6 de dezembro de 2014

Arruaceiro, Aécio faz convocação golpista

       

:

Em vídeo postado nesta sexta-feira, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) decidiu convocar um protesto neste sábado em São Paulo e em outras capitais; "Nós já dizíamos que o escândalo da Petrobras é o maior caso de corrupção do Brasil, mas a coisa não para de crescer. E agora estamos sabendo que não era apenas na Petrobras", afirma Aécio; o tucano, no entanto, não menciona a Cemig, joia da cora de Minas, que está citada numa decisão de Sergio Moro por também ter alimentado o esquema do doleiro Alberto Yousseff; exacerbação de Aécio causa constrangimento no próprio PSDB, onde governadores, como Geraldo Alckmin e Marconi Perillo firmam parcerias com o governo Dilma para governar e resolver problemas concretos da população; Aécio parece ter perdido de vez o juízo, passando a agir como arruaceiro
 
brasil247.com

Proprietários de quiosques da Praça de Eventos de Pau dos Ferros protestam contra medidas tomadas pela prefeitura




Os proprietários dos quiosques localizados na Praça de Eventos realizam um protesto contra a Prefeitura de Pau dos Ferros, alegando falta de condições de trabalho.
Neste fim de semana, a Prefeitura de Pau dos Ferros, em parceria com o Tribunal de Justiça, realiza mais uma edição do Projeto Justiça na Praça. Com este evento, a Prefeitura limitou o uso dos conjuntos de cadeira, o que prejudica bastante as vendas destes estabelecimentos.

Segundo os concessionários, existe um contrato entre a Prefeitura e os proprietários, que garantem a colocação de até 20 conjuntos de mesas para cada quiosque e, pela primeira vez, houve uma limitação no uso das mesas.

 “Já existe um série de dificuldades e limitações em comercializar aqui na Praça, pois são os eventos que aumentam as vendas, e nos últimos tempos, são poucos os eventos que aconteceram aqui, e agora que temos um, a Prefeitura proíbe usar as mesas”, questiona um dos proprietários.
 
informações: Blog do JP

Robinson Farias conversa com dirigentes do PT sobre as secretarias que tem para o partido

  

O governador eleito Robinson Faria começou a falar oficialmente sobre secretariado. Fora as conversas privadas com pessoas de sua intimidade, Robinson sentou à mesa com o primeiro partido aliado: o PT. Foi ontem à noite, antes de ir ao Carnatal.
No apartamento do filho deputado Fábio Faria, o governador eleito reuniu a deputada-senadora eleita Fátima Bezerra, o estadual reeleito Fernando Mineiro, o vereador Hugo Manso e o presidente da legenda, Eraldo Paiva, vereador em São Gonçalo.
Na primeira reunião com o PT – outra deverá acontecer hoje – Robinson adiantou quais pastas quer entregar ao partido.
Educação é uma delas.
 
informações: Thaisa Galvão

Caern faz manutenção e suspende abastecimento em 12 cidades do RN

                         

 A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que o abastecimento de água será suspenso na próxima quarta-fira (10) em oito municípios e várias comunidades rurais da região Central do Rio Grande do Norte. De acordo com o órgão, o motivo é a manutenção de equipamentos e retirada de vazamentos detectados entre estações de bombeamento da região.
Os municípios que ficarão sem água são os de Angicos, Fernando Pedroza, Pedro Avelino,Lajes, Caiçara do Rio do Vento, Riachuelo, Pedra Preta e Jardim de Angicos. O problema foi detectado entre as estações de bombeamento.
 
Marcos Dantas 

5 de dezembro de 2014

TCE passará a fiscalizar concursos públicos no Rio Grande do Norte


Presidente do TCE, Paulo Roberto CostaPresidente do TCE, Paulo Roberto Costa
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Paulo Roberto Chaves Alves, informou esta semana, que a Corte fiscalizará de forma simultânea, a partir de agora, os concursos públicos realizados no Estado.
Conforme levantamento da Coordenadoria de Fiscalização de Admissão, que funciona junto a Diretoria de Atos de Pessoal do TCE, 11 municípios já anunciaram que realizarão concursos públicos.
Os processos seletivos simplificados também serão fiscalizados pelo Tribunal de Contas. A Diretoria de Atos de Pessoal já solicitou a abertura de cada processo específico, a fim de iniciar a fiscalização dos concursos já programados.
 
 
  Fonte:O mossoroense

FETAM/RN promove Seminário de Mulheres neste sábado

..

 

Discutir temas que dialoguem com as questões que envolvem a luta das mulheres. Esse é um dos propósitos do Seminário de Mulheres que a Federação dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM/RN) promove no próximo dia 6 de dezembro, das 8h às 16h, no Hotel Villa Oeste.
 
O evento, promovido pela Secretaria de Mulheres da FETAM/RN, debaterá o tema central “Desafios para a Autonomia Econômica e Política das Mulheres”. A palestrante será Maria de Fátima Veloso Cunha, do Sindicato dos Trabalhadores no Sistema Único de Saúde do Estado de Goiás (SINDISAÚDE-GO).
 
De acordo com Francinayre Almeida, secretária de Mulheres da FETAM/RN, o seminário redundará em discussões que buscam fortalecer a luta das mulheres. “Há vários aspectos da luta das mulheres que precisam ser analisadas, discutidas para que sejam transformadas em propostas para construção de políticas públicas para as mulheres”, destaca.
A comissão de organização do seminário é formada pela secretária de Mulheres, Francinayre Almeida; a vice presidenta Francisca Luzia (Nina); a secretária de Finanças Marilda Sousa e a secretária de Comunicação e Imprensa, Socorro Freitas.
 
A organização da luta é fundamental para as mulheres conquistarem seus espaços em todas as esferas sociais. “Diante dos desafios postos se faz necessário a união de forças e o engajamento de todas”, destaca Francinayre Almeida.
 
informações:secretaria de Comunicação
 
 
 

Entre o Céu e a Terra estréia na próxima quarta na TV Brasil


Retratos da Fé abre espaço para a expressão de diferentes credos (TV Brasil)
Quem sintonizar a TV Brasil na quarta (10) e na quinta-feira (11), às 20h, acompanhará duas séries que tratam de religião e religiosidade no Brasil. Entre o Céu e a Terra, produzida pela Realejo Filmes, e Retratos da Fé, da Aldeia Produções, foram vencedoras de dois concursos (pitchings) realizados em 2013. Um deles tinha como objetivo selecionar programas que abordassem temas filosóficos e culturais ligados à religiosidade sob uma perspectiva jornalística, abrindo espaço plural de debate e reflexões sobre as religiões e crenças que existem no país. E o outro, que trouxesse para a tela da TV a possibilidade de cada grupo religioso transmitir sua mensagem de fé e expressar o sagrado de sua doutrina de forma direta, sem nenhum tipo de mediação ou interferência.
A primeira a ir ao ar, na quarta-feira, é Entre o Céu e a Terra, que, a cada semana, trará um tema diferente apresentado sob a visão de diversas lideranças espirituais, de especialistas de outras áreas do saber, como filósofos(as), psicanalistas, sociólogos(as), cientistas da religião, teólogos(as), e de ateus e agnósticos. Os temas abrangem questões da experiência humana como sexo, dinheiro, vida após a morte, além de mistérios do universo religioso como espaços sagrados, ritos e rituais, símbolos e representações.
O formato de Entre o Céu e a Terra combina o documentário (na forma de entrevistas) com ficção. Em cada episódio, Alberto, um biólogo, observador dos fenômenos da vida e do comportamento, começa a indagar-se sobre questões comuns aos homens e mulheres de todos os tempos como a origem do mundo, o que é deus, qual é o sentido da existência, porque ajudamos os outros, porque nos organizamos em famílias e outras tantas reflexões.
Entre o Céu e a Terra apresentará, entre outras visões, o que pensam os muçulmanos sobre o adultério no episódio Amor e casamento; o que tem a nos dizer a Seicho-No-Ie do Brasil sobre Natureza; o Santo Daime sobre Comunidade e Pertencimento; a Igreja Batista sobre O Bem e o Mal; a Igreja Católica sobre Milagres; o Espiritismo sobre Solidariedade, entre outras religiões que participarão dos episódios a cada semana.



Religiosos refletem sobre questões importantes da existência humana em Entre o Céu e a Terra (TV Brasil)
Na quinta-feira (11), a série Retratos da Fé abre espaço para que um determinado credo se expresse livremente, apresentando suas concepções, crenças, cerimônias, vivências e manifestações religiosas, num verdadeiro aprofundamento religioso. Entre os temas: Adventista, Bola de Neve, Daime, Islamismo, Mórmons, Presbiteriana, Vale do Amanhecer, Católica Ortodoxa, entre outros.
Primeiros Episódios
No episódio de estreia de Entre o Céu e a Terra, o biólogo Alberto mergulha em uma crise sobre suas certezas científicas no dia da morte de seu pai e sai em uma jornada rumo a novas descobertas. Partindo das indagações de Alberto, lideranças espirituais e especialistas de outros saberes apresentam suas crenças de como seria esta pós-vida, as implicações existenciais da fé em uma vida pós-morte, e as implicações éticas de não se acreditar em um plano espiritual.
O programa trará depoimentos de representantes de algumas crenças professadas no Brasil, como do Candomblé, por meio da baiana Makota Valdina para quem “a gente quer ser feliz aqui e agora”; do islamismo, representado pelo Imam Sami Isbelle, que nos conta de como será o paraíso para os muçulmanos; da possibilidade de comunicação com os mortos para os espíritas; da terra sem males do povo Guarani na voz de Kaká Werá; do filósofo Renato Janine Ribeiro, do Teólogo pernambucano Gilbraz Aragão; do ateu, Daniel Sottomaior, entre outros.
Já o episódio de estreia de Retratos de Fé mostra como o Islamismo é professado em algumas localidades brasileiras. Em São Paulo, o telespectador conhecerá a Mesquita Brasil e o Sheik iraniano recém-formado, Abdul Hamide, que fala como foi o seu processo de formação, como está a sua adaptação no Brasil e qual a importância da sua escolha para ele e sua família. Em Foz do Iguaçu, berço no Islamismo no Brasil, o Sheik Abdul Nasser, de origem libanesa, explica os cinco pilares do islão: a recitação e a aceitação da crença, orar cinco vezes ao dia, pagar esmola, observar jejum do Ramadão e peregrinar à Meca. Todos os dias ele lidera as orações na Mesquita Branca. Em Manaus, o jornalista Anwar Assi, que nasceu em família islâmica, visita a primeira Mesquita de Manaus que ficou pronta em 2012, apesar da grande comunidade que existe naquela região. Ele conta da sua expectativa para uma futura visita à Meca. Em Curitiba, um casal de brasileiros que se converteu recentemente ao islamismo conta porque optou pela conversão e como foi o processo de adaptação aos novos hábitos de vida. Comerciantes, eles não abrem mão de fazer as cinco orações por dia e praticar diariamente todos os ensinamentos do islamismo.
 
EBC

MP pede retomada de funcionamento do Procon na cidade de Pau dos Ferros/RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ingressou com ação civil pública contra o Estado para que o funcionamento da unidade do Procon-RN localizada na Central do Cidadão de Pau dos Ferros seja regularizada o quanto antes. O MPRN pede que a Justiça defira a tutela antecipada em caráter liminar para impor ao Estado que disponibilize atendimento ao público durante todo o horário de funcionamento no órgão.
Também faz parte da ação o pedido do MP para que o Estado remeta à Assembleia Legislativa do Estado um projeto de lei criando tantos cargos quantos bastem ao efetivo funcionamento do Procon – com imediato provimento dos referidos cargos, após a aprovação do projeto pela Casa Legislativa e realização de concurso público.
A ação civil pública foi elaborada com o auxílio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania (Caop-Cidadania).
Desde 2011, a 1ª Promotoria de Justiça de Pau dos Ferros apura irregularidades no funcionamento da unidade do Procon na cidade. A Promotoria de Justiça realizou diversos contatos, requisitou informações ao Estado, emitiu Recomendação e realizou diligências ao longo desses anos, sem que, no entanto, a situação fosse solucionada.
*De fato.com

Primeira noite do Carnatal foi do Bloco Vumbora

  

 

Tudo tranquilo na primeira noite de Carnatal 2014; Ontem quinta-feira  foi a vez do  Bloco Vumbora que foi acompanhado pelo trio elétrico de Bel Marques. o Evento vai até domingo (07).
 

4 de dezembro de 2014

Programa oficializará união de 100 casais de 7 cidades do Alto Oeste

      

Documentos também serão emitidos gratuitamente no programaDocumentos também serão emitidos gratuitamente no programaPau dos Ferros receberá, a partir de amanhã (5), na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição, a edição 2014 do programa Justiça na Praça, parceria o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e a Prefeitura. A abertura oficial ocorrerá às 18h desta sexta-feira, quando o Justiça na Praça promoverá cerca de 100 casamentos de casais de Riacho de Santana, Água Nova, Rafael Fernandes, São Francisco do Oeste, Encanto e Francisco Dantas, além de Pau dos Ferros.
Sábado (6), serão oferecidos vários serviços gratuitos à população, como Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), seguro DPVAT, testes rápidos para HIV, tipagem sanguínea, avaliação da composição corporal, exposição de equipamentos e panfletagem.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contribuirão com orientações de trabalhos prestados, com estandes.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Glenira Holanda, frisa que o programa favorece, principalmente, a cidadania. “Em oportunidades como essa, as pessoas têm acesso a informações corretas, passam a conhecer melhor seus direitos, uma vez que muitas questões chegam a elas de forma distorcida”, disse.
 
O mossoroense

Novas placas de carro serão usadas a partir de janeiro


O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apresentou hoje (4) o novo modelo de placas que será usado a partir de janeiro de 2016 nos veículos dos países membros do Mercosul, que são Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela. A decisão foi publicada hoje no Diário Oficial da União por meio da resolução nº 510.
A placa unificada com desenho padrão para todos os países do bloco, a exemplo do que acontece na União Europeia, era estudada desde 2010 e deveria entrar em vigor já neste ano, mas acabou sendo adiada. Todos os carros zero-quilômetro emplacados a partir de 1º de janeiro de 2016 adotarão as novas placas. Também passarão a usar a placa padronizada os veículos que tiverem solicitação de mudança de município ou necessidade de substituição ou de nova lacração das placas. Por isso, modelos já em circulação não precisarão fazer a substituição imediata das placas.
Padrão com sete caracteres
A nova identificação terá sempre sete caracteres, sendo quatro letras e três números, com distribuição aleatória. Segundo o Denatran, isso permite mais de 450 milhões de combinações. O modelo brasileiro atual traz 175 milhões de combinações.
As medidas serão as mesmas usadas atualmente no Brasil, com 40 cm de comprimento por 13 cm de largura para carros e 20 cm por 17 cm para motocicletas. A cor de fundo será branca com as letras pretas, exibindo uma faixa azul na parte superior da placa com o emblema do Mercosul à esquerda, o nome do país onde o veículo é registrado no centro e sua bandeira à direita.  
Diferente do que acontece hoje, em que o que diferencia a categoria dos veículos é a cor de fundo da placa, nos novos modelos será a cor dos caracteres, distribuídos assim:
Particular: preto
Comercial e de auto-escola: vermelho
Oficial: azul
Diplomático/consular: dourado
De coleção: prateado
Especiais (de teste): verde
Para o Brasil, será adotada também uma faixa holográfica (DOV) na posição vertical no lado esquerdo da placa, contendo as especificações do fabricante, além da bandeira do Estado e do brasão da cidade no lado direito.
 
 msn

Apostador do Rio de Janeiro leva o prêmio da mega Sena



 
                 
Uma aposta única do Rio de Janeiro acertou as seis dezenas da Mega-Sena, levando um prêmio de R$ 3.748.248,31. O sorteio do concurso de número 1.658 foi realizado nesta quarta-feira (3), em Osasco (SP). O próximo concurso, que acontece no sábado (6), tem prêmio estimado em R$ 3 milhões.
Veja as dezenas: 07 – 11 – 19 – 23 – 40 – 49.
A quina teve 110 acertadores, que levaram prêmio de R$ 18.497,85 cada um. Além disso, houve 7.011 ganhadores na quadra, que rendeu R$ 414,60.

Presos fazem túnel na penitenciária de Alcaçuz/RN

 
alcacuzi

 

 

 

 

 

Um possível plano de fuga foi abortado ontem  na Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta. Os agentes penitenciários encontraram um túnel na quadra do Pavilhão 4 durante revista na tarde desta quarta-feira (3).

De acordo com a Polícia, o túnel foi cavado no espaço de lazer e o banho de sol dos presos e estava encoberto com sacos de areia e pedras.

O presídio de Alcaçuz é um dos mais antigos do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte e foi construído para ser de segurança máxima, mas enfrenta problemas de estrutura física e falta de treinamento e equipamentos para agentes penitenciários.

 
no minuto.com

Congresso aprova têxto-base do superávit primário

  
Senador Renan Calheiros, presidente do Congresso, encerrou a sessão às 5 horas da manhã da quinta-feira, horário de Brasília.
Em uma sessão que durou mais de 18 horas, o Congresso Nacional aprovou no fim da madrugada de hoje (4) o projeto de lei que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014, permitindo a revisão da meta de resultado fiscal deste ano. Apesar da longa obstrução dos oposicionistas, o governo conseguiu manter o quórum e aprovar o projeto por votação nominal. Foram 240 votos a favor, na Câmara,  e 39 no Senado.
Após a aprovação do texto principal, os parlamentares rejeitaram, por votação simbólica, três destaques que propunham mudanças ao projeto. O último destaque, por falta de quórum, não foi votado. Em função disso, o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) marcou nova sessão para terça-feira (9) da próxima semana, às 12 horas, a fim de apreciar e votar o último destaque. Em seguida, às 5h, Renan encerrou a sessão.
Na prática, a matéria aprovada permite ao Executivo descontar da meta fiscal os investimentos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as perdas de receita geradas por incentivos fiscais concedidos no último ano.
A oposição considera que a revisão da meta fiscal compromete a credibilidade da economia brasileira com investidores internacionais e entende como uma manobra para evitar que a presidenta Dilma responda por descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Os governistas, no entanto, alegam que o projeto visa a evitar que o governo tenha que fazer cortes radicais em todas as áreas e programas para alcançar a poupança prevista inicialmente.
romero_henrique_770
 
Antes de apreciar o projeto que revê a meta de resultado fiscal, o Congresso aprovou o Projeto de Lei (PLN) 31/14, que abre crédito especial no valor de R$ 248 milhões para o pagamento de dívida do Instituto Aerus de Seguridade Social. O Aerus reúne aposentados e pensionistas das extintas empresas aéreas Varig, Transbrasil e Cruzeiro.  Os recursos são para o cumprimento de execução provisória de ação movida contra a União pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas e pela Associação dos Funcionários Aposentados e Pensionistas da Transbrasil. O projeto segue agora à sanção presidencial.
 
Os parlamentares também limparam a pauta em relação aos vetos presidenciais que ainda estavam pendentes de apreciação. Com isso, será possível analisar em breve o projeto da LDO e o Orçamento Geral da União para 2015. Ambos, contudo, ainda precisam ser aprovados na Comissão Mista de Orçamento.

Agencia Câmara

3 de dezembro de 2014

Bandidos tomam moto de assalto na manhã dessa quarta



Dois malévolos tomaram de assalto na manhã desta quarta-feira(03) uma motocicleta Honda CG 150 ESD - placa OWG-3918 da cidade de Martins-RN, de cor vermelha com detalhes em branco, ano e modelo 2014/2015.


Os larápios após tomarem a motocicleta, fugiram na direção da cidade de Riacho da Cruz. Segundo informações um dos elementos estava usando uma jaqueta de cor preta com detalhes em cor vermelha nas mangas.
*Umarizal News

Maracatu recebe título de patrimônio cultural imaterial do Brasil

MARACATU


  Manifestações culturais, o maracatu nação, o maracatu baque solto e o cavalo marinho receberam, hoje (3), o título de patrimônio cultural imaterial do Brasil. O título foi concedido em votação unânime do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. O reconhecimento amplia a visibilidade pública sobre o bem imaterial e assegura maior apoio.
 
EBC

Água Nova é um dos municípios do RN que receberá recursos do Ministerio da Saúde para vigilância sanitária

 

Segundo informações do Jornal de Fato, uma Portaria do Ministério da Saúde publicada nesta quarta-feira (03) no Diário Oficial da União liberou R$ 920 mil para 46 municípios do Rio Grande do Norte em incentivos financeiros para a organização e o fortalecimento de ações de vigilância sanitária. O valor da parcela é de R$ 20 mil.

Serão beneficiados os municípios de Acari, Afonso Bezerra, Água Nova, Arês, Augusto Severo, Bento Fernandes, Brejinho, Caiçara do Norte, Carnaubais, Cruzeta, Felipe Guerra, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Ipanguaçu, Ipueira, Jandaíra, Janduís, Januário Cicco, Japi, Jardim de Angicos, Jardim de Piranhas, José da Penha, Jundiá, Lucrécia, Messias Targino, Montanhas, Monte Alegre, Paraú, Patu, Pedra Grande, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, Ruy Barbosa, Santo Bento do Norte, São Fernando, São Francisco do Oeste, São Miguel, São Pedro, São Rafael, Serrinha dos Pintos, Taboleiro Grande, Taipu, Tenente Ananias, Tenente Laurentino Cruz, Timbaúba dos Batistas e Vila Flor.

Eles estão entre as localidades com menos de 50 mil habitantes que responderam ao levantamento Perfil da Vigilância Sanitária Municipal no Brasil e que se enquadram em critérios como ter lei municipal de criação de vigilância sanitária; não dispor de veículos, computadores e outros equipamentos em quantidade adequada; e encontrar-se regular no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Para todo o País serão liberados R$ 11,3 milhões. Os recursos serão transferidos do Fundo Nacional de Saúde para os fundos estaduais e municipais, em parcela única.
 
informações: Política pauferrense

Expectativa de vida do potiguar é de 75 anos, diz estudo do IBGE

A pequisa "Tábuas Completas de Mortalidade do Brasil de 2013", divulgada nesta segunda-feira (1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta evolução nas taxas de expectativa de vida do Rio Grande do Norte entre 1980 e 2013. De acordo com o estudo, a esperança de viver do potiguar cresceu 16 anos e oito meses no período, chegando a 75 anos no ano passado.
Segundo o IBGE, enquanto em 1980 o potiguar vivia em média até os 55 anos e cinco meses, os números de 2013 apontam uma média de 75 anos. A análise desses números mostra que as mulheres potiguares tiveram uma evolução superior em relação aos homens.

 

Quadrilha faz reféns em assalto aos Correios no interior do RN

 

 

 

 

Durante as primeiras horas de ontem (02/12), uma ação criminosa contra os Correios da cidade de Janduís movimentou o setor policial do médio oeste potiguar. Uma quadrilha assaltou a agência, fez o gerente da agência e sua família como refém, e fugiu levando uma grande quantidade em dinheiro.

De acordo com a Polícia Militar, três elementos invadiram a residência do gerente, por volta das 06:30 da manhã.
Passado alguns minutos, dois dos criminosos levou o gerente até a agência, onde esperaram a abertura do cofre já por volta das 08h da manhã. O terceiro elemento ficou com a esposa da vítima em sua residência.
Após a abertura do cofre-forte dos Correios, o trio liberou os reféns e fugiram levando todo o dinheiro que puderam pegar.
O cabo Silva, que comanda o policiamento de Janduís, informou á reportagem doSOS Notícias do RN, que os assaltantes fugiram em motos com destino a uma comunidade rural denominada de Sítio Pinturas, local onde uma das motocicletas foi abandonada. Trata-se de uma Yamaha YBR de cor vermelha e de placa da Paraíba.
Acredita-se que os criminosos são do próprio município, e que teve mais gente envolvida dando cobertura ao trio.
O Instituto Técnico e Científico de Polícia foi acionado e deverá comparecer ao local para realizar os primeiros trabalhos periciais.
As investigações ficarão a cargo da Polícia Federal. Este foi o primeiro assalto aos Correios no ano na cidade de Janduís.
*SOS Notícias do RN

 

2 de dezembro de 2014

Paraibano Vital do Rêgo é o novo Ministro do Tribunal de Contas da União

Vital_Rego
 

O Senador Vital do Rego (PMDB) da Paraíba  foi votado e aprovado, em sessão  nessa terça (02), pela maioria dos  Senadores onde teve a  indicação do seu nome para  ser o Ministro do Tribunal de Contas da União no próximo mandato  da Presidenta Dilma.
 
Após  a sessão o senador Vital do Rego Filho) disse que o TCU se tornou um instrumento de aperfeiçoamento da gestão pública. “Os gestores constituídos nos mais diversos lugares, muitos desassistidos tecnicamente são submetidos à mesma rigidez normativa dos grandes municípios capazes de compor uma equipe técnica”.
 
O senador paraibano também lembrou que é autor da Proposta de Emenda à Constituição 28 que cria o Conselho Nacional de Tribunais de Contas, inspirada nos moldes "de sucesso" do Conselho Nacional de Justiça e Conselho Nacional do Ministério Público, de forma a estabelecer também nos Tribunais de Contas essa forma de controle sobre seus atos.
 

Operação policial prende acusado de integrar quadrilha de assaltos a bancos e explosão de caixas eletrônicos



Em uma operação realizada pela a Polícia Militar de Bom Sucesso, Sousa e a Polícia Civil, resultou na prisão do jovem Paulo Fernandes dos Santos, já que existia em seu desfavor um mandado de prisão expedido pela Justiça sousense, acusado de ser integrante de uma quadrilha especializada em assaltos a bancos e explosão de caixas eletrônicos nos Estado da Paraíba e Rio Grande do Norte.

A prisão aconteceu na manhã desta terça-feira (02), na casa de familiares do acusado na cidade de Bom Sucesso no Sertão do Estado, sendo encaminhado à delegacia de Polícia Civil de Sousa e em seguida levado à Colônia Penal Agrícola de Sousa, onde ficará a disposição da Justiça.

Na delegacia, o acusado disse não tem envolvimento com assaltos a bancos. “Não tenho envolvimento, isso vai ser esclarecido pelo meu advogado”, disse.
 

A Governadora Rosalba sinaliza aos servidores da saúde a intenção de quitar folha de pagamento este mês

 

    A governadora Rosa deixou transparecer para os servidores da Saúde estadual que deixará o governo com as folhas de pagamentos dos funcionários quitadas.

A  conversa informal aconteceu durante o Seminário de Planejamento da Secretaria de Saúde em hotel da Via costeira, quinta-feira (27).  Rosalba espera dar boas notícias aos servidores ainda em dezembro.

VLT entra em funcionamento hoje

              FOTO VLT

Após a aprovação da CBTU dos laudos referentes aos testes com o VLT nos ramais do sistema de Trens Urbanos de Natal, a Superintendência de Natal dará início hoje ( 02), a operação branca com os novos equipamentos. A operação objetiva inserir os Veículos Leves sobre Trilhos gradualmente no horário comercial, devendo utilizar inicialmente, os horários intermediários e com menor fluxo de passageiros.
 
 
Marcos Dantas

Justiça determina convocação de aprovados em concurso

            


Atendendo a uma ação do Ministério Público Estadual (MPRN), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) determinou, nesta segunda-feira (1º), que o Governo do Estado convoque agentes penitenciários que fizeram curso de formação do último concurso da categoria.
 
A convocação deverá ser feita conforme forem abrindo vagas no Sistema Penitenciário. Atualmente, existem 13 vagas abertas.
O concurso público em questão para agente penitenciário já teve transcorrido o prazo de validade, mas, de acordo com a Justiça, isso não impede que as nomeações sejam efetivadas, pois o Estado já realizou gastos com o certame, realizou o último curso de formação com 82 candidatos e existe uma decisão judicial anterior ao término de validade do concurso determinando a nomeação desses candidatos.
 
Com informações do TJRN.

1 de dezembro de 2014

Jornalista publica em seu blog que KATIA ABREU NÃO SERÁ MINISTRA DA AGRICULTURA

:
 
O jornalista Breno Altman, blogueiro do 247, afirmou em postagem no Facebook nesta segunda-feira (1) que a senadora Kátia Abreu não será mais ministra da Agricultura. Segundo ele, não há mais condições políticas.
 
Confira a publicação:
 
KATIA ABREU NÃO SERÁ MINISTRA DA AGRICULTURA
As condições políticas para sua indicação se deterioraram de vez. A gota d'água foi artigo elogiando Gilmar Mendes. Preocupada em não aprofundar conflitos com o PT, os movimentos sociais e a Igreja Católica, Dilma fará da "desnomeação" da líder ruralista sua prova de fogo quanto a disposição de dialogar e negociar com a esquerda. De quebra, tira o bode da sala e oferece compensação pela indicação de Joaquim Levy. Podem apostar.
 

Ex-prefeito vai ao banco dos Réus acusado de homicídio qualificado



Decorridos 24 anos após o crime, Justiça decide levar ao banco dos réus, o ex-prefeito da cidade do Encanto/RN, Gonçalo Chaves Leite Neto, seu cunhado, Antônio Vanomark Dantas Bezerra, (vulgo Vavá) e Manoel Paulino da Silva. Os três são acusados de serem coautores da morte do Sr. José Carlos filho, que na época ocupava o cargo de Vereador pelo município do Encanto.

O crime aconteceu no dia 08 de abril de 1990, por volta das 21:00 horas, defronte ao Centro Social Urbano, situado no bairro Novo Encanto. No dia, local e hora já citados, a vítima que era vereador da cidade, digo do município de Encanto, ao se retirar do CSU, onde tinha acabado de participar da promulgação da Lei Orgânica do Município, foi surpreendido pelos disparos de arma de fogo efetuados pelo 1º (primeiro) denunciado.

O primeiro denunciado FRANCISCO DE ASSIS DE LIMA, mediante pago, efetuou vários disparos de arma de fogo contra a pessoa de José Carlos Filho, produzindo-lhe as lesões descritas no laudo de exame cadavérico de fls. 15;

Os denunciados ANTONIO VANOMARK DANTAS BEZERRA e GONÇALO DA SILVA NETO, respectivamente, genro e filho do denunciado "GONÇALINHO", apontado como mandante do crime, ficaram encarregados de manterem os contatos com o autor material do delito, passando as informações necessárias para o pistoleiro, assim como da quantia a ser paga pelo "serviço". Inclusive teria levado o 1º e 4º denunciados ao local do crime praticado contra a pessoa do vereador José Carlos Filho.

O denunciado MANOEL PAULINO DA SILVA, vulgo "MANOEL PRETO", que trabalhou durante muito tempo para o denunciado "GONÇALINHO", inclusive na época do evento delituoso, foi quem apontou a vítima para o 1º (primeiro) denunciado executar o "serviço". Vale ressaltar que, além da afinidade política e pessoal com o denunciado mandante, o denunciado Manoel Paulino, anteriormente ao crime em que foi vítima o vereador José Carlos Filho, foi tido como o principal suspeito pelo desaparecimento de uns documentos do "bireau" do vereador morto.

Os acusados foram interrogados no dia 8/7/1991 (fls. 373/379) e pronunciados nos termos da decisão de fls. 1.099/1.107.

A defesa dos réus recorreu da sentença de pronúncia arguindo duas nulidades processuais, sendo uma delas porque o magistrado deixou de providenciar novo interrogatório, o que caracterizaria cerceamento de defesa. Segundo consta do relatório do Recurso em Sentido Estrito, a referida nulidade processual por cerceamento de defesa foi apontada pelos acusados Gonçalo Chaves Leite Neto, Manoel Paulino da Silva e Antônio Vanomark Dantas Bezerra (fls. 1.242/1.243).

O Tribunal, contudo, negou provimento ao recurso, consignando que não houve nulidade processual na decisão singular que indeferiu o pedido de interrogatório dos acusados ao final da instrução, visto que serão ouvidos novamente perante o Tribunal do Júri (fls. 1.241/1.267).

Os embargos de declaração opostos foram rejeitados (fls. 1.290/1.294). Interposto recurso especial, o Tribunal negou seguimento nos termos da decisão de fls. 1.367/1.378

São réus no processo:
Gonçalo Chaves Leite Neto
Manoel Paulino da Silva e
Antônio Vanomark Dantas Bezerra

São testemunhas no mesmo Processo:
José Nazário Filho
José Macena Sobrinho
José Nazário da Silva
Edvaldo Pereira da Silva
Luzimar Carlos de Lima
Clécius Lapa
Terezinha Benedito de Oliveira Costa
Antônio Alves Nogueira
Francisco José de Oliveira
Francisco Ferreira de Souza
José Alves de Freitas
Adgerson Queiroz do Nascimento

A sessão do Tribunal do Juri está marcada para o próximo dia 09/12/2014 às 08:00hs da manhã no edifício da Câmara de Vereadores de Pau dos Ferros, na rua Pedro Velho S/N – Centro – Pau dos Ferros/RN
 
Fonte: blogdafolharegional.blogspot.com.br

Mais de 4 mil casos de Aids foram diagnosticados no RN em 13 anos

            
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), de 2000 a 2013 foram diagnosticados 4185 casos de AIDS em adultos no Rio Grande do Norte, no qual 68% correspondem ao sexo masculino e 32% ao sexo feminino. A relação entre os sexos (masculino e feminino), em 2013, foi de 2,6 casos em homens para 01 em mulheres.
A taxa de incidência por sexo mostra haver crescimento da epidemia em homens e tendência à estabilização nas mulheres ao longo dos 14 anos (Gráfico 01). A maior taxa encontra-se na Região Metropolitana.
Fonte: robsonpiresxerife.com

TRE do RN disponibiliza o sistema Justifica para eleitores

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE) informa que, desde o dia 26/11, estará disponível o sistema informatizado Justifica, desenvolvido pelo TRE de Santa Catarina, que possibilitará ao eleitor protocolar, por meio da rede mundial de computadores, a sua justificativa de ausência às urnas após a eleição, observando-se os prazos estabelecidos na Resolução nº 23.390/2013, expedida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Conforme disposto no Provimento nº 15, da Corregedoria Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, que regulamenta a utilização do referido sistema, serão solicitados os seguintes dados do eleitor:
  • Número da inscrição eleitoral;
  • Nome do eleitor;
  • Data de nascimento;
  • Endereço de e-mail;
  • Telefone – informação facultativa;
  • Eleição a que se refere o requerimento;
  • Declaração, por escrito, do motivo de ausência às urnas;
  • Documentação que evidencie a justificativa, a ser digitalizada e anexada no requerimento cadastrado, conforme especificações técnicas do sistema
Registrado o requerimento no sistema, o eleitor receberá um código de protocolo para acompanhamento. Após análise dos dados e da documentação exigida, o eleitor receberá, automaticamente, a decisão da Autoridade Judiciária registrada no sistema.
De acordo com o calendário eleitoral, os eleitores que não votaram no 1º turno das Eleições 2014 têm até o dia 4 de dezembro de 2014 para apresentar suas justificativas. Já o prazo limite para justificar as ausências às urnas relativas ao 2º turno é 26 de dezembro de 2014.
O sistema Justifica está disponível na página internet do TRE/RN (www.tre-rn.jus.br) no menu Eleitor – Justificativa Eleitoral, podendo também ser acessado diretamente a partir do link

Congresso promulgará amanhã emenda do FPM

O Congresso Nacional fará sessão solene amanhã para promulgar a Emenda Constitucional 84, que vai garantir aumento de um ponto percentual dos repasses de impostos federais ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A sessão será realizada às 11h, no Plenário do Senado.
A emenda tem origem na PEC 39/2013, da senadora Ana Amélia (PP-RS), aprovada em agosto pelo Senado, e referendada pela Câmara nesta quarta-feira (26), onde ganhou outra numeração: Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 426/2014.
De acordo com a Emenda, em julho de 2015 passa a vigorar metade do novo repasse – equivalente hoje a R$ 1,4 bilhão. Em julho de 2016, a outra metade será acrescida. Com isso, as mais de 5,5 mil cidades brasileiras poderão ter uma receita adicional de R$ 2,8 bilhões a partir de 2015.
A Constituição determina que a União repasse ao FPM um total de 23,5% do produto líquido da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Com a Emenda, o total passa a 24,5%.
Na última previsão da Secretaria do Tesouro Nacional, serão distribuídos neste ano R$ 65,9 bilhões ao FPM. Até outubro, o Tesouro repassou R$ 49,7 bilhões.
 
Panormapolitico

30 de novembro de 2014

Santos vence por 2x0 e o Botafogo é rabaixado

Damião
O Botafogo perdeu para o Santos por 2 a 0 e teve seu rebaixamento confirmado na tarde deste domingo (30), na Vila Belmiro, em jogo válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Denúncia : ESTUDANTE ALEXANDRIENSE É AGREDIDA E HUMILHADA DURANTE VESTIBULAR DE MEDICINA NA UNP EM NATAL/RN

ABSURDO: ESTUDANTE ALEXANDRIENSE É AGREDIDA E HUMILHADA DURANTE VESTIBULAR DE MEDICINA NA UNP EM NATAL/RN

 
Uma cena lastimável, mais uma que a Universidade Potiguar é a artista principal. Neste sábado 29/11, a estudante D.G.O, foi prestar vestibular para o curso de medicina na UNP, enquanto realizava a prova foi abordada por um fiscal de sala que acusou de estar com uma cola eletrônica e recolheu a prova.
Levaram a universitária, até uma sala com 5 homens e em seguida chegou uma enfermeira que a examinou e não encontrou nada com a estudante. Além do constrangimento absurdo, que a universidade causou a estudante, ainda foi agredida pelo coordenador do curso de medicina com um empurrão e foi levada puxada pelos corredores da universidade.

A estudante que é filha da médica Dra. Fátima Góis, pessoa de uma carreira admirável, que está indignada com o fato. A estudante, também tem um irmão médico Dr. Felipe Góis, que nos relatou o fato com tanta indignação.

Segue o Boletim de Ocorrência, que foi feito contra a universidade.

A agressão não foi só fisicamente com empurrões, puxões pelos braços. Mas a maior agressão com certeza foi a moralmente que Dominik, sofreu diante de um constrangimento deste que dinheiro nenhum paga.
IMG-20141130-WA0003
IMG-20141130-WA0004


Thalita Moema/ Editado Raul Figueiredo

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !