31 de agosto de 2013

Imagem do Dia

El último atardecer del mes de agosto de 2013 en Agua Nueva RN Cio Tierra

Concurso da Assembleia Legislativa do RN acontece neste domingo

Com mais de 28 mil pessoas inscritos, acontece neste domingo (1º) em Natal o concurso da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. As provas serão aplicadas em 22 instituições de ensino, distribuídas pelas quatro regiões administrativas da capital potiguar. Um total de 1.258 profissionais será mobilizado para dar apoio aos candidatos durante o exame, sendo 1.090 fiscais, 120 auxiliares e 48 coordenadores.

Os inscritos no concurso da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte prestarão provas nos horários matutino e vespertino. Para o cargo de Técnico Legislativo, habilitações em Técnico Legislativo, Taquigrafia, Operador de Som, Programador e Técnico em Hardware, o horário de apresentação ao local sugerido pela Fundação Carlos Chagas (FCC) é a partir das 7h30. O fechamento dos portões ocorrerá às 8h. A prova terá duração de 4h30.

Para o período da tarde, o horário de apresentação é a partir das 14h e fechamento dos portões às 14h30. Farão prova à tarde os candidatos a Analista Legislativo, nas habilitações: Analista Legislativo, Arquitetura, Analista de Sistema, Biblioteconomia, Enfermagem, Engenharia Civil, Jornalismo, Medicina – Clínica Geral e Psicologia e Assessor Técnico do Controle Interno – Habilitação: Assessoria Técnica do Controle Interno. Segundo a FCC, somente após uma hora após o início das provas será  permitida a saída do candidato do local.

G1-RN/Blog A Tromba

Aniversariante do Dia


O Blog a Tromba parabeniza Jaris Araújo(Vaninha) pelo seu aniversário nesse 31 de agosto. Ela é Empresária no Ramo de Hoteleiro em João Pessoa,  ( Praia de Couqueirinhos), onde recebe os convidados para um almoço logo mais  ao meio dia. 
PS. Essa princesa é sobrinha desse Blogueiro.
Hotel Maria Bonita - Praia de Coqueirinhos em João Pessoa- Local  onde a aniversariante  vai receber os convidados para  almoço.


Roubo e assalto em Pau dos Ferros e Rafael Fernandes foram registrados


 

Nesta sexta-feira (30), dois roubos foram registrados. Nos dois casos, os malévolos estavam armados.

O primeiro roubou aconteceu às 12h10min na Rua Francisco Torquato em frente ao Clube BNB, na cidade de Pau dos Ferros/RN, um funcionário da EIT que reside em Antônio Martins/RN passava no local pilotando uma motocicleta Honda, cor preto, placa MMX 8635/PB, quando foi abordado pela dupla sendo um alto franzino e um de estatura forte e baixo, que estavam a pé, os quais anunciaram o roubo e tomaram a moto fugindo em seguida com destino ignorado e   


Meia hora depois a Policia Militar foi informada através do 190, que uma dupla em uma motocicleta com as mesmas características roubaram um posto de gasolina que fica na localizado as margens da BR 405, altura do KM 157,5 na zona rural de Rafael Fernandes/RN.

A PM acredita ter sido a mesma dupla e estavam usando a mesma motocicleta que havia sido tomada minutos antes na cidade de Pau dos Ferros/RN. O valor levado não foi informado.


A Policia Militar realiza diligencias e busca informações através do setor de inteligência sobre a identificação dos larápios já que a Policia civil se encontra em greve.
Nossoparaná/ Blog a Tromba

Henrique revela que PT nacional já declarou que tem como prioridade aliança local com o PMDB

9648  PMDB terá candidato próprio ao Governo do Estado
 O presidente estadual do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves, revelou  ontem que ouviu de dirigentes do PT nacional que o projeto prioritário do partido em vários Estados, inclusive o Rio grande do Norte, é construir aliança com o PMDB.
 
“O PT nacional quer reproduzir a aliança nacional aqui no Rio Grande do Norte”, ressaltou Henrique.
Anna Ruth Dantas/Blog aTromba

Grevistas continuam acampados próximos a residência Oficial da Governadora

Continuam acampados em frente a casa oficial da Governadora Rosalba Ciarlini os Servidores  grevistas que participam das manifestações na capital. 
As fotos publicadas são de Márlio Forte.

greve-trabalhadores 013
greve-trabalhadores 004
greve-trabalhadores 005
greve-trabalhadores 006
greve-trabalhadores 008

30 de agosto de 2013

PMDB abandona a Rosa - O comunicado foi transmitido por Henrique Alves / Confira no Vídeo abaixo



Escolas Sustentáveis foi tema de Debate da Escola M. Manoel Raimundo

                                       Diretora da EMMR-Sédima,Secretário de Educação-Adelzon,Vice diretor da EMMR - Fábio, coordenadora pedagogica-Fátima
                                 1º momento da conferência- público presente
                       trabalho com material reciclável realizado por alunos da escola
                                                          professora Rosângela

                                          Coordenadora Keutre(sentada) e a professora/vereadora - Gizelda
                                   Natália (aluna do 6º ano) sua apresentação cultural
                                  professor Zilvanilson ladeado pelos alunos do 6º ano "A"

                                       2º momento da conferência - discussão dos trabalhos
                                   Comissão da COM-VIDAS: Calisto, Profª  Eliane, Sônia(aluna),Coordenadora Fátima e Mayara(aluna)

Hoje foi a vez da comunidade escolar "Manoel Raimundo" realizar sua conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Com o tema: "Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis",os participantes debateram  os principais problemas ambientais do município e possíveis soluções para resolução destes.A Conferência realizada hoje contou com a presença do Secretário de Educação,Adelzon Ferreira,as vereadoras Gizelda e Gildete  e uma expressiva participação de alunos,professores e funcionários da escola. A equipe da escola já avançou nas discussões e apresentou hoje ao grupo a Comissão da COM-VIDAS, uma equipe responsável pela articulação das ações a serem desenvolvidas sobre do tema em debate. Num segundo momento foi realizada a escolha dos delegados para representar a escola na etapa Estadual, como titular ficou  a aluna Maria Mayara Lins do Nascimento (9º ano) e suplente Natália Gabriele Souza Nunes(6º ano B)

Chuvendo em Água Nova



RN terá comissão para monitorar ações do Brasil Mais Seguro‏


A deputada federal Fátima Bezerra (PT) pontuou como de ‘fundamental importância’ a sugestão da criação de uma comissão especial para monitorar as ações do Brasil Mais Seguro no RN, durante debate realizado nesta quinta-feira (29), na sede da OAB-RN, que teve a presença da secretária Nacional de Segurança Pública - SENASP, Regina Miki. Evento foi uma realização do mandato da deputada Fátima.

Na ocasião, Fátima Bezerra avaliou como ‘muito positiva e estratégica’ a criação de uma comissão formada por parlamentares estaduais e representantes da sociedade civil, bem como o acompanhamento por parte do Ministério Público Estadual para monitorar a implantação do Brasil Mais Seguro no RN. “Estão previstos por parte do Governo Federal, através do Brasil Mais Seguro, R$ 49 milhões a serem investidos na segurança pública. Agora, para que essas ações sejam realizadas, além da contrapartida por parte do governo do RN é imprescindível a participação da sociedade civil e a integração de todos os poderes, caso contrário não iremos melhorar os indicadores sociais na área da segurança pública no nosso estado”, ressaltou a deputada Fátima.

O deputado Fernando Mineiro apresentou dados sobre o orçamento da segurança pública estadual e sua aplicação.

Assessoria de imprensa

Equipamentos para o Conselho Tutelar requisitados pela AMAN Chega à Água Nova

Está chegando nessa sexta-feira(30) para o Conselho Tutelar de Água Nova  os equipamentos(computador, impressora , bebedouro) e o carro adquirido através de uma solicitação encaminhada a deputada Federal Fátima Bezerra(PT) pelo presidente da Associação dos Moradores de Água Nova - AMAN, Lee Dantas. Já faz alguns meses que tanto o carro como os equipamentos tinham sido entregues pelo governo federal,mas só agora o município resolveu busca-los.O blog estará registrando a chegada dos equipamentos.

IBGE acaba de divulgar o resultado do PIB nesse trimestre

 
A economia brasileira acelerou no segundo trimestre de 2013 e cresceu 1,5% em comparação com o trimestre anterior. Os dados foram divulgados as 9 horas de hoje sexta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
No conjunto do primeiro semestre de 2013, o Produto Interno Bruto (PIB) teve alta de 2,6%. Já em relação ao segundo trimestre do ano passado, o PIB cresceu 3,3%. No acumulado de 12 meses, a economia expandiu 1,9%.
A agropecuária puxou o desempenho positivo, com alta de 3,9%, seguida da indústria, que avançou 2,0%, e de serviços, que teve crescimento de 0,8%. Na comparação com o segundo trimestre de 2012, o PIB cresceu 3,3%.
 Agências/Blog a Tromba

Vasco derrota o Nacional e segue para as quartas de final na Copa do Brasil



De virada, o Vasco conseguiu derrotar o Nacional de Manaus por 2 a 1 em partida disputada no estádio de São Januário (Rio de Janeiro). O time carioca já havia ganho a primeira partida por 2 a 0 na semana passada. Com o resultado, o Vasco se classificou para as quartas de final da Copa do Brasil e na próxima fase vai enfrentar o Goiás.
CBN/Blog a Tromba

Servidores da educação suspendem greve no RN

A greve dos professores e servidores da rede estadual de ensino no Rio Grande do Norte foi suspensa nesta quinta-feira (29) após 17 dias de paralisação das atividades. De acordo com o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte), Romulo Arnaud, a greve foi suspensa porque os pleitos foram atendidos pelo Governo.

"Conversamos em Assembleia sobre a proposta do Governo com os professores e votamos pela suspensão da greve já que o Governo se comprometeu a cumprir o que pedíamos", comemorou.

Um dos pleitos da greve era o pagamento da hora extra de atividade - que segundo o Sinte - era ignorado pelo Governo do Estado. "Eles não reconheciam o pagamento das atividades e agora eles entenderam que precisam pagar", comentou.
O pagamento da hora extra começará a ser pago em setembro e o atrasado, será parcelado em seis meses. 
Outra conquista da categoria foi a mudança no "porte" das escolas que garante uma maior bonificação aos diretores das escolas maiores.

No minuto/ Blog A Tromba

RN vai receber médicos de seis países, confirma Secretaria de Saúde


Médicos estrangeiros têm aula sobre o SUS (Foto: Lorena Aquino/G1) 



O Rio Grande do Norte receberá médicos de seis países estrangeiros na primeira etapa do programa Mais Médicos, do governo federal. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) confirmou na última quinta-feira (28) a vinda de 18 profissionais da Espanha, Argentina, Rússia, Cuba, Portugal e Itália. Além dos médicos estrangeiros, 25 profissionais brasileiros, com formação no Brasil e exterior, atenderão nas cidades potiguares.

A maioria dos estrangeiros é da Espanha. São oito profissionais de nacionalidade espanhola. O segundo país com mais profissionais é a Argentina, com cinco. Na sequência estão a Rússia, com dois médicos, além de Cuba, Itália e Portugal, cada um com um profissional. Os estrangeiros vão para três cidades da Grande Natal e duas do interior. São elas Natal, Ceará-Mirim, Macaíba, São Miguel do Gostoso e Touros.

Com os profissionais brasileiros, a quantidade de cidades atendidas aumenta. Entram na lista os municípios de Alexandria, Bom Jesus, Caraúbas, Extremoz, Ielmo Marinho, Lagoa de Pedras,  Monte Alegre, Olho d'Agua do Borges, Porto do Mangue, Riacho da Cruz, Serra Caiada, São Tomé, São Miguel e Riacho de Santana, totalizando 19 cidades potiguares.

  Hoje (30), secretários municipais de saúde e coordenadores da Atenção Básica dos municípios beneficiados realizarão uma reunião na Sesap para sistematizar o acolhimento dos profissionais brasileiros e estrangeiros escolhidos no programa. Os médicos devem chegar ao estado a partir de segunda-feira (2).

G1 RN/ Blog A Tromba

29 de agosto de 2013

A escola Estadual Prof. Pedro Raimundo realizou a 4ª Conferência Infanto Juvenil

 






 Ronaldo Souza(ex vereador),a diretora da EEPPR Glaubia, Vereadoras Gizelda/ Gildete, a Secretaria de Assistência Social,Tassia,a presidente do Sindiserpran, Rosineide, representantes do conselho Tutelar: Luís/Alcimar e  a representante dos alunos Camila.

A Escola Estadual Professor Pedro Raimundo do Nascimento realizou na tarde de hoje sua   4ª Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. O evento teve inicio com uma caminhada saindo da sede da escola e percorrendo as principais ruas  da cidade, com parada  no auditório do CRAS.  Houve varias apresentações de trabalhos realizados por alunos e professores, escolha do delegado para Conferência Estadual e uma palestra proferida pelo professor e aluno de geografia Aetes Aires.
Foram apresentados alguns projetos para serem analisados e votados pelo público presente,entre estes o vencedor foi o projeto "água é Vida" de autoria dos alunos do 9º ano com a colaboração dos alunos do 1º e 2º ano do ensino médio e coordenado pelas professoras Lenilda Pereira e Renata Paiva.
A aluna Camila do 9º ano foi escolhida delegada para representar a escola na conferencia Estadual.

Além da realização desse evento, a escola comemora também a classificação dos alunos Yuri e Bruna para a fase nacional da Olimpíada de Astronomia.

Donadon votou pela própria absolvição diz deputado do PT

Deputado baiano diz que Donadon votou pela própria absolvição
Foto: Divulgação
O deputado federal baiano Amauri Teixeira (PT) entrou com uma representação, nesta quinta-feira (29), para pedir a suspensão da votação que absolveu seu colega de Câmara, Natan Donadon (ex-PMDB-RO), do processo de cassação de mandato. O sufrágio aconteceu nesta manhã e, de acordo com o petista, teve a participação do próprio legislador condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por desvio de R$ 8 milhões da Assembleia de Rondônia. Amauri alega que, conforme o regimento da Casa, "no caso de deliberação sobre aplicação de sanção disciplinar por conduta atentatória ou incompatível com o decoro parlamentar, é vedado o acolhimento do voto do deputado representado". Para ele, a absolvição “desmoraliza ainda mais” o Congresso Nacional. 
 Bahia Notícia/Blog a Tromba

O Salário mínimo de 2014 será R$ 722,90

 
A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, anunciou nesta quinta-feira (29) que o Projeto de Lei Orçamentária (Ploa) elaborado pelo governo prevê salário mínimo de R$ 722,90 a partir de 1º de janeiro de 2014. O valor atual do salário mínimo é de R$ 678,00.

Governo do RN diz que pode atrasar pagamento devido ao apagão

Queda de energia no Nordeste (Foto: Editoria de Arte/G1)O Governo do Rio Grande do Norte pode atrasar o pagamento dos servidores estaduais em virtude da queda de energia que atingiu os estados do Nordeste nesta quarta-feira (28). Em nota, o Executivo Estadual informa que o apagão gerou a interrupção na transmissão dos arquivos eletrônicos da folha de pagamento.

Com a interrupção, não foi possível concluir a transmissão de dados do governo para o Banco do Brasil.

De acordo com a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), a interrupção no fornecimento de energia elétrica foi registrada às 15h02 e começou a ser reestabelecida às 16h45. O motivo, de acordo com a companhia, "foi um problema no sistema interligado nacional, de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), cuja causa ainda não foi informada à Cosern".

G1/Blog A Tromba

Confira o resultado da Mega-Sena



O sorteio número 1525 da Mega-Sena foi realizado nesta quarta-feira (28) na cidade de Presidente Venceslau em São Paulo. A arrecadação do sorteio dessa quarta-feira (28) foi de R$ 42.186.772,00 segundo informou a Caixa.
As dezenas sorteadas na Mega-Sena número 1525 foram: 02 - 26 - 30 - 35 - 46 - 54
Não houve ganhadores e o prêmio acumulado para o próximo sorteio que será realizado no dia 31/08 é de R$ 32 milhões. 67 pessoas acertaram a quina e vão levar R$ 36.863,34. A quadra foi feita por 6.260 pessoas. Cada uma vai ganhar R$ 563,63.

28 de agosto de 2013

Após publicação discriminando a aparência das médicas Cubanas a jornalista Potiguar exclui conta da Rede Social


Depois de post sobre médicas cubanas, jornalista exclui conta em rede social
Foto: Reprodução
Uma declaração sobre médicas cubanas feita por uma jornalista  aqui no  Rio Grande do Norte gerou polêmica nas redes sociais nesta terça-feira (27). Ao comentar a aparência das profissionais, a jornalista Micheline Borges publicou que as médicas têm cara de "empregada doméstica". Em seguida, ela questionou a competência das profissionais da saúde. "Será que são médicas mesmo?". Depois de cinco mil compartilhamentos até às 16 horas desta terça, ela excluiu a conta na rede social. Veja o post: "Me perdoem se for preconceito, mas essas médicas cubanas tem uma Cara de empregada doméstica. Será que São médicas Mesmo? Afe que terrível. Médico, geralmente, tem postura, tem cara de médico, se impõe a partir da aparência...Coitada da nossa população. Será que eles entendem de dengue? Febre amarela? Deus proteja O nosso povo! (sic)", diz a mensagem postada durante a manhã.

Câmara aprova em 2º turno a PEC do Orçamento Impositivo


9596  A proposta segue agora para apreciação e votação no Senado
A Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem, em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui o Orçamento Impositivo para emendas parlamentares até o montante de 1% da receita corrente líquida do ano anterior. A PEC foi aprovada por 376 votos a favor, 59 contra e 5 abstenções. Como já foi aprovada em primeiro turno, a proposta segue agora para apreciação e votação no Senado.

27 de agosto de 2013

Começou a Conferência Estadual de Educação - COEED -RN





Começou a pouco tempo a Conferência Estadual de Educação do Rio Grande do Norte - COEED.O Blog fará a cobertura do evento que acontece em Natal e que se constitui um dos maiores no campo da educação no Estado.

PT, PSB, PDT e PCdoB já conseguiram assinauras para proposta do plebiscito

PT e aliados conseguem assinaturas para tentar novo plebiscito, diz Rui Falcão

PT e aliados conseguem assinaturas para tentar novo plebiscito, diz Rui Falcão

Foto: Reprodução
O presidente do PT, Rui Falcão, disse nesta segunda-feira (26) que o partido e legendas aliadas alcançaram o número de assinaturas necessárias para apresentar um projeto de decreto legislativo na tentativa de ressuscitar um plebiscito sobre reforma política. As bancadas de PT, PSB, PDT e PCdoB decidiram coletar assinaturas para o projeto depois que fracassou a proposta de plebiscito que a presidente Dilma Rousseff apresentou após as manifestações de junho. Segundo a Folha, durante debate entre os candidatos à presidência do PT, realizado na manhã desta segunda, Falcão, que concorre à reeleição, afirmou que os quatro partidos já conseguiram ultrapassar as 171 assinaturas necessárias para a tramitação do projeto de decreto legislativo de plebiscito. Os partidos pretendem levar à avaliação popular perguntas sobre financiamento de campanhas, possibilidade de participação via internet em projetos de lei de iniciativa popular e unificação das datas de realização das eleições, para que a escolha de prefeitos e vereadores seja feita junto com a de presidente, governadores, deputados e senadores. Hoje, os pleitos ocorrem alternadamente de dois em dois anos. 
Informações de Samuel Celestino

SIMEC protesta com chegada dos Médicos estrangeiros no Ceará

Médicos chamam cubanos de 'escravos e incompetentes' e cercam prédio no Ceará

Médicos chamam cubanos de 'escravos e incompetentes' e cercam prédio no Ceará
Foto: Igor de Melo
Médicos cubanos foram recebidos com vaias e chamados de "escravos" e "incompetentes" por profissionais cearenses na saída do primeiro dia do curso do Mais Médicos, do governo federal, em Fortaleza. Os revoltosos eram liderados pelo Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec) e exibiam faixas de protesto em que exigiam a obrigatoriedade do Revalida, exame para revalidação de diplomas de profissionais estrangeiros. Segundo matéria de O Povo, o protesto teve início às 18h e levou a segurança do local a fechar as portas para impedir o acesso dos manifestantes. O ato de protesto era conduzido pelo Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec). "Isso é uma palhaçada. Como se aprende medicina, português e legislação do SUS (Sistema Único de Saúde) em três semanas?”, bradou o presidente do Simec, José Maria Pontes. Por volta das 20h, quando a solenidade terminou, os manifestantes começaram a bater com força nas paredes de vidro do prédio, com ameaça de quebrá-las. Com os médicos estrangeiros presos no prédio, foi convocado reforço policial com carros da Polícia Militar cearense.

Justiça começa mutirão para julgar dívidas trabalhistas


O esforço faz parte da 3ª Semana Nacional de Execução Trabalhista, que tenta mediar o encerramento das ações e o pagamento das dívidas em casos em que não há mais recursos (Marcello Casal Jr/ABr)
Brasília - A Justiça do Trabalho começou hoje (26) um mutirão nos 24 tribunais trabalhistas do país para tentar reduzir a quantidade de processos que estão em fase de execução. O esforço faz parte da 3ª Semana Nacional de Execução Trabalhista, que tenta mediar o encerramento das ações e o pagamento das dívidas em casos em que não há mais recursos. O mutirão termina na sexta-feira (30).
Para tentar chegar a um acordo, as partes interessadas devem procurar o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de sua região para agendar as audiências. Segundo a Justiça Trabalhista, 2,8 milhões de processos estão em fase de execução no país. A dívida total é R$ 25 bilhões.
Font e : EBC e Blog a Tromba

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !