6ª Ursap registra epidemia de dengue



Pau dos Ferros - Números da 6a. Regional de Saúde de Pau dos Ferros mostram que em três dos dezenove bairros da área urbana do município existe uma epidemia de dengue do tipo 1 e afeta mais crianças. Somente em 2010 já foram registrados quase seiscentos casos suspeitos, enquanto que em 2009 foram apenas dez. A Secretaria Municipal de Saúde informa que está adotando providências e já observa redução no número de casos no acompanhamento mensal e semanal.
Domingo passado, 21, a dona-de-casa Francisca Jácome de Lima, conhecida por "Neta", residente no bairro Princesinha, disse que fez o almoço e de repente se sentiu "mole", sem forças, com dor de cabeça e febre. Procurou atendimento no Hospital Regional e o médico a notificou como portadora de dengue. A receita foi soro, pelo menos dois litros de líquido por dia e Paracetamol. A enfermeira do posto foi designada para visitar a residência de Neta.
Esse procedimento está se tornando rotineiro nos bairros Manoel Deodato, São Benedito e Princesinha, onde Neta reside. Nos demais bairros ocorrem apenas casos esporádicos. A enfermeira procura detectar a origem da dengue. "No caso, pode ter sido originado na casa de Neta ou nos vizinhos. O mosquito voa numa área de 300 metros quadrados durante seu ciclo de 45 dias de vida", explica o agente de endemia Raimundo Jackson.
Os casos de dengue começaram a surgir com mais intensidade no mês de junho. Em julho e agosto foi o pique. Nestes 60 dias foram registrados 356 casos. "No mês de setembro, esse número começou a cair. Foi para 104, em outubro já foi 68 e agora em novembro, registramos 38. Acreditamos que em dezembro este número será bem menor", diz o coordenador técnico da 6a. Regional de Saúde, Vicente de Paulo, ao analisar os dados.
A reportagem do JORNAL DE FATO percorreu os três bairros mais afetados. O Princesinha é quase todo saneado. Já o Manoel Deodato não tem uma rua calçada. O São Benedito é todo calçado, mas em várias ruas existem valas com água de esgoto corrente. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) confirma que somente 20% de Pau dos Ferros está saneada e que existem projetos para concluir o trabalho nos próximos anos.
Mas, na opinião técnica, os casos de dengue não têm relação direta com a ausência do serviço de coleta de esgotos. "Na verdade, está mais ligado à falta de informação por parte do cidadão, que é onde estamos procurando resolver, visitando de dois em dois meses, passando orientação e uma dedetização das casas. Só teremos chances de resolver em definitivo o problema se o cidadão se tornar nosso parceiro", diz Karla Queiroz, da Secretaria de Saúde, lembrando que o inverno no próximo ano já é motivo dobrado de preocupação.
ÓBITO
Domingo passado, 21, um garoto de 14 anos de Portalegre deu entrada no Hospital Regional com dores de cabeça e as às 19h faleceu. Comentaram que seria dengue, mas os médicos descartaram essa possibilidade, considerando os sintomas apresentados.
Fonte: Jornal de Fato

Postar um comentário

0 Comentários