24 de agosto de 2013

Nova Diretoria do SINDSFRAN tomou posse hoje

A Diretoria eleita do SINDSFRAN - Sindicato dos Servidores Públicos de São Francisco do Oeste e Francisco Dantas,que estará a frente da entidade no próximo triênio, tomou possena tarde  hoje (24),  em Assembléia Extraordinária realizada na sede do sindicato em São Francisco do Oeste. Em seu discurso de posse a presidente reeleita, Vilma Viana, reafirmou seu objetivo de continuar  dedicando-se ao sindicato e conclamou a nova direção  a fazer o mesmo.

Estiveram presentes na cerimônia de posse a Diretora do Polo Alto Oeste II- FETAM, Rosineide Nascimento, os vereadores Alexandre e Valdicélio, as vereadoras Preta e Leidja, a contadora do Sindsfran Michelli e o secretário de administração municipal Aldair.
A Nova Diretoria do SINDSFRAN ficou composta da seguinte maneira:
Presidente: Vilma Viana; vice-presidente:Patricia Leila Medeiros;Tesoureira:Antônia Gomes Freitas; Secretaria Geral:Lindelice;Diretora de assuntos sindicais:Netinha;Conselho Fiscal-Titulares:Zélia Alexandre,Antonia Viana e Maria do Céu Soares; Suplentes:Aristarco Viana, Adriana Caridja e Dilma Rocha.

Fotos: Lee Dantas
                                    sócios/as e convidados
                                  Vilma Viana (presidente reeleita)
 Vilma Viana ladeada pelos vereadores/as Alexandre,Preta,Leidja e Valdicélio
                      Diretora do Pólo Alto Oeste II,Rosineide e a nova diretoria do SINDSFRAN
                     presidente  e vice -presidente do Sindisfran Vilma Viana e Leila
                                       Nova Direção do SINDISFRAN
                                        Secretária Geral do Sindsfran, Lindelice

Lewis Hamilton larga na pole amanhã no GP da Belgica

As condições adversas de clima na Bélgica deram grande emoção ao treino classificatório realizado neste sábado no Circuito de Spa-Francorchamps e permitiram uma reviravolta final que levou Lewis Hamilton ao sucesso. E a Ferrari ao fracasso. O piloto inglês cravou o melhor tempo, com 2min01s012, garantindo sua 4ª pole position consecutiva na temporada. Felipe Massa, que chegou a ter boa expectativa, vai largar em 10° lugar, com Fernando Alonso logo à frente, em 9°.

Não esqueça de levar seu filho para vacinar hoje


Com o objetivo de garantir a imunização de crianças menores de 5 anos, a campanha nacional para atualização de cadernetas de vacinação tem início hoje, com o chamado dia D de mobilização.  A vacinação começou às 8h  e se estenderá até às 17horas.

A Tromba completou 8 anos de existência

A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos.
Platão

Ibope: aprovação do governo Dilma sobe de 31% para 38%

 Ibope: aprovação do governo Dilma sobe de 31% para 38%

O governo da presidente Dilma Rousseff (PT) recuperou parte da aprovação perdida após as manifestações populares de junho. Pesquisa Ibope  concluída nesta  semana, mostra que a taxa de ótimo/bom do governo cresceu de 31% para 38% desde 12 de julho. Ao mesmo tempo, as opiniões de que o governo é ruim ou péssimo caíram de 31% para 24%.


23 de agosto de 2013

A consult lança a primeira rodada de Pesquisas para as eleições 2014

Confira o resultado para o Senado no RN
Pesquisa RN 14 a 18 agosto 2013  BAND_Página_16





Confira o Resultado para Dep.Federal

Pesquisa RN 14 a 18 agosto 2013  BAND_Página_10 
Veja os números da Consult para Dep. Estadual


Pesquisa RN 14 a 18 agosto 2013  BAND_Página_08 


Fonte: Panorama Político

Médicos Cubanos de 2 ª Categoria ?

Eis a  resposta da pergunta que está sendo cogitada nas redes sociais: Olhem a ficha dos médicos e sua experiência internacional atestada pela Organização Mundial da Saúde e pelos melhores orgãos de saúde internacionais entre eles americanos .



34 Prefeituras já negociaram com o TRT os precatórios com vencimento até dezembro



As negociações fechadas pelo  Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), até julho de 2013 apresentam um resultado bastante expressivo, com 72 municípios tendo firmados termos de compromisso, no montante de R$ 51.199,929,00 entre precatórios e RPVs. Dentre esses municípios, 34 já negociaram com o TRT os precatórios com vencimento legal em dezembro de 2013. São eles:
 
Assu, Boa Saúde, Bom Jesus, Brejinho, Caicó, Canguaretama, Coronel Ezequiel, Encanto, Felipe Guerra, Goianinha, Guamaré, Ielmo Marinho e João Dias, Lagoa de Velhos, Lagoa Nova, Lajes, Macaíba, Messias Targino, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Parnamirim, Passagem, Patú, Pedra Grande, Pedra Preta, Pedro Velho, Pureza, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, Santo Antônio, São José do Campestre, Serra de São Bento, Taipu e Vila Flor. 
Fonte: Blog de Marcos Dantas

Governo vai convocar 115 professores na próxima semana


 

O Governo do Estado dará continuidade à convocação de professores. No início da próxima semana, será publicada no Diário Oficial do Estado, a convocação de 115 professores aprovados no concurso, que irão atender às demandas iniciais do reordenamento da rede.
A ideia da Secretaria da Educação é convocar os professores à medida que as necessidades sejam confirmadas, a partir dos ajustes motivados pela implantação do terço da hora atividade, que vai permitir que o professor permaneça 20 horas semanais em sala de aula e dedique dez horas para planejamento e atendimento aos alunos.
Até o momento, 3.723 professores já foram convocados, nos últimos dois anos.
Nominuto.com

Botafogo vence Atlético-MG por 4 a 2 no Maracanã


Um dos times favoritos ao título da Copa do Brasil, o Botafogo mostrou por que é líder do Campeonato Brasileiro. Jogando no Maracanã, o time carioca venceu o Atlético-MG por 4 a 2 na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Os gols da vitória do alvinegro carioca foram marcados por Lodeiro, Leonardo Sil (contra), Rafael Marques e Vitinho. O Atlético-MG descontou com Marcos Rocha e Guilherme.

Ariano Suassuna tem recuperação satisfatória, diz boletim médico


..

Boletim médico divulgado ontem (22) pelo Real Hospital Português, no Recife, informa que o escritor Ariano Suassuna continua com recuperação satisfatória do infarto que sofreu no começo desta semana. Ele foi internado na quarta-feira (21) na Unidade Coronariana.
O boletim diz ainda que “todos os parâmetros clínicos e de exames complementares estão dentro do curso natural” e não houve qualquer imprevisto no quadro de melhora. O hospital indicou, contudo, que o escritor continuará mantendo repouso absoluto e ainda não pode receber visitas.

EBC/ Blog A Tromba

22 de agosto de 2013

A Água - poema do Bocage


Primeira parcela do décimo terceiro começa a ser pago na próxima segunda


 

A primeira parcela do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a ser paga na próxima segunda-feira (26). O pagamento foi autorizado por uma portaria no início de agosto. Os depósitos serão feitos entre os dias 26 de agosto e 6 de setembro.

Operários das obras do Aeroporto de São Gonçalo paralisam atividades

Os operários terceirizados que trabalham na obra do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante promoveram um protesto na manhã de desta quinta-feira (22) contra os atrasos no pagamento dos benefícios salariais.
A categoria iniciou a paralisação dos trabalhos desde a tarde de ontem (21) porque os trabalhadores não receberam o valor anual referente à participação no lucro das empresas.
Aproximadamente 1.600 trabalhadores terceirizados vão manter a paralisação até a próxima segunda-feira (26), quando a empresa prometeu efetuar o pagamento.
Nominuto.com

Brasil vai receber 4 mil médicos cubanos em quatro meses


Representante da Opas/OMS no Brasil, Joaquim Molina, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha

 Foto: Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde anunciou, esta semana que até o final do ano, 4 mil médicos cubanos vão chegar ao Brasil para atuar nas cidades que não atraírem profissionais inscritos individualmente no Mais Médicos. Na segunda-feira chegam 400 profissionais, que vão passar pelo mesmo processo de avaliação dos médicos com diploma estrangeiro e sem revalidação do diploma inscritos na primeira etapa do programa.
Nem o Ministério da Saúde, nem a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que vai intermediar o acordo com o governo cubano, sabem dizer quanto estes profissionais vão receber pelo trabalho. "O ministério passa o mesmo valor unitário e é a Opas que vai fazer a negociação com Cuba", disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acrescentando que o acordo é entre a Opas e Cuba. O ministro ressaltou que os médicos vão suprir a demanda de parte dos 701 municípios que não foram selecionados por nenhum médico na primeira edição do programa.
As duas instituições informaram também que é o governo de Cuba que decide se os profissionais vão poder trazer sua família para o Brasil. O ministro ressaltou que, assim como com os outros profissionais, a alimentação e moradia dos médicos são responsabilidade dos municípios que os receberão.
No dia 4 de outubro, mais 2 mil médicos cubanos devem chegar ao país para uma nova etapa. Assim como os que se inscreveram individualmente, os médicos cubanos que vêm pelo acordo com a Opas não vão precisar passar pelo Revalida (Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior) e, por isso, terão registro provisório por três anos para atuar na atenção básica e com validade restrita ao local para onde forem designados.
Padilha ressaltou que todos os médicos que virão nesta primeira etapa já participaram de outras missões internacionais e têm especialização em medicina familiar e comunitária. Mais de 84% deles têm mais de 16 anos de experiência na medicina.
De acordo com Padilha, o acordo que o governo brasileiro tem com a Opas permite que a entidade faça parceria com outros países e outras organizações. A pasta vai investir R$ 511 milhões até fevereiro de 2014 com a vinda dos médicos cubanos.
Na primeira edição, o Programa Mais Médicos selecionou 1.618 profissionais para atuar em 579 postos da rede pública em cidades do interior do país e periferias de grandes centros. Desse total, 1.096 médicos têm diploma brasileiro e 522 são médicos formados no exterior. Os participantes do programa correspondem a 10,5% dos 15.460 profissionais necessários, segundo demanda apresentada pelos municípios. O balanço foi divulgado hoje (14) pelo Ministério da Saúde.
Todos os médicos com diploma estrangeiro e sem revalidação vão passar por três semanas de capacitação, com foco no funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e na língua portuguesa, antes de começarem a atuar. Durante o período de atuação, terão o trabalho supervisionado por universidades.
Agencia Brasil

Fátima Bezerra luta pelo fim da greve dos professores no RN

..
A pedido da deputada federal Fátima Bezerra (PT), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (21) uma Moção em apoio à greve dos professores do Rio Grande do Norte.

A ação também faz apelo para que o governo do Estado avance nas negociações, com vista à superação do impasse.

O texto será assinado pelo presidente da Comissão, deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP), e encaminhado para a governadora, à Secretária de Educação do Estado e ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTERN).

informações: Assessoria de imprensa

22 de agosto Dia do Folclore

 Folclore : aquilo que é fantasia, invenção de um povo, onde são envolvidas suas tradições, costumes e lendas.
São as manifestações populares que podem aparecer em festas, alimentos, remédios, crenças, superstições, danças, contos populares, provérbios, adivinhações, apelidos, artigos de artesanato, brincadeiras infantis, dentre várias outras.
Esses elementos folclóricos são transmitidos de pai para filho, de geração a geração, sem que se percam ao longo do tempo. Variam de região para região, de grupo social, de etnia.
A palavra folclore é derivada das palavras “folk e lore”, que significam povo e conhecimento, respectivamente.
O surgimento da data se deu através do arqueólogo inglês William John Thoms, onde o mesmo resolveu fazer um estudo sobre as tradições e lendas do seu país, solicitando apoio a uma revista de Londres.
Para isso, William não usou seu nome, mas o pseudônimo de Ambrose Merton, pois temia não ser entendido. A revista publicou a carta no dia 22 de agosto de 1846, motivo pelo qual foi escolhido como o dia do folclore.
O folclore brasileiro se originou através da mistura de diferentes raças, como dos índios, dos negros e dos brancos que colonizaram nossa terra. A mistura dos conhecimentos de cada uma dessas raças foi sendo transmitida para a outra, formando nossa identidade cultural.

Por Jussara de Barros-pedagoga

21 de agosto de 2013

Cruzeiro bate o Flamengo por 2x1 pela Copa do Brasil


CRUZEIRO VENCE O FLAMENGO
COM DIREITO A GOL DE PLACA (Paulo Fonseca / Agência Estado)

Desembargador nega pedido de ilegalidade da greve da Educação no RN


 


O desembargador Saraiva Sobrinho, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, negou pedido de antecipação de tutela formulado pelo Estado do RN buscando a declaração da ilegalidade e abusividade do movimento grevista desencadeado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte/RN), além do pedido de multa diária em caso de descumprimento da decisão. A decisão foi confirmada hoje (21) pelo TJRN.
O magistrado entendeu que as alegações feitas pelo Estado não eram inequívocas, não atendendo portando aos requisitos para concessão da liminar. Entendeu ainda que "não se constata, a priori, falta de razoabilidade nas demais reivindicações, pois aparentemente se apresentam como anseios voltados à própria melhoria do ensino, com postura eminentemente social".
Na prática, a ameaça feita pelo estado de cortar o ponto dos professores em greve não pode ser cumprida, pois a greve é legal e legítima.
Édipo Natan e Blog a Tromba

Quer ganhar um livro inteiramente gratúito?

 Hercólubus ou Planeta Vermelho

                                                              Traduzido para o  Português

O Blog a Tromba através da Associação Alcione,  está colaborando e difundindo o livro "Hercolubus ou Planeta Vermelho", de autoria de V.M. Rabolú.  A Associação Alcione é uma organização sem fins lucrativos e tem como único objetivo fazer chegar um exemplar gratuito dessa obra a todos interessados.
Caso você deseje conhecer melhor o trabalho e o livro visite o site:

www.alcioneassociation.com

Câmara aprova MP que reestrutura carreiras do magistério superior


 Congresso encerra votação de vetos presidenciais

A Medida Provisória (MP) 614, que promove reajustes na reestruturação das carreiras do magistério superior em universidades e em instituições federais de ensino básico, técnico e tecnológico, foi aprovada na noite de hoje (20) pela Câmara. A MP seguirá agora para apreciação do Senado Federal.
O relator da MP, deputado Roberto Santiago (PSD-SP), incluiu em seu parecer, e foi aprovado pelos deputados, temas como a autorização para as fundações de apoio à pesquisa celebrarem contratos e convênios com entidades privadas e demais instituições científicas e tecnológicas.
Nas votações dos destaques que visavam a alterar o texto, os deputados aprovaram o que retirou da MP a necessidade de divulgação de detalhes de convênios entre as fundações de apoio e as entidades oficiais de pesquisa.
 
Edição: Aécio Amado

20 de agosto de 2013

EBC na Rede divulga o Programa Observatório da Impresa com tema legalização da Maconha

A #legalização da #maconha é o tema do @[130820856963153:274:Observatório da Imprensa] de hoje. Alberto Dines debate o tema com Viviane Mosé, Wálter Maierovitch, Denis Russo Burgierman e conta com a opinião de Fernando Henrique Cardoso. Assista aqui, às 20h:   http://ebcnare.de/14zdHpw

Foto: Leandra Felipe/EBC 
A ‪#‎legalização‬ da ‪#‎maconha‬ é o tema do Observatório da Imprensa de hoje. Alberto Dines debate o tema com Viviane Mosé, Wálter Maierovitch, Denis Russo Burgierman e conta com a opinião de Fernando Henrique Cardoso. Assista aqui, às 20h: http://ebcnare.de/14zdHpw


Foto: Leandra Felipe/EBC
Curtir · · · há 6 minutos ·

Fátima e Wilma discutem sucessão em 2014


DSCN4380 (Custom)

Com candidatos próprios distintos a presidente da República, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) e a vice-prefeita de Natal Wilma de Faria (PSB) se reuniram ontem para discutir a sucessão 2014.
Em comum as duas têm o fato de serem oposição ao Governo Rosalba Ciarlini. No entanto, hoje estão em palanques distintos, já que o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, disputará a Presidência da República com a presidente Dilma, candidata a reeleição.
Panorama Político./ Blog a Tromba

Médica de menino suspeito de matar família depõe nesta terça

Médica de menino suspeito de matar família depõe nesta terça
A médica do adolescente Marcelo Eduardo Pesseghini, Neiva Damasceno, deve prestar depoimento nesta terça-feira (20) no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Segundo a revista Veja, ela será a 32ª pessoa a ser ouvida pela polícia em três semanas de investigação. O garoto, de 13 anos, é o principal suspeito de ter assassinado os pais, a avó, a tia-avó e depois se suicidado, na casa onde morava a família, na Vila Brasilândia, Zona Norte da capital paulista. Marcelo era portador de uma doença genética chamada fibrose cística, que impede a produção de enzimas essenciais para a alimentação e causa complicações respiratórias. Ele também era diabético e fazia o uso recorrente de insulina. A médica ajudará a esclarecer alguns pontos sobre o estado de saúde do garoto no dia do crime, entre eles se a doença poderia alterar o seu comportamento ou qual era a sua expectativa de vida. Segundo a Polícia Civil, o inquérito deve ser entregue no início de outubro – o prazo pode ser prorrogado em 30 dias, se necessário. Os investigadores ainda aguardam o resultado de laudos técnicos, como o toxicológico e o de necropsia. A conclusão dos exames determinará quando cada vítima foi morta e se estavam sob efeito de remédios.

19 de agosto de 2013

PB na contramão: proibição das maquinas de cartão vira chacota nacional

MaquinaCartãoNaParaíba
Mais uma vez a Paraíba é notícia nacional. E novamente em desfavor da imagem do Estado. Matéria veiculada pelo colunista Cláudio Humberto, que assina coluna em diversos jornais do Brasil, ironiza uma decisão do Governo Ricardo Coutinho que coloca o Estado na contramão da modernidade e condena ao atraso perante os demais estados.
Sob o título “Teu nome é atraso”, Cláudio Humberto registra: “O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), corre para o abraço com o atraso: proibiu máquinas portáteis de cartão de crédito. Nos restaurantes, a partir do dia 1º, contas só serão pagas no balcão, para “evitar fraudes”. Em vez de qualificar a fiscalização, ele pune o cidadão.”
Como se sabe, o governador anunciou, há dois meses, a Portaria nº 128/2013 que proíbe o uso das chamadas maquinetas de cartão de crédito/débito nos estabelecimentos comerciais. A partir do próximo mês, os pagamentos terão que ser feitos diretamente no caixa. A decisão desencadeou uma onda de indignação, especialmente entre empresários de bares e restaurantes.
Segundo Marcos Mozzini, presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), “essa medida arbitrária só irá causar mais filas e atropelos para os consumidores, num mercado em que o faturamento já caiu 30% após a Lei Seca”.
“Se a Receita quer coibir o uso da sonegação fiscal, nós apoiamos. Agor,a não podemos concordar com medidas que acarretarão mais despesas o setor que já sofreu muito com a Lei. Seca. Sonegadores devem ir para cadeia, agora empresários e microempresários que vivem sacrificados neste setor não podem arcar com mais custos com essa medida que é um retrocesso digital”, acrescentou Mozzini.
Helder Moura

46% da população mundial é a favor de um tribunal global para julgar líderes que violaram os direitos humanos

É o que diz pesquisa do IBOPE Inteligência, em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), realizada em 55 países com 56.625 entrevistados, mostra que cerca de quatro em cada dez pessoas no mundo (46%) são favoráveis que líderes mundiais acusados de violarem os direitos humanos sejam julgados por uma corte internacional que não esteja submetida ao seu próprio Estado. A população contrária a esse tipo de julgamento soma 24% e os demais são indiferentes ou não souberam responder.
No Brasil, onde o IBOPE Inteligência ouviu 2.002 pessoas, 49% da população aprova essa ideia, 33% são contra e 10% indiferentes.
Os europeus são os que mais aprovam essa medida, liderados pelas populações da Alemanha (79%), Suíça (78%), Suécia (77%), Finlândia (76%) Bélgica e Portugal (75%). Também é significativo o apoio no Quênia (79%).
Por outro lado, Azerbaijão e China são os países com o menor número de pessoas favoráveis (18%) ao julgamento por uma corte internacional independente de líderes mundiais que cometeram crimes que violaram os direitos humanos. Na sequência estão Sérvia (23%), Líbano (26%) e Japão (11%).
Por região, as populações do oeste europeu são as que mais aprovam esse julgamento (67%), seguidos dos habitantes do leste asiático (62%). Os que menos aprovam são os moradores do norte (22%) e oeste (39%) da Ásia.

Campanha para colocar vacinas em dia começa no sábado - Click no play para ouvir o áudio

 

18 de agosto de 2013

Camila Walla é destaque no "Sacolão Cultural" em Mossoró


Defensores dos mensaleiros planejam protestar hoje na frente do prédio onde mora o ministro Joaquim Barbosa


Os manifestantes que se posicionam contra a condenação dos mensaleiros, atacam agora o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.
No Facebook, planejam para hoje à tarde uma mobilização no endereço residencial do ministro, no Rio de Janeiro, como tentaram fazer ontem em Brasília, na frente da casa do presidente do Senado, Renan Calheiros, e como já vem fazendo na frente do prédio onde mora o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB).
Eis o convite publicado nas redes sociais:

Thaisa Galvão

Choveu em Água Nova na madrugada desse domingo


 

Uma chuva entre 6 e 8mm,  caiu em Água Nova  por volta das 4 horas dessa madrugada  de domingo(18).  As precipitações tiveram uma duração de quase meia hora com pancadas finas e alteradas, o suficiente para baixar a poeira e amenizar o calor. O clima de inverno é retomado em pleno  mês de Agosto.

Grêmio vence o Vasco em 3x2

 Mesmo jogando em casa, o Vasco não conseguiu um bom resultado na noite deste sábado (17). O time carioca foi derrotado pelo Grêmio por 3 a 2. Tomando gols no início dos dois tempos, o Vasco parece demorar a se concentrar na partida. Os gaúchos, por sua vez, se consolidaram entre os quatro primeiros

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !