24 de janeiro de 2015

Pagamento dos servidores estaduais no mês de janeiro de 2015




 A direção do SINSP foi na manhã de sexta-feira (23), na SEPLAN para obter informações sobre o pagamento dos servidores estaduais.

De acordo com Janeayre Souto, Presidenta do SINSP, na SEPLAN foi informado que o pagamento dos servidores estaduais no mês de janeiro acontecerá na próxima sexta-feira (30).

A Folha de Pagamento deste mês traz o pagamento de 1/3 de férias para todos os servidores da educação, informa Janeayre Souto.

O governo do estado pagará no dia 30 a todos os servidores estaduais.

Regulamentação da mídia volta à cena em 2015

 



Radio-e-TV-CRAA retomada do debate sobre a regulamentação econômica da mídia é uma das promessas feitas por Ricardo Berzoini ao assumir o Ministério das Comunicações. Discutido pela sociedade civil há muitos anos – sobretudo a partir da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, em 2009 – o assunto divide a opinião de deputados.
“É um absurdo essa proposta. Certamente foi encomendada para censurar a imprensa e as práticas democráticas. O PSDB, tanto na Câmara quanto no Senado, vai confrontar essa matéria, que não corresponde aos sentimentos nacionais”, afirmou o líder do PSDB, deputado Antonio Imbassahy (BA).
Já a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) afirma ser uma “falácia” o argumento de que a regulamentação dos meios de comunicação ameaçaria o direito de livre expressão. “Os defensores da democratização da mídia são, justamente, aqueles que estão à margem do ‘direito de antena’ – o direito de emitir e de receber imagens e sons por meio da radiodifusão”, diz. “Os setores dominantes da sociedade não têm nenhum interesse em mudar a dinâmica de poder da mídia”.
 
Robson Pires

Copa Brasil de vôlei masculino é decidida neste sábado

Vencedor do duelo garante vaga em Sul-americano (Foto CBV)Vencedor do duelo garante vaga em Sul-americano (Foto CBV)
 
 
Campinas (Brasil Kirin) e Taubaté/Funvic (SP) são os finalistas da Copa Brasil 2015 masculina de vôlei. O campeão sairá da decisão que acontece neste sábado (24), às 22h, no ginásio do Taquaral, em Campinas (SP). A TV Brasil vai transmitir a final, a partir das 21h30, com flashes e análises da campanha durante o pré-jogo.Quem ficar com a taça garante vaga no Sul-Americano, que acontece na Argentina, em fevereiro.

Mais de 2.200 artesãos do Rio Grande do Norte estarão comercializando peças até dia primeiro de fevereiro.

  

 

O artesanato potiguar será o destaque nos próximos dez dias na Feira Internacional de Artesanato (Fiart), que acontece no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções. São mais de 2.200 artesãos potiguares e produtores de mais de 14 países que irão apresentar seus artigos na feira.
As peças esculpidas em madeiras, bordados feitos no Seridó, os enfeites para quartios, casa e cozinha e a tradicional gastronomia potiguar estão expostas em estandes cooperados, individuais ou montados por prefeituras para apresentar o artesanato.
Em conversa com uma das artesãs e organizadora de um grupo que está expondo na Fiart com 14 artesãs, o Potiart, Ana Maria Medeiros Cavalcanti que contou que o maior ganho para o artesanato é o fortalecimento da rede de contatos. "A Fiart tem um público diferenciado e os nosso melhores resultados são pós evento, quando as pessoas encomendam nossas peças durante o ano inteiro", explica.
Seguindo o tema desta edição "O entrelaçar dos fios tece novas oportunidades", a ideia do grupo é apresentar o trabalho e tornar o artesanato ainda mais conhecido. "Nossas peças tem um diferencial de exclusividade e são feitas com muito carinho para os nossos clientes", defendeu Lúcia de Fátima.
O espaço destinado ao artesanato potiguar chega a ocupar 45% da Fiart.

A programação cultural que acontece todos os dias em ambiente montado logo após a entrada, leva ao palco o trabalho em todas ás áreas culturais de 1.779 artistas, num total de 80 grupos folclóricos.

FIART-H2

Além do artesanato potiguar, os países que vão participar levam para a Fiart peças artesanais que caracterizam suas respectivas tradições culturais e são: Emirados Árabes Unidos, Espanha, Filipinas, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Paquistão, Peru, Polinésia, Portugal, República Tcheca e Senegal.
O horário da Fiart é de segunda a quinta das 16 às 22h e de sexta a domingo de 16 às 23h no Centro de Convenções.
 
Marília Rocha

23 de janeiro de 2015

Servidores Municipais de Jose da Penha decidem pela convocação do prefeito sobre não pagamento de direitos trabalhistas




 
Atendendo a convocação do Sindicato dos Servidores   - SINJP, trabalhadores municipais de José da Penha participaram de  uma Assembleia  na tarde dessa sexta feira (23) na escola 4 de setembro. O objetivo da reunião era discutir sobre a quebra do acordo por parte do prefeito a respeito do pagamento do anuênio e terço de férias de servidores. A presidente do sindicato, professora Anatania fez uma explanação sobre os  últimos acontecimentos, esclarecendo aos participantes como tinha atuado a direção do sindicato a frente desta e em outras lutas dos servidores. E solicitou ainda, que os encaminhamentos fossem decididos de forma coletiva e todos votaram pela convocação imediata do prefeito para uma assembleia com todos os servidores. A  presidente interina da FETAM/RN, professora Nina esteve presente na reunião e contribuiu com o debate e esclarecimentos a respeito dos direitos trabalhistas.

FISCALIZAÇÃO POLICIAL AUTUA 13 PESSOAS EM SÃO FRANCISCO DO ESTE E RIACHO DE SANTANA

13 pessoas autuadas durante fiscalização policial participam de audiência no Juizado



Na manhã desta quinta-feira (22), no Juizado Especial Cível e Criminal no Fórum “Dr. Jaime Jenner de Aquino” na cidade de Pau dos Ferros/RN, 13 pessoas autuadas durante fiscalização policial nos municípios de São Francisco do Oeste e Riacho de Santana/RN, participaram de audiências preliminares por terem sido flagradas praticando infrações penais.
De acordo com o Sargento Rosano, as pessoas foram autuadas e encaminhadas ao Juizado por terem sido flagradas cometendo infrações penais, sendo 10 por estarem usando abusivamente equipamento de som automotivo e 3 por praticarem crimes de trânsito.
A maioria das pessoas aceitaram a proposta de transação penal ofertada pelo Representante do Ministério Público e arcarão com prestações pecuniárias de R$ 788,00 (setecentos e oitenta e oito reais), que serão doadas a órgãos públicos e outras irão trabalhar em prédios públicos por períodos que variam de 2 a 6 meses, trabalhando no mínimo 7 horas semanais como forma de prestação de serviços à comunidade. As demais pessoas que por algum motivo não foram contempladas com a transação penal, irão aguardar a análise do Representante do Ministério público para possível oferecimento de denúncia.
 
FONTE : NOSSOPARANÁ

WhatsApp ganha versão para computadores e notebooks

De A Tribuna On-line

    N/A
 
Os usuários do WhatsApp, principal aplicativo de bate papo instantâneo, já podem usar a ferramenta pelo computador de mesa ou notebook. A empresa anunciou a novidade para quem possui smartphones Android, Windows Phone, Nokia S60, BlackBerry e BB10. iPhone deve ganhar uma versão em breve.
O WhatsApp Web não é uma outra conta do WhatsApp. Quando você usa o WhatsApp no seu computador ou no celular, está usando a mesma conta nos dois dispositivos.
No entanto, existem algumas regras básicas para se usar o WhatsApp Web. Além de possuir uma conta ativa no celular, o usuário precisa utilizar o Google Chrome como navegador. Outros navegadores ainda não suportam o aplicativo.
Para começar a usar o WhatsApp Web, o usuário deve primeiro sincronizar seu aparelho celular com seu computador. Para isso, basta acessar o site do WhatsApp, abrir o app no celular e seguir para Menu e WhatsApp Web. Lá, é necessário escanear o código QR no seu computador usando o seu celular.
Em seu celular, vá até WhatsApp Web para ver os Computadores Ativos ou para finalizar uma das sessões do WhatsApp Web.

Sisu: Universidade Federal do Ceará é a mais procurada

Administração é o curso mais procurado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de acordo com o Ministério da Educação (MEC). O curso recebeu, até 16h08, 291.282 inscrições. Em seguida, aparecem direito, com 251.987, e medicina, com 227.894. No total, 2.614.635 candidatos se inscreveram no sistema. As inscrições podem ser feitas até 23h59, no site do Sisu. 
As instituições que mais receberam inscrições foram as universidades federais do Ceará (176.523), de Minas Gerais (175.555), Pernambuco (169.880), do Rio de Janeiro (166.353), da Bahia (139.848), de Goiás (139.769), da Paraíba (132.987) e de Alagoas (130.572), além do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (130.266) e Universidade Federal Fluminense (127.821)

Prefeituras têm usado o Processo Seletivo ao invés de convocar concurso público

             

    
            O caso do prefeito Carlos Eduardo (Natal/RN) ter que exonerar imediatamente os servidores contratados de forma temporária e nomear os candidatos aprovados em concurso público, pode abrir precedentes em outros municípios do Estado.
Bem que o Ministério Público Estadual poderia também focar suas lupas em outras Prefeituras  que gostam de usar Processo Seletivo (as vezes até com possíveis irregularidades na contratação de serviço temporário para vários cargos), ao invés de convocar um concurso público. O negócio no interior é sempre beneficiar apadrinhados políticos e futuros eleitores.
processo seletivo
 
Blog de Marcos Dantas

22 de janeiro de 2015

Imagens aéreas dos principais resevatórios de água da região do seridó do RN

Utilizando um “drone”, o blogueiro Nagib Libânio coletou imagens aéreas de alguns dos principais reservatórios do Seridó. Confira abaixo:

Passagem das Traíras (Jardim do Seridó)
Passagem das Traíras (Jardim do Seridó)
Carnaúba (São João do Sabugi)
Carnaúba (São João do Sabugi)
Boqueirão (Parelhas)
Boqueirão (Parelhas)
Esguicho (Ouro Branco)
Esguicho (Ouro Branco)
Itans (Caicó)
Itans (Caicó)
Gargalheiras (Acari)
Gargalheiras (Acari)

Oportunidade de emprego: UERN abre vagas para motoristas, ASDs e vigilantes em Pau dos Ferros e Assu.


..
Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PRORHAE/UERN) está selecionando oito profissionais para trabalhar nos Campi de Pau dos Ferros e Assu.

São duas vagas para motorista, duas para auxiliar de serviços diversos (ASD) e duas para vigilante no Campus de Pau dos Ferros e uma vaga de ASD e outra de vigilante em Assu.

As inscrições correm no período de 26 a 30 de janeiro nas sedes dos respectivos campi das Das 8h às 11he 14h às 17h.  A seleção será por meio de análise de currículo e entrevistas.

Confira o edital para motorista em Pau dos Ferros clicando AQUI.
 
Confira o edital para Vigilante clicando AQUI.

Água Nova faz parte dos 152 municípios que estão em estado de emergência pela seca

  
 
A seca prolongada que atinge 152 municípios do Rio Grande do Norte deve perdurar por todo este ano. De acordo com o coronel Josenildo Acioli, coordenador da Defesa Civil, a estiagem prejudica a população, o gado e as plantações agrícolas.
"A situação de seca no Rio Grande do Norte tende a se agravar e a cada dia que passa os efeitos da seca são mais graves", destacou o coronel.
Os efeitos negativos da seca foram reconhecidos no decreto nº 24.700, de 29 de setembro de 2014 que estabelece apoio e recursos federais para minimizar os efeitos da estiagem prolongada que provoca a redução sustentada das reservas hídricas. "A validade do decreto vence em março e os recursos federais só virão com a renovação do decreto de estado de emergência", disse.
Um dos motivos que justificam a situação de emergência é que a maior parte dos reservatórios do Rio Grande do Norte está com percentual de armazenamento inferior a 50% de sua capacidade máxima.

O colapso no abastecimento de água em terras potiguares também chama atenção. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) os sistemas de abastecimento em oito municípios estão suspensos, reafirmando a condição de emergência.

O Nominuto recebeu a informação que o planejamento hídrico para este ano e de acordo com  Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), os índices pluviométricos apresentam desvios negativos de até 35% abaixo da média.

No ano passado, por exemplo, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE) aponta um prejuízo superior aos 4 bilhões. 

A “Situação de Emergência por Seca” foi decretada nos municípios: 1) Acari, 2) Assu, 3) Afonso Bezerra, 4) Água Nova, 5) Alexandria, 6) Almino Afonso, 7) Alto dos Rodrigues, 8) Angicos, 9) Antônio Martins, 10) Apodi, 11) Areia Branca, 12) Baraúnas, 13) Barcelona, 14) Bento Fernandes, 15) Bodó, 16) Brejinho, 17) Boa Saúde, 18) Bom Jesus, 19) Caiçara do Norte, 20) Caiçara do Rio do Vento, 21) Caicó, 22) Campo Redondo, 23) Caraúbas, 24) Carnaúba  dos Dantas, 25) Carnaubais, 26) Cerro-Corá, 27) Coronel Ezequiel, 28) Campo Grande, 29) Coronel João Pessoa, 30) Cruzeta, 31) Currais Novos, 32) Doutor Severiano, 33) Encanto, 34) Equador, 35) Espírito Santo, 36) Felipe Guerra, 37) Fernando Pedroza, 38) Florânia, 39) Francisco Dantas, 40) Frutuoso Gomes, 41) Governador Dix-Sept Rosado, 42) Grossos, 43) Guamaré, 44) Ielmo Marinho, 45) Ipanguaçu, 46) Ipueira, 47) Itajá, 48) Itaú, 49) Jaçanã, 50) Jandaíra, 51) Janduís, 52) Japi, 53) Jardim de Angicos, 54) Jardim de Piranhas, 55) Jardim do Seridó, 56) João Câmara, 57) João Dias, 58) José da Penha, 59) Jucurutu, 60) Jundiá, 61) Lagoa Nova, 62) Lagoa Salgada, 63) Lagoa d'Anta, 64) Lagoa de Pedras, 65) Lagoa de Velhos, 66) Lajes Pintadas, 67) Lajes, 68) Lucrécia, 69) Luís Gomes, 70) Major Sales, 71) Marcelino Vieira, 72) Martins, 73) Messias Targino, 74) Monte das Gameleiras, 75)  Monte Alegre, 76) Mossoró, 77) Nova Cruz, 78) Olho d’Água dos Borges, 79) Ouro Branco, 80) Passagem, 81) Paraná, 82) Paraú, 83) Parazinho, 84) Parelhas, 85) Passa e Fica, 86) Patu, 87) Pau dos Ferros, 88) Pedra Grande, 89) Pedra Preta, 90) Pedro Avelino, 91) Pendências, 92) Pilões, 93) Poço Branco, 94) Portalegre, 95) Porto do Mangue, 96) Serra Caiada, 97) Rafael Fernandes, 98) Rafael Godeiro, 99) Riacho da Cruz, 100) Riacho de Santana, 101) Riachuelo, 102) Rodolfo Fernandes, 103) Ruy Barbosa, 104) Santa Cruz, 105) Santa Maria, 106) Santana do Matos, 107) Santana do Seridó, 108) Santo Antônio, 109) São Bento do Norte, 110) São Bento do Trairi, 111) São Fernando, 112) São Francisco do Oeste, 113) São João do Sabugi, 114) São José do Campestre, 115) São José do Seridó, 116) São M. do Gostoso, 117) São Miguel, 118) São Paulo do Potengi, 119) São Pedro, 120) São Rafael, 121) São Tomé, 122) São Vicente, 123) Senador  Elói de Souza, 124) Serra Negra do Norte, 125) Serra de São Bento, 126) Serra do Mel, 127) Serrinha dos Pintos, 128) Serrinha, 129) Severiano Melo, 130) Sítio Novo, 131) Taboleiro Grande, 132) Taipu, 133) Tangará, 134) Tenente Ananias, 135) Tenente Laurentino Cruz, 136) Tibau, 137) Timbaúba dos Batistas, 138)  Touros, 139) Triunfo Potiguar, 140) Umarizal, 141) Upanema, 142) Várzea, 143) Venha-Ver, 144) Viçosa, 145) Vera Cruz.
A região Oeste é a mais afetada com sete municípios em colapso: São Miguel, Tenente Ananias, Paraná, João Dias, São Francisco do Oeste, Antonio Martins e Luis Gomes.

no minuto .com
 

21 de janeiro de 2015

Os prefeitos estão rindo à toa. Aumento dos impostos beneficiará também o FPM das prefeituras nos próximos meses

Com o anuncio do pacote de medidas para arrecadar mais impostos, feito pelo Governo Dilma, as prefeituras também vão arrecadar mais, através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). É que os valores de quatro impostos ou contribuições têm impacto direto também nas finanças municipais, sem falar nas alterações na tabela do Imposto de Renda (IR).
Esta conta é simples: o incremento total na receita do IPI cosméticos será de R$ 694 milhões. Deste montante, R$ 163 milhões serão destinados às prefeituras por meio do FPM. Junto com o Imposto de Renda (IR), o IPI compõe a base de cálculo do FPM. O aumento do IPI irá influenciar na receita logo no primeiro semestre, consecutivamente, o cálculo do 0,5% que será depositado na conta das prefeituras será maior do que o esperado.

FPM charge

IPVA 2015 tem redução de 3,7% no Rio Grande do Norte


O valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) teve uma redução média de 3,7% neste ano em relação a 2014 no Rio Grande do Norte. As alíquotas do imposto variam de 1% a 2,5%, conforme o tipo de veículo. (Veja quanto vai custar o IPVA de seu veículo).

A informação é do subdiretor de Controle de IPVA da Secretaria Estadual de Tributação, Ben-Hur Soares, que calcula uma arrecadação de R$ 270,5 milhões. "Esta previsão representa um aumento de 9,66% em relação ao ano de 2014", afirma Soares.

A frota do Rio Grande do Norte atualmente é de 1.045.058 veículos, segundo dados atualizados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Mega-Sena: prêmio desta quarta-feira pode chegar a R$ 27 milhões

A Mega-Sena pode pagar o prêmio de R$ 27 milhões para quem acertar os seis números do concurso 1.671, nesta quarta-feira (21). Além da premiação principal, a loteria da Caixa Econômica Federal também deve entregar boladas menores para os ganhadores da Quadra e da Quina.
A chance para uma aposta mínima, de R$ 2,5, acertar a bolada é de 1 em 50.063.860. Apesar disso, se o sortudo acertar os seis números e investir na poupança, por exemplo, poderá relaxar com o rendimento de R$ 150.000 por mês.


mega_sena

Previsão de chuvas abaixo do normal no semiárido nordestino chega a 45%

FD/Cidades

Uma notícia não muito boa para o nordestino. A previsão é que as chuvas nos próximos três meses – de fevereiro a abril – fique até 45% abaixo do normal na região Nordeste. O dado foi divulgado no início da tarde de ontem (20), durante o XVII Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino.

De acordo com o relatório apresentado durante o evento, o percentual da categoria abaixo do normal chega a 45%, dentro do normal a 35% e acima do normal 20%, mas os especialistas ainda alertam. “Esse percentual equivale a chance de acontecer e não a quantidade. Pode ser menos ou mais, já que não trabalhamos com valores absolutos. Vale salientar que existe os 20% de ter acima do normal, mas a tendência é que a categoria abaixo do normal predomine”, explicou o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN, Gilmar Bistrot.

Ainda segundo Gilmar, para se chegar ao percentual os especialistas trabalharam diversos aspectos. “O relatório mostrou as condições do Oceano Atlântico Sul que tem apresentado águas mais frias que o normal, o aumento do vento vindo do Sudeste e que dificulta o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical – o principal sistema causador das chuvas na região - para posições próximas ao Nordeste, o que diminui a condição de chuva e por isso essa previsão”, disse
 
informações: no minuto.com

20 de janeiro de 2015

UFRN lança edital do concurso para todos os níveis

http://www.blogcardososilva.com.br/wp-content/uploads/2015/01/uu.jpg
 
Saiu concurso para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. São oferecidas 32 vagas imediatas e cadastro de reserva em cargos técnico-administrativos em Educação. As oportunidades estão distribuídas por níveis de classificação: C (fundamental e médio), D (médio e médio/técnico) e E (superior), com remunerações de R$1.656,23, R$2.071,59 e R$3.491,95, respectivamente. As cargas de trabalho são de 20 ou 40 horas semanais.
Os interessados terão do dia 2 ao dia 23 de fevereiro para se inscrever no site da Comperve, organizador. As taxas são de R$40, R$60 e R$80. Inscritos no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que forem membros de família de baixa renda podem solicitar isenção desse valor. Os pedidos deferidos serão divulgados no dia 24 de fevereiro. O concurso tem validade de um ano, prorrogável por mais um.
Há vagas reservadas para negros e deficientes. A seleção será feita por meio de provas objetivas e discursivas aplicadas no dia 22 de março, no município de Natal (RN). As provas objetivas versarão sobre Língua Portuguesa, Legislação e conhecimentos específicos. Quem obtiver 60% de acertos estará aprovado na etapa e terá sua prova discursiva corrigida. O edital com as informações necessárias encontra-se anexado no documento abaixo.
As vagas oferecidas são para auxiliar em administração (1); assistente de alunos (1); assistente de laboratórios (3); assistente em administração (3); técnico de laboratório/alimentos (2), de biologia (1), de edificações (1), de química (1), de meio ambiente (1), de tecnologia da informação (1) e de geologia (1); revisor de texto Braille (1); nutricionista (1); médico (1); estatístico (1); arquiteto (1); psicólogo (2); administrador (2); editor de publicações (1); biólogo (1); técnico em assuntos educacionais (2); e engenheiro (3).

Informações da Folha Dirigida

Boletim pluviométrico da EMPARN de 16 a 19 de janeiro


               
MESORREGIAO OESTE POTIGUAR  
Severiano Melo(Prefeitura)                               12,0
Martins(Particular)                                      11,0
Mossoro(Prefeitura)                                       7,1
Major Sales(Prefeitura)                                   6,0
Dr. Severiano(Emater)                                     4,6
Francisco Dantas(Emater)                                  2,0

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Lagoa De Pedras(Prefeitura)                              34,6
Nova Cruz(Emater)                                        26,0
Jundia(Emater)                                           10,9
Boa Saude(Emater)                                        10,4
Monte Alegre(Emater)                                      8,0
Joao Camara(Centro Saude)                                 7,3
Vera Cruz(Emater)                                         6,7
Sao Paulo Do Potengi(Emater)                              6,5
Varzea(Prefeitura)                                        6,0
Passa E Fica(Prefeitura)                                  4,6
Parazinho(Emater - Ex-particular)                         3,7
Ielmo Marinho(Prefeitura)                                 2,4

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn)                        33,5
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn)           27,8
Parnamirim(Emater)                                       25,2
Goianinha(Emater)                                        16,6
Montanhas(Prefeitura)                                    16,0
Espirito Santo(Prefeitura)                               13,5
Natal                                                    13,2
Senador Georgino Avelino(Particular)                      8,0
Nisia Floresta(Particular)                                6,9
Canguaretama(Base Fisica Da Emparn)                       6,6
Extremoz(Emater)                                          5,3
Pedra Grande(Emater)                                      3,0
Baia Formosa(Destilaria Vale Verde)                       2,5
Canguaretama(Emater/barra De Cunhau)                      2,5

Gerência de Meteorologia

Repasse do FPM de janeiro teve aumento de 14%



O segundo decêndio de janeiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será de R$ 1.081.246.757,70. Valor com o desconto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O montante bruto, sem o desconto, é de R$ 1.351.558.447,13. A transferência ocorre nesta terça-feira, dia 20.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), este decêndio teve um crescimento expressivo de 14%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Este aumento é em termos nominais, sem considerar a inflação. Por outro lado, o acumulado dos 1.º e 2.º decêndios de 2014 totaliza R$ 4,100 bilhões. No mesmo período do ano passado, o acumulado ficou em R$ 5,289 bilhões. Em termos reais, uma queda de 22,48%.
Nestes valores acumulados não constam o extra repassado no dia 8 de janeiro. Este repasse ocorre separadamente porque a Receita Federal tem um programa que parcela as dívidas de vários impostos. Quando a pessoa jurídica ou até mesmo a pessoa física efetua o pagamento da guia de pagamento do REFIS, a Receita classifica por estimativa a quantia de cada imposto que foi recolhida e separa o que é Imposto de Renda (IR) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e, por fim, efetua os repasses correspondentes ao FPM.
 
política Pauferrense

19 de janeiro de 2015

Trinta cidades do RN estão com abastecimento comprometido


Trinta cidades do interior do estado estão sem água nas torneiras. O motivo, de acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), são dois vazamentos detectados na adutora Monsenhor Expedito, embaixo da ponte localizada no distrito de Timbaúba, entre Monte Alegre e Lagoa Salgada.
A previsão da Companhia é que o problema comece a ser solucionado nesta quarta (21), das 7h às 17h30, com previsão de normalização do abastecimento para a noite de sexta-feira (23). Além das 30 cidades, comunidade rurais atendidas pela adutora também estão sem água.
As cidades atendidas pela adutora Monsenhor Expedito são: Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Boa Saúde, Serrinha, São José de Campestre, Lagoa D’Anta, Passa e Fica, Serra Caiada, Elói de Souza, Tangará, Santa Cruz, Bom Jesus, São Pedro do Potengi, Ielmo Marinho, São Paulo do Potengi, Santa Maria, Lagoa de Velhos, Barcelona, Rui Barbosa, São Tomé, Sítio Novo, Lajes Pintada, Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, São Bento do Trairi, Coronel Ezequiel, Japi, Campo Redondo, Monte Alegre e Jaçanã.
 
 

Energia eólica traz progresso para o Nordeste: PIB de Parazinho cresceu 110%, João Câmara 90% e São Miguel do Gostoso 86%


Parqueeólico no município de Parazinho (foto:Ricardo)

                            Você sabia que o PIB (Produto Interno Bruto) de São Miguel do Gostoso cresceu 86% desde que os parques eólicos começaram a se instalar no município? O PIB é um indicador que mede a riqueza de países, Estados e municípios. A fonte do dado sobre o PIB de São Miguel do Gostoso é do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na região, Parazinho cresceu 110%, enquanto João Câmara cresceu 90%. Estes são três dos maiores produtores de energia eólica do RN.

Todos estes dados constam da reportagem “Nordeste é a nova fronteira elétrica”, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo no último domingo (11/1). A reportagem trata do impacto da energia eólica na economia do Nordeste, com destaque especial para São Miguel do Gostoso, Parazinho e João Câmara.

Segundo a reportagem, até 2023, 60% da matriz de geração de energia da região Nordeste será de fontes alternativas como eólica e solar. Juntas, as usinas vão somar 22 mil megawatts (MW), o que representa mais que o dobro da atual capacidade hídrica da região (10,8 mim MW).

Com estes 22 mil MW de energia alternativa, o Nordeste será responsável por quase a metade da geração deste tipo de energia – também conhecida por energia limpa – gerada em todo o Brasil. O Nordeste já conta com 192 parques eólicos instalados, com capacidade de 4.522 MW.
Outros 362 parques estão sendo instalados, com capacidade de mais 9.292 MW de energia.

Até 2021, a energia eólica será a segunda fonte de energia do país. O Rio Grande do Norte lidera a produção eólica no Brasil, com 73 parques já instalados (2.062 MW) e outros 93 em implantação (2.430 MW).

A energia eólica traz riqueza para o Nordeste. Lembre-se que, enquanto municípios como São Miguel do Gostoso têm seu PIB crescendo em 86% nos últimos anos, a economia do Brasil cresce a pouco mais de 1% ao ano.
O mais importante da chegada da energia eólica do Nordeste é que ela está sendo instalada em áreas pouco desenvolvidas, trazendo benefícios e melhoria de renda para a população. A energia eólica é ainda uma forte fonte de empregos na fase de implantação dos parques. Mas há outras formas de geração de renda.

Uma delas é o arrendamento de propriedades, grandes e pequenas, para a implantação de torres de aerogeradores. A reportagem de O Estado de S. Paulocita o caso de várias famílias pobres que, de uma hora para outra, passaram a ter uma renda generosa para os padrões da região.

É que os parques eólicos nem sempre são implantados em grandes propriedades. Muitas famílias arrendam pequenos trechos de terras para a implantação das torres. Dependendo do critério adotado em contrato, cada família chega a receber em média R$ 1.000 por mês por cada torre instalada.

E há muitas outras fontes de geração de renda provenientes da energia eólica. Moradores de municípios em que parques eólicos estão instalados passaram a ter renda com alugueis de casas e fornecimento de comida para trabalhadores dos parques eólicos.

Prefeitos do PMDB traíram o partido, afirma Henrique

o portal Noar

O presidente estadual do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves, se posicionou, em entrevista à imprensa, durante a visita do deputado Eduardo Cunha (PMDB) a Natal, sobre a dissidência de prefeitos do seu partido na eleição da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).
Para Henrique, houve traição de gestores peemedebistas, tendo em vista que Benes Leocádio (PMDB) era o candidato do PMDB à presidência da entidade.
“Nós já sabíamos, mais ou menos, das dificuldades. Todo o governo se mobilizou, nós conhecemos a força de um governo que se inicia. A surpresa foi ver algumas defecções do próprio PMDB, que eu não esperava. Acho que o partido tem que ter compromisso. Tem que ter coerência. Tem que ter história. Não pode ficar ao vagar das conveniências por interesses menores. Houve defecções do próprio PMDB que me surpreenderam”, declarou o peemedebista.
Questionado sobre a atitude da direção estadual do partido em relação aos prefeitos que ele acha que traíram a sigla, Alves foi enfático ao dizer que não é questão de achismo.
Para ele, a traição foi confirmada, com a participação de gestores da agremiação, inclusive, na chapa do prefeito de Mossoró, Silveira Júnior (PSD), que foi eleito para presidir a entidade.
“Não é nem achar. É ter a confirmação. Algumas defecções que podemos ter, vamos ter uma conversa nos próximos dias para saber as razões. O PMDB é um partido democrático, não é um partido que impõe de cima para baixo, vamos ver as razões e cada um assuma esse papel e sua responsabilidade”, concluiu Henrique

Chuva forte provoca alagamentos em ruas e derruba árvore em Natal

Avenida da Integração, na Zona Sul de Natal, ficou alagada com as chuvas (Foto: Fred Carvalho/G1)

As fortes chuvas que caem em Natal desde a noite do sábado (17) provocaram alagamentos em várias ruas da cidade. Uma árvore caiu na rua Desembargador Jaime Jener de Aquino, em Ponta Negra, bairro da Zona Sul. A previsão é de que chova ainda nos próximos dias na cidade.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, mesmo com a chuva forte, não há registros de desabamentos ou de soterramentos em Natal.
A avenida da Integração, na Zona Sul, ficou alagada. "Esse ponto sempre alaga quando chove. É uma pena isso acontecer. Se é conhecido o problema, já era para ter sido solucionado", falou o taxista Paulo Soares.
Devido às chuvas, a Polícia Rodoviária Federal alerta aos motoristas que redobrem a atenção ao pegar a estrada. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão de prontidão para o caso de as chuvas persistirem em Natal.

imagens e informações: G1 RN

18 de janeiro de 2015

Atlético Mineiro elimina o Flamengo da Copinha

Flamengo x Atlético-MG, Copa São Paulo de Juniores (Foto: Marcos Bezerra / Ag. Estado)


Flamengo e Atlético-MG se enfrentaram com 100% de aproveitamento. Até o confronto, mostraram ser equipes ofensivas: o Rubro-Negro marcara 13 gols e o Galo, 14, em quatro jogos. A expectativa de um duelo empolgando, porém, não se confirmou. Muito por culpa dos jogadores: todos, sem exceção, optavam pelas jogadas mais difíceis. Passes de calcanhar, lançamentos sem olhar e jogadas de efeitos eram priorizadas em detrimento do bom e eficiente passe para frente.  
Neste contexto, as defesas levaram vantagem. O Fla reclamou de um pênalti em Thiago Santos, no começo do primeiro tempo, em dividida com o lateral-direito Ygor. O mesmo atacante ainda perdeu boa chance, defendida por Rodolfo. O Galo, ao ameaçar pouco, quase fez com Mucuri, e só foi equilibrar as ações na metade do primeiro tempo.
A etapa final foi mais aberta. Parecendo querer evitar a decisão nos pênaltis, as duas equipes buscaram o gol incessantemente. Douglas Baggio, duas vezes, e Jaja, do Fla, e Thalis, do Galo, desperdiçaram boas oportunidades. A decisão, porém, foi aos pênaltis.
Douglas Baggio abriu o placar ao Fla. Natan empatou. Jaja manteve o time carioca na frente. Thalis igualou. Jorge converteu. Leonan fez o 3 a 3. Rafael Dumas balançou a rede. Yago marcou. Juan Felipe fez o dele. Bruno Tabata, idem. Vieram as cobranças alternadas. Dener manteve a regularidade. Victor Hugo também. Matheus Sávio deslocou o goleiro. Capixaba manteve o Galo na disputa: 7 a 7. Marquinhos deixou o Fla na frente. Jordan empatou novamente. Thiago Santos bateu no meio e foi feliz. Teixeira marcou com categoria. Rocha parou nas mãos de Rodolfo. Gustavo fez o gol da classificação do Galo: 10 a 9. 
 
 
Globo Esporte

Prefeito de José da Penha descumpre acordo com Sindicato dos Servidores Municipais



direção do sindicato, diretora do polo e assessor jurídico da FETAM
Antônio Lisboa - prefeito de José da Penha
 
 
Em reunião ocorrida em 03 de junho de 2014 entre a Direção do Sindicato Públicos Municipais de Jose da Penha - SINDJP, Prefeito de Jose da Penha, assessores jurídicos  da FETAM/RN ,  prefeitura e da diretoria do Polo Alto Oeste – FETAM ficou acordado entre as partes, que o executivo municipal faria o envio para Câmara de vereadores de um projeto de Lei instituindo a criação do anuenio, já que a legitimidade do  Regime Jurídico Único tinha sido contestado pelo prefeito. A partir desta nova lei   a prefeitura efetuaria o pagamento do anuênio com efeito retroativo a janeiro de 2014. De acordo com a presidente do Sindicato, professora Anatania, a  primeira parte do acordo foi cumprida, a lei foi criada. Mas, a proposta de pagar nos meses de novembro e dezembro o anuenio com data retroativa a janeiro de 2014  e ainda o terço de férias dos funcionários não aconteceu. Os servidores receberam apenas um anuenio referente ao ano de 2014.  Ainda de acordo com a presidente do sindicato, depois do ocorrido, a direção da entidade sindical buscou esclarecimentos junto ao executivo municipal, mas não obteve  nenhuma explicação convincente quanto ao não pagamento dos anuênios atrasados e o do terço de férias. A direção do sindicato está convocando a categoria para uma assembleia na próxima semana para discutir sobre o assunto.
 
Confira   a Ementa que instituiu a Lei:
 
Clique na imagem para ampliar
 

SISU - UFRN oferece 6000 mil vagas a partir de amanhã

 
Começa segunda-feira o prazo para inscrição no Sisu – Sistema Nacional de Seleção Unificada, para disputa, pelos detentores das melhores notas do Enem, nas universidades públicas.
No Rio Grande do Norte, a UFRN oferece mais de 6 mil vagas na primeira edição anual do Sisu e para se inscrever, o aluno terá que ter obtido, no mínimo, 450 pontos, independente do curso ou da área.
No total, a Universidade oferece em 2015, nos seus mais de 50 cursos de graduação, 6.878 vagas pelo Sisu:4.434 para o primeiro semestre e 2.444 para o segundo, distribuídas no Campus Central, em Natal, e nos campi de Caicó, Currais Novos, Macaíba e Santa Cruz.
Em Natal, para os cursos de Biomédica, serão oferecidas 1.200 vagas. Medicina e Enfermagem, que em geral são os mais concorridos da área, disponibilizam 100 vagas cada, sendo 50 para cada semestre.
Na área Humanística 1, são 474 vagas e o curso de Administração é o que oferece o maior número, 200. Na área Humanística 2, são 1.559 vagas e os cursos de Direito e Pedagogia também possuem 200 delas cada um.
Nas áreas Tecnológicas 1 e 2, o total de vagas é de 2.490. O curso de Arquitetura, um dos mais tradicionais do setor, oferece 40. Já Ciência e Tecnologia, da área Tecnológica 2, tem sozinho 1.120 vagas, e o curso de Tecnologia da Informação, 240.
Vagas para cursos no interior
Nos campi do interior, a UFRN disponibiliza 950 vagas distribuídas em 4 cidades. No Campus de Caicó são 435 para Humanística I e II e Tecnológica II. Em Currais Novos são 195, todas para os cursos das áreas Humanística I e II. Já em Santa Cruz são 120 vagas para Biomédica.
O curso de Medicina Multicampi da UFRN oferece 40 vagas apenas para o segundo semestre. Essa graduação tem sede em Caicó, mas desenvolve atividades acadêmicas nos campi de Currais Novos e da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), em Santa Cruz.
Na cidade de Macaíba há vagas para cursos da área Biomédica. Lá funciona o curso de Zootecnia, que oferece 40 vagas. Na área Tecnológica, há o curso de Agronomia, com 160 vagas.
*Com informações do portal da UFRN

Confira o resultado da Mega-Sena

O concurso de número 1670 da Mega-Sena foi  realizado em Brasília ontem à noite (17). 
Confira as dezenas sorteadas:
01 - 17 - 19 - 30 - 33 - 47
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, a Mega-Sena acumulou mais uma vez e pode pagar R$ 27 milhões no próximo sorteio, que será realizado na próxima quarta-feira (21).
Segundo a CEF, 132 apostadores acertaram a quina e, cada um, levou o prêmio de R$ 22,2 mil.
A quadra premiou 10.142 apostas, cada ganhador vai receber R$ 414,56.

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !