17 de agosto de 2013

Servidores Municipais de Alexandria aprovam filiação do Sindicato a FETAM


Os trabalhadores municipais de  Alexandria estiveram reunidos hoje(17) em Assembleia para efetivarem  a filiação do SINDALE -Sindicato dos servidores de Alexandria à Federação dos Trabalhadores na Administração Municipal do Rio Grande do Norte-FETAM e  a Central única dos Trabalhadores - CUT. Participaram desta Assembleia, o presidente da FETAM Assis Filho, a vice presidente   e secretária de mulheres da CUT, professora Nina, as diretoras dos Pólos I e II Alto Oeste Wésia e Rosineide,respectivamente e o Dr. Lindocastro, assessor jurídico da FETAM, que falou sobre o FGTS, ação movida pela federação em favor dos servidores daquele município. Os dirigentes da FETAM ,explicaram aos servidores, que lotaram as bancadas do salão paroquial, quanto a dinâmica de trabalho da federação e da importância daquele momento para  o fortalecimento da luta dos trabalhadores.Para a presidente do SINDALE, professora Helenilda,a filiação da entidade à FETAM representa uma nova fase na história do sindicato.
                            Wesia,Lindocastro,Nina,Helenilda e Rosineide
                                      Assis Filho - presidente da Fetam -RN

                                      Servidores/as municipais
                                       

                                  
                         presidente do Sindale - Helenilda

Casal localizado por helicóptero da PM é preso com L200 roubada no RN

Casal localizado por helicóptero é preso com L200 roubada (Felipe Gibson/G1)
Um casal de jovens - ele com 21 e ela com 20 anos - foi preso em flagrante na manhã deste sábado (17), em Natal, quando trafegava em uma caminhonete L200 que apresenta queixa de roubo. O veículo foi localizado pelo helicóptero Potiguar 01, que pertence à Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, partiu em busca do veículo após uma denúncia anônima. Após avistar o veículo, o piloto da aeronave entrou em contato com os carros da Polícia Militar que interceptaram a caminhonete quando ela passava pela BR-101.
O casal foi conduzido à Delegacia de Plantão da Zona Sul da capital, onde confessou ter participado de arrombamentos a residências na região metropolitana. Segundo o coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da PM, dentro da L200 os policiais apreenderam vários materiais que a polícia acredita ser fruto dos arrombamentos.
Além de responder pelos furtos e pela receptação do carro roubado, o jovem também será investigado por outro crime em Parnamirim. Segundo informações da própria delegacia, há imagens de vídeo gravadas pelo circuito interno de uma farmácia onde o rapaz aparece fazendo compras com um cartão de crédito furtado de uma casa que foi arrombada na última quarta-feira, também em Parnamirim. Nas imagens, no entanto, ele aparece acompanhado de outra mulher.
O casal não foi identificado e o nome da mulher que aparece nas imagens participando da compra não foram revelados para não comprometer o andamento das investigações. Um dos agentes da delegacia, ouvido pelo G1, revelou que os suspeitos já teriam realizado mais de 10 arrombamentos a residências na região metropolitana.
Do G1 RN e Blog a Tromba

Helenita Acioli assume chefia do Ministério Público Federal

Com o término do mandato de Roberto Gurgel como procurador-geral da República nessa quinta-feira, 15 de agosto, a vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal, subprocuradora-geral da República Helenita Acioli, assume a chefia da instituição, conforme previsto na Lei Complementar nº 75/93 (art. 54, § 2º).
 
“Não pouparei esforços para estar à disposição, em pensamento e em ação, dessa grandiosa instituição e serei incansável na prática de todos os atos que estiverem ao meu alcance para defender, com a ajuda de todos os procuradores e os servidores, a ordem jurídica, o interesse público e os direitos fundamentais indisponíveis do povo brasileiro", declarou Helenita Acioli. Para a procuradora-geral da República, a Constituição Federal de 1988 deixou claro que o Ministério Público é instituição essencial à reafirmação permanente da democracia, dos interesses da sociedade e dos direitos indisponíveis dos cidadãos brasileiros.

Internautas marcam ato em defesa de adolescente suspeito de matar família

Internautas marcam ato em defesa de adolescente suspeito de matar família
Foto: Divulgação
Usuários do Facebook marcaram uma manifestação para o final da tarde desta sexta-feira (16) em defesa da inocência do adolescente Marcelo Pesseghini, suspeito de assassinar os pais, a avó, a tia-avó e de se matar na casa da família, na Brasilândia, zona norte de São Paulo. Até as 12h30, mais de 700 pessoas já haviam confirmado a participação no protesto, que está previsto para começar às 18h em frente ao Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), na Luz, também em São Paulo. Os organizadores orientam os participantes a irem vestidos de branco. Uma página criada por um apoiador da tese de que o estudante não cometeu os crimes descobertos no dia 5 já tem mais de 24 mil seguidores. O autor, que agendou o evento, informa ter feito o perfil "para todos aqueles que se admiram com a história absurda e manipuladora da mídia".

16 de agosto de 2013

COMUNICADO


A Direção do Sindicato dos Servidores Municipais de Rafael Fernandes e Água Nova - SINDISERPRAN , convida todos os servidores de Rafael Fernandes para participarem de uma Reunião neste sábado(17), a partir das 14:00 h na Câmara de vereadores do município.A pauta da reunião será  a  ação do  FGTS  e terá a presença do advogado responsável, Dr. Lindocastro Nogueira.

Agradece
A Direção

MPF/RN cobra melhorias para o aeroporto Augusto Severo

A procuradora da República Caroline Maciel se reuniu na tarde desta sexta-feira, 16, com o superintendente da Infraero no RN, Usiel Paulo Vieira, para cobrar melhorias estruturais no Aeroporto Internacional Augusto Severo. Nos últimos meses, os usuários do aeroporto têm enfrentado dificuldades com a existência de goteiras e a má conservação dos fingers (pontes que ligam as salas de embarque às aeronaves).

Na tentativa de resolver os problemas, o MPF/RN cobrou soluções ao superintendente. “Resolveremos o problema das goteiras em 60 dias”, garantiu Usiel Vieira. Já em relação aos fingers, ele informou que adotará ações emergenciais, como a colocação de estruturas metálicas para reforçar a segurança. Apesar das medidas já adotadas, a procuradora Caroline Maciel adiantou que irá requisitar uma perícia para garantir que não há risco à integridade física dos que utilizam o aeroporto.

“Temos notícia de que há comprometimento de parte das estruturas desses fingers, e, embora o superintendente tenha garantido que já foram adotadas medidas paliativas, é importante ter certeza que a segurança do usuário está resguardada”, esclarece a representante do MPF/RN.



Assessoria de Comunicação

Obras que vão ligar a estrada de Martins a Rodovia 226

  

A ordem de serviço das obras que irá ligar a RN 226 a cidade serrana de Martins foi assinada ontem (15) quinta, pela Governadora Rosalba Ciarlini.

Segundo o Diretor de Estradas e Rodagens do Estado do Rio Grande do Norte, Engenheiro Demétrio Torres, as obras terão inicio nos próximos dias.

 A destinação dos recursos é na ordem de 6 milhões de reais.

Facebook deve lançar serviço próprio de pagamentos virtuais

Facebook deve lançar serviço próprio de pagamentos virtuais
O Facebook começa a testar, a partir de setembro, um serviço de pagamentos virtuais, semelhante ao que já é oferecido pelo PayPal, para permitir que seus usuários façam compras pela web através da conta na rede social. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (15) pelo site especializado em tecnologia AllThingsD, que diz ter ouvido fontes próximas à empresa de Mark Zuckerberg. Segundo a reportagem, o método tem como objetivo tornar mais rápidos os pagamentos online, graças ao cadastramento prévio dos dados de cartões de crédito no site. A primeira loja a oferecer o serviço em parceria com Facebook será a varejista de moda JackThreads, diz o "AllThingsD".

15 de agosto de 2013

Após bate-boca entre Lewandowski e Barbosa, ministros encerram sessão

Após bate-boca entre Lewandowski e Barbosa, ministros encerram sessão
Foto: Gustavo Miranda/ O Globo
A sessão desta quinta-feira (15) do Supremo Tribunal Federal (STF) de julgamento dos recursos dos condenados no processo do mensalão foi encerrada no final da tarde imediatamente após uma discussão entre o presidente Joaquim Barbosa e o vice Ricardo Lewandowski. Em meio a um debate sobre o recurso do ex-deputado Bispo Rodrigues, o qual os dois divergiram, Barbosa acusou Lewandowski de fazer "chicana”. Segundo o G1, Lewandowski tinha sugerido interromper a discussão sobre o assunto para reiniciá-la na semana que vem, mas Barbosa foi contra. "Mas, presidente, nós estamos com pressa de quê? Nós queremos fazer justiça", provocou Lewandowski. "Nós queremos fazer nosso trabalho. Fazer nosso trabalho e não chicana", respondeu Barbosa. Em seguida, Lewandowski pediu retratação: "Vossa Excelência está dizendo que eu estou fazendo chicana? Peço que Vossa Excelência se retrate imediatamente". Barbosa disse: "Não vou me retratar, ministro. Ora...", rebateu. "Estou trazendo um argumento apoiado em fatos. Eu não estou brincando. Não admito isso. Vossa Excelência preside uma casa de tradição multicentenária", reagiu Lewandowski. "E que Vossa Excelência não respeita", completou Barbosa. Após a discussão, a sessão foi encerrada.

Renata Falcão e Camila Walla comandam o Sacolão Cultural deste sábado em Mossoró


Neste sábado, 17, a Secretaria da Cultura realiza mais uma edição do Sacolão Cultural, projeto que surgiu com a finalidade de mostrar o talento e a versatilidade dos artistas da terra. Desta vez, quem comanda a festa no Espaço Cafezal do Memorial da Resistência são as cantoras Renata Falcão e Camila Walla.

De acordo com Joãozinho Escóssia, uma dos organizadores da programação do Corredor Cultural, o Sacolão já está consolidado como uma boa opção de lazer para os mossoroenses. A proposta da iniciativa é reunir, aos sábados, dois cantores da cidade que convidarão outros músicos para se apresentarem juntos, fazendo uma mistura de estilos musicais.

Nesta edição do projeto, a cantora Renata Falcão convidou Igor Fortunato e Netinho, e Camila Walla chamou Dayanne Nunes e Gaby Viegas.

O Sacolão Cultural começa às 23h, após a apresentação do recital “Sala de Reboco” do Grupo de Arte e Cultura Popular.
 Fonte:Prefeitura de Mossoró e Blog a Tromba

Receita alerta para golpe do "falso amigo das redes sociais"

A Secretaria da Receita Federal divulgou, nesta quarta-feira (14), um alerta sobre um novo tipo de golpe que está sendo aplicado pela internet. Somente nos últimos dois dias, a Receita recebeu cinco queixas de pessoas que foram enganadas no estado de São Paulo.
O golpe funciona do seguinte modo: após conhecer alguém na rede, o internauta golpista envia a ele presentes pelos Correios, em geral de baixo valor. Em geral, as vítimas se sentem gratas e a confiança é estabelecida. Alguns dias depois, essas vítimas recebem um pedido de ajuda do golpista. Ele diz que ter um problema que precisa ser resolvida rapidamente, uma encomenda retida no aeroporto. Para resolver, é necessário um depósito, na faixa de R$ 2 a R$ 3 mil, em uma determinada conta corrente bancária.

Veja modelo de documento recebido por uma das vítimas. Imagem: Receita Federal

O golpista então insinua que a pessoa será recompensada pela ajuda. A vítima então faz o depósito da quantia solicitada na conta bancária. Só que essa conta corrente é de uma outra pessoa, um laranja, que apenas empresta o nome ao falsário. Depois disso, o internauta golpista desaparece da rede.
EBC Notícias e Blog a Tromba

SINTE denuncia Governo do RN na Organização Internacional do Trabalho

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação denunciou o Governo do Estado na Organização Internacional do Trabalho (OIT). O Executivo estadual responderá pelo fato de convocar os professores cedidos ao sindicato para a sala de aula.
Segundo a denúncia, feita em Brasília no escritório de representação da OIT, o Governo do Estado pratica “ataque direto e perverso contra a organização sindicato dos trabalhadores em educação do Rio Grande do Norte”.
O Sindicato alega que está ocorrendo “violação dos princípios consagrados nas convenções internacionais”.
O processo seguirá agora para Genebra, na Suíça, onde tramitará. Do ato da entrega protocolar participaram o advogado Carlos Gondim, responsável pela peça processual, e a diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Claudir Marta Magalhães, além da deputada federal Fátima Bezerra.
informações:Panorama Político/ Blog A Tromba

Policiais e servidores do ITEP recebem apoio da OAB e MP

 aaa
Os grevistas da Polícia Civil e ITEP receberam apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), assim como do Ministério Público, através da 19ª Promotoria de Justiça, responsável pelo controle externo da atividade policial, nesta quarta-feira (14).
De acordo com o SINPOL, pela manhã, a diretoria DO Sindicato e representantes de base foram ao encontrodo promotor Leonardo Cartaxo Trigueiro, que recebeu explicações sobre as situações das greves das polícias judiciária e técnica. Ele demonstrou sua indignação com relação ao sucateamento das instituições, enfatizando inclusive os prejuízos à atuação do MP. O SINPOL aguarda ainda uma reunião com o procurador-geral de Justiça, Rinaldo Barros, solicitação que foi feita através de ofício.
Já à tarde o presidente da OAB, Sérgio Freire, recebeu a comissão e se mostrou sensível com as lutas dos servidores do ITEP e policiais civis, solicitando, inclusive, elementos que subsidiem a instituição a apoiar judicialmente as causas que possam enfrentar contra o Governo. Ele incluiria também a apresentação da pauta das duas categorias à reunião do Conselho da instituição, que ocorrerá na noite de hoje (15).
Os grevistas se reúnem novamente em assembléia a partir das 8h desta quinta-feira (15) na sede do SINPOL para deliberar sobre mobilizações dos próximos dias.

informações: nominuto/Blog A Tromba

FETAM/RN realizará seminário sobre Previdência Própria




 Amanhã (16) a FETAM/RN estará realizando na cidade de Mossoró  um seminário de Formação para todos os sindicatos filiados sobre Regime de Previdência Própria Social - RPPS. Na programação será discutido temas como: Caracterização do Sistema Previdenciario Brasileiro,Caracterização dos Regimes Próprios de Previdência  Social dos Municípios e    Situação financeira dos RPPS dos municípios do Rio Grande Norte.Responsável pela exposição Sr. Alexandro do DIEESE  de Brasilia

14 de agosto de 2013

EM APENAS SETE MESES DE GESTÃO PREFEITOS POTIGUARES JÁ DESVIARAM 86 MILHÕES DOS COFRES PÚBLICOS


Carro de alto luxo, Ranger Rover Evoque avaliado em R$ 387 mil foi adquirido recentemente por um prefeito potiguar para uso exclusivo na capital do Estado
Apenas nos sete primeiros meses deste ano foi constatado via Ministério Público e Polícia Federal que 22% dos municípios potiguares desviaram dos cofres públicos cerca de R$ 86 milhões em áreas como merenda escolar, transporte, saúde, contratos superfaturados e obras de convênios federais como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As investigações apontam a fraude em licitações, superfaturamento ou emissão de notas fiscais frias em pelo menos 22 prefeituras do Rio Grande do Norte. Na região Mato Grande e litoral norte, é aonde existe o maior número de municípios potiguares envolvidos com desvios, fraudes e alta gastança do dinheiro público, 15 prefeituras potiguares estão sendo investigadas em razão das escandalosas fraudes.
Desde janeiro, 11 operações da PF em todo o país tiveram alvo específico nos recursos públicos destinados às administrações municipais. Em uma única operação, a Máscara da Sanidade, deflagrada em 21 de junho, 36 administrações municipais, todas do norte de Minas, foram pilhadas favorecendo empreiteiras em licitações para a realização de obras, que consumiram cerca de R$ 100 milhões. Em todo o Brasil gestores corruptos superfaturam contratos e desviam o dinheiro destinado a obras importantes como investimentos na melhoria da educação. Alguns prefeitos abusam da sorte e adquirem bens e imóveis muito acima das suas posses. Um prefeito potiguar adquiriu recentemente em nome de (laranja), um carro de alto luxo, modelo Ranger Rover Evoque, avaliado em R$ 387 mil. Segundo constatação, o veículo é usado exclusivamente para uso privado e viagens eventuais. No entanto o carro de luxo nunca foi visto pela população daquele município porque o prefeito prefere esconder o abuso dos olhos da população do seu município.
POÇO SEM FUNDO
Mais de R$ 7 milhões do Fundo de Manutenção do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério - Fundef foram desviados de sua finalidade pelos prefeitos e ex-prefeitos de Jandaíra, Silvano Pinheiro da Câmara; Lagoa Salgada, Francisco Canindé Freire; Ouro Branco, Nilton Medeiros; Riacho da Cruz, Maria Bernadete Nunes Rego Gomes; Monte das Gameleiras, Macaíba; Fernando Cunha Lima Bezerra; Ielmo Marinho, Hostilio José de Lara Medina; Lajes, Benes Leocádio; e Goianinha, Wilton Gomes Machado.
Os desvios dos recursos do Fundef foram constatados pela Primeira Câmara de Contas do TCE que, além de condenar os gestores ao ressarcimentos dos recursos desviados, encaminhou os processos ao Ministério Público Estadual para que tome as medidas penais cabíveis. Só um dos conselheiros, Carlos Thompson, julgou quatro processos em 2012.
O ex-prefeitos de Jandaíra, por exemplo, terá de ressarcir integralmente R$ 520.846,19 aos cofres públicos. Outro gestor, o da prefeitura de Lagoa Salgada, Francisco Canindé Freire, foi condenado a ressarcir o erário em R$ 684.522,37.
Ao atual gestor de Macaíba o voto dos conselheiros foi pelo "remanejamento, no prazo de 30 dias, de R$ 338.889,83, correspondente a soma da quantia paga aos professores não vinculados ao ensino fundamental e das despesas de exercícios anteriores e restos a pagar e apresentação, no prazo de 30 dias, do plano de aplicação do valor não utilizado na remuneração do magistério, totalizando R$ 713.100,47, referente aos exercícios de 2001 a 2003 e cujo pagamento deve ser efetuado aos professores em trinta dias." Os outros gestores também foram condenados a devolver dinheiro aos cofres públicos. 

Gazeta do Oeste via Cristiano Rojas


Seleção Brasileira joga mal e perde para Suíça por 1x0


LADO
ERRADO (Bruno Domingos/Mowa Press)



Telexfree não tem licença da Anatel para vender serviço de VoIP

 
A Telexfree (Ympactus Comercial Ltda) está na mira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A empresa, que defende judicialmente atuar em mercado de multinível comercializando o serviço de telefonia de voz via internet, não possui outorga para atuar na atividade, o que invalida qualquer comercialização ou até o uso destes produtos por partes dos investidores e divulgadores. Uma fiscalização já foi feita na empresa sob denúncia de atuar em segmento indevido. A reportagem do Diario de Pernambuco teve acesso ao relatório da Anatel que comprovou a irregularidade e indicando o ajuste em 14 de maio. Até o fim da tarde de ontem, a empresa permanecia sem as devidas licenças.

Segundo o relatório, a empresa defendia que o programa não utilizava serviços de operadoras de telefonia e se resumia a fazer chamadas de voz para telefones fixos e móveis e entre computadores que utilizassem o software comercializado por ela, todos utilizando conexão à internet independentes. Isso seria um serviço agregado, sem exigência de outorgas para a empresa, apenas para as operadoras vinculadas. Porém, foi verificado que era prestado o serviço de conexão à internet, no qual eram realizadas as ligações, passando a atuar em serviço de telecomunicações, setor regulamentado.

A Anatel foi procurada pela reportagem do Diario e informou, por meio de assessoria de imprensa, que "o provimento de Serviço de Conexão à Internet (SCI), que é um serviço de valor adicionado conforme definido no artigo 61 da Lei Geral das Telecomunicações (LGT), independentemente dos meios e tecnologias utilizados, tais como acesso discado, radiofrequência, cabo, entre outras, deverá estar associado a um serviço de telecomunicações devidamente regulamentado pela Anatel. Os serviços de telecomunicações que dão suporte ao provimento do SCI, por sua vez, só deverão ser explorados por empresas que possuam concessão, permissão ou autorização expedida pela Anatel”.
Publicado pelo Blog do Capote


Agência da Caixa Econômica Federal de São Miguel será inaugurada hoje

A Caixa Econômica Federal inaugura hoje (14), às 17h, na cidade de São Miguel, mais uma unidade no estado do Rio Grade do Norte. A nova agência que já se encontra em funcionamento desde o inicio da semana, se localiza na Rua Coronel João Pessoa, S/N, na entrada do município.

O evento de inauguração contará com a presença do gerente da agência, Paulo Henrique Carlos Alves, diversas autoridades locais, funcionários e clientes.

A inauguração desta nova unidade faz parte das ações de expansão da rede da Caixa que pretende inaugurar 2.000 novas agências bancárias até o ano de 2015.

Morre o poeta Luiz Campos

“Eu sou um ser que surgiu/ Do ventre de uma senhora/ Quando eu nasci ninguém riu/ Quando eu morrer ninguém chora”
Luiz Campos – Poeta popular
Luiz-Campos
Morreu na noite de ontem (13) o poeta, repentista e cordelista Luiz de Oliveira Campos. Nascido no bairro Lagoa do Mato, em Mossoró, completaria 74 anos no próximo dia 11 de outubro.Considerado – por lei – Patrimônio Vivo do Rio Grande do Norte, o poeta estava internado há algum tempo no Hospital Regional Tarcísio Maia. Segundo informações colhidas pelo blog na última segunda-feira (12), Luiz estava na clínica médica do hospital, onde aguardava uma biópsia do esôfago. Se alimentando através de sonda, ele era considerado um caso grave, mas estável.
Conheça mais sobre Luiz Campos AQUI.

informações: http://anacadengue.com.br/

Fátima defende royalties e 50% do fundo social para educação



A deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) participou, nesta terça-feira, 13/08, na Câmara dos deputados, do ato em defesa dos recursos dos royalties e de 50% do fundo social para a educação.  A organização do evento foi realizada pelos movimentos sociais ligados ao setor educacional do país.
“O Brasil não pode abrir mão de nenhum recurso para educação. Nos últimos 10 anos, muito foi feito pela educação, mas há muito mais para ser conquistado. Precisamos garantir às crianças o acesso a creche de qualidade, valorizar o magistério e universalizar o ensino no país”, disse a deputada.
Em sintonia com as entidades vinculadas à educação no Brasil, Fátima defendeu ainda o substituto do Projeto de Lei dos royalties, relatado pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE), na medida em que seu parecer destina um volume expressivo de recursos para educação. “É dinheiro novo para a educação. Esses recursos vão dar um salto no ensino público do país e acelerar a agenda em defesa da educação nos próximos 10 anos”, declarou.
Em relação ao Plano Nacional de Educação-PNE, a deputada pediu a aprovação do mesmo ainda este ano. “Nós queremos que o Senado faça seu dever de casa e aprove o PNE o mais rápido possível, sem retrocesso, garantindo 10 % do PIB e dos recursos do petróleo para educação”, concluiu. 

informações:Assessoria da deputada

Ficha limpa para cargos comissionados é aprovado pelo Senado


 

O Senado Federal aprovou ontem terça-feira (13) um projeto de resolução que determina critérios da Lei da Ficha Limpa para a nomeação para cargos comissionados nos gabinetes da Casa. Para o relator do texto, senador Romero Jucá (PMDB-RR), a matéria completa um ciclo de “modernidade e transparência”, já que a regra já vale para políticos. Para começar a valer para servidores públicos concursados, a proposta ainda depende de aprovação na Câmara dos Deputados. O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), autor do projeto em conjunto com Pedro Simon (PMDB-RS) e Pedro Taques (PDT-MT), cobrou a aprovação da PEC 6/2012 na Câmara e declarou que o Senado está na vanguarda em relação aos outros poderes da República. A matéria segue agora para promulgação pela presidente Dilma Rousseff.

Professores de Severiano Melo estão em Greve

..
Os professores da rede municipal de Severiano Melo estão em greve desde a última segunda-feira. Segundo a presidente do sindicato, Professora Emirene,  faz tempo que a categoria busca  negociar reajuste do Piso e Carreira, mas não obteve respaldo da gestão. A greve não tem tempo para terminar.

Sisutec divulga resultado hoje

 
A lista dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) será divulgada hoje (14). Os candidatos podem consultar no site do programa o resultado da primeira fase, que também pode ser verificado nas instituições participantes ou pelo telefone 0800-616161, opção 8. Os selecionados devem estar atentos para a matrícula, que deve ser feita nesta quinta e sexta-feira (15 e 16).  
O candidato selecionado pelo Sisutec deverá conferir, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para matrícula. Aqueles que perderem o prazo, perderão a vaga. A segunda chamada ocorre no dia 19, com matrícula no dia 20. A partir do dia 22 de agosto, as vagas que não forem ocupadas no processo seletivo serão oferecidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Agencia Brasil/ Blog A Tromba

13 de agosto de 2013

Câmara e Senado tentam tornar rápida a aprovação de mais dinheiro para a saúde


Câmara e Senado tentam tornar rápida a aprovação de mais dinheiro para a saúde
Foto: Agência Senado
A garantia de mais recursos para a área de saúde pode sair antes do esperado. Pelo menos dois projetos tramitam no Congresso Nacional prevendo que o governo destine uma parcela extra dos recursos federais para a área. Uma das propostas, que está na pauta do plenário do Senado, define que 10% do Produto Interno Bruto (PIB) sejam investidos em saúde pública. Na Câmara, o texto foi apresentado por proposta de iniciativa popular, depois de reunir quase 2 milhões de assinaturas de pessoas favoráveis a destinação de 10% das receitas correntes brutas do governo em ações e serviços públicos de saúde. Segundo a Agência Brasil, a ideia de um grupo de senadores é reunir as duas propostas e analisar os textos em uma tramitação paralela, ou seja, enquanto os deputados analisam a matéria, o Senado inclui as sugestões da população ao projeto que deve ser votado nos próximos dias. 
“Com isso não precisa haver revisão”, explicou o senador Humberto Costa (PT-PE), que lidera o movimento. Se a sugestão for acatada, os parlamentares não vão precisar esperar que o projeto passe por toda a tramitação normal em cada uma das casas. Humberto Costa disse que todos reconhecem a necessidade de destinar mais recursos para melhorar a saúde pública do país, inclusive o governo. Ainda assim, o petista sabe que o Executivo tem algumas resistências à matéria, como o receio de um engessamento do orçamento e a indicação de uma fonte dos recursos.
Bahia Noticias/ Blog a Tromba

Levantamento nacional mostra que Natal e mais 10 capitais brasileiras descumprem a lei e negam tempo livre aos professores

Levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo e publicado na edição de hoje, mostrou que Natal está entre as 11 capitais brasileiras que descumprem a lei que fixa condições mínimas aos professores de escolas básicas públicas. A legislação exige carga horária de 40 horas para os professores e exige que o docente permaneça 1/3 do período fora das aulas, para preparação de atividades, por exemplo.
No entanto, na capital potiguar e em Belém, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Maceió, Manaus, Recife, Salvador, São Paulo e Vitória essa determinação não é cumprida.
Já na análise salarial, a pesquisa da Folha mostra que o professor de Natal ganha o quinto melhor salário entre as capitais. Para uma jornada de 40 horas o pagamento é de R$ 2.668.
Anna Ruth Dantas

Quatro emissoras pretendem bancar concorrente do Ibope


Gfk, empresa concorrente do ibope

A GFK, empresa alemã concorrente do Ibope, parece estar cada vez mais próxima de chegar ao Brasil.
De acordo com a coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez na Folha, quatro emissoras brasileiras pretendem bancar a empresa no Brasil. Record, SBT, Band e RedeTV! devem se reunir nos próximos dias com os representantes da empresa para negociar a divisão de custos. As conversas já acontecem desde dezembro de 2012.
O GFK já está em mais de cem países e oferece uma amostragem de pesquisa 35% maior que a do Ibope, já que eles trabalham com mais aparelhos instalados nas residências para medir a audiência.
A intenção é de que os contratos sejam assinados ainda este ano e que a empresa começar a funcionar já no inicio do próximo ano.
Com informações do Almanaque da TV e Blog a Tromba

Sisutec encerra inscrições; primeira chamada será divulgada na quarta

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) vai divulgar a primeira chamada de aprovados nesta quarta-feira (14). As inscrições para a primeira edição do processo seletivo de cursos técnicos foram encerradas na noite de segunda-feira (12).

De acordo com balanço parcial divulgado pelo Ministério da Educação, até as 18h – seis horas antes do fim do prazo – o Sisutec registrava 345.352 candidatos e 663.510 inscrições — cada estudante podia fazer duas opções de curso.

Os candidatos vão concorrer a 239.792 vagas gratuitas oferecidas pelo governo em cursos técnicos em diversas áreas. Cada candidato pode fazer duas opções de cursos.

12 de agosto de 2013

Dois oficiais da FAB morrem em acidente com avião da Esquadrilha da Fumaça

Dois oficiais da FAB morrem em acidente com avião da Esquadrilha da Fumaça
Foto: Divulgação
Os capitães-aviadores João Igor Silva Pivovar e Fabricio Carvalho morreram na manhã desta segunda-feira (12), em um acidente com uma aeronave A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea, usada nas apresentações da Esquadrilha da Fumaça. No momento do acidente, que aconteceu durante uma missão de treinamento, o avião estava próximo à pista da Academia da Força Aérea, em Pirassununga, no interior de São Paulo. Por meio de nota, o Comando da Aeronáutica lamentou o ocorrido e informou que as duas vítimas morreram no local, após acionarem o sistema de ejeção. As causas ainda são apuradas pelo Comando da Aeronáutica, informa a nota assinada pelo brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, chefe do Centro de Comunicação Social da Força.
Bahia Notícias e Blog a Tromba

Professores decretam greve por tempo indeterminado

Os professores da rede estadual de ensino confirmaram as expectativas e decretaram greve na manhã desta segunda-feira (12), durante assembleia da categoria na Escola Estadual Winston Churchill, em Natal. Os professores têm nove pontos em pauta de reivindicações ao Governo do Estado. Aulas já estão suspensas.
Professores decretam greve por tempo indeterminado

Os professores da rede estadual de ensino confirmaram as expectativas e decretaram greve na manhã desta segunda-feira (12), durante assembleia da categoria na Escola Estadual Winston Churchill, em Natal. Os professores têm nove pontos em pauta de reivindicações ao Governo do Estado. Aulas já estão suspensas.

O deputado Fernando Mineiro (PT), que tem acompanhado e apoiado a luta da categoria, também esteve presente na assembleia. "Espero que o Governo tenha sensibilidade e abra canais de negociação", disse.

http://www.mineiropt.com.br/noticias-30318#.UgkDsm20o2w

O deputado Fernando Mineiro (PT), que tem acompanhado e apoiado a luta da categoria, também esteve presente na assembleia. "Espero que o Governo tenha sensibilidade e abra canais de negociação", disse.
Fonte: mineiropt.com.br

Ladrões levam armas da Delegacia de Água Nova

 
Conforme publicou na manhã de hoje (12), o www.aguanovanews.com , informa que a Delegacia de Policia de Água Nova foi invadida durante a madrugada de hoje (12).  por elementos ainda não idenficados e sem conhecimento do paradeiro dos ladrões.
As informações do site é que os indivíduos roubaram um par de algemas e duas pistolas, sendo uma de calibre 380, outra de ponto 40.

Abono salarial 2013-2014 começa a ser pago amanhã

 

O abono salarial referente a 2013-2014, concedido a trabalhadores que ganham até dois salários mínimos (R$ 1.356), começará a ser pago amanhã (13). O prazo para a retirada do valor (atualmente, R$ 678) vai até 30 de junho de 2014. Os saques do abono do ano passado terminaram em junho. A estimativa é que tenham sido gastos mais de R$ 11,5 milhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) com os mais de 20,7 milhões de pagamentos de 2012.
O calendário de pagamento do abono é feito de acordo com o número de inscrição do trabalhador no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Os que têm inscrição com os finais 0 e 1 começam a receber amanhã; com os finais 2 e 3, no dia 20; com os finais 4 e 5, no dia 27. Em setembro, começam a ser pagos os abonos das inscrições terminadas em 6 e 7 (a partir do dia 3) e os em 8 e 9 (dia 10).


Os requisitos para ter direito ao abono são: rendimento mensal até dois salários mínimos, informações atualizadas na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), cadastro no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos e carteira assinada ou nomeação para cargo público durante, pelo menos, 30 dias no ano em questão.
Para sacar o abono, o trabalhador deverá ir às agências da Caixa Econômica Federal (no caso do PIS) ou do Banco do Brasil (no caso do Pasep) com documento de identificação com foto e número de cadastro no programa. A quantia também pode ser sacada em caixas eletrônicos, lotéricas ou postos do Caixa Aqui por meio do Cartão Cidadão e senha cadastrada.
  Talita Cavalcante


INSS amplia prazo para renovação de senha e comprovação de vida de aposentados e pensionistas


 

As instituições financeiras terão até o dia 28 de fevereiro de 2014 para finalizar o processo de comprovação de vida e renovação de senha dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético. Segundo o INSS, a prorrogação do prazo se faz necessária porque dos 30,7 milhões de beneficiários, 9,4 milhões ainda não atenderam à convocação para fazer a renovação da senha.
As mudanças estão sendo implementadas pelas instituições financeiras pagadoras de benefícios desde maio de 2012. O beneficiário que já compareceu à agência bancária para fazer o cadastramento não precisa fazê-lo de novo, informou o INSS. O instituto divulgou ainda que, ao ser convocado, o beneficiário deve ir até a agência bancária levando um documento de identificação com foto (carteira de identidade, Carteira de Trabalho, carteira de habilitação, etc). Caso esteja impedido de ir à agência bancária, o beneficiário deve fazer a prova de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.“Os segurados que residem no exterior também podem fazer a prova de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido por consulado”, informou o instituto.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Todos os mais de 30 milhões de beneficiários deverão efetuar anualmente a renovação de senha/prova de vida. Caso os beneficiários que recebem por meio de crédito em conta-corrente, poupança ou cartão magnético e que não fizeram a renovação de senha e prova de vida terão os créditos bloqueados pelo INSS.
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) lembra que aprova de vida é um importante procedimento no combate a fraudes e inconsistências no pagamento de benefícios. “Os bancos investiram e empenharam todos os esforços para que o processo transcorra de forma organizada, sem causar transtornos à população”, informou a federação. Os bancos que têm tecnologia para fazer a identificação biométrica poderão utilizá-la.
Edição: Aécio Amado

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !