10 de agosto de 2013


Servidores Municipais debatem Assedio Moral no trabalho

     (da esquerda para direita) Rosineide,Wésia,Nina,Paulo Moisés e Anatania

Aconteceu na manhã desse sábado,no centro de cultura " Escravo Jacó" na cidade de Luiz Gomes o Seminário sobre Assédio Moral no trabalho, promovido pela coordenação da Fetam no Pólo Alto Oeste II . O evento contou com representação dos municípios de Marcelino Vieira,Água Nova,Caraúbas,José da penha e Luís Gomes. Esteve presente também a coordenadora do Pólo Alto Oeete I-Fetam,Wésia Nogueira e ainda a vice presidente da FETAM Francisca Luzia(Nina) e Paulo Moisés assessor jurídico da referida entidade, os dois foram responsáveis pela exposição do tema.


         (de pé) Luciano Pinheiro - presidente do sindicato de Luís Gomes
      Palestrante do tema - Francisca Luzia(Nina) vice presidente da Fetam/RN


Dilma recupera popularidade, diz Datafolha




O índice dos que consideram o governo ótimo ou bom subiu de 30% no final de junho, no auge dos protestos, para 36% agora.

A aprovação a Dilma é maior entre os mais pobres. Entre os que ganham até dois salários mínimos, 41% aprovam o governo.

Entre os mais ricos, aqueles que ganham acima de dez salários mínimos, a aprovação tem o menor índice (29%), mas foi nessa faixa que Dilma teve o maior crescimento entre aqueles que consideram a sua gestão ótima/boa. O aumento foi de oito pontos percentuais.

O ápice da aprovação de Dilma ocorreu em março, quando 65% consideravam a sua gestão ótima ou boa.

Na pesquisa deste mês, o índice dos que julgam o seu governo ruim/péssimo variou de 25% para 22% e aqueles que o consideram regular oscilou de 43% para 42%.



O Datafolha mostra que estancou o movimento dos que acreditam que a inflação vai aumentar. Entre o final de junho e agosto, esse índice oscilou de 54% para 53%. O pessimismo com a inflação estava em crescimento desde dezembro do ano passado.
 nominuto.com/Blog A Tromba

9 de agosto de 2013

Conheça os vencedores da 2ª Mais Bela Voz Infantil de Água Nova

 Natalia(1º lugar) recebendo o premio da secretária de Assistência social Tássia Rochelle
 Amilly Marinho(2º lugar) recebendo o premio das mãos da cantora Luciléia
Mayara(3º lugar) recebendo o premio da professora Elizângela Felipe

Cliks do evento que elegeu na noite de hoje a mais Bela Voz Infantil de Água Nova.
  professor Zivanilson-apresentador do concurso
    Jurados : Elizângela Felipe,Luciléia,Tassia e Jônatas
                                           Corrinha _organizadora do evento
                                                           Felipe e Marcikely
                                         Corrinha e Laura  (dueto de abertura)
                                      público presente
                                     Henrique em sua apresentação
                                                Francisco Diassis
                                          Jordânia
                                       Natália voz e Olávio violao
                                          Mayara em seu momento
                                           Natalia e Corrinha
                                        Lizandra,Raynara, Jônatas  e Domilson
                                              Final do concurso - Olavio e Natália
                                                   Tobias França
                                                       Marcelino Ferreira


Mais bela voz infantil segunda edição de Água Nova

Vai começar  as 19horas dessa sexta feira no Mercado Público Em Água Nova,  a segunda edição da mais bela voz infantil. A organização do evento fica por conta da comissão da Capela de São Francisco de Assis. A professora Socorro França é a coordenadora geral do Festival. O Blog a Tromba estará fazendo a cobertura da Festa através da Professora Rosineide que clicar os melhores momentos.

Mais uma baixa no DEM do RN

HENRIQUE E GARIBALDI DEFINEM FILIAÇÃO DE FAFÁ ROSADO NO PMDB.


A ex-prefeita Fafá Rosado, (DEM), acertou seu ingresso no PMDB.
Os detalhes da filiação teriam sido acertados, em reunião da mesma com o presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves e o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, em Brasília.
O encontro contou também com o deputado estadual, Leonardo Nogueira, marido de Fafá.
Falta apenas o anúncio oficial que deverá acontecer com grande festa em Mossoró.
Fafá dava sinais de ingressar no PR ou PV, no entanto, o PMDB foi a escolha e agora está preparada para içar mais um voo na vida pública. E la deverá ser çançada a candidata a deputada Federal em 2014.

Fonte: Baraúna em Dia/Rn Política e Blog a Tromba

Agentes penitenciários fecham BR 101 em protesto pela morte de colega em serviço

Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte realizaram um ato de protesto, no final da manhã desta sexta-feira (9), após o agente Maxwell André Marcelino, de 44 anos, ter sido assassinado no exercício da profissão. Ele foi vítima de uma emboscada, durante a tentativa de resgate de um preso, na cidade de Parnamirim.

Na manhã de hoje, após saírem do velório de Maxwell, dezenas de agentes penitenciários foram até o trecho da BR 101 próximo ao Centro Administrativo do Estado, nas imediações da passarela de Potilândia. Eles fecharam a via por alguns minutos, formando uma espécie de corda humano.

O objetivo da categoria, de acordo com Vilma Batista, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (Sindasp-RN), é chamar atenção da sociedade para as condições em que esses profissionais têm que trabalhar. Além do baixo efetivo, a categoria sofre há vários anos com a falta de material e condições de trabalho.

“Para se ter uma ideia, nós temos 914 agentes em todo o Estado, porém, são disponibilizados apenas 100 coletes à prova de balas. A morte do agente Maxwell é a prova concreta da falência do Sistema Penitenciário potiguar. Infelizmente, perdemos um amigo, um pai de família e um profissional exemplar. Tudo isso por culpa da inércia dos governantes, que nada fazem para melhorar a segurança pública”, destaca Vilma Batista.

Ela cita que estudos de universidades conceituadas em vários países comprovam que o trabalho de agente penitenciário está entre os mais arriscados. “No entanto, parece até que é o contrário, pois nós somos a categoria menos valorizada pelos governantes. Basta entrar em um presídio e é possível ver que vivemos como se estivéssemos às margens da sociedade”, completa.

O protesto realizado pelos agentes penitenciários também tem como foco cobrar da Secretaria Estadual de Segurança Pública a prisão dos demais envolvidos na tentativa de resgate que resultou na morte do agente Maxwell. Até o momento, uma adolescente de 16 anos foi apreendida e confessou a participação, mas pelo menos outros três homens participaram da ação e estão foragidos.

Cidade News Itaú/V&C artigos e Blog a Tromba

Dilma respondeu indagações da Imprensa Gaúcha nessa sexta


9197
A presidenta Dilma Rousseff negou nesta sexta-feira, em entrevista a emissoras de rádio do Rio Grande do Sul, estar em campanha pela reeleição em 2014. "Não estou pronta para o discurso da campanha, estou pronta para defender o meu governo", disse a presidente.
Novamente indagada sobre as eleições, a presidente disse que "o resto tem de fazer campanha, porque quer o meu lugar". "Eu estou exercendo o governo e a troco de que eu vou fazer campanha?", indagou. "Eu quero governar", completou a presidente, ratificando que pensa apenas no presente e no seu governo. "Eu estou preparadíssima para 2013 e para governar até 31 de dezembro de 2014", concluiu.
Agencia Estado e Blog a Tromba

Comandante nega que PM morta tenha denunciado colegas

Comandante nega que PM morta tenha denunciado colegas
Foto: Reprodução
O coronel Wagner Dimas, comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, voltou atrás em sua afirmação de que a cabo Andreia Regina Pesseghini teria denunciado a ligação de PMs com roubos a caixas eletrônicos. Dimas disse à Corregedoria da corporação que se perdeu durante a entrevista concedida na quarta-feira (7) à Rádio Bandeirantes. Segundo a Polícia Militar, a policial, que trabalhava no 18º BMP, não participou de qualquer denúncia. Andreia, seu marido (sargento da Rota), seu filho, sua mãe e uma tia foram encontrados mortos em casa na última segunda-feira (5). A versão das polícias Civil e Militar é de que o filho do casal de PMs, Marcelo Eduardo Pesseghini, de 13 anos, teria matado a família e cometido suicídio. 
Bahia Notícias e Blog a Tromba

Deputada Fátima Bezerra fala da crise do governo Rosalba


 
A deputada Fátima Bezerra (PT) ocupou a tribuna da Câmara essa semana para dar conhecimento ao Brasil do que acontece no RN. Para a deputada, o governo do Estado acabou antes do fim e essa constatação, segundo a deputada, está nas palavras do secretário de Planejamento, Obery Rodrigues, que na semana passada declarou: “o Estado perdeu a condição de financiar os serviços públicos fundamentais e nem consegue pagar seus credores”. Segundo a deputada, “quando uma declaração dessa magnitude sai da boca de quem deveria planejar e cuidar das finanças do estado e está desde o primeiro dia no governo Rosalba, fica a indagação: o que será da população até o final desse desastre?”.

Fátima Bezerra lembrou, durante o pronunciamento, a ida da Governadora à Assembleia Legislativa este ano. “Rosalba disse, no discurso, que era o momento de reconstruir e avançar. Quero dizer que o governo inclusive tem se especializado em gastar muito com propaganda enganosa, diga-se de passagem, porque, na verdade, o mundo cor-de-rosa que a governadora Rosalba, que o governo do Democratas tem pintado na televisão contrasta profundamente com a situação de angústia, com o descalabro que tomou conta o RN”, lamentou. 


A deputada acredita que a crise se agravou quando “a governadora num arroubo de arrogância e desrespeito acusou o Tribunal de Justiça e o Ministério Público de agirem como filhos sem mesada, por essas instituições questionaram os cortes nos seus orçamentos feitos unilateralmente pelo Poder Executivo”. Parlamentar entende que “a reação do Poder Judiciário e do Ministério Público pode ser a mesma do cidadão que passou os últimos dois anos e meio assistindo a propaganda enganosa do governo falar que as finanças estavam sendo saneadas”.


Parlamentar destacou a situação dos servidores. “É tão grave, tão grave que neste exato momento os servidores públicos estão ameaçados de não ter o salário de outubro pago em dia”.


Fátima Bezerra destacou a iniciativa do juiz da comarca de Currais Novos, Marcus Vinícius Pereira Jr, que decidiu bloquear todos os recursos do Estado destinados à propaganda institucional e transferi-los para a Saúde pública, bem como o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) que apresentou denúncia ao Ministério Público, na qual demonstra que o Executivo estadual vem descumprindo determinação constitucional que assegura o emprego de no mínimo 25% do orçamento estadual em educação. “São ações de quem está vigilante aos desmandos de quem deveria ter responsabilidade”, reforça a deputada.


“Esse Governo, que se elegeu debaixo de tantas expectativas e de tantas promessas, tem que apontar saídas para esse descontrole do ponto de vista político e administrativo que se instalou no RN. E quem está ‘pagando o pato’ é o povo, que não merece isso. Cabe a governadora, seus secretários, sua base política na Assembleia Legislativa e os seus aliados políticos apresentem uma solução para os problemas que se acumulam, pelo bem da população do nosso Rio Grande do Norte". Finalizou.
--
Assessoria de Imprensa/ Blog A Tromba

Sala de Atendimento ao Cidadão começa a funcionar em todo MPF


Entrou em funcionamento nesta quinta-feira, 8 de agosto, a Sala de Atendimento ao Cidadão no Ministério Público Federal, responsável por atender o público em geral, inclusive os advogados. Pela internet, os interessados poderão solicitar informações, além de denunciar irregularidades. O link de acesso está disponível no site www.prrn.mpf.mp.br.
A implantação da Sala de Atendimento traz a vantagem de disponibilizar, em um só lugar, uma porta de entrada para solicitações, reclamações e denúncias. Além da versão online, o cidadão também pode buscar o atendimento presencial, na sede da Procuradoria da República no Rio Grande do Norte, em Natal (localizada na avenida Deodoro, 743, Natal) e nas sedes das Procuradorias da República nos Municípios de Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e Assu (essa última funcionando provisoriamente em Mossoró).

informação: jusbrasil /Blog A Tromba

Confira o resultado da Mega-Sena do dia 08/08/2013


..

O sorteio de número 1519 da Mega-Sena foi realizado nesta quinta-feira, 8 de agosto, na cidade de Itabira (MG). A arrecadação do sorteio dessa quinta-feira (8) foi de R$ 26.494.284,00 de acordo com a Caixa.
As dezenas sorteadas na Mega-Sena número 1519 foram 05 – 06 – 15 – 23 – 56 -59
Nenhum apostador acertou as seis dezenas e o prêmio acumulou. 72 pessoas acertaram a quina e vão levar R$ 21.543,33. A quadra foi feita por 5.866 pessoas. Cada uma vai ganhar R$ 376,46
O sorteio anterior, realizado na última terça-feira (6) na cidade de Brasil (DF), teve um ganhador. O próximo sorteio será realizado no sábado (10).

EBC/ Blog A Tromba

8 de agosto de 2013

Anatel reduz tarifa e ligação entre operadoras diferentes

O presidente da Anatel João Rezende anunciou que a tarifa de interconexão vai cair de R$ 0,32 para R$ 0,10
presidente da Anatel João Resende
 As ligações de fixo para telefones móveis e entre celulares de operadoras diferentes podem ficar até R$ 0,22 mais baratas até outubro, o que representaria uma redução de 68,7%. O  presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, afirmou que a tarifa de interconexão, cobrada nesse tipo de ligação, pode cair para R$ 0,10, até o dia 31 de outubro. A tarifa atual custa R$ 0,32 e é paga pela operadora que origina a chamada à prestadora que recebe.

Charge do Dia por Ivan Cabral

ADUERN tem nova direção

A Comissão Eleitoral, que coordena o pleito para escolha da diretoria da ADUERN gestão 2013/2015, divulgou, nesta quinta-feira, 8, os resultados oficiais da eleição realizada durante o dia de ontem. Com uma votação expressiva, a chapa “Autonomia e Valorização Docente” foi eleita e comandará a entidade pelos próximos dos anos. A chapa obteve 95,5% dos votos dos eleitores que compareceram às urnas em todo o Estado.

O professor Paulo Davi, presidente da Comissão Eleitoral, avalia que as eleições transcorreram de forma tranquila. “A chapa eleita obteve quase a totalidade dos votos. Agora o resultado deverá ser apresentado em assembleia, marcada para a próxima terça-feira, para homologação”, esclarece.

A chapa eleita é composta pelos professores Valdomiro Morais, do departamento de Física, como presidente; João Freire, do departamento de Ciências Sociais, como vice-presidente; Geraldo Carneiro, do departamento de Filosofia, como secretário; Rosimeiry Rodrigues, do departamento de Direito, como secretária-adjunta; Simone Cabral, do departamento de Educação do Campus Avançado de Pau dos Ferros, como tesoureira; Socorro Batista, do departamento de Educação, como tesoureira-adjunta; Luciana Dantas, do departamento de Educação do Campus Avançado de Patu, como diretora de Cultura; Emílio Soares, do departamento de Letras Estrangeiras, como diretor-adjunto de Cultura; e os professores aposentados Felipe Caetano e Adalzira Nunes, como diretor e diretora-adjunta do setor de Aposentados, respectivamente.

O professor Valdomiro Morais destaca que a votação atendeu a expectativa com relação à participação dos professores tanto no debate anterior ao pleito quanto no dia da eleição. “Foi muito positivo. Mesmo sendo chapa única, o que já representa o consenso dos professores, promovemos uma discussão muito boa com relação aos anseios da categoria. Agradeço o voto de confiança depositado na chapa e renovo o compromisso de caminharmos juntos na construção de uma ADUERN ainda mais forte e uma UERN que ofereça melhores condições de trabalho para os docentes”, afirma.

A posse da diretoria gestão 2013/2015 será realizada em Assembleia Geral Ordinária, no dia 11 de setembro, às 20h, na sede da ADUERN em Mossoró. Logo após, será servido um coquetel para os presentes por ocasião da comemoração da posse e do aniversário de 33 anos da ADUERN. 

infrmações: site Aduern/ Blog A Tromba

Homenagem do Blog a aniversariante do dia Ana Cristina


"Eu penso, reflito e analiso
Sou um ser em constante mutação
Sou “Eu Mesma”, mas não sou “Sempre a Mesma”
Não sou normal, pois ser normal é chato
É repetitivo, e EU gosto de transformações
Gosto de olhar por vários prismas e
Mudar de opinião, de gosto, etc.
A mudança não é somente física,
Mas também é abstrata e intrínseca
A beleza e juventude se vão
Mas o conteúdo da alma permanece ...” 

Vida Longa a Ana Cristina( Aninha)!

Municipais Organizam Palestra Sobre Assédio Moral no Trabalho


A direção do Pólo Alto Oeste II - FETAM, está organizando para o próximo sábado(10) no município de Luís Gomes,um debate sobre Assedio Moral no Trabalho,os palestrantes são a professora Francisca Luzia(Nina),vice presidente da Fetam  e o assessor jurídico do polo II Paulo Moisés de Castro.

92% dos brasileiros defendem reforma política via iniciativa popular

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o Instituto Atuação e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgaram pesquisa encomendada ao IBOPE que mostra que 92% dos brasileiros acreditam que a reforma política deva ser realizada com iniciativa popular. “A sociedade quer reforma política e já em 2014 – o que está ao nosso alcance. Com a cidadania se fazendo ouvir no Parlamento, tudo é possível, especialmente com uma iniciativa apartidária com alicerce de dezenas organizações da sociedade civil”, defende Marlon Reis, coordenador do MCCE, uma das entidades, junto com Instituto Atuação e OAB, à frente do Eleições Limpas (www.eleicoeslimpas.org.br), único projeto de reforma política via iniciativa popular.
Com informações de Anna Ruth Dantas e Blog a Tromba

Procurador Geral da República dá parecer pela cassação de Roseana Sarney

PGR dá parecer pela cassação de Roseana Sarney
Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, deu parecer pela cassação do mandato da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), e de seu vice, Washington Luiz Oliveira (PT) por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2010. O processo foi movido pelo ex-governador José Reinaldo Tavares, que disputou as eleições para o Senado em 2010, e tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As investigações mostraram que o governo do Estado intensificou a celebração de convênios e aumentou o repasse de recursos para os municípios do Estado às vésperas das eleições de 2010, "especialmente no mês de junho e nos três dias que precederam a convenção" em que Roseana foi lançada candidata à reeleição. Conforme dados do parecer, nos três dias antes da convenção, foram firmados 670 convênios, cujo valor superou R$ 165 milhões para diversos municípios do Estado. Os convênios eram firmados em tempo recorde, conforme o MP, e serviriam para financiar pavimentação de ruas, construção de quadras e distribuição de casas populares. "No prazo de dois dias, eles eram assinados, publicados no órgão oficial e o dinheiro creditado na conta do município, cujos saques, de acordo com notícia nos autos, eram feitos em espécie, diretamente na boca do caixa", afirmou Gurgel no parecer. O processo contra Roseana aguardava o parecer para ser julgado pela Justiça Eleitoral. Não há prazo para que o caso seja levado ao plenário da Corte.
Agencias.

7 de agosto de 2013

Inscrições do Sisutec começaram ontem

Começaram ontem (6) e vão até o próximo dia 12 as inscrições no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), lançado nessa segunda-feira pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14, com matrículas nos dias 15 e 16. São oferecidas 239.792 vagas gratuitas em cursos técnicos.

A exemplo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a oferta de vagas e a seleção dos inscritos serão feitas pela internet, no endereço http://sisutec.mec.gov.br.

Fetam lança programa de rádio

A Federação dos Trabalhadores em Administrção Municipal do Rio Grande do Norte - FETAM, em parceria com Sindicato de Mossoró-SINDISERPUM, farão na próxima sexta-feira(9)  o lançamento do programa de rádio "Conversa com os Servidores".O programa irá ao ar todo sábado de 10h às 12h na rádio 98 FM. Os dirigentes das respectivas entidades convidam a todos para o evento de lançamento.

Confira o resultado da Mega-Sena do dia 06/08/2013


 

O sorteio de número 1518 da Mega-Sena foi realizado nesta terça-feira, 06 de agosto, na cidade de Brasília (DF). A arrecadação do sorteio dessa terça-feira (06) foi de R$ 17.340.232,00 de acordo com a Caixa.
As dezenas sorteadas na Mega-Sena número 1518 foram 08 – 09 – 28 – 41 – 48 - 55.

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !