Morre o cantor e compositor Zé Rodrigues

Zé Rodrix foi um dos compositores mais talentosos da minha geração", disse Paulo Coelho nesta sexta (22) em depoimento ao G1. O músico carioca morreu na noite de quinta-feira (21) em sua casa, em São Paulo.
"É uma pena que seu nome não tenha recebido a visibilidade que merecia", comentou o autor. "Tive o privilégio de trabalhar com Zé Rodrix em algumas músicas, o que muito me honrou. Espero que agora ele esteja aproveitando sua casa de campo, curtindo o seu rock rural." A dupla compôs no final dos anos 70 diversas canções, entre elas "Hora extra", "Pela primeira vez", "Tomando chá" e "Vem o hômi, que fazem parte do repertório do álbum "Hora extra", de 1979.
No mesmo ano Zé Rodrix lançou um outro disco contendo músicas feitas em parceria com Paulo Coelho. O LP "Sempre livre" reúne as faixas "Salve a bronca", "Se é pra voltar desse jeito", "Mercado do amor", "Carga pesada", "Abaixo a cueca", "Hotel das estrelas", "Norma (Problemas)" e "Eu preciso tanto".
José Rodrigues Trindade estava em casa, com a família, quando passou mal. Ele foi levado às pressas ao Hospital das Clínicas, na capital paulista. O artista tinha 61 anos e, segundo a mulher, estava muito bem de saúde. Ele sofreu um infarto agudo do miocárdio, segundo um amigo da família.
Zé Rodrix surgiu para o grande público nos festivais de música dos anos 60 – defendeu a música “Ponteio” ao lado de Edu Lobo e Marília Medalha em 1967, no III Festival de Música Popular Brasileira. Mas foi na década de 70, época de maior produtividade na música brasileira, que Zé Rodrix deixou sua marca. Junto com Sá e Guarabyra, criou o chamado “rock rural” – nessa época, compôs com Tavito o grande sucesso “Casa no campo”. Cantou com Elis Regina e com o grupo Joelho de Porco. É dele também a canção “Soy latino americano”, e outras baladas ao piano. Publicitário, Rodrix passou a se dedicar na década de 80 à criação de jingles para comerciais, até que em 2001 se reuniu com os antigos companheiros Sá e Guarabyra, lançando um CD comemorando os 30 anos de carreira. Os músicos não quiseram comentar a morte do parceiro.
Trajetória
Zé Rodrix formou em 1966 o conjunto Momento Quatro, com o qual gravou, no ano seguinte, um compacto simples contendo a faixa “Glória”, primeiro registro de uma composição de sua autoria. Em 1967, o músico venceu o III Festival de Música Brasileira (TV Record) ao apresentar a música "Ponteio" com o quarteto, ao lado de Marília Medalha, Edu Lobo e o Quarteto Novo. No Rio de Janeiro Zé Rodrix formou em 1970 o grupo Som Imaginário com Wagner Tiso, Robertinho Silva, Tavito, Luís Alves e Laudir de Oliveira. O grupo se apresentou ao lado de Milton Nascimento. Rodrix desligou-se da banda em 1971. Naquele mesmo ano, venceu o Festival de Juiz de Fora com sua canção “Casa no campo” (com Tavito), que se tornou grande sucesso na interpretação de Elis Regina. Ainda no início da década de 1970, participou, como compositor, da trilha sonora do filme "Como era gostoso o meu francês", de Nelson Pereira dos Santos, e dos musicais "Tem piranha na Lagoa", de Paulo Affonso Grisolli, e "Independência ou morte", de Hélio Bloch. Também em 1971 formou com Luiz Carlos Sá e Gutenberg Guarabyra o famoso trio Sá, Rodrix e Guarabyra. Com o trio, Zé Rodrix lançou o disco “Terra” em 1973. No mesmo ano o músico iniciou sua carreira solo, como LP "I Acto".

Postar um comentário

0 Comentários