12 de janeiro de 2013

A escassez de água no município de Água Nova é notícia na mídia

O Rio Grande do Norte tem 12 cidades que dependem exclusivamente da água trazida pelos carros-pipa. A  maioria está na região do Alto Oeste. São elas: Luís Gomes, Riacho de Santana, Água Nova, Pilões, João Dias, Antônio Martins, Olho D'água dos Borges, Serrinha dos Pintos, Doutor Severiano, Equador, Carnaúba dos Dantas e São José do Seridó.  Ontem, o Governo do Estado reconheceu a paralisação dos sistemas nesses municípios. Na quinta-feira (10), a Secretaria de  Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) informou que eram seis cidades nessa situação.
A escassez de água afeta diretamente as zonas rurais de 122 municípios no Estado, ou seja, 73% das cidades potiguares. Essa é considerada a pior estiagem dos últimos 30 anos. Na Operação Pipa, o Governo do Estado atende 28 cidades e o Exército, outras 94. A Defesa Civil do RN contratou 31 carros-pipa que distribuem água para a 26.727 pessoas. Já o Exército atua com 246 carros-pipa e beneficia 199.198 pessoas.

Ontem, o Governo do Estado divulgou as ações que estão sendo realizadas para o enfrentamento da estiagem. Uma dessas soluções é o monitoramento dos mananciais de abastecimento. Obras estruturantes, monitoramento de mananciais e a busca de fontes alternativas de abastecimento completam as ações.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, 12 poços foram perfurados na cidade de Luís Gomes, que também recebe o reforços de carros-pipa. A previsão é que sejam perfurados mais 52 poços, até fevereiro, principalmente na Região do Alto Oeste que apresenta a situação mais crítica. A Região do Seridó começa a apresentar cidades com colapso de abastecimento.

Estão sendo feitas 700 barragens subterrâneas sob a responsabilidade do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Outras duas mil barragens estão previstas. A Caern, juntamente com a Semarh e o Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), trabalha para a busca de novas fontes de abastecimento e no planejamento para eventuais necessidades de racionamento.

Para as cidades de Olho D'água dos Borges, Francisco Dantas e Doutor Severiano, estas duas últimas em situação de alerta, os técnicos da Caern estudam novas fontes alternativas de abastecimento. Na barragem Passagem das Traíras, na Região do Seridó, já houve fechamento para o melhor planejamento do uso da água. O primeiro trecho da Adutora do Alto Oeste, com 70 quilômetros de extensão, que atende as cidades de Luís Gomes, Major Sales, Água Nova e Rafael Fernandes, está em teste.

Com a conclusão dos serviços observados durante os testes, a adutora passa a funcionar normalmente neste trecho. Gilberto Jales explica que medidas foram tomadas antes mesmo da confirmação da estiagem. E neste momento, segundo o secretário, a situação está sendo acompanhada de perto.  "As soluções serão dadas caso a caso", afirma.

informações do Blog JP 

Sisu bate recorde com mais de 1,9 milhão de estudantes inscritos

 As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) foram encerradas às 23h59 de sexta-feira. Segundo balanço divulgado neste sábado, inscreveram-se 1.949.958 candidatos. Ao todo foram registradas 3.801.894 inscrições, já que cada candidato podia fazer duas opções de curso.
De acordo com o ministério, o número de inscritos neste ano é recorde. No ano passado o Sisu teve 1.757.399 de candidatos inscritos.

Nesta edição do Sisu a oferta chega a 129.319 vagas em 3.752 cursos. São 101 instituições públicas de educação superior que selecionam estudantes por meio do Sisu neste primeiro semestre.

A primeira chamada de selecionados está prevista para esta segunda-feira. Os convocados devem fazer a matrícula entre os dias 18 e 22 deste mês. A segunda chamada será divulgada no dia 28, com matrículas de 1º a 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera para concorrer a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro.

Concorrem às vagas aqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e obtiveram nota na redação acima de zero.
(Agência Brasil)

Vários Jornais do mundo reunidos no mesmo site gratuitamente


jornais

São mais de 100 periódicos que estão ao seu alcance. Os  principais jornais de vários países importantes do mundo  estão agora  reunidos  em um único site. Para voce ter acesso basta ter internet e acessar  o site http://kiosko.net 

Saiu o resultado do concurso público da cidade de Viçosa


A empresa que realizou o concurso público da cidade de Viçoso no último dia 16 de dezembro divulgou essa semana o resultado. Para ver o resultado preliminar do concurso clique aqui
 
 

Serviço de entrega rápido de mercadorias vai chegar as cidades do interior



A partir da próxima segunda-feira (14), começa a funcionar serviço de entrega rápida de mercadorias e documentos em 1 mil cidades de porte médio em 17 estados de todas as regiões do país.
O Sedex 12, ofertado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), prevê a entrega da encomenda até as 12 horas do primeiro dia útil seguinte à postagem. Algumas cidades que terão o serviço são Cachoeirinha (RS), Crato (CE) e Petrolina (PE). A lista completa será divulgada pela empresa na segunda-feira. Na Região Norte, vai funcionar somente no Pará.
Os Correios informaram que o valor do serviço vai variar para cada cidade, dependendo da distância e do tamanho do volume. O preço, ainda segundo a empresa, deve ser semelhante ao cobrado pelo Sedex 10, que é R$ 54, e que funciona nas capitais e nas regiões metropolitanas.

11 de janeiro de 2013

Ministério Público abre inquérito para investigar DETRAN de Pau dos Ferros

Em portaria publicada na edição de hoje, 11, do Ministério Público Estadual - MPE, através do promotor, Mac Lennon Lira dos Santos Leite, instaurou um inquérito civil contra o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN/RN), fruto de uma denúncia do senhor Antônio Josenilton Ferreira Pinheiro.

O denunciante deseja que o MPE investigue as dificuldades em obter ficha de atendimentos naquele órgão, após às 9:30hs. E as irregularidades que serão apuradas pelo Promotor, vão, também, pelo tempo excessivo de espera para a realização do atendimento, ausência de digitador para os processos e insuficiência do número de servidores no DETRAN de Pau dos Ferros/RN para atender à demanda diária daquele órgão.

Além de notificar todos os envolvidos no caso, o Promotor determinou que fossem realizadas diligências naquela repartição, em dias e horários diferentes, como forma de identificar estas possíveis irregularidades.

Nas diligências, também deverão ser colhidos nomes e endereços de usuários que, eventualmente, tiverem reclamações a fazer contra o órgão, a fim de serem ouvidos naquela Promotoria de Justiça acerca dos fatos em apuração.

Por fim, nesta mesma portaria, de número 0096/2012, ficou determinado que “notificassem o reclamante para comparecer a esta Promotoria de Justiça a fim de prestar esclarecimentos sobre a senha de atendimento e o comprovante de pagamento anexos a sua reclamação, relativos ao Banco do Brasil da Central do Cidadão, em Pau dos Ferros, uma vez que não ficou claro se sua reclamação também é direcionada contra o Banco”, finaliza a portaria.
Do Blog do JP.

Rosalba termina reunião dizendo que seu governo fará “o maior programa de saneamento básico que o RN já teve”


Essa informação foi publicada  agora a pouco pela jornalista Thaisa Galvão.
De acordo com o que foi conversado com os auxiliares, a governadora encerrou o encontro na expectativa de que agora em 2013 terá menos dificuldades do que nos dois primeiros anos de mandato.
“Precisamos trabalhar em sintonia, mais unidos e integrados para que possamos estar sempre mais afinados e obter excelentes resultados”, cobrou a governadora, no início da da reunião.

“Não vou dizer que este ano teremos mais recursos próprios pra investir, mas, com a garantia das contrapartidas, com recursos que a gente pode trazer, recuperar, conseguir captar lá fora, vão nos dar condições de fazer, por exemplo, o maior programa de saneamento básico que o RN já teve. A meta é chegar ao fim desta gestão com 80% do RN saneado”, falou ela, lembrando que outras obras estruturantes estão em andamento, como adutoras, estradas, reformas em hospitais, e a Escola de Governo Dom Eugênio Salas, que será inaugurada em Março para oferecer cursos que irão qualificar e os servidores públicos do estado.

“Vou focar minha rotina de trabalho começando nas segundas-feiras com visitas a obras em Natal e na Grande Natal. As terças e quartas-feiras ficarão programadas para viagens, principalmente a Brasília, para buscar novos recursos para investimentos. Toda quinta-feira pretendo visitar obras no interior do Estado, e se preciso estender até a sexta-feira. Para conhecimentos de vocês, atualmente existem mais de 140 obras em andamento em todo RN e é meu dever visitar cada uma delas”, informou a governadora, já agendando seus fins de semana mais dedicados a Mossoró.

“A Saúde é uma área prioritária. Já avançamos muito em ações que foram realizadas e que estão sendo realizadas. Mas, a segurança também terá um foco importante. Vamos criar um Plano Estadual de Segurança para os próximos 10 anos”, concluiu a governadora.

Ciro Gomes abandona a política e vira comentarista esportivo

Ciro Gomes deixa política de lado e estreará como comentarista esportivo
Foto: Reprodução
Depois de tentar duas vezes a Presidência da República, sem sucesso, o ex-deputado Ciro Gomes resolveu esquecer a política e apostar na carreira jornalística, pelo menos entre 2013 e 2014. Na próxima quarta-feira (16), ele estréia como comentarista esportivo da Rádio Verdes Mares AM, de Fortaleza. Ciro terá um programa diário de 10 minutos, no qual comentará os preparativos do Brasil para a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo de 2014. O ex-deputado já tinha sido comentarista esportivo, quando morava em Sobral, interior do Ceará, nos anos 1970 e 1980. A trajetória de Ciro Gomes pela política, além das tentativas à presidência, tem passagens como ministro da Fazenda, ministro da Integração Nacional, governador do Ceará, prefeito de Fortaleza, deputado estadual, deputado federal e comentarista político da RedeTV! e TV Cidade de Fortaleza. Em entrevistas recentes, ele disse que “vai dar um tempo na política” e não será candidato a nada em 2014.  
Agencias.

Jornalista Rubem Braga a 100 anos atrás

 Jornalista, bacharel em Direito, correspondente de guerra, diplomata, cronista: este era Rubem Braga, que nasceu em um 12 de janeiro como este, só que há 100 anos atrás. Tido como um dos maiores cronistas da nossa literatura, Braga deixou mais de 15 mil textos que retratavam o dia-a-dia do país. Celebre o centenário poeta da crônica com a gente: http://bit.ly/TOPM3c

Na foto, o jovem Rubem Braga (esquerda) com seu irmão, Newton Braga. Foto: Domínio público
 
Na foto, o jovem Rubem Braga (esquerda) com seu irmão, Newton Braga. Foto: Domínio público
Jornalista, bacharel em Direito, correspondente de guerra, diplomata, cronista: este era Rubem Braga, que nasceu em um 12 de janeiro como este, só que há 100 anos atrás. Tido como um dos maiores cronistas da nossa literatura, Braga deixou mais de 15 mil textos que retratavam o dia-a-dia do país. Celebre o centenário poeta da crônica com a gente: 
EBC Notícias

Crítica BBB: Baixaria com qualidade estética

Reprodução / BBB
O que não falta na televisão são programas em que a baixaria é o prato principal. Por mais que muitos critiquem, o gênero do mundo cão rende audiência e repercussão. O “Big Brother Brasil” é o produto global que atende a esta demanda, a diferença é que na Rede Globo até a baixaria passa pelo Padrão de Qualidade.
Mesmo sabendo que o mote do reality está na quantidade e intensidade dos barracos, a Globo faz questão de mascarar a origem pitoresca do programa. Transmissão em 3D e HD, apresentador com credibilidade intelectual, designer moderno e edição caprichada, estes são alguns dos recursos estéticos utilizados para disfarçar o conteúdo popularesco do “BBB”.
Apesar dos esforços para embelezar a baixaria, às vezes o elenco extrapola os limites do contornável. Na festa da última quarta-feira (09/10), por exemplo, a vodka misturada com a empolgação de estar na Mansão do Projac resultou numa cena de dar inveja ao “SuperPop”, Fani trocou de roupa à beira da piscina enquanto Anamara tapava os seios da amiga com as mãos.
Longe do discurso moralista, assisto ao programa consciente do que ele é e do que pode oferecer. Não há problema em preferir o DNA no “Programa do Ratinho” aos documentários do Discovery Channel. Afinal, é bastante arriscado julgar alguém tendo como base ao que ela assiste.
O intrigante é a postura das emissoras, principalmente a Globo, em não admitir que determinada atração é apelativa. Atitude hipócrita e desonesta. Já que produziu, o correto seria deixar bem claro ao público o que ele vai encontrar naquele produto. A própria Endemol, detentora do formato, não esconde o sensacionalismo intrínseco ao reality. Ver quem quer.
Talvez seja por se sentir enganado que o telespectador no Brasil relute contra o “BBB”, por aqui ele é vendido numa embalagem chique, porém o conteúdo é primo-irmão do “Casos de Família”. Particulamente, nada contra.

Uziel Moreira


Piso salarial de professores será reajustado em 7,97%

Ontem, quinta-feira (10) ,o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou  reajuste de 7,97268% do piso salarial de professores do ensino básico da rede pública brasileira, que abrange educação infantil e nível médio. Com o aumento, o piso salarial para os professores passa de R$ 1.451 para R$ 1.567.
Mas, para o Movimento Sindical, de acordo com a Lei, o Piso Salarial Nacional dos professores para 2013 deveria ser de 1.817,30.O movimento Sindical alega que o MEC descumpre a Lei no seu artigo 5º, paragrafo único desde de sua implantação.

Presidente Dilma Roussef sanciona Lei que proíbe homenagens a exploradores de trabalho escravo

 
 presidente Dilma Rousseff

Sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (11), a Lei 12.781 proíbe homenagens a exploradores de mão de obra escrava. A nova norma, válida a partir desta sexta, modifica artigo de lei sobre homenagens em bens públicos e proíbe que ruas, obras e monumentos sejam batizados com o nome de pessoas condenadas ou que se notabilizaram pela utilização de trabalho escravo. “É proibido, em todo o território nacional, atribuir nome de pessoa viva ou que tenha se notabilizado pela defesa ou exploração de mão de obra escrava, em qualquer modalidade, a bem público, de qualquer natureza, pertencente à União ou às pessoas jurídicas da administração indireta”, diz o texto. Informações do Bahia noticias/ G1.

10 de janeiro de 2013

Riacho da Cruz ganha internet grátis nas praças

A prefeitura de Riacho da Cruz  já  disponibiliza  para a população internet gratuita nas praças. . O Blogueiro Clodoeudes Fernandes, fez referência a essa matéria que foi divulgada pelo o tambem Blogueiro João Moacir, que dá destaque ao assunto no dia hoje.
 
 Rua Principal da cidade de Riacho da Cruz
E conforme  informações, o acesso à rede mundial de computadores pelos cidadãos riacho-cruzenses será possível no horário das 18h às 2h da manhã nas Praças da Avenida Camila de Léllis (Centro da Cidade) e Praça Francisco Mafaldo de Paiva no Bairro Acampamento II.



Municípios recebem hoje primeira parcela do FPM com 15% de reajuste, no comparativo com janeiro de 2012

 
De acordo com os cálculos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios que está sendo creditada hoje chega com um crescimento de 15,9%, em termos reais, em comparação com o primeiro decêndio de janeiro do ano passado. Apesar deste resultado, a CNM explica que o crescimento se deve ao repasse reduzido do início do ano anterior – 2012.

Panorama Político.

Neto maranhão, ex-jogador do Coríntians de Caicó morre em treino em Mossoró

Neto Maranhão entrando no estádio Marizão em 2012 - Foto: Ilmo Gomes
Um fato lamentável aconteceu ontem  pela manhã no futebol potiguar. O volante Neto Maranhão de 28 anos, que jogava no Potiguar de Mossoró, sofreu uma parada cardíaca durante treino no Thermas. Ele foi removido imediatamente para o Hospital Regional de Mossoró, mas não resistiu e veio a óbito.
O jogador que atuou no Corintians de Caicó chegou ao Potiguar por indicação do técnico Gilberto Gaúcho. Ano passado, Neto Maranhão já havia sofrido uma parada cardíaca grave quando atuava no futebol catarinense, mas se recuperou. Na época ele alegou que tudo não havia passado de um susto e que o fato se devia a problemas respiratórios e não cardíacos.
Médicos ainda tentaram remover Neto Maranhão do Hospital Tarcísio Maia para o Wilson Rosado, mas o mesmo não resistiu e faleceu antes de dá entrada naquela casa de saúde.
No Galo do Seridó, Neto jogou o campeonato estadual de 2012 quase todo, saindo dali para o Treze de Campina Grande.  
Fonte: V&C Artigo e Notícia.

Ninguem acertou os números da Mega-Sena

O concurso 1.458 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (9) na cidade de São Paulo (SP), acumulou. O próximo concurso pode pagar R$ 13 milhões para quem acertar as seis dezenas no sábado (12).
saiba mais

As dezenas sorteadas foram: 
02 - 04 - 16 - 33 - 44 - 51.

Assassinaram o advogado Marcelo Roverlando em Apodi

As 22 h 10,  de ontem quarta-feira (09) dois elementos em uma moto alvejaram com tiros de revólver o advogado Marcelo Roverlando Jorge de Moura, que não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.

Estamos aguardando mais informações.


Fonte: Blog do Toinho e Blog de João Moacir

9 de janeiro de 2013

Professora denuncia falta de água no município de Água Nova e mobiliza moradores para assinatura de abaixo assinado

 A professora Daiane Soares está mobilizando os moradores  de Água Nova para a assinatura de um abaixo assinado dirigido a Companhia de água e esgoto do Rio Grande do Norte - CAERN. O objetivo da mobilização, que já toma as redes sociais, como facebook é exigir da Caern o cancelamento das contas de água, já que a maioria dos moradores não tem  abastecimento regular da água.Além desta, há outras reivindicação exposta no documento.
 
 

Torre traçada por Gaudi


Antonio Gaudi, o arquiteto, morreu atropelado por um bonde num dia de junho de 1926 ao atravessar a Gran Via. Evidentemente, estava imerso em seus pensamentos e um tanto surdo, de modo que não viu o bonde número 30 vindo em sua direção. Nem ouviu os transeuntes que, aos gritos, o avisaram.
Era um velho excêntrico em um desbotado terno preto. Seus bolsos estavam vazios (com exceção, segundo um relato, de uma casca de banana), não portava identificação ou dinheiro.

Do Blog do Ailton Medeiros

Nova diretoria da ACERN toma posse nesta 4ª feira

A posse da nova diretoria da ACERN - Associação dos Cronistas Esportivos do Rio Grande do Norte, que tem como presidente eleito o radialista Walfran Valentim Bezerra, será realizada a partir das 20h desta quarta-feira (9). O evento será no Restaurante Piazzale, na Avenida Rota do Sol, em Ponta Negra.
  Acesso RN
O atual presidente da ACERN é Paulo Nogueira da Silva. A gestão tem mandato de quatro anos e o vice de Walfran é o jornalista Washington José.

Diário Oficial traz nessa quarta-feira (09), nomeação de 124 servidores para o DETRAN



O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN/RN) contará com novos servidores. A publicação dos 124 nomes dos aprovados no último concurso público do órgão, realizado em 2010, sai na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (09). A determinação para a publicação foi da governadora do RN, Rosalba Ciarlini, para a Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH).

Concurso Filma Brasil vai unir cinema e sustentabilidade

Concurso Filma Brasil vai unir cinema e sustentabilidade
Podem concorrer pessoas físicas ou jurídicas com ou sem experiência na área. As inscrições vão até o dia 15 de janeiro e devem ser feitas pelo site www.filmabrasil.com

8 de janeiro de 2013

O Blog homenageia o Dia Nacional da Fotografia com imagens da cidade de Natal por Canidé Soares






Hoje é o dia Nacional do Fotógrafo

 No dia Nacional da fotografia ou do fotógrafo (conforme Wikipédia),O Blog homenageia  esses artistas  e suas criações.

Estudantes reclamam da falta do Transporte Escolar

 Ontem a noite cerca de  20 estudantes da cidade de Água Nova,  aguardaram por muito tempo a chegada de um veículo que os  levassem até a cidade de Pau dos Ferros. A maioria universitários que tinham provas no primeiro horário, acabaram perdendo. Outros, tiveram sorte e pegaram carona com uma professora . Essa reclamação foi coletiva e bem em frente a casa do pai da nova prefeita.

Nota do Blog:  A lém da demora do carro,  ficaram  debaixo de chuva e no escuro.

Governo discute medidas para executar racionamento de água na região Alto Oeste

O baixo volume de águas nos reservatórios do estado do RN fez com que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente Recursos Hídricos (Semarh) convocasse uma reunião com a Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN), e o Instituto de Gestão das Águas (Igarn), para discutir medidas de impacto que deverão ser adotadas, nos próximos meses, com o objetivo de minimizar os problemas causados pela falta d'água. Dentre as medidas está o racionamento do abastecimento de água em municípios do Alto Oeste e a instalação de poços que já estão perfurados, mas ainda não estavam em funcionamento.

O secretário estadual de Recursos Hídricos, Gilberto Jales, alertou para a importância do uso consciente da água por parte do consumidor para que o racionamento do fornecimento não tenha de ser estendido a outras regiões do RN. "Essa é a principal medida: o uso consciente, o combate ao desperdício", disse.

A região do Alto Oeste, de acordo com o secretário, é a que se encontra em situação mais crítica em relação ao volume dos reservatórios. Alguns deles estão com menos de 20% da capacidade. É o caso do reservatório Bonito II, no município de São Miguel, que em dezembro estava com apenas 14,82% da sua capacidade. Outros reservatórios estão em situação ainda pior, como o de Olho D'água dos Borges com 8,86% da capacidade, e Lucrécia com 11,29%. No Alto Oeste, o reservatório que está em melhor situação é o de Santa Cruz do Apodi, com 59,37% da capacidade.

Previsão - O setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) divulgou que, para os meses de janeiro a março, as chuvas no semiárido da Região Nordeste do Brasil ficariam entre normais e abaixo do normal. De acordo com o meteorologista Gilmar Bistrot, a previsão não era conclusiva e o quadro vem se revelando mais favorável. A previsão para o inverno de 2013 será concluída em um workshop que será realizado no fim deste mês
blog do JP

Faculdade de Teologia no RN abre inscrições para o Vestibular 2013


A Faculdade Dom Heitor Sales (FAHS), em Natal, abriu inscrições para o Vestibular 2013 destinado a selecionar candidatos para o preenchimento de vagas nos cursos de Teologia (Bacharelado) e Filosofia (Licenciatura). São oferecidas 100 vagas para o curso de Teologia, sendo 50 vagas no turno vespertino e 50 vagas no turno noturno. A FAHS também está disponibilizando 100 vagas para o curso de Filosofia, sendo 50 vagas no turno vespertino e mais 50 vagas no noturno.
 
A taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 (vinte reais) deverá ser depositada na Caixa Econômica Federal ou casas lotéricas em nome do ITEPAN, Agência número 0033-003, conta corrente 2062-6 até o dia 23 de janeiro de 2013.
 
As provas terão questões de língua portuguesa, história, geografia, atualidades e redação e serão aplicadas no dia 26 de janeiro de 2013, às 8h30, na sede da faculdade, na Av. Câmara Cascudo, 390 – Cidade Alta – Natal/RN. []
 
Fonte AcessoRN

7 de janeiro de 2013

Cearense apura desvio de R$ 14 milhões de precatórios no Rio Grande do Norte


Está com o cearense Jorge Hélio, membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o processo relativo a um suposto rombo da ordem de R$ 14 milhões de precatórios na Justiça do Rio Grande do Norte.
Jorge Hélio nada fala sobre o assunto, mas vem aprofundando a investigação que envolveria muito peixe grande potiguar.
(Fot – Paulo Moska)
 Blogs O POVO, Brasil, Ceará, CNJ por Eliomar de Lima

Já saiu o calendário de pagamento do bolsa família 2013


O Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS) divulgou o calendário do bolsa família 2013 com suas respectivas datas de pagamento, em torno de 13,9 milhões de beneficiários do bolsa família poderão realizar seus saques a partir do dia 18 do corrente mês, neste número também tá incluso cerca de 3,4 milhões de famílias beneficiadas com o programa Brasil carinhoso. 

É importante que as famílias que são beneficiadas com o programa que mantenham seus dados do cadastro sempre atualizados, havendo qualquer alteração na família que seja aumento de renda familiar, mudança de endereço, nascimento, mortes e dentre outros o cadastro deve ser atualizado, e não havendo nem uma alteração o mesmo deverá ser feito no prazo máximo de dois anos.
Informações: Blog Marcos Imperial

A única coisa que assusta os políticos mais do que a calvície prematura



Do blog do Ailton Medeiros

DETRAN/RN vai oferecer cursos gratuitos para Motofretistas e Mototaxistas

A Governadora do RN, Rosalba Ciarlini, e o Diretor Geral do DETRAN/RN, Willy Saldanha, assinam nesta terça-feira (8), o Termo de Cooperação do DETRAN com o SETS/SENAT para a realização de cursos gratuitos para Mototaxistas e Motofretistas. A solenidade será realizada às 10h, no auditório da Governadoria. A iniciativa atende ao que determina a Lei Federal 12.009/2009, que regulamentou o exercício das atividades destes profissionais e que impõe a necessidade de aprovação em curso especializado para trabalhar nas funções.
Para se inscrever nos cursos, os interessados devem ter idade mínima de 21 anos, habilitação na categoria “A” há pelo menos dois anos, não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira Nacional de habilitação, decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos. Essas exigências estão delimitadas na Resolução 410/2012 do Denatran.
Os cursos especializados obrigatórios destinados a mototaxistas e a motofretistas terão duração de uma semana, com carga horária total de 30 horas, das quais 25 teóricas e 5 com caráter prático, e serão ministrados por instrutores do Detran, Polícia Militar, SEST/SENAT e Potiguar Honda. A previsão é que as aulas da primeira turma tenham início em fevereiro. As inscrições deverão ser feitas via internet, no site do DETRAN/RN.
CLIQUE AQUI e preencha o formulário de inscrição.
A fonte.

Trabalhos de bordadeiras e rendeiras da cidade de Caicó estarão fazendo parte do figurino da próxima novela da Globo

Foto bastidores gravações - Divulgação/TV Globo

“Parte dos elementos de cena e do figurino da próxima novela da TV Globo, Flor do Caribe, foi adquirida pela equipe no próprio local. O figurino de Ester (Grazi Massafera), por exemplo, foi sendo composto ao longo da viagem com as famosas e tradicionais rendas da cidade de Caicó. Já os adereços cenográficos se misturaram, mesclando objetos garimpados no local com os que vieram do Rio de Janeiro”, informa os bastidores das gravações no portal globo.com/. / Acesso RN

Saiba como se inscrever para disputar as vagas do Sisu


Os interessados deverão acessar  de  7 a 11 de janeiro o site do Sisu – http://sisu.mec.gov.br . Quer saber como se inscrever no Sisu? Confira o passo-a-passo:

Primeiro passo (Reprodução/Sisu)
1 – Login
Para ter acesso ao sistema você precisa informar o número de inscrição e senha do Enem 2012. Caso você tenha esquecido ou perdido a senha do Enem,  clique na opção “Esqueceu seu número ou senha do Enem 2012?”. Você será redirecionado para uma outra página de recuperação desses dados. Antes de começar, é muito importante que você confirme e, se for o caso, atualize seu cadastro. 


Minha inscrição (Reprodução/Sisu)
2 – Minha Inscrição
Depois de fazer o login no Sisu, você estará no módulo “Minhas inscrição”. Neste espaço você deverá selecionar até dois cursos – eles podem ser na mesma instituição ou em universidades diferentes. Essa é a página pela qual você irá acompanhar todas as informações sobre a sua inscrição
.

Escolha a sua primeira opção de curso (Reprodução/Sisu)

3 – Primeira escolha
Para começar, clique em “Fazer inscrição na 1ª opção”. Aqui você deverá selecionar aquele curso que é a sua prioridade. Para encontrá-lo, utilize o sistema de busca de vagas. Você poderá procurar por município, instituição ou curso.


Selecione o curso escolhido (Reprodução/Sisu)
 
 
4 –Selecionando o curso
Encontrou seu curso?  Clique para conhecer os detalhes dele, como a quantidade de vagas oferecidas, o turno e o campus onde ele será ofertado.  Em seguida, clique em “Escolher este curso” para continuar.

Selecione a modalidade de concorrência (Reprodução/Sisu)




5 – Modalidade
O próximo passo é escolher a modalidade em que você pretende concorrer. Ou seja, se você vai concorrer às vagas gerais ou àquelas que são reservadas ao sistema de cotas sociais e raciais. Para saber mais sobre a Lei de Cotas e quais públicos devem ser atendidos por ela leia aqui.


Confirmação da inscrição (Reprodução/Sisu)


6 – Confirmação
Depois de escolher o curso e a modalidade de concorrência, clique em “confirmar minha inscrição” para finalizar a primeira escolha. Antes, confira a documentação que será exigida pela instituição no ato da matrícula, caso você seja selecionado.

A sua inscrição está concluída! (Reprodução/Sisu)


7 – Concluída!
Na tela seguinte você irá conferir a inscrição que acabou de fazer. Lembre-se que você pode alterá-la durante todo o período de inscrição – até 11 de janeiro. Você deverá repetir os passos anteriores para escolher sua segunda opção de curso. Você poderá ser selecionado para esta vaga caso não tenha nota suficiente para ser aprovado na sua primeira opção.

Notas de corte estarão disponíveis no portal (Reprodução/Sisu)
 
8 – Classificação parcial
 
Todos os dias, o sistema divulga as notas de corte parciais de cada curso. Elas são calculadas a partir das notas dos candidatos que se inscreveram naquele curso até o dia anterior. Nos dias 8, 9, 10 e 11 de janeiro você poderá conferir essa informação a partir das 2h. Caso avalie que não tem chance de passar no curso selecionado anteriormente, pode mudar suas opções até a data limite de 11 de janeiro.
 Fonte EBC

6 de janeiro de 2013

A Tromba no Ar Apresenta - Tim Maia Festa dos Santos Reis


Hoje dia de Santos Reis e o encerramento da Festa Padroeira de Martins

 
 Foto - Blog naserra
A cidade Martins encerra nesse domingo os festejos da Padroeira de nossa Senhora da Conceição que teve   início no final de dezembro. O fechamento da festa sempre é o ponto alto da paróquia no dia de Santos Reis.


Resultados da Mega-Sena

O concurso 1.457 da Mega-Sena, realizado neste sábado (5) na cidade de São Vicente (SP), acumulou. O próximo concurso pode pagar R$ 7,5 milhões para quem acertar as seis dezenas na quarta-feira (9).
saiba mais
As dezenas sorteadas foram: 
15 - 16 - 34 - 42 - 46 - 59.

Comunicamos que estamos em manutenção

  Estamos melhorando a roupagem do Blog !  Em breve estaremos de volta . Agradecemos   compreensão !