Chuvas causam destruição em estados do Norte e Nordeste e deixam milhares de desabrigados

 

As fortes chuvas que vem atingindo o Norte e o Nordeste do país nos últimos dias deixou milhares de pessoas desabrigadas. Seis estados estão em estado de alerta pelas cheias nos rios: Acre, Amazonas, Rondônia, Pará, Tocantins e Maranhão.

O governo do Acre e a prefeitura de Rio Branco decretaram situação de emergência por conta das chuvas. O último boletim da Defesa Civil do Estado informou que o Rio Acre ultrapassou neste sábado (25) a cota de alerta de 14 metros, chegando a 16,23 metros. 

A chuva intensa começou na quinta-feira (23). Em um período de 13 horas, caiu sob o estado mais da metade da média esperada de chuva para o mês de março inteiro. Um trecho da BR-364 chegou a ser interditado por conta de uma cratera aberta em razão da força das águas.

A capital do Acre vem recebendo doações para auxiliar as 32 mil famílias afetadas. Duas mil delas estão desalojadas e carecem de cestas básicas, roupas e colchões.

As aulas foram suspensas e as escolas da rede estadual estão sendo usadas como abrigo. Ao todo, 500 famílias foram acolhidas nos 24 abrigos que foram disponibilizados pelo poder público. A casa de Marfisa Galvão (PSD), vice-prefeita de Rio Branco (AC), também foi atingida no bairro Vila Ivonete.

No instagram, a atriz norte-americada Viola Davis publicou um vídeo prestando solidariedade às vítimas da chuva no Acre. “Eu realmente não sei como ajudar a não ser espalhando o recado de que esse belo país precisa de nossa ajuda”, pontuou Davis na rede social.

A previsão é que a chuva continue ao longo do domingo com alta possibilidade de inundações principalmente em Rio Branco. A região está em alerta laranja.  A Defesa Civil Estadual afirma que há preocupação também com os municípios de Brasileia, Assis Brasil, Xapuri e Epitaciolândia.

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, e o ministro a Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, chegaram ao Acre neste domingo para visitar as áreas atingidas acompanhar a assistência à população.

“Todas as providências foram tomadas pra garantir o apoio à população. Graças a Deus, não tivemos vítimas fatais”, pontuou Góes no Twitter, reiterando que a equipe do GADE - Grupo de Apoio a Desastres se encontra no Estado.

Em sua conta no Twitter, o ministro afirmou que após a passagem pelo Acre visitará Manaus. Na capital do Amazonas, mais de 41 ocorrências de alagamentos e/ou deslizamentos foram registrados neste sábado, 25, segundo o poder público municipal.  Até o momento, mais de 260 famílias foram reassentadas em Manaus (AM) por conta das chuvas

Maranhão

O Maranhão é o estado que concentra mais municípios em impactados pelas fortes chuvas. Segundo a Defesa Civil, mais de 21 cidades estão em situação de emergência, incluindo a capital São Luís. O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão estima mais de 1.358 famílias desabrigadas e outras 2.954 desalojadas.

Brasil de Fato Edição: Daniel Lamir

Postar um comentário

0 Comentários