Nasce uma nova geração de relógios, pulseiras e óculos inteligentes

Andar na moda ganhou um novo sentido com a transformação de óculos, pulseiras e relógios em pequenos computadores portáteis, conectados ao corpo e à internet. "Estamos entrando na era da informática no vestuário", explica Van Baker, analista de tecnologia no instituto de pesquisa Gartner. "As pessoas vão se deslocar com dispositivos pessoais em contato com o corpo e terão ferramentas que se comunicam entre si e com a internet".
Esses acessórios inteligentes permitem a medição de dados relacionados com o próprio corpo, desde a qualidade e duração do sono até a quantidade de calorias queimadas na academia. Por isso, encontraram um habitat natural nas academias, com gadgets como as pulseiras Jawbone UP, Nike FuelBand e Fitbit, que utilizam sensores para detectar o menor movimento do corpo e enviar a informação recolhida para celulares ou tablets, onde aplicativos processam e analisam os dados. As novas manias tecnológicas que chegaram são essas:

Fitbit

O Fitbit é uma pulseira que permite às pessoas monitorarem o sono. Ela registra os passos dados durante um dia, a distância caminhada e as calorias gastas com o movimento. O acessório também oferece um sistema de consulta de calorias para alimentos, um gráfico de peso e um alarme que promete acordar a pessoa gentilmente. 

Jawbone UP

Sensação entre os descolados, a pulseira mapeia informações que ajudam o usuário a seguir uma rotina mais saudável. O acessório funciona em conjunto com um aplicativo e consegue monitorar a qualidade do sono, movimentos como passos e corridas e até a alimentação.

Nike FuelBand

Outra pulseira que ajuda os usuários a monitorar seus movimentos. Ele possui um acelerômetro e consegue gravar informações quando a pessoa caminha, corre, dança ou pratica um esporte. O acessório mostra quantas calorias foram gastas e quantos passos foram dados no dia.

Google Glass

Os óculos inteligentes do Google serão lançados em 2014, mas uma turma de desenvolvedores já está testando o produto nos Estados Unidos. O gadget, que funciona a partir de recursos da realidade aumentada, custa 1.500 dólares, mas a expectativa é de que o preço seja reduzido às vésperas do lançamento. Os óculos são conectados à internet e permitem ao usuário acessar aplicativos e interagir com o dispositivo por meio de comandos de voz e até gestos, como uma piscadela. Vida Digital/Veja

Postar um comentário

0 Comentários