Dia Mundial do Rim chama atenção para o risco de doença renal em diabéticos

Ontem, dia 11 de Março foi o Dia Mundial do Rim. O Brasil tem hoje cerca de 2 milhões de pessoas que sofrem de doença renal crônica (DRC) e este número vem crescendo geometricamente nos últimos anos.
Portadores de diabetes são o segundo grupo de risco no Brasil a desenvolver DRC (o primeiro são os hipertensos). A diabetes também é um importante fator de risco da doença renal no mundo. Por isso, neste ano, o tema do Dia Mundial do Rim é: “2010 Proteja seus rins. Controle seu diabetes”.
O Dia Mundial do Rim foi idealizado em 2006 e é realizado todas as segundas quintas-feiras do mês de março com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a saúde dos rins. A cada ano aumenta o número de países que se envolvem em campanhas de conscientização sobre os riscos da doença renal; neste dia, 11 de março, serão mais de 100 nações envolvidas.
“A doença renal crônica é um problema de saúde pública nacional – tem taxa de mortalidade superior ao câncer de mama e colo de útero. É muito importante que a população brasileira esteja atenta para os fatores de risco que podem comprometer a saúde dos rins”, diz Dra. Carmen Tzanno, Diretora do Departamento de Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Nefrologia.
Doen̤a Renal РGrupos de Risco
Dentre os indivíduos de maior risco de desenvolverem uma doença renal estão os hipertensos (36%), os diabéticos (25%), os idosos, os obesos, ter familiares próximos com doença renal crônica e ser portador de doença cardiovascular.
O número de diabéticos dobrou nos últimos quatro anos no Brasil e hoje existem cerca de 10 milhões de diabéticos no país, 16% destas pessoas tem doença renal crônica.
Dados da Unifesp e Fiocruz da Bahia, de 2008, apontam que 70% dos diabéticos não fazem controle da doença. Além disso, 35% da população adulta brasileira é hipertensa e apenas 6,5% desse contingente tem a pressão arterial controlada.
Detecção precoce e Prevenção
A doença renal quando detectada precocemente pode ser curada ou ser controlada de forma muito mais eficaz. Por ser uma doença silenciosa é necessário que a população se habitue a fazer anualmente o exame de dosagem de creatinina, que pode determinar se há déficit de funcionamento nos rins.
Para prevenir a DRC, os fatores de risco como obesidade, diabetes e hipertensão devem ser controlados. Alimentação balanceada e atividades físicas também ajudam a prevenir as doenças renais.

Postar um comentário

0 Comentários