleiro Alberto Youssef e de Paulo Roberto da Costa, ex-diretor da Petrobras.
Junto com os pedidos de abertura de inquérito, Rodrigo Janot já solicitou uma série de diligências, tais quais quebra de sigilo fiscal e bancário dos políticos envolvidos. Os nomes dos polítivos envolvidos deverão ser revelados em breve, quando o STF completar a análise preliminar.
A participação de autoridades do alto escalão no escândalo da Petrobras foi revelada pelo ex-diretor da empresa Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef. Os dois firmaram acordo com o Ministério Público Federal para colaborar com as investigações e delatar os demais integrantes do esquema em troca de redução nas penas.
Junto com os pedidos de abertura de inquérito, Rodrigo Janot já solicitou uma série de diligências, como quebra de sigilos bancário e fiscal dos políticos. Para resguardar a eficácia das investigações, esses procedimentos serão mantidos em segredo.

Abertura de inquérito e ação penal

Zavascki decidirá agora se abre os inquéritos e atende aos pedidos de diligência apresentados pelo procurador-geral. É praxe, porém, os magistrados aceitarem a abertura de investigações mediante pedido do Ministério Público Federal.
Durante a fase investigatória, os advogados dos investigados ainda não podem fazer a defesa judicial ou contestar as diligências. Só depois de aberta a ação penal, é que poderão apontar irregularidades na produção de provas e anular acusações feitas com base nelas.
Encerradas as investigações, caberá à PGR apresentar as denúncias, que são as acusações formais contra os investigados, apontando os crimes, culpados e provas. Se aceita pela Justiça, a denúncia leva à abertura de uma ação penal, que é o próprio processo judicial, em que serão ouvidas testemunhas e quando a defesa poderá apresentar outras provas que contestem a acusação. Nesse momento, o político passa a ser réu.
Só ao final do processo, os ministros julgam e decidem pela inocência ou culpa do réu; no último caso, determinando as penas, multas e ressarcimento de danos aos cofres públicos.
No caso da Operação Lava Jato, a eventual abertura de ações penais caberá à Segunda Turma do STF, composta, além de Zavascki, pelos ministros Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Celso de Mello. Atualmente, há uma vaga aberta nessa turma, que deve ser preenchida por um novo ministro a ser indicado pela presidente Dilma Rousseff.
 
| Agência Brasil
 

Adeus caixões! Cápsula orgânica transforma pessoas falecidas em árvores


 

A ideia do “ciclo da vida” agrada muitas pessoas independentemente da fé. Em poucas palavras, é vida se transformando em vida — a morte fica em segundo plano.
O projeto italiano The Capsula Mundi é uma representação perfeita desse conceito.
Desenvolvido pelos designers Anna Citelli e Raoul Bretzel, o projeto consiste em uma cápsula orgânica e biodegradável que é capaz de transformar um corpo em decomposição em nutrientes para uma árvore.
Primeiro, o corpo do falecido é colocado dentro da cápsula e então enterrado. Depois é plantado uma árvore ou uma semente por cima para aproveitar a matéria orgânica.

O projeto veio da ideia de criar uma alternativa ecologicamente sustentável para caixões

Caixão orgânico (1)

Cada cliente pode escolher sua árvore favorita

Caixão orgânico (2)

É a transformação do cemitério…

Caixão orgânico (3)

… em uma floresta de memórias!

Caixão orgânico (5)

Isso sem derrubar árvores para produzir caixões…

Caixão orgânico (4)

… mas plantando vários tipos para gerar mais vida.

Caixão orgânico (6)
O projeto é ousado e mexe em tradições seculares, por isso ainda não foi colocado em prática. A Itália tem leis restritas sobre enterros.
Eu achei a solução incrível. Transformar cemitérios em lugares cheios de árvores (vida) é uma excelente maneira de resgatar boas lembranças das pessoas que se foram.

O que você acha de ser enterrado e dar vida a uma árvore?

 

Senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) é um dos reis da mordomia na "farra da boca livre"

senador cássio jantar 7,5 mil
Senador Cássio Cunha Lima paga 7,5 mil em jantar e bota na conta do Senado. (Reprodução)
Nem era para espantar mais ninguém, já que virou rotina, mas acho que Vossas Excelências andam exagerando, sem dar a menor bola para a torcida, quer dizer, nós, como diria o Heródoto Barbeiro.
“Congresso banca `hábito gourmet´ dos parlamentares”, denuncia o título da página A10 do Estadão do último domingo sobre as despesas com bocas-livres patrocinadas por parlamentares em que eles torram a nossa grana sem dó nem piedade.
O jornal ilustra a matéria com a reprodução da nota fiscal 221515 do restaurante “Porcão”, de Brasília, o preferido dos políticos que não se importam com o valor da conta, emitida em nome do senador Cássio Cunha Lima (o senador paraibano foi cassado pelo TSE quando era governador do Estado pela prática de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2006)
Valor: R$ 7.567,60, ou seja, mais de dez salários mínimos. Na parte de “discriminação das mercadorias” encontra-se uma singela informação: “Refeições”. Não diz nem quantas foram servidas porque isso, certamente, não interessa a ninguém.
Pois ato publicado pelo Senado em 2010 determina que, para receber o ressarcimento dos gastos, os parlamentares devem apresentar “nota fiscal, datada, e com a completa descriminação da despesa”.
A boca-livre com dinheiro público foi oferecida pelo senador, após uma homenagem a seu pai, o ex-parlamentar e ex-governador da Paraíba Ronaldo Cunha Lima, que ficou famoso por ter disparado três tiros contra o seu antecessor Tarcísio Burity, em um restaurante de João Pessoa, sem nunca ter sido condenado, como relatam os repórteres Bernardo Caram e Andreza Matais.
Os gostos e os gastos variam. O ex-presidente e senador Fernando Collor, por exemplo, que aprecia comida japonesa, apresentou três notas do restaurante Kishimoto, cada uma no valor de R$ 1 mil. A liderança do PDSDB na Câmara prefere os frutos do mar do restaurante Coco Bambu. Só este ano, as excelências tucanas já apresentaram 14 notas deste restaurante com valores entre RS 1.280 e R$ 2.950, num total de quase R$ 27 mil.
E por aí vai. A farra não tem fim nem limite. A assessoria do senador Cunha Lima informou apenas que o jantar contou com a presença de “autoridades e parlamentares”, o que muito nos honra, claro, pois assim foi um dinheiro bem gasto. E o gabinete informou ainda aos repórteres que “o senador é extremamente criterioso com os gastos”.
Podemos imaginar o que seria se assim não fosse…
 
pragmatismopolitico

Hoje é o último dia para estudantes aderirem à lista de espera do Prouni

      
Os candidatos a bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior têm ate hoje (3) para manifestar interesse em participar da lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni). Pode integrar a lista o estudante que deixou de ser selecionado nas duas chamadas do programa.

Com base na lista de espera, as instituições de ensino convocarão os candidatos para preenchimento das bolsas ainda disponíveis. A lista contém a classificação do estudante por curso e turno, de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014.
Ao colocar o nome da lista de espera, o candidato a uma bolsa deve levar a documentação à instituição de ensino na qual pretende fazer o curso. Somente após a entrega ele deve aguardar a possível convocação.
Mais informações na página do ProUni na internet.

Senador Agripino Maia(DEM) declarou não possuir nenhum bem

                           
 
Na declaração de bens apresentada à Justiça federal em 2002, o senador José Agripino Maia (DEM-RN) era sócio da Empresa Industrial Técnica (EIT). A empreiteira é investigada na Operação Lava Jato. A Petrobras até incluiu a empresa entre as "impedidas de contratar" enquanto procede as investigações.
Agripino só foi candidato nos últimos tempos em 2002 e 2010, já que o mandato de senador dura oito anos e ele não disputou nenhuma eleição no meio do mandato. Da declaração de 2002 constava um vasto patrimônio em imóveis, veículos, aplicações financeiras e participações em empresas, incluindo a referida empreiteira e uma concessionária de pedágios. Em 2010, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele declarou não possuir nenhum bem. Nem veículo próprio, nem apartamento de morada, e nem mesmo saldo bancário.
Poderia ter transferido os bens para o filho, mas a declaração de seu filho, deputado federal Felipe Maia (DEM-RN) ao TSE em 2010, também não mostra nenhum bem, com patrimônio zero. Felipe disputou as eleições de 2014 e seu patrimônio que havia sumido voltou a aparecer, totalizando mais de R$ 15 milhões, saindo da condição de deputado mais pobre em 2010, se considerarmos os bens declarados, para o deputado mais rico do Rio Grande do Norte nas eleições de 2014.
Em 20 de dezembro de 2013, a Polícia Federal  iniciou investigação para comprovar se   Agripino favoreceu a EIT em obras públicas no Rio Grande do Norte.
A revista Istoé publicou em 2013 uma matéria sobre investigação da Polícia Federal baseado em denúncia de que o senador José Agripino, presidente nacional do DEM, teria utilizado sua influência para fazer o Executivo estadual favorecer a EIT com contratos milionários, e citou as obras do Contorno de Mossoró como uma das fontes de renda pública para a empresa. Porém, essa não é a única obra de mobilidade nas mãos da empresa, que teve Agripino como sócio (segundo a revista). A EIT também é responsável pela construção do acesso do aeroporto de São Gonçalo do Amarante.
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Rio Grande do Norte, a vencedora do certame licitatório para a construção dos acessos foi a Queiroz Galvão. No entanto, ela desistiu da obra, fazendo com que a segunda colocada na licitação, EIT, assumisse a responsabilidade da entrega, mesmo com o fato de o contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal ter sido assinado no dia 1º de abril, quando já não havia mais os 24 meses necessários para a execução da obra. Restavam apenas 11 meses.
Segundo o DER, nessa situação, a segunda colocada de pronto aceitou a proposta. A ordem de serviço foi assinada em 6 de abril, mas a obra só começou de fato em agosto. Até novembro, haviam sido executados o desmatamento e a terraplanagem da área. Ainda deve ter início a construção da base e do asfalto dos acessos.
O “tráfico de influência”, praticado pelo presidente nacional do partido, é mais um item para uma série de suspeitas de irregularidades eleitorais que teriam a governadora Rosalba Ciarlini como personagem. Além desta, a própria IstoÉ mostra o “desengavetamento” de uma investigação sobre caixa 2 na campanha eleitoral de 2006. Isso, sem contar com a recente condenação de Rosalba por usar a máquina pública estadual para favorecer a candidatura da prefeita de Mossoró, Cláudia Regina.
Ainda de acordo com a revista Istoé, José Agripino foi sócio cotista da EIT até agosto de 2008. E mais: nas eleições de 2010, o senador recebeu R$ 550 mil de doação da empreiteira. “Empresa privada, a EIT é o terceiro maior destino de recursos do estado nas mãos de Rosalba. Perde apenas para a folha de pagamento e para crédito consignado. Só este ano foram R$ 153,7 milhões em empenhos do governo, das secretarias de Infraestrutura, Estradas e Rodagem e Meio Ambiente”, aponta a revista.
Nem na crise financeira, que fez o governo do Rio Grande do Norte atrasar pagamento a fornecedores e, até mesmo, aos servidores estaduais (que passaram a receber de forma escalonada) e os gastos com a Saúde, a EIT deixou de receber. O governo afirma que não tinha dinheiro essas despesas básicas, mas gastava milhões nas obras do Contorno de Mossoró, empreendimento tocado pela EIT.
Quando era recém-formado em engenharia, antes entrar diretamente na política, José Agripino trabalhou na empreiteira EIT, da qual se tornou sócio mais tarde.
O currículo do senador e presidente do DEM indica:
- Engenheiro-chefe de Obras EIT - Empresa Industrial Técnicas S/A (1969/ 72).
- Gerente regional da EIT - Empresa Industrial Técnica S/A, para os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba (1972/ 75).
Gerente regional, cuidando de obras no Nordeste, deve ter-lhe dado experiência no trato com licitações e contratos públicos. Nessa época em que atuava do lado da empreiteira, o pai, Tarcísio Maia, era ligado ao General Golbery do Couto e Silva, e foi indicado (sem eleições diretas) governador do Rio Grande do Norte (início do governo em 1975).
Seu tio, Lavoisier Maia, também era outro político influente da dinastia Maia, e sucedeu o pai de Agripino no governo potiguar. Ao tomar posse como governador nomeou Agripino prefeito de Natal.
Porém, mesmo político, Agripino, ocupando cargos de prefeito, governador e senador, virou acionista da empreiteira.
 

MPF, MPT e MP/RN inspecionam hospitais em Pau dos Ferros.


O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Estadual (MP/RN) realizaram, nos dias 24 e 25 de fevereiro, inspeção nos hospitais de Pau dos Ferros. O objetivo foi verificar a qualidade dos serviços de assistência à saúde prestados no principal município do Alto Oeste potiguar, bem como o cumprimento das normas.

Participaram da operação o procurador da República, Marcos de Jesus, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Saúde, Iara Maria Pinheiro, o procurador do Trabalho, Afonso de Paula Pinheiro, o promotor de Justiça, Paulo Roberto Andrade, além dos assessores do MPF, Erwerson Italo Sousa, e do MP/RN, Francilene Amorim e Janice Azevedo.

O grupo inspecionou na terça-feira (24) o Hospital Dr. Nelson Maia e, na quarta (25), o Hospital Regional Doutor Cleodon Carlos de Andrade e a Maternidade Santa Luiza de Marillac. Após visita às unidades, na quinta-feira (26), os quatro membros do Ministério Público ouviram a secretária d Saúde de Pau dos Ferros, Patrícia Leite Santos; o servidor responsável pelo processamento de dados dessa Secretaria, Francisco Damião dos Santos Filho; e ainda o representante do Hospital Dr. Nelson Maia.
 
está no Política Pauferrense

2 de março de 2015

Acidente na Rodovia 226 deixou quatro mortos

     


Um grave acidente aconteceu na tarde de hoje (2), pouco depois do meio dia, na rodovia federal BR-226, na altura da cidade de Currais Novos. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um GM Classic e um Fiat Strada colidiram frontalmente, causando a morte de quatro pessoas e ferindo outras três.
A PRF foi acionada através do serviço de emergência (191) e, com o auxílio do Corpo de Bombeiros, realizaram o socorro de três pessoas que sobreviveram à colisão. Duas pessoas ficaram presas entre as ferragens e após mais de duas horas após o acidente, os bombeiros conseguiram retirar as vítimas e encaminhá-las para o Hospital Regional de Currais Novos.
De acordo com o Inspetor Tibério, da PRF,  no veículo GM Classic estavam cinco pessoas, das quais apenas duas sobreviveram. Já no carro tipo Fiat Strada, uma pessoa não resistiu à intensidade da colisão enquanto que o outro ocupante sobreviveu.

nominuto.com


Divulgado a tabela do Brasileirão série A 2015

            

Após reunião do conselho técnico do Brasileirão, realizada no Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta segunda-feira (2), a tabela básica da Série A de 2015. A primeira versão da tabela ainda não traz a programação definitiva dos jogos quanto a dias, horários e estádios que receberão os jogos, mas já antecipa os confrontos de cada uma das 38 rodadas. De acordo com o calendário preliminar, a Série A começa no dia 9 de maio, com parte de jogos abrindo a primeira rodada no sábado, e termina no dia 6 de dezembro, um domingo, com rodada cheia. 
Logo na rodada inaugural, a Série A vai colocar frente a frente grandes equipes do cenário nacional. O São Paulo estreia em casa, diante do Flamengo, o Palmeiras encara o Atlético-MG em seu estádio e o Cruzeiro será o mandante do duelo contra o Corinthians. O Fluminense começa enfrentando o campeão da Série B do ano passado, o Joinville, o Vasco joga contra o Goiás na volta à elite do futebol, o Grêmio recebe a Ponte Preta, o Santos visita o Avaí e o Internacional abre sua campanha longe de sua torcida, contra o Atlético-PR.

Ministério Público acredita que lista de denunciados na Sinal Fechado ainda pode crescer

           

Foto: Novo Jornal
 
Do Novo Jornal – A lista de denunciados da operação Sinal Fechado, hoje na conta dos 30 nomes, ainda deve crescer um pouco mais. Isso será possível graças à delação premiada celebrada entre o Ministério Público e o advogado e empresário George Anderson Olímpio da Silveira. E, ao contrário do que os áudios disponibilizados dão a entender, foi ele – o delator – quem procurou o Ministério Público para denunciar todo o esquema, apresentando inclusive áudios e outras informações complementares que colocam a delação dele como um diferencial para a investigação.
Sem esse “trabalho” em prol da investigação, feito por George Olímpio, o Ministério Público não estaria nem perto do atual patamar que atingiu nessa investigação.  Quem informa tudo isso é o próprio procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, que concedeu entrevista ao NOVO JORNAL na última quinta-feira, acompanhado do coordenador da PGJ, Afonso de Ligório Bezerra Júnior para esclarecer detalhes da Sinal fechado, ação que, em novembro de 2011 (após nove meses de investigação) revelou que todo o processo para implantação da inspeção veicular no Rio Grande do Norte foi feito com base em pagamento de propina e serviria ao beneficiamento de esquema liderado pelo empresário e advogado hoje mais conhecido por ter entregado todo o esquema.
De acordo com Rinaldo Reis e Afonso de Ligório, Geoge Olímpio negou “peremptoriamente” quando houve uma tentativa de celebrar o acordo de delação premiada. E que em nenhum momento – antes do segundo semestre de 2014 – o advogado deu sinais de que poderia aceitar alguma coisa do tipo. Mesmo assim – os áudios mostram – o advogado cuidou de gravar diálogos que hoje constituem as principais provas usadas nas denúncias.
“Ao que parece, ele estava se documentando para se um dia precisasse disso – para qualquer finalidade – ter os registros de todos os encontros e reuniões que ele tinha”, explica Rinaldo Reis. Apesar de não ter celebrado acordo nenhum com a instituição, George Olímpio fazia questão de frisar nos diálogos que os promotores estavam o tempo inteiro procurando-o para celebrar algum termo do tipo.
 
Marcos Dantas

Começa hoje o prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 começa hoje (2) e termina no dia 30 de abril. As pessoas que entregam a declaração no início do prazo têm prioridade para receber a restituição, caso não preencha a declaração com erros ou omissões. 
Na mesma situação estão incluídas pessoas com mais de 60 anos, portadoras de moléstia grave ou com deficiência física ou mental.
Este ano, cerca de 27,5 milhões de contribuintes devem prestar contas ao Fisco. A multa por atraso de entrega será de 1% ao mês-calendário, até 20%. O valor mínimo é R$165,74. Um passo a passo com cada etapa da entrega está disponível na página da Receita.
A declaração poderá ser preenchida no próprio computador, com a utilização do programa gerador, ou em dispositivos móveis, como tablets ou smartphones utilizando o aplicativo m-IRPF ou diretamente no site da Receita Federal, por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Neste último caso, haverá necessidade de uma certificação digital.
O contribuinte poderá salvar ou compartilhar dos computadores da Receita Federal informações online do programa gerador da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para usar em diversos dispositivos e não apenas no adotado para preenchimento do documento.
Isto facilitará a vida do usuário, que poderá usar a chamada computação em nuvem (acesso a computador remoto). Será possível começar o preenchimento utilizando uma forma e continuar em outra, sempre salvando as informações online.
O contribuinte que optar pela instalação do programa gerador do Imposto de Renda terá de aguardar até 2 de março, a partir das 8h, para fazer o download. “A partir deste horário, quem baixar o programa poderá transmitir a declaração”, conforme informou o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.
Entre os obrigados a declarar estão os contribuintes que receberam, em 2014, rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 ou rendimentos isentos – não tributáveis ou tributados somente na fonte –, cuja soma seja superior a R$ 40 mil.
Também deve declarar quem recebeu, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência de imposto, realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias e futuros, auferiu ganhos e tem bens ou propriedade rurais de acordo com valores estabelecidos pela Receita.

 nominuto,com

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !