POR QUE LULA E NÃO FHC

A correspondente de “O Globo”, Deborah Berlink, entrevistou o presidente do Instituto de Estudos Políticos de Paris, Richard Descoings.
Sabe qual a primeira pergunta? Por que Lula e não Fernando Henrique Cardoso, para receber uma homenagem da instituição? Segue trecho da entrevista e a resposta de Descoings:
Por que Lula e não Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor, para receber uma homenagem da instituição?
RICHARD DESCOINGS: O antigo presidente merecia e, como universitário, era considerado um grande acadêmico. Sciences-po é uma universidade de elite, porque nós formamos uma parte da classe politica e das grandes empresas francesas. O presidente Lula fez uma carreira política de alto nível, que mudou muito o país e, radicalmente, mudou a imagem do Brasil no mundo. O Brasil se tornou uma potência emergente sob Lula, e ele não tem estudo superior. Isso nos pareceu totalmente em linha com a nossa política atual no Sciences-po, a de que o mérito pessoal não deve vir somente de um diploma universitário. Na França, temos uma sociedade de castas. E o que distingue a casta é o diploma. O presidente Lula demonstrou que é possível ser um bom presidente, sem passar pela universidade. Ele foi eleito por unanimidade pelo nosso conselho de administração. A França, como toda a Europa, passa por um momento difícil.
Como o senhor vê a situação educacional no Brasil? Lula fez o bastante?
DESCOINGS: Nunca é o bastante. Mas o Brasil tem um dispositivo de bolsas de estudo extraordinário. As universidades brasileiras são de boa qualidade. Temos 15 parcerias no Brasil, inclusive com a USP, em São Paulo. O Brasil, para nós, é um país-alvo para a cooperação universitária. Há hoje muitos jovens europeus que querem ir ao Brasil estudar ou fazer carreira no Brasil. O presidente da Alstom (gigante francesa dos transportes e engenharia elétrica) estudou na Science-po. Tem muita gente que sonha hoje em ir para o Brasil.
Para continuar lendo, clique aqui.

Fonte :Ailton Medeiros

Postar um comentário

0 Comentários